domingo, 29 de novembro de 2020

Liga dos Campeões #5 - Porto Vs Manchester City

 Na terça feira o Manchester City irá até a cidade do Porto para enfrentar o time homônimo da cidade e tentar garantir o primeiro lugar com um jogo de antecedência. A partida começará às 17:00 e terá transmissão pelo Esporte Interativo e sua página no Facebook.

O primeiro lugar, como todo mundo já deve estar cansado de saber, dá direito a, teoricamente, um adversário mais fraco nas oitavas de final porque seria o segundo lugar de um outro grupo. No sorteio há três restrições: times russos e ucranianos não se enfrentam até onde não for possível impedir, primeiro de um grupo não pode enfrentar o segundo do seu grupo e times da mesma federação não podem se encontrar nas oitavas de final, apenas a partir das quartas. E para o City terminar em primeiro lugar já nesse jogo basta não perder para o Porto porque a vitória não permitiria o Porto nos alcançar em pontos e o empate até deixaria isso acontecer, mas teríamos vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direito, já que vencemos uma e empatamos outra. No caso de derrota, precisaremos jogar a vera contra o Marselha no dia 09.12 em casa. 

Primeiro porque ambos os times, City e Porto, ficariam empatados em pontos e quem se sair melhor na última rodada, leva a primeira colocação. Agora se os dois tiverem os mesmos resultados na última rodada, vai depender do confronto direito entre eles, o City venceu em casa por 3-1, então pode perder por qualquer placar de um gol de diferença ou por dois desde que seja 4-2 para cima, vitória do Porto por 2-0 ou por mais de três gols, eles ficariam na vantagem para ganhar a liderança do grupo. Um 3-1 para eles entrará em outros critérios de desempate, incluindo cartão, vamos torcer para não chegar a esse ponto.

O City está 100% na Liga, venceu todos os seus adversários e só sofreu um gol, isso é estranho porque costumamos ir mal na Liga e ir bem na Premier, mas nesse começo de temporada as coisas estão um pouco invertidas. E para melhorar nosso humor ainda mais depois de duas vitórias seguidas sem sofrer gols, Guardiola poderá contar com os 23 jogadores do time principal, a única dúvida é saber se vai relacioná-los mesmo. Zinchenko e Laporte foram poupados no sábado, Aguero tinha um pequeno problema no joelho, nada sério e o Aké tinha feito poucos treinos, Guardiola avisou após o jogo de ontem que haveria treinamento hoje, deve ser mais para quem não jogou os 90 minutos, mas até agora o clube não liberou nenhuma imagem, amanhã terá aquele treino aberto de 15 minutos para a imprensa, ali a gente verá que está dentro ou fora e também o City tem liberado a lista de jogadores que viajam.

Será que veremos pela terceira partida consecutiva a dupla Dias e Stones na zaga? Guardiola falou algo na coletiva após o jogo que muita gente, inclusive eu, entendeu como um recado para o Laporte: "jogadores que não cometem erro, como o Stones na defesa, merecem jogar mais partidas". A minha única dúvida é que eu li a frase, não vi como ele falou isso, entonação é algo muito importante, onde podemos tirar outros significados. Se o Stones for mesmo mantido no time titular, seria uma reviravolta muito grande, jogador que o City chega a pensar em colocar no mercado continuar no grupo e tirar o zagueiro que eu achava que seria o titular incontestável do treinador.

Contra o Burnley as orelhas do Guardiola devem ter ficado ardidas após a divulgação da escalação e não ter o Foden como titular, a torcida quer que ele seja mais utilizado, não só por ser o jogador da base, mas porque ele tem jogado muito bem, tem sido importante para armar o jogo e para finalizar, ele já fez quatro gols nessa temporada. O Foden já tem 87 jogos pelo City, 40 como titular e 47 vindo do banco, o que é normal porque ele foi sendo introduzido aos poucos e nessa temporada ele começou mais a partidas em campo do que do lado de fora (8 a 5), dá para ver que o Guardiola confia mais ele, acho que só falta mesmo dar uma sequência de jogos para o futuro camisa 10 da seleção inglesa.

Uma informação importante para esse jogo é que o City tem nove jogadores com cartões amarelos que só são zerados ao final das quartas de final. São eles: Laporte, Bernardo, Eric Garcia, Fernandinho, Gundogan, Cancelo, Walker, Rúben Dias e Sterling. Se eles tomarem um cartão, na terça por exemplo, ficarão pendurados até o encerramento das quartas ou se tomarem mesmo o terceiro, no momento que nós estamos a ausência por acúmulo de cartões já será na fase de mata mata. O jogador perde partida se tiver quando acumula 3 cartões, depois 5, 7 e vocês já entenderam. Se sair o primeiro lugar nesse jogo com o Porto, é bem capaz que muitos desses jogadores nem sejam relacionados para não correr o risco de perderem uma partida de mata mata por suspensão tola.

Vi agora que o City colocou um quinto goleiro na lista: o jovem Cieran Slicker, inglês de 18 anos. Não tenho visto o James Trafford jogar pela base desde que foi usado no banco em alguns jogos. Será que teve algum problema com ele?

Curiosidade inútil: dos três jogadores do City que estão no elenco e marcaram gol no Porto têm uma média de um gol por jogo contra eles, Aguero 3 em 3 e Gundogan e Torres 1 em 1. 

O Porto terá o desfalque certo de Marko Grujic, meio campista expulso diante do Olympique, de resto no site da UEFA nem dúvida aparece para eles.

Amanhã tentarei dar uma atualizada após as coletivas.

Atualização: Do elenco principal apenas o Aguero não viajou e pelo jeito que o Guardiola avisou na coletiva, eu estou desconfiado que a situação no joelho é mais grave aparenta, ele não treinou de novo. Estou achando realmente que essa será a última temporada dele em Manchester e pode sair por "baixo", sem jogar. Isso seria ruim porque perderíamos um jogador muito bom e mais um, talvez O, herói sairia sem que a gente pudesse se despedir no estádio. Já foi ruim com o David Silva, será ruim se acontecer com o Fernandinho que já se especula procura times ou nos EUA ou no Brasil, mas com o Aguero seria uma porrada grande, gigante, imensa.

Do elenco que viajou apenas Tommy Doyle dos times da base está nos 23, se o time conseguir a primeira colocação amanhã, na quarta feira dia 09.12 parece que ele será o primeiro nome dos titulares para pegar o Olympique de Marseille, quem sabe já ganhará uns minutinhos amanhã.

Ederson, por ser um dos atletas do City que já jogaram em Portugal, foi o jogador escolhido para fazer companhia ao Guardiola na coletiva e falou que ele se acha o melhor cobrador do pênalti do elenco. É possível sim isso ser verdade, mas desconfio que nunca saberemos.

Elenco que viajou para Portugal: Kyle Walker, Ruben Dias, John Stones, Nathan Aké, Raheem Sterling, Ilkay Gundogan, Gabriel Jesus, Oleksandr Zinchenko, Zack Steffen, Aymeric Laporte, Rodrigo, Kevin De Bruyne, Bernardo Silva, Ferran Torres, Benjamin Mendy, Fernandinho, Riyad Mahrez, Joao Cancelo, Ederson, Scott Carson, Phil Foden, Eric Garcia, Tommy Doyle.

Man City Vs Porto: O City venceu os três confrontos, seja pela Liga Europa ou Liga dos Campeões. Continuar nessa toada de 100% na terça.




Juiz da partida: Bjorn Kuipers, ainda estamos negativo com ele, temos que melhorar isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário