domingo, 29 de novembro de 2020

Liga dos Campeões #5 - Porto Vs Manchester City

 Na terça feira o Manchester City irá até a cidade do Porto para enfrentar o time homônimo da cidade e tentar garantir o primeiro lugar com um jogo de antecedência. A partida começará às 17:00 e terá transmissão pelo Esporte Interativo e sua página no Facebook.

O primeiro lugar, como todo mundo já deve estar cansado de saber, dá direito a, teoricamente, um adversário mais fraco nas oitavas de final porque seria o segundo lugar de um outro grupo. No sorteio há três restrições: times russos e ucranianos não se enfrentam até onde não for possível impedir, primeiro de um grupo não pode enfrentar o segundo do seu grupo e times da mesma federação não podem se encontrar nas oitavas de final, apenas a partir das quartas. E para o City terminar em primeiro lugar já nesse jogo basta não perder para o Porto porque a vitória não permitiria o Porto nos alcançar em pontos e o empate até deixaria isso acontecer, mas teríamos vantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direito, já que vencemos uma e empatamos outra. No caso de derrota, precisaremos jogar a vera contra o Marselha no dia 09.12 em casa. 

Primeiro porque ambos os times, City e Porto, ficariam empatados em pontos e quem se sair melhor na última rodada, leva a primeira colocação. Agora se os dois tiverem os mesmos resultados na última rodada, vai depender do confronto direito entre eles, o City venceu em casa por 3-1, então pode perder por qualquer placar de um gol de diferença ou por dois desde que seja 4-2 para cima, vitória do Porto por 2-0 ou por mais de três gols, eles ficariam na vantagem para ganhar a liderança do grupo. Um 3-1 para eles entrará em outros critérios de desempate, incluindo cartão, vamos torcer para não chegar a esse ponto.

O City está 100% na Liga, venceu todos os seus adversários e só sofreu um gol, isso é estranho porque costumamos ir mal na Liga e ir bem na Premier, mas nesse começo de temporada as coisas estão um pouco invertidas. E para melhorar nosso humor ainda mais depois de duas vitórias seguidas sem sofrer gols, Guardiola poderá contar com os 23 jogadores do time principal, a única dúvida é saber se vai relacioná-los mesmo. Zinchenko e Laporte foram poupados no sábado, Aguero tinha um pequeno problema no joelho, nada sério e o Aké tinha feito poucos treinos, Guardiola avisou após o jogo de ontem que haveria treinamento hoje, deve ser mais para quem não jogou os 90 minutos, mas até agora o clube não liberou nenhuma imagem, amanhã terá aquele treino aberto de 15 minutos para a imprensa, ali a gente verá que está dentro ou fora e também o City tem liberado a lista de jogadores que viajam.

Será que veremos pela terceira partida consecutiva a dupla Dias e Stones na zaga? Guardiola falou algo na coletiva após o jogo que muita gente, inclusive eu, entendeu como um recado para o Laporte: "jogadores que não cometem erro, como o Stones na defesa, merecem jogar mais partidas". A minha única dúvida é que eu li a frase, não vi como ele falou isso, entonação é algo muito importante, onde podemos tirar outros significados. Se o Stones for mesmo mantido no time titular, seria uma reviravolta muito grande, jogador que o City chega a pensar em colocar no mercado continuar no grupo e tirar o zagueiro que eu achava que seria o titular incontestável do treinador.

Contra o Burnley as orelhas do Guardiola devem ter ficado ardidas após a divulgação da escalação e não ter o Foden como titular, a torcida quer que ele seja mais utilizado, não só por ser o jogador da base, mas porque ele tem jogado muito bem, tem sido importante para armar o jogo e para finalizar, ele já fez quatro gols nessa temporada. O Foden já tem 87 jogos pelo City, 40 como titular e 47 vindo do banco, o que é normal porque ele foi sendo introduzido aos poucos e nessa temporada ele começou mais a partidas em campo do que do lado de fora (8 a 5), dá para ver que o Guardiola confia mais ele, acho que só falta mesmo dar uma sequência de jogos para o futuro camisa 10 da seleção inglesa.

Uma informação importante para esse jogo é que o City tem nove jogadores com cartões amarelos que só são zerados ao final das quartas de final. São eles: Laporte, Bernardo, Eric Garcia, Fernandinho, Gundogan, Cancelo, Walker, Rúben Dias e Sterling. Se eles tomarem um cartão, na terça por exemplo, ficarão pendurados até o encerramento das quartas ou se tomarem mesmo o terceiro, no momento que nós estamos a ausência por acúmulo de cartões já será na fase de mata mata. O jogador perde partida se tiver quando acumula 3 cartões, depois 5, 7 e vocês já entenderam. Se sair o primeiro lugar nesse jogo com o Porto, é bem capaz que muitos desses jogadores nem sejam relacionados para não correr o risco de perderem uma partida de mata mata por suspensão tola.

Vi agora que o City colocou um quinto goleiro na lista: o jovem Cieran Slicker, inglês de 18 anos. Não tenho visto o James Trafford jogar pela base desde que foi usado no banco em alguns jogos. Será que teve algum problema com ele?

Curiosidade inútil: dos três jogadores do City que estão no elenco e marcaram gol no Porto têm uma média de um gol por jogo contra eles, Aguero 3 em 3 e Gundogan e Torres 1 em 1. 

O Porto terá o desfalque certo de Marko Grujic, meio campista expulso diante do Olympique, de resto no site da UEFA nem dúvida aparece para eles.

Amanhã tentarei dar uma atualizada após as coletivas.

Atualização: Do elenco principal apenas o Aguero não viajou e pelo jeito que o Guardiola avisou na coletiva, eu estou desconfiado que a situação no joelho é mais grave aparenta, ele não treinou de novo. Estou achando realmente que essa será a última temporada dele em Manchester e pode sair por "baixo", sem jogar. Isso seria ruim porque perderíamos um jogador muito bom e mais um, talvez O, herói sairia sem que a gente pudesse se despedir no estádio. Já foi ruim com o David Silva, será ruim se acontecer com o Fernandinho que já se especula procura times ou nos EUA ou no Brasil, mas com o Aguero seria uma porrada grande, gigante, imensa.

Do elenco que viajou apenas Tommy Doyle dos times da base está nos 23, se o time conseguir a primeira colocação amanhã, na quarta feira dia 09.12 parece que ele será o primeiro nome dos titulares para pegar o Olympique de Marseille, quem sabe já ganhará uns minutinhos amanhã.

Ederson, por ser um dos atletas do City que já jogaram em Portugal, foi o jogador escolhido para fazer companhia ao Guardiola na coletiva e falou que ele se acha o melhor cobrador do pênalti do elenco. É possível sim isso ser verdade, mas desconfio que nunca saberemos.

Elenco que viajou para Portugal: Kyle Walker, Ruben Dias, John Stones, Nathan Aké, Raheem Sterling, Ilkay Gundogan, Gabriel Jesus, Oleksandr Zinchenko, Zack Steffen, Aymeric Laporte, Rodrigo, Kevin De Bruyne, Bernardo Silva, Ferran Torres, Benjamin Mendy, Fernandinho, Riyad Mahrez, Joao Cancelo, Ederson, Scott Carson, Phil Foden, Eric Garcia, Tommy Doyle.

Man City Vs Porto: O City venceu os três confrontos, seja pela Liga Europa ou Liga dos Campeões. Continuar nessa toada de 100% na terça.




Juiz da partida: Bjorn Kuipers, ainda estamos negativo com ele, temos que melhorar isso aí.

sábado, 28 de novembro de 2020

City sem problemas contra o Burnley.

 Por mais que eu fizesse gracinha sobre a possibilidade de perder pontos para o Burnley, na verdade eu sabia que o time não deveria encontrar dificuldades com esse adversário e não teve mesmo, ainda mais que o primeiro gol saiu logo aos seis minutos com o Mahrez, autor de um hat trick. O Manchester City fez cinco e ainda saiu sem levar gol. Além do argelino, Ferran Torres e Benjamin Mendy (?) marcaram para a gente.

Para a minha surpresa, Laporte nem foi relacionado com o justificativa de descanso, assim como o Zinchenko, mas o zagueiro nem foi para campo contra o Olympiacos, foi substituído pelo Stones como hoje. Sei lá, fiquei com um pulga atrás da orelha com ele, Aguero também não foi para o banco porque segundo o treinador ainda falta alguns treinos para ele e tinha um pequeno incômodo no joelho, segundo o treinador, no pós jogo, não seria nada muito perigoso, ficar de olho nisso. Aké era o único que não estava 100% para ser relacionado ainda, tomara que contra o Porto na terça, ele possa estar liberado para jogar.

Ainda bem que fizemos o gol muito cedo, em jogada que começou com roubo de bola do Rodri, passou pelo Ferran Torres e De Bruyne, sendo que o belga tocou de primeira para o Mahrez marcar. Tenho certeza que se o De Bruyne domina e passa, o Mahrez entraria em impedimento, estava muito veloz para parar, a genialidade do nosso meio campista é fora de série. Seis minutos, 1-0 a favor e o time em cima do adversário, é isso que gostamos de ver. E o segundo gol saiu porque o Burnley esqueceu que não há impedimento em lateral, Walker bateu rápido para o Mahrez driblar dois na área e marcar.

Tivemos um gol anulado por impedimento em lance estranho, o cruzamento veio da esquerda para o segundo pau, o Gabriel, que não estaria adiantado, tocou de cabeça em direção ao gol, mas o Torres estava na frente dele, estava um emaranhado de jogador nessa hora, e a bola tocou na sua cabeça antes de bater na trave e entrar. Como o bandeira pegou no campo esse lance é algo sobrenatural. Mas deve ter sido corretamente anulado, não vi as linhas sendo traçadas.

O terceiro gol saiu para a gente entender que 2020 não vai entrar nos eixos nunca mais, não pelo cruzamento preciso do De Bruyne, chegou a cinco assistências com essa, mas pelo chute de primeira e gol do ...Mendy! Depois de sessenta jogos pelo City, ele finalmente marcou seu primeiro gol com a nossa camisa. Eu vi muita gente falando bem dele hoje, eu acho que fez um bom jogo, tenho dúvidas se foi bem mesmo, ele é um lateral que tem facilidade de chegar no fundo do campo, mas não o vejo acertando tanto cruzamentos assim, sendo que alguns são bem feios, tipo de acertar na "terceira" trave.

No segundo tempo o Burnley saiu muito mais do que no tempo anterior, só que não tem qualidade, é muito chute para cima e tentar ganhar a disputa, o Ederson só deve ter feito uma defesa já nos minutos finais. O City aproveitou a ida deles para o ataque, criou e converteu as chances hoje, foram 19 chutes com 5 gols, está bom, média de quase 4 chances criadas para cada gol. Teve um lance antes do quarto gol que fiquei irritado com o Mahrez. Ele recebeu a bola, não era para ter matado, era para ter ajeitado porque o Torres vinha de frente para bater, mas o Mahrez segurou a bola e o espanhol não gostou. Para não se criar muita confusão, o Gabriel, poucos momentos depois, ajeitou a bola de forma tranquila para o Torres marcar.

E o Mahrez completou seu hat trick com um cabeceio e cruzamento do Foden que tinha acabado de entrar. Jogo para lá de decidido e Guardiola pode poupar jogadores já no intervalo o Rodri saiu para o Fernandinho entrar e nos 20 minutos finais, Eric Garcia entrou no lugar do Dias, que fez uma dupla segura com o Stones e te falar que foi mais uma excelente partida do Stones, foi bem seguro e calmo. Será que alguém conseguiu colocar confiança dentro dele? Me parece que a dupla titular ainda seria Dias e Laporte, mas ter um Stones em alto nível e um Aké no elenco nos anima demais.

Agora o time pensa na viagem para Portugal e conquistar o primeiro lugar do grupo, pode até perder por dois gols de diferença a partir do 4-2, 2-0 para o Porto dá vantagem para eles num possível empate na liderança e 3-1 vai nos critérios de desempates finais. Não vamos deixar isso acontecer né gente?

Informações da Partida:



https://skybluesbrasil.blogspot.com/2020/10/city-vence-mais-uma-na-premier-league.html

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

EPL # 10 - Man City Vs Burnley

 Depois de garantir matematicamente a classificação na Liga dos Campeões, só falta definir a posição, o Manchester City tentará se recuperar na Premier League depois de oito jogos e apenas a décima terceira colocação, enfrentará o Burnley em casa nesse sábado. O jogo começará ao meio dia e terá transmissão do canal de internet DAZN.

O grande desafio nesse começo de temporada está sendo colocar a bola nas redes adversárias, o time é terceiro que mais chute no campeonato com 125, atrás de Liverpool (157) e Leeds (130), ambos tem um jogo a mais que a gente, só que marcou apenas 10 gols, o mesmo número de gols marcados na Liga dos Campeões com 4 jogos e 59 chutes no gol (sexta marca no campeonato da UEFA), pelo menos contra clubes europeus a situação não é das piores, apesar que na última rodada contra o Olympiakos exageramos em chutes para ,apenas um gol.



Nessa conta de chutes dados, mas não convertidos, eu acho que podemos colocar que ficamos em grande parte até agora sem nossos dois principais atacantes, que já estão liberados para jogar, assim como todos os jogadores, Guardiola não terá nenhum desfalque por lesão, poderá escolher os 18 para essa partida sem precisar olhar o departamento médico. Mas só não ter ambos, Aguero e Gabriel, não explica essa taxa de conversão baixa. O fato de quase todos os times jogarem com linhas de defesas plantadas atrás (como irá acontecer amanhã) faz com que nossos chutes não sejam os mais limpos possíveis, há sempre um corpo pela frente, tem pouco espaço para enfrentar apenas o goleiro, o chute tem que tirar de zagueiro, lateral, do massagista, do cachorro, de tudo mundo. A troca de passe por vezes muito lenta deixa a defesa se recompor.

Guardiola falou certo na coletiva de hoje: mesmo se o time golear amanhã, não quer dizer que os problemas de fazer gol acabaram, tem que ser algo constante. Fazer muito gols amanhã, na próxima rodada da Liga dos Campeões, no final de semana seguinte e assim vai, ainda mais que o Burnley é um grande freguês do City com Guardiola pois levou 35 gols em 11 jogos e só marcou 5, nos 33 pontos disputados fizemos 31 e só não temos 100% porque o Sterling perdeu aquele gol na pequena área sem goleiro em 2017/18. Fui tentar ser justo com o Sterling antes de escrever essa última frase, saber se ele tinha nos salvado especificamente contra o Burnley ( em outros tantos jogos ele já fez isso), mas o primeiro gol, fez até dois nesse dia, contra o time do Sean Dyche aconteceu nessa temporada, no jogo da Copa da Liga que vencemos por 3-0 e conhecemos o Cole Palmer.

Depois do descanso, nem viajaram para a Grécia, Walker e De Bruyne devem voltar ao time titular e eu não me surpreenderia em ver em campo o Fernandinho em campo desde o início, ainda estou na dúvida se o Guardiola o colocaria no lado do Rodri, deixaria o brasileiro mais solto, como fez com o De Bruyne muitas vezes ao jogar de volante/armador na partida ou descansaria o espanhol que junto do Sterling, passou a ser depois de quarta o único jogador do City a entrar em campo em todos os jogos do time. Laporte foi poupado contra o Olympiakos, ficou apenas no banco, acho que por rodízio no elenco, agora que está todo mundo ok, ele poderia formar a dupla de zaga com o Stones ou Eric Garcia, mesmo ele querendo ir embora, para não forçar nem muito o Rúben Dias, que fez pré temporada com o Benfica, mas tem jogado por clube e seleção de forma contínua nas últimas semanas.

Não acho que o Aguero voltará ao time titular dessa vez, jogou apenas poucos minutos no meio de semana, não parece estar pronto para jogar 90 minutos e também o Guardiola não vai ser estúpido de forçar para perder um jogador depois de ter todo mundo de volta. Gabriel está bem também, não precisa "pegar banco" para melhorar, se não for titular seria apenas por opção do técnico.

O Burnley é um dos piores ataques do torneio, com o Dyche lá o time não vai mudar a forma de jogar, então temos que esperar bola longa para o poste que ele escolher para jogar na frente, como foi no jogo da Copa da Liga onde ele escalou um time bem forte para o jogo ou melhor parecido com o time que ele joga normalmente, achei até ele colocaria um mistão na Copa da Liga. Na última rodada eles ganharam do Crystal Palace com gol de Chris Woods, um dos postes, foi a primeira vitória do time na competição. O Burnley é o pior time na média de chances criadas para converter em gol e, infelizmente, isso me assusta muito, já até imagino os caras defendendo com 35, um bicão para frente aos 92, defesa bate cabeça, a bola sobra para o atacante e o chute passa por debaixo das pernas do goleiro.

Amanhã temos tudo para vencer, precisamos vencer e o mais importante é converter as chances, chegar na área e não oferecer perigo com petelecos ou chutes para fora vai enervar ainda mais o torcedor, temos que aproveitar as oportunidades ainda mais aquelas criadas com carinho pelo De Bruyne.

Copa da Inglaterra

De sexta até segunda teremos jogos da segunda fase da Copa da Inglaterra, na próxima fase teremos os times da primeira e segunda divisão em ação. O sorteio será realizado no dia 30.11 às 16:10 e para a sorte do City, o Wigan já foi eliminado.

Man City vs Burnley (desde 1992): Temos uma ampla vantagem e a única derrota que tenho registrada foi na temporada 2015/16 que na Premier League a única coisa que prestou foi minha primeira e, possivelmente, a última viagem para ver um jogo no Etihad. Depois disso jogamos 11 vezes (todas com o Pep de um lado e Dyche do outro) com 10 vitórias e um empate, como já dito, aqueeeeele do gol perdido pelo Sterling.






Juiz da partida: Lee Mason - Tem apitado poucos jogos na atual Premier League, foram apenas 3 com cinco amarelos e nenhum vermelho. Na sua carreira no campeonato inglês tem 280 jogos, 863 amarelos e 40 vermelhos.

Tem um City e Burnley na carreira, foi na temporada 2016/17 com vitória nossa por 2-1 no Etihad, temporada de estreia do Guardiola no City, ainda usava terno, depois mudou para algo mais esportivo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Em dia triste, City se classifica.

 Na hora do almoço o mundo recebeu a notícia que um dos maiores jogadores de futebol e personagem de toda a história nos deixou. Hoje com sessenta anos foi o dia da morte de Diego Armando Maradona, um herói na Argentina e em tantos outros lugares, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória no fim da manhã, há pouco tempo ele tinha passado por uma cirurgia no cérebro e os argentinos somente deixaram o hospital quando ele foi liberado para se recuperar em casa. Dias assim são complicados e o futebol, que não pode parar, rendeu, rende e renderá todas as homenagens justíssimas para o gigante Maradona.

Antes do apito inicial de todos os jogos da Liga dos Campeões, uma minuto de silêncio foi prestado por todos em todos os jogos, é claro que o nosso não seria diferente. Há uma pequena ligação entre Maradona e o City é por meio do Aguero que teve o ex jogador como sogro quando casou com a sua filha e nesse período nasceu Benjamin, neto de Maradona. Após o casamento entre Aguero e Giannina acabar, a relação entre os dois craques ficou bastante complicada.

Sobre o jogo, podemos falar que se o Olympiacos não quisesse jogar mesmo, poderia ter enviado um e-mail para a gente e poupado dessa viagem. Os caras só foram dar o primeiro chute aos 86 minutos, mesmo assim para fora, em determinado momento do jogo tínhamos 18 chutes, 9 no gol e nenhum dos caras. Isso diz muito sobre o time grego e sobre o nosso também. A gente não consegue converter as chances que criamos e terminamos com 21 chutes, 10 certos e apenas um único gol, aí quando a gente perder por 1-0 para um time que chegou uma única vez é para ficarmos bem putos da vida.

Stones e Mendy voltaram ao time titular, jogaram bem, Laporte descansou no banco e Cancelo foi o titular na direita. O City jogou bem marcando em cima o Olympiacos, quando eles tinham a bola enfrentavam uma pressão no próprio campo e só despachavam a bola para frente, foi bem feia a tática deles. Conseguimos o gol tirando a bola deles e acelerando até Sterling tocar de letra para Foden marcar o seu quarto gol na temporada e o décimo nono com a camisa do City. É óbvio que ele não está no nível do David Silva ou De Bruyne ainda, mas ele tem tudo para chegar nesse ponto, hoje me parece um jogador mais coringa do Guardiola que joga em algumas posições, gostaria de vê-lo mais no meio de campo junto com o De Bruyne para ver a quantidade de chances criadas que nos teremos em cada partida. Acredito que vá aumentar bastante.

Aguero fez seu primeiro jogo desde o empate contra o West Ham, pouco mais de um mês atrás, entrou nos minutos finais no lugar do Gabriel que fez uma partida apenas razoável, hoje o jogo não passou muito por ele. E Tommy Doyle fez sua estreia na Liga dos Campeões, no dia que seu avô Mike Doyle, um dos grandes do City, completaria 74 anos, jogou os 4 minutos finais mais os acréscimos, é o terceiro da base que faz sua estreia nessa Liga, depois de Palmer e Doyle, agora falta o Bernabé, daqueles que estão sempre com o time principal. E poderá ter a chance em um dos dois próximos jogos já que uma vaga é nossa, agora só falta definir a primeira colocação.

O Porto está enfrentando o Marseille na França e vence por 1-0, independente do resultado, o jogo no Dragão é o que importa para o City. Pode até perder desde que não seja por 2-0 ou diferença de 3 gols, porque assim desempataria no confronto direito, o quê sairemos melhor que os portugueses. Tem tudo que o último jogo contra o Marseille no Etihad seja um catadão para poupar porque pegaremos o United no final de semana seguinte. A base vai ter jogo pelo troféu EFL no dia anterior, acho que eles preferem jogar com o Marseille mesmo.

Só para constar temos nove jogadores com cartões amarelos, então ficar de olho neles nos próximos dois jogos, cartões zerados apenas para quem chegar as quartas de final. E o City tem o mesmo número de gols em 4 jogos na Liga dos Campeões que em 8 na Premier: 10. Sábado o adversário é o Burnley, veremos o quê conseguiremos fazer.

Informações da Partida:



segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Liga dos Campeões # 4 - Olympiacos Vs Manchester City

 Depois de perder pelo campeonato inglês, o Manchester City pensa em outra competição nessa quarta feira, o time viajará para a Grécia para enfrentar o Olympiacos em partida pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o jogo começará às 14:55 com transmissão da TNT na TV e no Facebook do Esporte Interativo que iniciará a transmissão bem antes, às 13:25.

Diferente da Premier League, na Liga dos Campeões o time faz uma excelente campanha com 100% de aproveitamento nos três jogos até agora, mas também não foi dizer que o futebol está absurdamente melhor na competição europeia, o time consegue colocar a bola na rede, algo difícil na Premier. Para se ter uma ideia, um nove jogos no campeonato, nós marcamos 10 gols, já em apenas três jogos na Liga dos Campeões já foram 9, qualquer gol que a gente marcar na quarta igualará o total dos dois campeonatos, isso é incrível, tenho certeza que alguém da imprensa levantará essa bola na coletiva de amanhã.

Segundo o site da UEFA o City só teria dois problemas para o jogo, na verdade um desfalque e uma dúvida: Aké está listado como fora da partida por lesão e o Fernandinho é dúvida, Guardiola disse que ele tinha um problema no estômago. Seja como for, se só não pudermos contar com esses dois, o banco estendido com 12 atletas não deverá contar com muitos jogadores da base, se ambos ficarem de fora só haverá duas posições. Talvez para os próximos jogos Guardiola dê mais chance a esse pessoal se o time conseguir a classificação antecipada, que poderá acontecer nessa rodada.

Uma vitória simples garante a classificação, um empate possivelmente também porque o Olympiacos só conseguiria chegar a 10 pontos e perderia no confronto direito com a gente se ficássemos travados nos 10, minha dúvida é se houver um tríplice empate juntamente com o Porto, se a gente perderia a vaga por algum critério, acho difícil, pelo meu entendimento o primeiro critério seria os jogos entre esses três times e o City com esse empate teria 7 pontos, o Olympiacos só poderia chegar a 4 porque perdeu os jogos que fez contra a gente e o Porto até agora. Uma derrota deixa o grupo em aberto.

Não é possível garantir ao primeiro lugar nessa rodada mesmo com vitória nossa e derrota do Porto porque chegaríamos a 12 pontos e eles ficariam com 6, poderiam chegar a 12 e o confronto direito entre os dois poderia ser o fator decisivo. Os times se enfrentarão no dia 01.12, penúltima rodada, no Porto e uma vitória de 2-0 deles, garante vantagem no confronto porque vencemos no Etihad por 3-1. Se esse cenário acontecer de vitória nossa e derrota do Porto, talvez valha a pena o Guardiola pensar no quê seria melhor para os jogadores: time forte para decidir logo em Portugal ou ver no que dá e se necessário colocar o time A contra o Marseille em Manchester, onde o time só precisaria de um ponto. Mas isso é um cenário favorável para a gente na quarta, nosso jogo acontece antes, então poderemos ficar de olho em Marseille e Porto depois.

Com a volta de Aguero ao banco e Sterling jogando alguns minutos no último sábado, é possível que os três da frente possam ser outros em relação ao time titular da derrota para o Tottenham com Foden entrando em uma das pontas. Se o Fernandinho não estiver liberado ainda acho que a única alteração será a entrada do Gundogan no lugar do Bernardo Silva com Rodri e De Bruyne mantidos, se tivesse que poupar o belga, seria contra o Burnley em casa no próximo sábado, se o jogo não tiver decidido até o intervalo, o De Bruyne entraria.

Tomara que ou Zinchenko ou Mendy tenha condições de jogo, esperar os dois ao mesmo tempo me parece que seria algo semelhante a esperar um milagre de Natal, para que Walker, apesar do condicionamento físico invejável, tenha um dia de folga na temporada, é o jogador que mais ficou em campo pelo City, ele, Rodri e Sterling jogaram todas as partidas até agora, mas ele jogou 1.126 minutos, 75 a mais (quase um jogo) que o segundo, Rodri. Se um dos dois laterais esquerdos puder jogar, o Cancelo voltaria para a sua posição original.

Estou preocupado com um fato que acontece com frequência com a gente que é no primeiro ataque, que pode ser o único do adversário no jogo, a gente conceder o gol. O Ederson em alguns jogos na temporada conseguiu evitar isso, mas infelizmente não é algo raro com a gente não e não é de hoje. Quando os caras conseguem chegar dá a impressão que chegam nas melhores condições possíveis para marcar, jogar com a defesa na metade ofensiva do campo gera esses problemas.

No time grego a UEFA avisa que há duas dúvidas, ambas na defesa, Holebas e Rúben Vinagre, os dois jogaram na Premier não tem muito tempo, e quatro desfalques certos: Valbuena no meio de campo e três atacantes, Ahmed Hassan, El-Arabi e Bruma. No final de semana o time venceu o Panathinaikos por 1-0 e está na liderança do campeonato. Rapaz, o Panathinaikos está em apenas em oitavo lugar e com mais jogos que os adversários, será que o time desandou? O time teve uns problemas financeiros nos últimos anos.

Por questões de segurança sanitária, o City só deve viajar amanhã e o clube dever liberar os jogadores que embarcarão como fizeram para o jogo na França. Trago atualizações após a coletiva do Guardiola e um jogador escolhido, algum deles fala grego ou atuou por lá para ser o escolhido?

Atualização: Ferran Torres participou da coletiva com o Guardiola e o técnico avisou que apenas Aké não estaria pronto para o jogo, deve começar a treinar com o elenco na sexta, a equipe deve voltar quinta de Grécia.

Mas agora há pouco a lista dos jogadores que estarão no avião foi divulgada e nem Walker e De Bruyne conhecerão o estádio do Olympiacos pelo City dessa vez. Então teremos os jovens Tommy Doyle, Felix Nmecha (já tem uma assistência na sua carreira em Liga dos Campeões) e Cole Palmer no banco de reservas.

Ruben Dias, John Stones, Raheem Sterling, Ilkay Gundogan, Gabriel Jesus, Sergio Aguero, Oleksandr Zinchenko, Zack Steffen, Aymeric Laporte, Rodrigo, Bernardo Silva, Ferran Torres, Benjamin Mendy, Fernandinho, Riyad Mahrez, Joao Cancelo, Ederson, Scott Carson, Phil Foden, Eric Garcia, Felix Nmecha, Tommy Doyle, Cole Palmer.

Man City vs Olympiacos: só mesmo o jogo em Manchester, 3-0 com gols de Torres, Gabriel Jesus e Cancelo.

Juiz da partida: o italiano Davide Massa apitará o seu primeiro jogo do City na quarta feira.

sábado, 21 de novembro de 2020

Manchester City volta a perder.

 É, realmente está difícil essa temporada no campeonato inglês. O Manchester City volta de Londres sem nenhum ponto do seu confronto contra o Tottenham, é a terceira partida do time no novo estádio deles, sempre saímos sem ponto algum de lá e também sem marcar um único gol, é o único local que o City pisou três vezes e nunca balançou as redes e isso aconteceu no melhor período da nossa história centenária. 2-0 contra, gols de Son e Lo Celso.

O jogo até começou legal para a gente, o Torres tentou um chute de fora da área, estávamos em cima do Tottenham, mas com cinco minutos, na primeira chegada deles, saiu o gol. A nossa defesa marcou mal, o Cancelo acabou dando condições para o Son e, para piorar, eu acho que o Ederson errou na saída do gol. Ele não conseguiu fechar o ângulo e ainda deu chance para o coreano colocar por cobertura, nisso o Cancelo já estava chegando para pressionar, mas o chute do Son passou por debaixo das pernas do nosso arqueiro. 

Não que estivéssemos martelando, afinal ainda era cedo no jogo, mas quantas vezes não vimos o City sofrer gol depois de fazer uma pressão e na primeira saída do adversário, a gente tem colocar a bola no meio de campo? Isso é um inferno. E vamos lá tentar construir uma vitória saindo atrás no placar. 

Aquele nosso jogo lento continuou e tivemos chances num cabeceio do Rodri e num lance que a bola do Gabriel Jesus sobrou para o De Bruyne chutar, mas o próprio brasileiro, caído e impedido, bloqueou o chute do próprio companheiro de forma completamente acidental. Quando a fase não está boa, essas coisas acontecem com muita frequência. Quase que o Tottenham faz o segundo, mas o Kane estava impedido, seria a segunda chegada deles e o segundo gol, enquanto a gente ficava rodando a bola.

Ontem no pré jogo lembrei de uma partida contra o Tottenham que empatamos mesmo chutando 30 vezes e 10 no gol, contra 3 chutes deles, 2 no gol e 2 entraram, nessa tal partida teve um gol anulado do City (VAR analisou) porque a bola bateu no braço do Laporte, não houve intenção alguma, e sobrou para o Gabriel marcar, hoje tivemos um gol anulado porque o Gabriel pode ter matado a bola e ela batido no seu cotovelo, a expressão que a Premier League usou me deixou em dúvida pela eles falaram "that felt", algo que eu traduziria como "a gente acha", mas pode ter outro sentido, do que a tradução literal. O brasileiro ajeitou para o Laporte marcar, infelizmente o gol foi anulado. Laporte, Gabriel, Gol, VAR e Tottenham na mesma frase dá ruim para a gente.

No segundo tempo tentamos da forma tradicional nossa, muito chuverinho para jogadores baixos em campo e o Tottenham só na defesa com o Kane jogando mais para armar e deixar os velocistas livres para enfrentaram nossa defesa exposta. O segundo gol saiu num lance de erro do Mahrez, ele e Walker forçaram o erro na direita do nosso ataque e o argelino errou um passe tranquilo para o Gabriel, a bola chegou no Kane que armou o contra ataque para o recém entrado no jogo Lo Celso marcar o segundo, era o De Bruyne que deva combate, o Walker estava lá na frente porque tentou tirar a bola e conseguiu.

Depois do segundo gol foi só esperar o apito final e reclamar de mais uma derrota no campeonato. Uma coisa que chamou a atenção de vários torcedores foi a passividade do Guardiola com o resultado e a forma como o City jogou, já vimos ele muito mais pilhado e olha que ele assinou uma renovação e o City está querendo segurar todos os jogadores que o treinador deseja com extensões de contratos e aumentos salariais.

Esse foi o nosso oitavo jogo na Premier League e terminamos a rodada com saldo negativo, algo que não acontecia desde 2002/03, quando voltamos da última vez da segunda divisão. Tempos tensos para a gente atualmente, temos que dar um chacoalhada na Premier League, próximo jogo contra o Burnley no próximo final de semana, mas antes vamos até a Grécia jogar contra o Olympiakos pela Liga dos Campeões onde estamos bem com 3 vitórias em 3 jogos, é possível sairmos de lá classificados se rolar uma combinação de resultados.

Meu medo dessa viagem é a questão da COVID mesmo, não é nada contra a Grécia, porque além de não saber como está a situação lá, na Inglaterra, dentro de casa, a coisa não está boa mesmo. Meu problema é com qualquer viagem internacional, nos vimos nos últimos jogos das seleções a quantidade de jogadores que tiveram testes positivos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

EPL # 9 - Tottenham Vs Manchester City

 O Manchester City fará sua segunda viagem para a capital da Inglaterra nessa temporada e dessa vez o adversário será o Tottenham, no último jogo em Londres ficamos no 1-1 contra o West Ham. A partida será nesse sábado às 14:30 e terá transmissão dos canais ESPN.

O estádio de amanhã tem uma marca meio difícil de explicar para o atual Manchester City: ele ainda não viu um gol nosso sequer no novo estádio dos Spurs! Jogamos duas vezes lá, perdemos ambas, sendo 1-0 pela Liga dos Campeões em 2018/19 e 2-0 na última edição da Premier League. Estamos na hora de quebrar essa seca, acho difícil acreditar que há um estádio onde o City não tenha marcado depois de três jogos nele, na minha base de dados pode ter não estádio, mas naming rights onde o City não marcou, precisaria refinar e lembrar quem era o mandante nessas partidas (acabei de ter a resposta do StatCity e ele confirmou apenas o Tottenham Stadium e o Adams Park, do Wycombe Wanderers, legal que tenho os dois na minha base. Para completar a informação o time ainda joga nesse estádio, está na segunda divisão e podemos pegá-los no sorteio da Copa da Inglaterra da terceira fase.)

Tenho notícias mistas sobre os jogadores para a partida de amanhã: Fernandinho com um problema estomacal e Aké, sem explicação no momento, ele teve um problema muscular no primeiro jogo da data FIFA, estão fora desse jogo. Há um terceiro jogador que não foi mencionado pelo treinador, eu especulei que era o Mendy, pois está sempre fora, mas tinha foto dele no treino do City, então fiquei em dúvida. Apesar dos problemas de COVID na seleção da Ucrânia, aparentemente o Zinchenko estaria liberado para jogar, tenho quase certeza que será o Cancelo o titular na esquerda e nenhum dos outros dois, é um jogo muito importante, estamos cinco pontos atrás do Tottenham, confiar no Mendy não dá e o Zinchenko quebra o galho e ponto, foi expulso no jogo da temporada passada, o Cancelo está se saindo melhor que o cara contratado para a posição e o jogador que improvisou muito por ali.

As boas notícias foram as participações de Aguero e Sterling nos últimos treinamentos, mas foram momentos distintos. O argentino participou da semana de treinos do time, enquanto o Sterling fez o seu primeiro hoje depois de perder os jogos da seleção inglesa com problemas não especificados. Acho que nenhum dos dois começará como titular, o Aguero entrará aos poucos, Guardiola não vai forçar para perdê-lo mais uma vez e sobre o Sterling talvez um retorno gradual também, ainda mais que temos boas opções para o setor ofensivo para amanhã: Gabriel, Torres, Foden e Mahrez, dá para escolher três jogadores entre esses quatro e ainda tem o Aguero e Sterling no banco se a necessidade fizer presente.

Nessa semana se falou mais ainda sobre cinco substituições na Premier League, após os campeonatos da segunda até a quarta divisões mudarem e permitirem não mais 3 e sim 5 alterações. O técnico da seleção inglesa também se mostrou favorável a isso e segundo o Jurgen Klopp, seis treinadores mudaram de posição após uma votação antes do início da temporada terminar 11-9 para manter três alterações e como são necessários 14 votos para mudar alguma coisa na Premier League, se o técnico do Liverpool estiver correto, teremos 15 votos a 5 para mudar, agora basta saber quando haverá uma votação sobre o assunto. Os treinadores também querem poder colocar mais gente no banco de reservas, como acontece nas competições da UEFA. Em março haverá uma reunião do comitê de regras do futebol mundial e as cinco alterações podem ficar de vez no esporte. Olha com Eurocopa e Copa América ao final desse temporada, não acho que a temporada 2021/22 será simples para os atletas não ainda mais que a pandemia entrou na segunda onda, apesar de uns otários não acreditarem nisso no Brasil.

Se não tivermos nenhum problema de hoje para amanhã, teremos a chance de ver mais uma vez em ação a dupla de zaga Laporte e Dias, algo que está nos dando esperança nesse começo de temporada tão lento nosso, a dupla está se entrosando nos jogos mesmo porque há pouco tempo para treinar e em quatro jogos com eles como titulares o time levou dois gols (contra o Leeds com falha do Ederson e de pênalti do Walker contra o Liverpool), terão mais um desafio pela frente. Quem também tem um desafio pela frente é o setor de ataque, foram somente 10 gols em sete jogos no campeonato inglês, marca ridícula do City do Guardiola, temos que melhorar isso urgentemente, a defesa do Tottenham é a melhor do campeonato junto com outras, inclusive a nossa, com apenas 9 gols sofridos, são cinco times. Essa informação eu não vou ter, mas seria interessante pesquisar qual foi a última vez que após 10 rodadas, ou seja ao final da próxima, todos os times tomaram 10 ou mais gols, um gol por jogo para time grande é coisa para caramba.


Será nosso segunda partida seguida contra um time considerado do grupo dos seis maiores, empatamos com o Liverpool anteriormente, esse Tottenham do Mourinho começou de maneira muito boa, o time está na vice liderança, apenas um ponto atrás do Leicester, que viajará até Anfield no domingo. O time se reforçou bem e ainda trouxe de volta por empréstimo o Bale, se esse maluco meter o turbo amanhã, temos que torcer para que seja perto do Walker porque tenho sérias dúvidas se alguém da nossa defesa conseguirá o acompanhar, ainda mais que nós jogamos com os defensores no campo adversário. Essa é uma preocupação minha, mas não passa nem de perto de ser a maior: a dupla Harry Kane e Son Heung-Min está um absurdo nessa edição da Premier League.

Ambos estiveram em campo em todas as partidas do time de Londres no campeonato, Son marcou oito vezes e deu duas assistências, o Kane foi um "pouco" melhor com sete gols e oito assistências. O De Bruyne olha isso e fica preocupado com seu recorde da temporada passada não durar um ano. A gente não vai poder dar a bola para eles porque sairão no contra ataque para atropelar nossa defesa, posso estar exagerando, mas acredito que amanhã iremos bater o recorde de faltas táticas para impedir o avanço do Tottenham.

Esse parece que será um Tottenham e City mais equilibrado dos últimos anos, digo em nome de jogadores e opções de jogo. O Tottenham pode ter nos vencido em alguns, mas não parecia que eles tinham time para isso, para jogar de igual para igual, por exemplo, nas duas derrotas no atual campo deles, uma jogamos com um time misto na Liga dos Campeões e na outra só fizeram gol depois da expulsão do Zinchenko, ah e perdemos pênaltis com o Gundogan, está um puta desafio saber quem pode bater pênalti para o City, só Yaya e Balotelli para nos salvar.

Man City Vs Tottenham (desde 1992): Na temporada passada só fizemos um ponto contra eles, naquele 2-2 que um gol do Gabriel foi anulado por toque involuntário de braço do Laporte, aquele jogo foi bizarro, foram 30 chutes nossos, 10 no gol, contra 3 e 2, respectivamente, do Tottenham. Depois do jogo, mesmo com o resultado ruim, eu achava que daria para marcar mais de 10 vezes em uma partida da Premier League. Errei feio.





Juiz da Partida: Mike Dean - Gosto dele, tenho reclamações contra ele, mas são aquelas pontuais de torcedores mesmo. Na atual edição da Premier League apitou seis jogos com um vermelho e 17 amarelos e em todas as suas participações no campeonato foram 515 partidas, 105 vermelhos e 1890 amarelos.

Tem três City e Tottenham no currículo, com 1 vitória nossa e 2 derrota, foi o juiz desse mesmo jogo na temporada passada e nessa temporada ele foi o responsável pelo jogo que terminou empatado entre a gente e Leeds fora de casa.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Pep Guardiola renova até 2023.

 Antes de falar sobre a renovação do técnico Pep Guardiola, comentar sobre o jogo entre City e United pela Copa da Liga, partida válida pela fase de grupos. O confronto terminou num 0-0, diferente do 2-2 do final de semana passado e nos pênaltis perdemos por 4-3 após Laura Coombs e Alex Greenwood desperdiçarem as suas cobranças.

Não conseguimos o ponto extra na disputa de pênaltis, mas isso era indiferente porque já tínhamos garantido a vaga nas quartas de final da competição, agora é esperar o sorteio para descobrir quem enfrentaremos nessa fase, estamos na luta pelo quarto título da Copa da Liga, o último foi em 2018/19. Próximo jogo das meninas será só no dia 06.12 contra o Everton fora de casa pelo campeonato, esse tempo entre os jogos é porque haveria uma data FIFA, mas com várias restrições a seleção inglesa vai treinar e jogar entre elas mesmo no centro de treinamento da seleção, o St George Park.

Agora vamos falar dessa surpresa que começou com um papo de um jornalista do Daily Mail que ele bancava a renovação do Guardiola por pelo menos mais uma temporada com a possibilidade de mais uma o quê levaria o treinador a ficar em Manchester até julho de 2023. Bem, quando saiu a notícia a primeira coisa que pensei foi que na coletiva de amanhã a primeira pergunta seria para o Guardiola confirmar ou não a informação, mas passaram alguns minutos e outros jornalistas começaram a bancar também essa extensão, a especulação foi pegando corpo até que às 9:30 da manhã o clube anunciou que o espanhol ficaria até 2023, são dois anos de contrato, não 1 ano com a possibilidade de mais um. 

Rapaz, essa notícia pegou todo mundo desprevenido, não havia especulação sobre isso acontecer agora, teve até uma matéria do site GOAL no dia 17.11 que falava que ainda não estava perto a renovação. A torcida do City, eu incluso, estava ficando nervosa porque o Guardiola só tinha mais essa temporada de contrato com a gente, então a cada dia que passava parecia que o futuro dele não estava mais em Manchester. Mas essa linda cidade do noroeste inglês conseguiu convencer o treinador do contrário e ele terá mais três chances de conquistar a Liga dos Campeões, o troféu que falta para o clube.

Essa temporada não começou bem para o clube, acredito que há um pouco de desgaste na relação entre treinador e jogadores, cinco anos juntos é complicado e tem muita cobrança, exigência entre as partes, mas acho que o fator principal é a falta de pré temporada, cansaço da última, as lesões e ausências dos jogadores que fez o clube ter que colocar a base em campo em alguns jogos. Mas depois dessa data FIFA, agora só jogos de clubes até março, vai ser o momento da nossa virada, a começar por sábado contra o Tottenham.

A extensão do Guardiola vai levar a especulação de três novos contratos: Aguero que termina no meio do ano que vem, De Bruyne que já falou que está em negociação e não parece que teremos muito problemas com isso e logicamente os rumores da possível contratação de Lionel Messi, que poderá assinar contrato com qualquer clube a partir de janeiro pois faltará meio ano para encerrar o seu atual vínculo com o Barcelona.

A especulação da possível chegada do Messi qualquer pessoa no mundo cantou essa pedra assim que soube que o Guardiola ficaria mais dois anos no Manchester City e para jogar mais gasolina nessa fogueira o jogador tinha dado uma entrevista ontem que está cansado de ser considerado o culpado por tudo que acontece no Barcelona, parece estar de saco cheio do clima no clube, das fofocas da imprensa, agora é um ex empresário do Antoine Griezmann, deixou de ser em 2016, que falou mal do Messi para criar mais caos. Esse clima político e de imprensa em cima não há no City, lá ele ficaria de boa.

Os jornais ingleses já começam a sair com a edição de amanhã e falam em Messi, a diretoria vai apoiar o Guardiola no mercado de transferência para renovar o elenco (e o mundo do futebol vai ficar puto com isso), essas coisas. No momento a única coisa que eu quero é que chegue logo janeiro porque é quando Messi poderá dizer o quê ele quer para a próxima temporada e se o De Bruyne e Aguero assinarem extensões logo isso poderá motivá-lo a trocar a Catalunha pelo lindo noroeste inglês.

Só para não dizer que eu não sou um pessimista nato o Roberto Mancini e o Manuel Pellegrini também assinaram extensões nas temporadas que foram demitidos, então vamos ficar espertos.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Notícias Manchester City - 17.11.2020

- Cole Palmer foi escolhido o jogador do mês de outubro na Premier League 2 após o Manchester City vencer os seus três jogos e ele marcar duas vezes, ainda teve uma assistência. Outubro foi um puta mês para ele porque fez sua estreia na Liga dos Campeões também. Não entrou em campo pelo campeonato inglês, mas isso não parece que irá demorar para o jogador de 18 anos.

Particularmente só deu para ver um jogo dele, o da Copa da Liga contra o Burnley, jogou os 90 minutos, diante do Olympique só os minutos finais, nesse jogo da Copa eu achei muito bom jogador. Sem querer fazer uma comparação porque é possível ambos jogadores serem aproveitados no time principal nos próximos anos, mas se tivesse que fazer uma aposta sobre quem teriam mais chance de jogar no City por muito tempo seria o Palmer e não o Liam Delap, achei meio que um jogador trombador, tem só 17 anos, dá para melhorar, só que não me parece um tipo de jogador que os times de ponta estão procurando no momento. Já o Palmer fiquei com a impressão que o moleque é bola.

- Pelo troféu EFL, agora rebatizado de Papa John´s Trophy, o Manchester City ficou no empate no tempo normal com o Lincoln, mas infelizmente perdeu nos pênaltis. Com esse resultado o time garantiu o primeiro lugar no seu grupo e vai esperar o sorteio para descobrir seu próximo adversário, que ainda será um time da região norte da Inglaterra.

A escalação foi Slicker, Lavia, Robinson, C Doyle, Gomes, F Nmecha (C), Simmonds, Bobb, Bernabe, Knight, Braaf. E no banco Scott, Wright-Phillips, Sobowale, Gyabi, Gbadebo, Hamilton, Oduroh. Em negrito jogadores com passagem no time principal e ainda contamos com o Jayden Braaf.

O time levou o 1-0 e assim perdia o primeiro lugar, até Keke Simmonds empatar aos 89. Chegamos a ter a vantagem no 3-3 e bateríamos o quarto para desempatar, mas perdemos os dois em seguida e o Lincoln converteu o seu quinto. Bola para frente porque daqui a pouco teremos Copa da Inglaterra para jovens para parte desses garotos.

- O Manchester fez 10 gols na atual edição da Premier League e só hoje na rodada de jogos da Liga das Nações, marcamos 6 vezes: o Hat Trick de Ferran Torres mais um de cabeça de Rodri ajudaram a Espanha a meter 6-0 na Alemanha e Rúben Dias marcou duas vezes, incluindo o terceiro quando estava 2-2, na vitória de Portugal sobre a Croácia fora de casa. E o Mahrez ainda tinha feito gol ontem contra o Zimbábue, eu realmente espero que o pessoal não tenha gastado a munição e tenhamos bala para enfrentar o Tottenham no sábado.

- A Premier League testou entre os dias 09.11 e 15.11 mais de 1200 jogadores e funcionários de clubes e voltaram 16 positivos para COVID, número mais alto desde o início das testagens, sendo que esse foi o segundo menor número geral de uma rodada de testes, só os 1.128 com 5 positivos entre 05.10 e 11.10 teve menos testes. Todos os 16 começaram o período de isolamento de 10 dias, nomes não foram divulgados até o momento.

Dia 09 os principais jogadores já tinha deixado os clubes para irem jogar pelas suas seleções e pelo o quê se lê por aí a situação está horrível. As autoridades de Lucerna na Suíça cancelaram a partida da seleção local contra o Ucrânia porque o time do leste europeu teve seis positivos e agora ficaram de quarentena, não sei de quantos dias, o Zinchenko foi convocado pela Ucrânia.

A Noruega teve que fazer nova convocação para poder enfrentar a Áustria e não sei se vai ter jogo ainda, a Bulgária também teve 3 jogadores positivos, o Kolarov, Salah, Elneny,...positivos. O jogo pelo campeonato francês entre Olympique de Marselha (do nosso grupo na Liga dos Campeões) e Nice foi adiado porque tem 10 casos positivos no Nice. A coisa está ruim e não é só na Europa não.

Vasco, Palmeiras, Atlético Mineiro, Santos, Fortaleza,....tem casos atrás de casos. Alguém vai ter que ter cojones e falar para parar o futebol até as coisas melhorarem, essas viagens nacionais e internacionais tem tudo para serem focos de disseminação do vírus. Por enquanto eu acho que no futebol de elite, digamos assim, só tivemos dois casos graves: um jogador do Santos (achei o nome, Raniel) que evoluiu para trombose e o Cuca que terá que fazer fisioterapia para o pulmão que foi atingido.

Alguém deveria apertar o botão "PARE", mas acho que pela quantidade de dinheiro envolvido, isso não acontecerá enquanto não houver uma morte de jogador ligada a COVID.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Notícias Manchester City - 16.11.2020

 No sábado o Manchester City ficou no empate contra o United pela FA WSL, isso após abrir 2-0 no primeiro tempo com Chloe Kelly e Laura Coombs, com isso o time ficou em quinto lugar, a cinco pontos do rival que está na liderança. O próximo jogo também será um Derby, também fora de casa, mas dessa vez será uma partida pela Copa da Liga, que tem o nome da Copa Continental (empresa do ramo automotivo).

A Copa da Liga na versão feminina é diferente, primeiro se joga uma fase de grupos com a primeiro com vaga garantida e a segunda equipe dependeria de um ranking. o City lidera seu grupo com 100% de aproveitamento em dois jogos, o United é lanterna com zero ponto. Como só haverá três jogos nessa fase, o empate basta para o City garantir o primeiro lugar. Jogo será na quinta, dia 19.

Amanhã será a vez da equipe de base jogar a sua última partida na fase de grupos do Troféu EFL, será contra o Lincoln da terceira divisão no Sincil Bank. O City lidera com 6 pontos em 2 jogos, o Lincoln tem 5, porque venceu um no tempo normal e empatou com vitória nos pênaltis no outro jogo, dá 2 pontos essa combinação. Já estamos classificados, para garantir a primeira colocação basta não perder no tempo normal.

Nas vitórias contra o Mansfield Town por 3-0 (Bernabé e Delap (2)) e Scunthorpe por 4-0 (Ben Knight (2) e Samuel Edozie(2)), o técnico Enzo Maresca pode colocar jogadores que já estão ficando conhecidos para a gente que acompanha e alguns com jogos no time principal, mas amanhã poderá entrar um time mais fraco porque houve muitas convocações, pelo menos para seleções inglesas de base, então os jogadores podem não terem voltado ainda. Um dos jogadores vai estar no elenco, porque anunciou no Twitter, é Roméo Lavia, meio campo belga, de 16 anos que chegou nessa temporada vindo do Anderlecht, e terá pela frente profissionais que lutam para garantir o primeiro lugar do grupo, bom teste para ele. 

Pela Copa da Inglaterra, tivemos sorteio na semana passada da segunda fase, a última sem os times da Premier League e a boa notícia é que o Wigan foi eliminado na primeira fase ao perder no tempo extra para o Chorley da sexta divisão, após empate em 2-2 nos 90, Connor Hall marcou o gol da vitória aos 92. 

Nessa segunda fase temos times da terceira fase até dois da oitava divisão (Marine pegará em casa o Havant & Waterlooville da sexta e o Canvey Island, também em casa, o Boreham Wood da quinta, esse time da quinta divisão divide o estádio com o feminino e a base do Arsenal). O interessante é que o futebol para times da sétima divisão para baixo está proibido pelo Governo do Reino Unido entre 05.11 e 02.12 por causa da pandemia, então esses dois times não teriam como treinar e jogar no dia em 29 e 30.11, teoricamente. Agora a Federação conseguiu permissão para a fase anterior, não duvido que eles consigam para esses jogos também.

O sorteio para a terceira fase acontecerá no dia 30.11.

O City voltará a jogar no sábado contra o Tottenham e podemos ter duas voltas e duas dúvidas. Fernandinho já posta fotos dos treinos e deve estar com o grupo quando os jogadores retornarem assim como Aguero, a data FIFA acaba na quarta. Mas Sterling foi liberado da Inglaterra e o Southgate vendeu a ideia que não é nada demais, além do inglês, temos o problema com o Aké que saiu com seis minutos do primeiro jogo da Holanda nesse período, problema é no músculo posterior da coxa, como o City ainda não se pronunciou, só devemos saber mesmo na sexta, na coletiva do Guardiola. 

Se tiver jogador inteiro ao final dessa temporada, será um milagre, e teremos Copa América e Eurocopa ao final dos campeonatos. Já vi que a temporada 2021/22 vai ser outra tensão com problemas musculares dos jogadores.

Guardiola e De Bruyne parecem estar pertos de renovarem, pelo menos o belga falou que a negociação está tranquila ainda por isso ele está envolvido, quando a coisa pesar, pode ser que o empresário entre na jogada, pelo jeito que ele falou me pareceu não haver dificuldade para assinar uma extensão, por favor que seja longa. Sobre o Guardiola foi mais a imprensa que falou que não parece ter muito problema para ele assinar. Ficar de olho nisso.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Sem trabalho, City vence a terceira.

 O Manchester City jogou futebol no primeiro tempo e fez apenas 1-0, no segundo fingiu estar em campo, mesmo assim fez mais dois e saiu do jogo com um 3-0 a favor e com a classificação para lá de adiantada, os autores dos gols foram Ferrán Torres, Gabriel Jesus e João Cancelo. No outro jogo do grupo o Porto bateu o Olympique de Marselha por 3-0.

O Guardiola na coletiva de ontem falou que ainda não pensava em usar a base nos jogos da Liga dos Campeões porque o time precisava se classificar. Tudo bem, ele não usou o base, só que deu uma mexida boa na escalação titular, poupou o trio Dias, Laporte e Rodri para colocar Stones, Aké e Gundogan como volante. Obviamente o técnico estava pensando de verdade na partida de domingo contra o Liverpool, que colocou o time titular e passou o carro por cima da Atalanta na Itália, 5-0. Walker e De Bruyne saíram de campo quando Gabriel marcou o nosso segundo gol.

O City não deixou o Olympiacos jogar, parece que não trocaram um passe na nossa área no primeiro tempo, e começou em cima mesmo. O Torres começou mais uma vez como atacante e teve duas chances em escanteios, numa tentou de letra, mas o zagueiro cortou perto da linha, na verdade o zagueiro só postergou o gol dele porque pouco depois De Bruyne achou o espanhol que carregou um pouco para chutar na saída do goleiro e esse foi o gol único no primeiro tempo. Já o segundo tempo foi de uma preguiça monumental nossa.

Nós não ficamos com a bola e ainda quase entregamos o gol de empate para os caras quando o Foden recuou mal para o Stones e Valbuena perdeu. Ele tomou esporro de todo mundo que estava em campo, eu vi o Stones e Ederson olharem para ele e o De Bruyne alguém relatou no Twitter. Os visitantes começaram a querer vir para cima e aquele clima tenso começou, então Guardiola resolveu colocar o Rodri e Gabriel nos lugares de Foden e Mahrez. A opção pelo Rodri era clara para ganhar mais força no meio de campo após adiantar o Gundogan. Melhorou, com isso sofremos menos e conseguimos voltar a atacar.

O gol do Gabriel foi uma porrada quase sem ângulo que o goleiro tem a menor ideia por onde aquela bola entrou, foi o gol do alívio para o time, torcedores e o jogador que voltava de contusão após só jogar na primeira partida da temporada contra o Wolverhampton, jogo que ele também marcou um dos gols. O terceiro gol saiu em tabela do João Cancelo com Felix Nmecha e um belo chute de fora da área de esquerda. Depois disso foi só esperar ao apito final que não demorou muito.

Tenho que destacar que hoje o Mahrez tocou a bola para todo mundo, foi bem diferente das últimas partidas, especulavam que alguns jogadores já tinha falado com ele sobre ele ser fominha, o último a falar foi o capitão De Bruyne. Se isso aconteceu, surtiu efeito e tomara que isso continue pelos próximos jogos. E Torres marcou seu terceiro gol em três jogos diferentes da Liga dos Campeões, a função de camisa 9 não ficou ruim para ele não.

Pela Liga dos Campeões o time só volta a campo no dia 25.11, jogo da volta contra o Olympiacos na Grécia e começa às 15:00, é um dos dois jogos do horário, então terá transmissão na TV. Se vencermos esse jogo sairemos classificados e Guardiola poderá rodar o elenco nas partidas restantes.


Informações da Partida:


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Liga dos Campeões: Man City Vs Olympiacos

 Na terça feira com transmissão do canal SPACE, o Manchester City fará sua terceira partida na Liga dos Campeões com o objetivo de manter o 100% na competição, o adversário será o time grego do Olympiacos, o atual campeão nacional. O confronto está marcado para começar às 17 horas.

Nesse jogo poderemos ter a volta do Gabriel Jesus que fez uma sessão de treino ao menos com o elenco, mas acho bem difícil começar como titular, a posição de nove pode ser feita novamente pelo Ferrán Torres que teve uma evolução entre a partida contra o Olympique e o Sheffield, tudo bem que a diferença de nível entre esses adversários é muito grande, mas essa evolução em pouco tempo já é alguma coisa, ainda mais que o cara foi contratado para jogar como ponta no ataque. Aguero continua de fora e a previsão é de retorno apenas após a data FIFA.

A minha única dúvida que eu não vi sendo respondida na coletiva do Guardiola e Aké é sobre a situação dos dois goleiros reservas do Ederson, ambos ficaram de fora do banco contra o Sheffield e o James Trafford já teve que viajar com o elenco após a confirmação da ausência do Zack Steffen e no aquecimento foi a vez do Scott Carson sentir algum problema. Tem a final da Copa da Inglaterra para jovens hoje e o Guardiola falou que é mais importante eles jogarem essa partida do que ficarem no banco para entrarem uns 15 ou 20 minutos no máximo, alguns da base poderão estar no banco porque não tem idade para jogar a Copa, os casos seriam do Felix Nmecha e Adrian Bernabé, vamos com um time bem forte para o jogo que começará daqui a pouco. (PS: James Trafford fora da final, há problemas com um ou dois goleiros para amanhã.)

Enquanto na Premier League dessa temporada, o City ainda não goleou nenhum dos seus adversários, a média de gols marcados está em 1,5 em seis jogos, na Liga dos Campeões pode não ser goleada, mas a média está o dobro e contra oponentes mais qualificados. O quê será que explicaria isso? Não tenho a menor ideia, mas só gostaria que os números melhorassem no campeonato inglês, se puder começar na próxima rodada, não vejo problema algum.

Guardiola foi perguntado sobre utilizar a base após a classificação e ele se negou a responder nesse momento se dará chance para a garotada porque o time ainda tem que garantir a vaga na próxima fase. Ele sabe que com duas vitórias sobre o Olympiacos isso acontecerá, mas até lá colocará seu time mais forte disponível para garantir de forma mais antecipada possível. E se realmente for o mais forte possível para amanhã teremos grande chance de ver mais uma vez a dupla Dias e Laporte que estão se ajustando e já temos duas partidas seguidas com eles sem sofrer gol.

Será que a volta do Aké permitirá um descanso para o autor do gol da nossa última vitória, Kyle Walker? Com o holandês na lateral esquerda, Cancelo poderia voltar a sua posição de origem e descansar o Walker para a partida do final de semana contra o Liverpool. O Zinchenko também poderia fazer a esquerda, mas eu estou mais confiante no Aké fazendo para que quando estivéssemos na defesa, o time jogaria com 3 zagueiros e o Cancelo ficaria mais livre para começar a atacar quando recuperássemos a bola.

No ataque está na hora de fazer o Mahrez ficar no banco, na última partida ele pensou mais nele do que no time e pouco tocou para os companheiros ainda mais quando ele se aproximava da área, aparentemente há uma reclamação no elenco sobre ele ser fominha com muita regularidade, o quê não é algo difícil de constatar, basta noventa minutos.

O Olympiacos é o terceiro lugar no grupo, bateu o Olympique de Marselha na estreia por 1-0 nos acréscimos e no segundo jogo perdeu para o Porto por 2-0, na Liga Grega está em segundo lugar, mas com um jogo e três pontos a menos que o líder, na última rodada venceu o Apollon Smyrnis por 2-0, ambos os gols marcados por Ahmed Hassan. O time grego conta com dois brasileiros: Rafinha, que estava no Flamengo até outro dia, e Bruno Felipe que não tem registro no futebol brasileiro, em 2015 com 21 anos, ele já estava na Áustria.

No outro jogo do grupo C, o Porto receberá o Marselha e um empate entre os rivais de grupo é sempre bom.

Será o primeiro jogo oficial entre os clubes, só houve um amistoso no passando vencido pelo City por 3-1.

O juiz da partida será o espanhol Carlos Del Cerro Grande que apitará pela quarta vez uma partida, vencemos todas e espero continuar com 100% após o apito final de amanhã.

domingo, 1 de novembro de 2020

City é bi da Copa da Inglaterra

 O Manchester City bateu o Everton em Wembley e assim conquistou de forma consecutiva a Copa da Inglaterra, o placar final foi 3-1 após o 1-1 no tempo normal. Sam Mewis, Georgia Stanway e Jamie Beckie marcaram os gols que deram esse título para o City.

É bom lembrar que esse título é da edição 2019/20 e o primeiro é de 2018/19, então elas jogarão pelo tricampeonato ainda na edição 2020/21, a atual edição já começou, encontra-se ainda nas fase preliminares, demora um tempo para entrarmos, deverá acontecer só em janeiro. Poderia ter sido o quarto título em sequência pois ganhou em 2016/17 ao bater o Birmingham na final, mas em 2017/18 o time ficou pela semifinal ao perder para o Chelsea por 2-0. 

O jogo foi todo nosso, abrimos o placar com Sam Mewis no primeiro tempo, tivemos chances e num lance de escanteio após bela defesa da goleira Ellie Roebuck aconteceu o empate. Depois disso acertamos trave, travessão, a goleira do Everton fez uma senhora defesa no chute de Chloe Kelly. Infelizmente os gols só saíram nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação quando as jogadores com mais gás, que entraram no decorrer do jogo, fizeram a diferença.

Primeiro em grande jogada de Jesse Park, que bolão, Stanway ficou cara a cara com a goleira e não perdoou. Depois foi a vez da Stanway ser a garçonete ao receber a bola e esperar a Beckie passar pelo seu lado e ficar também cara a cara. Título justo e agora é focar no campeonato que o time está apenas em quinto lugar, sete pontos atrás do Arsenal.

E para não esquecer amanhã também poderemos conquistar a Copa da Inglaterra para jovens, jogo às 16:30 contra o Chelsea no CT da seleção inglesa. Mais importante que o título é saber quem jogará porque nos últimos jogos da Liga dos Campeões tivemos que colocar alguns jogadores da base no banco e o importante é ficar de olho no goleiro porque da situação dos dois reservas lesionados no sábado, James Trafford foi para o banco ser reserva do Ederson, ele é o goleiro titular da base.