quinta-feira, 20 de março de 2014

Liga dos Campeões 2014/15 - parte I

Com a definição de todos os times que irão jogar as quartas de final tanto da Liga dos Campeões quanto da Liga Europa, já dá para fazer uma prévia da situação do Manchester City para o sorteio da próxima temporada. Para fazer essa tarefa, vamos assumir que iremos nos classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/15.

Hoje no ranking de coeficiente de pontos da UEFA o Manchester City é apenas o 22º lugar, mesma posição da temporada passada e ainda pode ser ultrapassado pelo Sevilla, por esse ainda estar na Liga Europa, atualmente estão em 29º lugar. Existe times logo atrás do City ( Olympique de Marseille e Bayer Levekussen) que podem ganhar pontos se os times franceses e alemães avançarem nas duas competições, mas eu acho pouco provável nos ultrapassarem. Com essa nossa posição, ficaríamos no pote nº 3 novamente, acredito que seria o quarto ano seguido nesse pote. Agora vamos separar esses 21 times que deverão se classificar, podem se classificar e aqueles que não jogarão a próxima Liga dos Campeões.

Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique e Atlético de Madrid já tem as suas vagas na próxima Champions League, assim como PSG, Benfica, Juventus. Não tem como esses times ficarem de fora por colocação em seus campeonatos. Só se acontecer alguma coisa externa ao campo de jogo. O Milan é o único já sem chance alguma de se classificar, o que faz o City subir para 21º lugar.

Porto, Schalke 04, Borussia Dortmund, Zenit e Basel hoje estariam classificados e o time suiço tem uma particularidade. A Suíça tem duas vagas na Liga, ambas para a terceira fase de classificação. A diferença é que o campeão vai para a chamada Rota dos Campeões e o segundo lugar na Rota da Liga. Atualmente o Basel lidera o campeonato então iria para a primeira rota que é mais fácil porque os cruzamentos são com os campeões de ligas médias e fracas, se cair na Rota da Liga poderá enfrentar o quarto colocado da Premier League por exemplo. Pedreira muito maior. Então para o City é melhor que eles fiquem em segundo porque poderiam ser eliminados antes do sorteio da fase de Grupos e melhorar nossa colocação.

O Shakhtar Donestk está em 17 º lugar no ranking e lidera o campeonato local que está na metade ainda. Não sei se o torneio irá parar por causa da situação na Crimeia e a cidade de Donestk tem forte influência da Rússia, não seria loucura em pensar que poderia haver confusões nessa cidade que fica no leste da Ucrânia. Jogadores brasileiros já disseram que tem até plano de fuga se houver movimentos violentos por lá.

Valencia, Lyon e Inter de Milão terão que remar muito ainda para chegarem a uma das vagas em seus campeonatos nacionais. E mesmo assim não deverão pegar a fase de grupos direto, vão ter que jogar as fases preliminares e podem ser emparelhados um contra o outro. A melhor situação é de nenhum dos três conseguirem vaga na Liga dos Campeões. Faltou falar dos times ingleses, nesse caso há o caso do Manchester United.

Como o pressuposto dessa tarefa dizia que o City estaria classificado, faltariam 3 vagas. Pelo campeonato ainda acho que tem cinco times na disputa: Chelsea, Liverpool, Arsenal, Tottenham e Everton. Desses cinco, os dois times de Liverpool têm piores rankings que o nosso. Ainda existe a possibilidade de o United ser campeão da Liga dos Campeões e jogar a próxima para defender o seu título. Eles estão na nossa frente no ranking. O cenário inglês está indefinido para o Manchester City, podemos ganhar de 0 até 2 posições no ranking dependendo de quais times se classificarem.

O Sevilla, que eu falei que ainda pode nos ultrapassar, está na frente do Valencia na Liga Espanhola, pode ainda se classificar, mas também irá ter que remar muito, tem uma situação melhor que o Valencia.

No dia 10 de abril farei um segundo post, até lá teremos uma definição melhor para sabermos o que nos aguardará no próximo sorteio da Liga dos Campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário