Ontem rolou uma notícia que bombou no mundo inteiro, o craque do Barcelona Lionel Messi apresentou uma carta para o seu time onde mostrava seu interesse em sair do clube. A insatisfação dele já era conhecida e reportada há algumas semanas, desde a goleada para o Bayern ao menos, pelo jornalista brasileiro do Esporte Interativo locado em Barcelona Marcelo Bechler (@marcelobechler). Para colocar um contexto no repórter, ele é o mesmo que avisou da saída do Neymar do Barcelona para o PSG.
Especulações entre City e Messi existem desde 01.09.2008 (alguns dias para completar mais um aniversário desse "brinquedinho de rico", mais de uma década já). Na maior parte das vezes, digamos 99.99%, não havia fundo de verdade nessas especulações, todo mundo sabia que o jogador era do Barcelona e continuaria no clube, essas especulações eram mais para o empresário mostrar que estava vivo, é sempre bom para esses super astros terem o nome na mídia todos os dias, ou colocar uma pressão na diretoria para conseguir melhores condições de trabalho, querer um time melhor, ou a simples cobrança por um aumento salarial. Ontem parece que a coisa ficou bem diferente e o caos foi formado na Catalunha, torcedores do clube foram em frente ao estádio pedir a renúncia do presidente, Josep Maria Bartomeu, foi engraçado porque o Tottenham apareceu nos Trending Topics devido um sujeito foi filmado protestando com a camisa do time de Londres. Vai entender.
Essa cena foi lembrada por alguns torcedores do City como a situação em que o clube mostrou disposição e estava negociando com o Milan para contratar o Kaká, os torcedores do Milan foram em frente a casa do jogador pedir para ele ficar, lembro da notícia do porteiro pedindo silêncio porque era tarde e tinha bebê querendo dormir e conseguiu. Seis meses depois e 20 milhões de euros a menos, o Milan não conseguiu segurar e ele foi para o Real Madrid.
Voltando ao Bartomeu, a situação dele é a pior possível, ele é odiado pela torcida, tem pouco ou nenhum apoio no clube, seja de sócios e pelo visto do jogador mais importante do clube, talvez até da história do clube, e terá eleições em março de 2021, originalmente seria ao final da temporada 2020/21, em junho/julho. Poucas horas da bomba estourar, foi noticiado que o Bartomeu entregou uma carta de renúncia, mas foi negado em pouco tempo. Hoje aqueles jornais de esporte da Catalunha devem estar fervilhando, a cada minuto deverá aparecer um redes sociais um URGENTE (em espanhol Urgente e em catalão, Urgent).
Um ex jogador importante da história do clube, Carles Puyol, tuitou: "Respeito e admiração, Léo. Todo meu apoio, amigo", após a carta ter sido entregue. Em seguida Luis Suarez, grande amigo do Messi e que já foi avisado pelo novo treinador Ronald Koeman que seus serviços não serão mais necessários, respondeu ao Puyol com dois emojis de bater palmas. O clima no Camp Nou parece ótimo, três ídolos dos torcedores mostraram suas posições de enfrentamento em relação a atual diretoria.
O problema para a saída do Messi não é só ele querer, há uma grande dúvida se o clube que quiser contratá-lo terá ou não que pagar a multa rescisória de 700 milhões de euros. Havia uma cláusula de que até certo dia o jogador poderia pedir a rescisão sem que houvesse pagamento, mas como houve toda alteração do calendário por causa da pandemia do Coronavírus, o jogador, e os clubes interessados, argumenta que a FIFA alterou a data final da temporada e por isso ele estaria dentro do prazo dessa quebra unilateral do contrato. Pelo o quê eu entendi, o Barcelona fala que a data era um dia fixo, não era uma variável de "no último dia ou 10 dias depois do encerramento da temporada" o jogador poderia sair sem entrar nada na conta do clube. Nesse primeiro momento ninguém vai dar o braço a torcer e falar que o outro tem razão, mesmo que saiba que o outro tem razão, em negociações ninguém cede de primeira.
Poucos clubes no mundo tem condições de contratar o pacote Messi, mesmo que ele venha de graça, porque o salário dele seria coisa de 50 milhões de euros por ano. No último relatório da Deloitte, com as receitas de todos os clubes, apenas 9 faturaram mais de 500 milhões de euros em 2018/19, e nessa e nas próximas temporadas o dinheiro deve ficar mais curto para muita gente, inclusive no topo. "Ah, vai vender 300 bilhões de camisas por segundo e isso paga o valor investido!". Nem perto, porque apenas uma parte das vendas vai para os clubes e muitos devem pedir adiantamento nos valores dos royalties, tipo o dinheiro das camisas já foi. Tem que ter muitos contratos publicitários, patrocinadores, dinheiro de TV para essa conta fechar.
Há alguns dias saiu notícia que o City estaria batendo os números para saber se seria possível a contratação do Messi. Não levei muita fé, acho que não fui só eu, porque sempre imaginei que o jogador só sairia do Barcelona para se aposentar, mas fiquei pensando agora: "será que o City conseguiu fechar os números e avisou ao Messi para mandar a carta?" Já tem notícia hoje de manhã na Espanha que o City teria condições de contratar mesmo que houvesse algum valor de transferência a ser pago, claro que não 700 milhões, nesse valor só se o Barcelona aceitar um pagamento parcelado a perder de vista, um financiamento imobiliário de 20/30 anos.
A possibilidade de transferência do jogador movimentou com peças brasileiras também. O Alexandre Lozetti do GE falou que Gabriel Jesus estaria na mira do Barcelona para ser o substituto do Suarez, o brasileiro tem 10 anos menos que o uruguaio. Não há uma menção em usar o Gabriel como moeda de troca, ainda mais que pelo Fair Play Financeiro os clubes preferem pagar o valor cheio nessa troca de jogadores por questões contábeis, como no caso do Arthur e Pjianic. Mas a gente pode imaginar que se for do interesse de todas as partes, daria para fazer um rolo (um abraço Queiroz) e fechar essa negociação. Seria legal trocar um jogador de vinte três anos por um de 33? Bem, é o Messi, acho que eu aceitaria.
O Jorge Nicola avisou no seu canal no Youtube que não só o Messi vai, como também já telefonou para o Neymar querendo que eles voltem a ser companheiros como no Barcelona. Conheço o histórico do Nicola e tenho muitas, mas muitas dúvidas mesmo que isso acontecerá. O Neymar vai entrar no último ano de contrato ao final da temporada 2020/21 e por isso o valor de transferência poderia cair absurdamente. Isso acho muito difícil de acontecer, ainda mais que é provável que uma diretoria nova chegue no Barcelona e comece a negociar com ele.
Tem muita coisa surgindo a cada momento, por exemplo, enquanto eu escrevia esse texto surgiu uma especulação que não há mais vontade do Messi ficar em Barcelona, mesmo que Bartomeu passe no RH do clube por livre espontânea pressão, acabou a amizade e ele quer novos ares, sendo que esses novos ares seriam se reencontrar com o Guardiola em Manchester, um grande trunfo nosso, mas gostaria de lembrar que o técnico só tem mais essa temporada de contrato, é bom ficarmos de olho numa renovação ou não.
Vamos ter muitos capítulos nos próximos dias, espero um final feliz, o dia de ontem serviu para esquecer um pouco da novela Koulibaly e focar na novela Messi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário