domingo, 13 de fevereiro de 2011

Clubes mais ricos do mundo 2009/10

A consultoria Deloitte acaba de divulgar mais um relatório sobre as receitas dos clubes de futebol . É importante salientar que esse estudo leva em consideração apenas as receitas dos clubes, não mede nem lucro ou prejuízo dos times ou riqueza de seus donos. E para fazer esse levantamento, a consultoria divide a receita do clube em 3 quesitos:

- Acordo de transmissão: o quanto cada clube recebe de direitos de TV;

- Parte comercial: receita vinda de acordos de patrocinio, fornecedor de material e vendas de produtos;

- Matchday: tudo que envolve o dia do jogo, bilheterias, venda das lojas....

O meu foco é o Manchester City. A intenção é mostrar a evolução da receita do time nos últimos anos, sua posição nesse ranking e mostrar aonde o time pode ganhar mais algumas posições nos próximos anos.

O Manchester City, desde a temporada 03/04 , figura no ranking, sempre em posições do meio da tabela para trás, como na Premier League. Então podemos definir uma coisa: nunca fomos um time pobre, miserável que após a chegada do Abu Dhabi United Group (ADUG) pudemos figurar nesse ranking. É claro que com chegada deles nosso receita aumentou. Na temporada 07/08, ainda sobre o regime de Thaksin Shinawatra , o City faturou £ 82.3 milhões, já em 08/09 no primeiro ano dos donos árabes o faturamento foi de £ 87.0, variação de 5,7% para cima, mesmo acabando em uma posição pior na Premier League. Em 08/09 o time ficou na 19ª colocação. A melhor posição, antes do 11º lugar de 09/10, foi o 16º lugar em 03/04 com receita de £ 61,9 milhões.

O gráfico abaixo mostra a evolução da receita do Manchester City desde 2002/03, em milhões de libras:




Já para a temporada 09/10 a nossa receita subiu 43,8%! O clube gerou no ano fiscal que acabou em 31 de maio de 2010, £ 125,1 m. Graças aos novos acordos comerciais, ao quinto lugar no campeonato inglês, chegada à semi-final da Carling Cup e quinta fase da FA Cup. O Matchday também subiu consideravelmente.

A receita com direitos de transmissão da Premier League aumentou em quase um quarto, isso porque mais jogos foram transmitidos e melhorou sua colocação, passou de décimo para quinto lugar. Nessa temporada o time compensou a ausência de qualquer competição européia com boas campanhas nas copas domésticas. Mas na atual temporada, apesar de já ter sido eliminado da Carling Cup, o time jogou a fase de grupos da Liga Europa e passou para o mata-mata, e continua vivo na FA Cup, se vencer o Notts County, na próxima semana, alcançará a mesma fase da temporada passada.

A colocação na Premier League não deverá piorar, já que o sexto colocado está 10 pontos atrás do City. Uma ida para a Liga dos Campeões irá impulsionar a receita do clube, como de qualquer clube, absurdamente. Essa variação poderá ser notada no próximo levantamento da Deloitte, é só ver as receitas do Liverpool e Tottenham.

A média de público no City of Manchester Stadium aumentou em 6%, com o valor dos ingressos congelados. Na atual temporada houve aumento no preço, mas a média de torcedores também aumentou. Temporada passada o número de jogos em casa foi menor do que na temporada 08/09, 24 contra 28. Em 2009/10 iremos jogar, no mínimo, 26 jogos. Com isso, tenho certeza que mais uma fonte de renda do clube vai aumentar e o número de jogos pode crescer a medida que o City avançar na Liga Europa e na FA Cup.

O aumento na receita comercial foi o grande responsável pelo pulo da 19ª colocação para a décima primeira. Esse valor mais que duplicou foi de £ 18m para £ 46.7 (subiu 159%!). A temporada 09/10 foi a primeira do novo acordo comercial do clube com a Umbro e a Etihad Airways. A receita vinda do acordo de material esportivo com a fabricante inglesa gerou quase £ 8 m para os cofres do clube.

Por ter sido comprado por um grupo do Oriente Médio, muitos dos parceiros comerciais do Manchester City são dessa região, mas o clube já está diversificando seu portfólio com acordos com uma cervejaria finlandesa e uma montadora de carros de luxo inglesa.

O Manchester City não deverá passar para o 10º lugar no próximo ano, pode até perder a 11ª posição para o Tottenham, já que o clube de Londres está atrás por menos de £ 5m e está na fase de mata-mata da Liga Campeões. A Juventus, décimo lugar, gerou £ 42,7 a mais que o City, mas não se classificou para a Champions e foi eliminada da Liga Europa na fase de grupos, quando enfrentou o City duas vezes. Mesmo com um mau rendimento interna e externamente do adversário, o Manchester City não tem condições de passar o time de Turim, a diferença é muito grande, mas com certeza esse abismo irá diminuir no próximo ano. E não só a Juventus, como o Liverpool está ameaçado pelos emergentes times ingleses.

Esse aumento de receita do time azul de Manchester é fantástico, contundo é importante lembrar que o clube teve o segundo maior prejuízo da história da Premier League. O Sheik Mansour colocou muito dinheiro dele no City, não há dívidas, tudo foi convertido em ações, mas esse tipo de ajuda não será mais permitida quando o Fair-Play Financeiro, regulamento com que a UEFA pretende impedir a falência dos clubes, entrar em vigor na temporada 2012/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário