domingo, 9 de agosto de 2020

Sterling centenário

 Raheem Sterling chegou a uma marca redonda com a camisa do Manchester City num jogo grande, de uma partida grande, aos 8 minutos da partida de sexta feira diante do Real Madrid ele aproveitou a roubada de bola do Gabriel Jesus e o toque para marcar seu centésimo gol pelo time. Com isso ele se tornou apenas o décimo sétimo a marcar 100 ou mais pelo City e o segundo desde 2008/09 para cá, somente Aguero passou e olha que tivemos um Tevez e um Dzeko no elenco, não é fácil passar uma marca dessa. Gabriel Jesus seria o próximo da lista, ainda faltam 32, quem sabe já na próxima temporada ele possa se tornar o décimo oitavo.

Fiz um compilado de informações para não deixar esse feito passar em branco, então vamos lá.

Primeiro a evolução de gols marcados. "Ah, Pellegrini não soube utilizá-lo", bem na primeira temporada do Guardiola ele também não foi bem, mas depois o treinador, com mais tempo para entender como ele joga, conseguiu tirar o melhor dele e, em números absolutos de gols, ele tem dado mais resultado em campo. Primeira vez na carreira que passou de trinta gols por clubes e ainda tem mais um jogo por fazer na temporada, quem sabe pode ter mais dois, mais três....

Aqui é só um gráfico de gols e partidas acumulados durante sua carreira no City. Reconheço que fica numa escala ruim porque a curva de partidas sempre terá uma inclinação maior, a não ser que você se chame Messi ou Cristiano Ronaldo, jogadores que conseguem médias próximas ou maiores de 1 gol por jogo.Aqui mostra uma evolução bem legal, ele tem melhorado a cada temporada desde 2016/17, a primeira temporada do Guardiola, o tempo que ele precisa ficar em campo para marcar um gol. Tirando as duas primeiras temporadas, Sterling precisa de menos de duas partidas para marcar um gol e na atual, quando ele marcou três dos seus 5 Hat Tricks, ele já vai para o intervalo com da segunda partida com um gol na conta.

Ele já enfrentou 51 times e em 37 deles ele fez um gol, pelo menos. O seu pior número é contra o United, em 13 partidas nunca balançou a rede, um dos times que ainda não sofreu gol do Sterling foi o Lyon, isso pode mudar no dia 15.08. Por outro lado Watford e Bournemouth fora os times que mais sofreram com seus gols, pelo menos para a "sorte" deles não há garantia deles o enfrentar porque foram rebaixados para a segunda divisão, apenas nas Copas. Aqui abaixo a lista dos times contra os quais ele mais marcou.

Seria óbvio que o estádio que ele mais fez gols era o Etihad, mas como fiquei com preguiça de filtrar melhor essa informação, deixei desse jeito mesmo. Foi lá que ele fez mais da metade dos 100 gols, seus números são bem equilibradas, não é uma distorção absurda. O estádio do West Ham (onde ele fez 3 gols nessa Premier League) e a nossa segunda casa, Wembley, são os locais fora de Manchester onde ele mais alegrias deu para os torcedores do City.

E para finalizar temos os juízes que mais reiniciaram a partida após Sterling colocar mais um gol na conta. Acho que o número "baixo" de gols marcados com o Michael Oliver no comando se deve a ele ser o juiz dos grandes jogos agora na Premier League, foram cinco jogos do Sterling que ele apitou em 2019/20, dois contra times do Top seis: Liverpool e Tottenham, partidas mais difíceis para, mas ele deixou contra o time de Londres.


Agora vamos ver quando ele entrará no top 10, dois jogadores tem 132 gols (Fred Tilson e Billy Gillespie), se continuar com esses números, logo, logo ele estará lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário