sexta-feira, 14 de março de 2014

EPL # 30 - Hull City Vs Manchester City

Não há tempo para lamentar as duas eliminações nessa semana, o Manchester City terá que voltar a campo amanhã, no primeiro horário, para um confronto pela Premier League, fazia tempo que não jogávamos pelo campeonato inglês, desde o dia 22/03 na vitória sobre o Stoke City. Partida começará às 9:45 com transmissão dos canais ESPN e acompanhamento pelo Live Blogging.

A Premier League é o único torneio que nos restou nesse final de temporada e por causa disso não veremos Pellegrini poupando seus jogadores nessa reta final. Com três jogos por fazer para tirar os 9 pontos de diferença do líder Chelsea, ainda estamos na briga, mas o time de Londres tem uma grande vantagem sobre a gente porque, apesar de vitórias simples nesses jogos nos darem a liderança, tem um componente psicológico muito grande nisso, a pressão de não podermos perder pontos.

Esse fator psicológico vem acompanhado da falta produtividade nas últimas partidas, exceção ao jogo na Espanha. Contra o Stoke, Sunderland e Wigan, tivemos atuações de medíocres para baixo. O time está muito lento, toca em demasia a bola e está arriscando poucos chutes, isso me dá a entender que os jogadores estão tensos porque não querem arriscar. Precisamos de um jogo do nível de começo e meio do campeonato quando a confiança estava muito alta. O nosso ataque parou de marcar gols e está reduzido a dois únicos jogadores no momento: Dzeko e Negredo.

Jovetic continua na sua longa estadia no departamento médico e está na companhia de mais um dos "três amigos": Micah Richards. O lateral direito se machucou num treino no Camp Nou. Sinceramente minha paciência com ele se esgotou. O time jogou 45 partidas e ele entrou em 10, várias dessas ele não ficou os 90 minutos em campo. O pior é para ele porque apenas times da metade debaixo da tabela vai querer contar com ele, time com intenção de títulos não pode ter jogado mais tempo no DM do que em campo. O outro "amigo" é Rodwell.

Perguntado sobre ele na entrevista pré jogo, o treinador avisou que ele ficará no clube. Não sei se é até somente o final da temporada. Li uma especulação que ele poderia ser emprestado ao Wigan, pode ser disse que Pellegrini esteja falando. É outro jogador que não se pode confiar, pode ser que nessa noite ele se junte aos outros dois no departamento médico, como de costume. É bom jogador, mas se não conseguir ficar em condições de jogo, não serve para nada.

Como falei, estamos com dois atacantes aptos para jogar porque Sergio Aguero voltou a sofrer com problema na coxa. Ele virou sócio honorário da enfermaria, torço muito que não queira comprar o pacote vitalício. Aguero estava arrasador antes da primeira contusão e na volta dela, mas essa é a terceira na mesma região, o que levanta questões sobre a nossa equipe médico.

Já da temporada passada, eu leio reclamações da quantidade de jogadores que nós perdemos por causa de contusão, o que atrapalha bastante o planejamento da equipe. Acho que, com as instalações que estão sendo construídas, precisaremos de melhores profissionais no setor médico e recuperação dos atletas. Tê-los fora faz o clube perder mais dinheiro do que se fosse pagar por uma equipe que impedisse que os leitos estivessem sempre lotados. Além dos três citados, Nastasic continua sua recuperação e também não viajará com o elenco para Hull.

Gostei muito do 4-5-1 no segundo tempo de quarta, mas não acho que dará certo amanhã. O Dzeko jogou contra o time fraco na bola área e assim ganhou várias disputas, não precisou nem forçar muito. Diante do Hull ele não terá essa "moleza". O estilo de jogo não é nem um pouco perto do Barcelona, será mais físico e o Dzeko não tem um bom retrospecto contra esses tipos de jogadores. O problema é que Negredo também não está na melhor da sua forma. Realmente o ataque está desmantelado.

Possivelmente Demichelis formará a dupla de zaga com Kompany. O argentino não jogou contra o Barça por causa de suspensão, mas é o favorito de Pellegrini. Por falar em suspensão, Fernandinho, Kolarov e Zabaleta não poderão jogar a primeira partida nossa na próxima competição da UEFA, todos estão suspensões, os dois primeiros por acúmulo de cartão. O caso do Zabaleta é um pouco mais grave. Antes de receber o cartão vermelho, ele já estaria suspenso também por acúmulo de cartões amarelos. Pelo o que eu conheço da regra, quando você está na situação de mais um amarelo para não jogar a próxima partida, se você é expulso por dois cartões amarelos no mesmo jogo, o jogador fica suspenso pelo cartão vermelho. Se tivesse levado um amarelo e expulso direto numa jogada seguinte, ficaria dois jogos fora. Mas ele ainda pode tomar uma punição maior, depende do relato do juiz francês e o STJD da UEFA.

O Hull City não jogou na última rodada porque jogava partida pela Copa da Inglaterra, então seu último jogo na Premier League foi em casa contra o Newscatle e tomaram uma sapatada de 4-1. Apesar disso estão numa posição decente na tabela, em 13º lugar. A defesa deles não é muito ruim não, levaram 35 gols. Para efeitos comparativos, o Manchester City sofreu 27 gols e é a segunda defesa menos vazada.

