sexta-feira, 20 de novembro de 2020

EPL # 9 - Tottenham Vs Manchester City

 O Manchester City fará sua segunda viagem para a capital da Inglaterra nessa temporada e dessa vez o adversário será o Tottenham, no último jogo em Londres ficamos no 1-1 contra o West Ham. A partida será nesse sábado às 14:30 e terá transmissão dos canais ESPN.

O estádio de amanhã tem uma marca meio difícil de explicar para o atual Manchester City: ele ainda não viu um gol nosso sequer no novo estádio dos Spurs! Jogamos duas vezes lá, perdemos ambas, sendo 1-0 pela Liga dos Campeões em 2018/19 e 2-0 na última edição da Premier League. Estamos na hora de quebrar essa seca, acho difícil acreditar que há um estádio onde o City não tenha marcado depois de três jogos nele, na minha base de dados pode ter não estádio, mas naming rights onde o City não marcou, precisaria refinar e lembrar quem era o mandante nessas partidas (acabei de ter a resposta do StatCity e ele confirmou apenas o Tottenham Stadium e o Adams Park, do Wycombe Wanderers, legal que tenho os dois na minha base. Para completar a informação o time ainda joga nesse estádio, está na segunda divisão e podemos pegá-los no sorteio da Copa da Inglaterra da terceira fase.)

Tenho notícias mistas sobre os jogadores para a partida de amanhã: Fernandinho com um problema estomacal e Aké, sem explicação no momento, ele teve um problema muscular no primeiro jogo da data FIFA, estão fora desse jogo. Há um terceiro jogador que não foi mencionado pelo treinador, eu especulei que era o Mendy, pois está sempre fora, mas tinha foto dele no treino do City, então fiquei em dúvida. Apesar dos problemas de COVID na seleção da Ucrânia, aparentemente o Zinchenko estaria liberado para jogar, tenho quase certeza que será o Cancelo o titular na esquerda e nenhum dos outros dois, é um jogo muito importante, estamos cinco pontos atrás do Tottenham, confiar no Mendy não dá e o Zinchenko quebra o galho e ponto, foi expulso no jogo da temporada passada, o Cancelo está se saindo melhor que o cara contratado para a posição e o jogador que improvisou muito por ali.

As boas notícias foram as participações de Aguero e Sterling nos últimos treinamentos, mas foram momentos distintos. O argentino participou da semana de treinos do time, enquanto o Sterling fez o seu primeiro hoje depois de perder os jogos da seleção inglesa com problemas não especificados. Acho que nenhum dos dois começará como titular, o Aguero entrará aos poucos, Guardiola não vai forçar para perdê-lo mais uma vez e sobre o Sterling talvez um retorno gradual também, ainda mais que temos boas opções para o setor ofensivo para amanhã: Gabriel, Torres, Foden e Mahrez, dá para escolher três jogadores entre esses quatro e ainda tem o Aguero e Sterling no banco se a necessidade fizer presente.

Nessa semana se falou mais ainda sobre cinco substituições na Premier League, após os campeonatos da segunda até a quarta divisões mudarem e permitirem não mais 3 e sim 5 alterações. O técnico da seleção inglesa também se mostrou favorável a isso e segundo o Jurgen Klopp, seis treinadores mudaram de posição após uma votação antes do início da temporada terminar 11-9 para manter três alterações e como são necessários 14 votos para mudar alguma coisa na Premier League, se o técnico do Liverpool estiver correto, teremos 15 votos a 5 para mudar, agora basta saber quando haverá uma votação sobre o assunto. Os treinadores também querem poder colocar mais gente no banco de reservas, como acontece nas competições da UEFA. Em março haverá uma reunião do comitê de regras do futebol mundial e as cinco alterações podem ficar de vez no esporte. Olha com Eurocopa e Copa América ao final desse temporada, não acho que a temporada 2021/22 será simples para os atletas não ainda mais que a pandemia entrou na segunda onda, apesar de uns otários não acreditarem nisso no Brasil.

