segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vitória serena.

Com tranquilidade o Manchester City venceu a segunda partida após a retomada do futebol inglês e continua na luta pelo título ( eu tenho que parar de me drogar) já que a vantagem para o Liverpool caiu para "apenas" 20 pontos com oito jogos por acontecer. O City meteu cinco a zero (Foden (2), Mahrez (2) e David Silva) e agora viajará para enfrentar o Chelsea em Londres. Primeiro com as notícias ruins sobre a partida de hoje.

Um avião com os dizeres racistas "White Lives Matter Burnley" sobrevoou o Etihad por 10 minutos a começar um pouco antes do pontapé inicial, quando os jogadores se ajoelharam novamente. Há imagens de whatsapp circulando sobre como os torcedores, alguns, do Burnley agiram para fazer isso, não dá para confiar, pode ser apenas provocação de rede social, então até agora não há ligação direta com os torcedores do time e o clube de Turf Moor atuou rapidamente para condenar essa atitude, caso seja descoberta alguma participação de torcedores do clube, o Burnley já avisou que haverá punição. A questão do Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam) não é para falar que uma raça deve ter privilégios que outra, mas há agressões sistemáticas contra Vidas Pretas, muito nos Estados Unidos e no Brasil, não é uma tentativa de separação, é uma forma de mostrar como são tratadas essas vidas por pessoas no poder e a sociedade. Atualização: O capitão do Burnley, Ben Mee, também condenou a mensagem do avião em entrevista após o jogo.

E a segunda notícia ruim foi Aguero sair minutos antes do intervalo com um problema no joelho, ele tinha sentido isso na tentativa de um chute e a coisa piorou após um choque que causou um "pênalti", já falo sobre essas aspas. Um jornalista muito ligado ao Aguero falou que testes serão realizados amanhã e seria na área do menisco, algo menos sério do que em outra parte do joelho. Talvez perca o jogo diante do Chelsea na quinta, isso é especulação minha, tem que estar pronto para o Newcastle, caso não Liverpool. Atualização: Guardiola falou que Aguero poderá perder a temporada....E lá vai o recorde de 20 ou mais gols em temporadas seguidas se isso acontecer. Força, Aguero.

Como era esperado Guardiola mexeu bastante no time, só três jogadores continuaram titulares: Ederson, Mahrez, grande jogo, e para a minha surpresa o David Silva, que ainda por cima jogou os 90 minutos, mas para quinta eu já tenho dúvida que jogará desde o início. Cancelo voltou ao time, Bernardo Silva jogou na vaga do De Bruyne e Foden ficou mais no lado esquerdo do setor ofensivo. E foi desses dois a combinação do primeiro gol.

Em escanteio curto, Bernardo ficou com a bola e achou Foden na entrada da área para puxar um pouco para o meio e meter um canudo. Com muita gente na sua frente, Nick Pope só conseguiu reagir quando a bola já estava muito perto dele e não deu para impedir. Foi o quê a gente precisava para acabar com o jogo. O time visitante além de limitado no quesito qualidade, também veio limitado para o jogo no assunto jogadores, é permitido cada clube ter nove jogadores no banco agora, eles só tinham 7 com dois goleiros, sendo nenhum o Joe Hart que já deve estar a procura de novo clube, e alguns jogadores da base. A diferença técnica entre os times é gigante e com a gente podendo fazer mais alterações se torna ainda maior, eu cheguei a falar antes do jogo que poderia repetir a palhaçada que foi o 10-1 na Rússia no final de semana.

O segundo gol foi uma pintura do Mahrez porque ele conseguiu bater o impedimento, tinha um jogador do Burnley do outro lado dando condições, após um lançamento do Fernandinho da esquerda de defesa para o lado direito de ataque e o argelino brincou com o seu marcador antes de chutar forte e cruzado de direita, o pé fraco da criança. Poucos minutos depois foi ele o responsável a bater o "pênalti" sofrido pelo Aguero que já estava do lado de fora do campo para o Gabriel entrar. Com dois pênaltis a favor depois da volta, o City converteu os dois. É, realmente o mundo ficou diferente após a Pandemia. Vamos falar do "pênalti".

Primeiro ele veio do VAR, o juiz Andre Marriner não percebeu na hora, foi uma bola rolada para trás do Foden para achar o Aguero e ele chegou antes, mas perdeu o contato com a bola, e o Mee tocou no pé dele. A jogada seguiu, lembro que estava na direita de ataque e foi o Zinchenko a colocar para fora no lado esquerdo para o atendimento, rodou alguns segundos, quase 1 minuto até a bola sair e o juiz de vídeo entrar em ação. o Mee tocou no Aguero? Sim. Eu achei decisivo para ele perder o contato? Não. Gente, se os juízes começarem a marcar isso, teremos uns 300 pênaltis por jogo, como na Inglaterra o árbitro de campo não vai no monitor, fica a critério do cara numa sala com ar condicionado. Não foi esse pênalti que mudou o jogo, que fique registrado isso.

O quarto gol saiu pouco depois da volta do intervalo e com um passe do Foden para quebrar a defesa do Burnley, ele achou o Bernardo que cruzou e David Silva marcou o quê pode ser seu último gol com a camisa do City, foi seu gol de número 75 em 426 jogos, só na Premier League ele tem 90 assistências, com certeza já passou das 100 fácil, fácil pelo City, então é mais fácil para ele dar o passe perfeito do que marcar. Foden, na entrevista na saída do jogo, tentou cavar mais um ano de contrato do D Silva com a gente, quem sabe não consegue hein?

Guardiola começou a mexer mais no elenco colocando Laporte e De Bruyne nos lugares de Fernandinho e Mahrez, respectivamente. E o belga puxou a jogada do quinto gol que contou com uma assistência sem querer do Gabriel após ele errar o chute e a bola cair com açúcar para o Foden marcar o seu segundo gol na partida. Com 64 gols jogos pelo time principal, Foden marcou dois gols em uma mesma partida pela segunda vez e já tem 13, mais gols que Georgios Samaras em menos jogos (12 gols em 65). Lembranças dolorosas que fortalecem o espiríto.

Ainda deu tempo de Sané entrar no lugar do melhor em campo Foden, e o alemão tentou criar, chutar, deixar sua marca nos minutos finais, mas não foi dessa vez. Deve entrar aos poucos, mas como os três próximos jogos são meio que importantes (Chelsea, Newcastle pela Copa, e Liverpool) talvez não seja titular. E o Sané parece mais forte também. 

Como Guardiola fez quatro alterações em três momentos diferentes, ele não poderia mexer uma quinta vez e o jogo foi caminhando para uma troca de passes sem muita finalidade. O City, pelo segundo jogo seguido, conseguiu vencer e poupar os jogadores, que terão pouco tempo para recuperar a forma, mas pelo menos com o grande rodízio teremos muitos aptos para jogar como o Walker, Laporte, De Bruyne e Sterling.

Para o Liverpool ser campeão na próxima rodada e receber a Guarda de Honra no Etihad na rodada seguinte, precisará vencer o Crystal Palace em Anfield e torcer para o Chelsea roubar pontos da gente no dia seguinte. Se houver empate na quarta, o City poderá até perder para o Chelsea, mas como ficará com 21 pontos a menos em sete jogos, tem chance (hahahahahahaha) de conquistar o título se vencer todas e o Liverpool perder todas. É molinho para  a gente.

Informações da partida:




Nenhum comentário:

Postar um comentário