Nós estamos em 4º lugar no campeonato, com pouquíssimas chances de perder a vaga na próxima Champions League......pela Premier League. Como o Typical City voltou contra o Wigan, temos que prestar atenção para a participação do United, vai que eles resolvem nos sacanear e ganham a Liga com a gente em quarto. Aí vamos jogar a Liga Europa. É difícil, o time deles não é o mesmo das últimas temporadas, estão perto de serem eliminados para o Olympiacos e mesmo que passem, seriam os mais fracos nas quartas. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, vamos ficar de olho.

Os quatro primeiros colocados jogarão fora de casa. Chelsea joga na última partida de sábado contra o Aston Villa. Liverpool e Arsenal tem clássicos e enfrentarão, respectivamente, Manchester United e Tottenham. Rodada favorável ao Chelsea, mas podemos recuperar a segunda colocação mesmo com jogos a menos que os rivais.

Há uma especulação e um vontade de alguns jornalistas de, caso o Manchester City não levante o caneco no final do campeonato, Manuel Pellegrini seja demitido. Acho uma tremenda idiotice, primeiro ano e levou um título, é o menor de todos, mas é uma taça. Está na sua curva de aprendizagem na Premier League, ano que vem virá melhor.

CALENDÁRIO

Com a participação apenas na Premier League até o final de maio e o confronto com os dois times da primeira divisão que ainda estão na Copa da Inglaterra ainda antes da semi final em abril, não há razão para mudança de datas para as nossas partidas. Não haverá uma maratona de jogos porque as três partidas adiadas serão jogadas em meios de semana espaçados entre eles. Será como jogar datas da Liga dos Campeões, nada de anormal:


BOLÃO:

30ª rodada - 15/03/2014
Aston Villa1v3Chelsea
Everton2v0Cardiff City
X
Fulham1v2Newcastle United
Hull City1v2Manchester City
Manchester United1v1Liverpool
Southampton2v0Norwich City
Stoke City1v1West Ham United
Sunderland2v2Crystal Palace
Swansea City2v0West Brom
Tottenham Hotspur2v1Arsenal

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Kompany, Zabaleta, Lescott, Milner, Boyata, Kolarov, Clichy, Milner, Nasri, Garcia, Navas, Rodwell, Silva, Fernandinho, Toure, Negredo, Dzeko.


2 comentários:

  1. Acho qe se esse boato sobre a demissão do Pellegrini for verdade, e conhecendo a filosofia de Soriano e Txiki, é de se esperar que eles estejam planejando a chegada de alguém que monte um time ainda mais agressivo dentro de campo, alguém que monte um time que se imponha sobre qualquer time europeu, até mesmo Real, Barça e Bayern. A cara do Txiki nas poltronas do Camp Nou não era de satisfação. Por mais que esse City do Pelle seja ofensivo, ele ainda não impõe superioridade ao Bayern e Barça, por exemplo, e o Soriano que se acostumou tanto com o Barcelona, aquele time que marca pressão desde o goleiro adversário, que corre, que se movimenta, que tem a posse de bola no campo adversário, que sufoca até mesmo os melhores times e melhores jogadores, que irrita torcedores e jogadores rivais etc., ele não deve estar feliz com esse time do Pelle (e o Pelle não faz esse estilo, o time é ofensivo e tal mas não é aquele que controla todo adversário, que chega como favorito em qualquer competição...). Enfim, apesar de ser a 1ª temporada do Pelle, eu não duvido que haja uma troca. Essa é a minha tese, com base no que eu conheço de futebol e no que eu conheço de Txiki e Soriano. Talvez estejam 'preparando terreno' pra um Frank de Boer, Luís Enrique, ou (viajando um pouquinho) Michael Laudrup, Ernesto Valverde (Athletic Bilbao), Marcelo Bielsa, que são técnicos com um estilo bem mais Barcelona de Soriano. Sei não, pode ser que seja isso, ou pode ser que eles desistiram dessa história de 'futebol bonito' ou simplesmente isso é notícia plantada da imprensa.

    Não acho que o Pelle é o culpado pela 'temporada ruim', eu não trocaria ele nem a pau, o estilo do time é muito bom, na 1ª metade da temporada era o time mais vistoso do mundo DISPARADO, é aquele ofensivo mas que não precisa ficar tocando de lado um tempão até achar um espaço, como é o Bayern e o Barça. Eu só acho que uma reforçada no elenco vai transformar o time, vai aparecer a tão esperada "Consistência", que esse time do City ainda NÃO TEM, ele jogou bem um tempo mas depois caiu muito. Quando o Mourinho disse que ele está construindo um time para 10 anos no Chelsea e o Pelle está construindo um 'temporário' no City ele não estava mentindo, ele sabe que uma hora ou outra esse City ia cair de produção, porque ele como gênio que é não via Consistência nesse time. Matou a pau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se demitirem o Pellegrini, eles têm que ser os próximos a passar no RH. Eles contrataram o técnico, foi escolha deles. Se não tem o resultado que queriam, eles fazem parte da culpa também.

      Como falei, o Pellegrini está numa curva de aprendizagem na Premier League, não vai aprender tudo em uma única temporada e ele ainda está tentando entender o melhor jeito de jogar do time. Outros times, apesar da mudança de treinador, já tinham um jeito de jogar.

      Para julgar uma demissão ou não do Pellegrini, para mim, só no final da segunda temporada.

      Ah, e vale lembrar, os donos do City sempre deram tempo para os técnicos.

      Excluir