Se não tivermos nenhum problema de hoje para amanhã, teremos a chance de ver mais uma vez em ação a dupla de zaga Laporte e Dias, algo que está nos dando esperança nesse começo de temporada tão lento nosso, a dupla está se entrosando nos jogos mesmo porque há pouco tempo para treinar e em quatro jogos com eles como titulares o time levou dois gols (contra o Leeds com falha do Ederson e de pênalti do Walker contra o Liverpool), terão mais um desafio pela frente. Quem também tem um desafio pela frente é o setor de ataque, foram somente 10 gols em sete jogos no campeonato inglês, marca ridícula do City do Guardiola, temos que melhorar isso urgentemente, a defesa do Tottenham é a melhor do campeonato junto com outras, inclusive a nossa, com apenas 9 gols sofridos, são cinco times. Essa informação eu não vou ter, mas seria interessante pesquisar qual foi a última vez que após 10 rodadas, ou seja ao final da próxima, todos os times tomaram 10 ou mais gols, um gol por jogo para time grande é coisa para caramba.


Será nosso segunda partida seguida contra um time considerado do grupo dos seis maiores, empatamos com o Liverpool anteriormente, esse Tottenham do Mourinho começou de maneira muito boa, o time está na vice liderança, apenas um ponto atrás do Leicester, que viajará até Anfield no domingo. O time se reforçou bem e ainda trouxe de volta por empréstimo o Bale, se esse maluco meter o turbo amanhã, temos que torcer para que seja perto do Walker porque tenho sérias dúvidas se alguém da nossa defesa conseguirá o acompanhar, ainda mais que nós jogamos com os defensores no campo adversário. Essa é uma preocupação minha, mas não passa nem de perto de ser a maior: a dupla Harry Kane e Son Heung-Min está um absurdo nessa edição da Premier League.

Ambos estiveram em campo em todas as partidas do time de Londres no campeonato, Son marcou oito vezes e deu duas assistências, o Kane foi um "pouco" melhor com sete gols e oito assistências. O De Bruyne olha isso e fica preocupado com seu recorde da temporada passada não durar um ano. A gente não vai poder dar a bola para eles porque sairão no contra ataque para atropelar nossa defesa, posso estar exagerando, mas acredito que amanhã iremos bater o recorde de faltas táticas para impedir o avanço do Tottenham.

Esse parece que será um Tottenham e City mais equilibrado dos últimos anos, digo em nome de jogadores e opções de jogo. O Tottenham pode ter nos vencido em alguns, mas não parecia que eles tinham time para isso, para jogar de igual para igual, por exemplo, nas duas derrotas no atual campo deles, uma jogamos com um time misto na Liga dos Campeões e na outra só fizeram gol depois da expulsão do Zinchenko, ah e perdemos pênaltis com o Gundogan, está um puta desafio saber quem pode bater pênalti para o City, só Yaya e Balotelli para nos salvar.

Man City Vs Tottenham (desde 1992): Na temporada passada só fizemos um ponto contra eles, naquele 2-2 que um gol do Gabriel foi anulado por toque involuntário de braço do Laporte, aquele jogo foi bizarro, foram 30 chutes nossos, 10 no gol, contra 3 e 2, respectivamente, do Tottenham. Depois do jogo, mesmo com o resultado ruim, eu achava que daria para marcar mais de 10 vezes em uma partida da Premier League. Errei feio.





Juiz da Partida: Mike Dean - Gosto dele, tenho reclamações contra ele, mas são aquelas pontuais de torcedores mesmo. Na atual edição da Premier League apitou seis jogos com um vermelho e 17 amarelos e em todas as suas participações no campeonato foram 515 partidas, 105 vermelhos e 1890 amarelos.

Tem três City e Tottenham no currículo, com 1 vitória nossa e 2 derrota, foi o juiz desse mesmo jogo na temporada passada e nessa temporada ele foi o responsável pelo jogo que terminou empatado entre a gente e Leeds fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário