domingo, 28 de junho de 2020

City avança na Copa da Inglaterra

Em jogo bastante tranquilo, o Manchester City bateu o Newcastle fora de casa e se tornou o último semifinalista conhecido da Copa da Inglaterra e continuará sua defesa do título no dia 18 ou 19 de julho, mesmo dia que enfrentaria o Watford nos arredores de Londres, como as semi serão em Wembley, manda um time alternativo para Vicarage Road. O placar final foi 2-0, gols de De Bruyne (p) e Sterling, e o próximo jogo será na quinta contra o Liverpool.

A única surpresa para mim na escalação do time titular foi o Mendy ser mantido na lateral esquerda, é muito complicado confiar nele, hoje não comprometeu. Guardiola escalou o time mais forte possível e colocou o meio de campo com Gundogan, De Bruyne e David Silva com Sterling, Mahrez e Gabriel na frente desse pessoal. Foi interessante ver como o De Bruyne se posicionou no jogo, ele não estava tão avançado quanto eu esperaria, ele fazia a função de primeiro volante para buscar a bola e na hora que o time defendia Gundogan chegava mais perto dele.

O jogo foi todo nosso, o único chute certo do Newcastle ao gol foi tão fraco que eu fiquei com medo apenas do Bravo deixar passar por debaixo da perna por falta de reflexo num chute naquela velocidade. O estádio do Newcastle, como todos, estava vazio e é feio demais ver futebol assim, não sei como vai funcionar para a temporada que vem, essa agora o pessoal quer acabar logo por causa de grana, então vão empurrando de qualquer jeito, não sei se os torcedores e a própria TV irão fazer para 2020/21.

O primeiro gol do jogo saiu de um lance, sendo educado, burro do zagueiro do time da casa: ele empurra duas vezes o Gabriel por um cruzamento que estava muito mais alto que ele. No primeiro empurrão, o Gabriel ficou em pé ainda, um pouco desequilibrado, mas em pé, mesmo assim o cara insistiu e foi mais ostensivo porque dá para ver claramente o movimento dos braços dele, nesse segundo empurrão o Gabriel caiu e o Lee Mason marcou. Depois do retorno do futebol esse é o terceiro pênalti a nosso favor e o terceiro convertido, o segundo do De Bruyne que assumiu a responsabilidade. O quê já estava complicado para o Newcastle, ficou ainda mais.

O Steve Bruce escalou um time com um poste na frente, o Andy Carroll, e só dava bicão para a frente para disputar com a zaga. O Laporte sofreu com isso, não na questão ganhar ou perder bola, mas com os braços, cotovelos e cabeça do Carroll o atingindo constantemente, tomou um cartão amarelo eventualmente no segundo tempo. A única chance real para o Newcastle marcar, poderia ser o gol de empate e logo depois o jogo ficou 2-0 foi em uma saída errada nossa.

A câmera estava no Otamendi, ele tocou errado, só que o diretor mudou a câmera e de repente a bola estava na nossa área, o time correndo todo desorganizado e Otamendi foi tentar marcar o Dwight Gayle e escorregou, a nossa sorte foi que o Gayle, eu acho que estava na pequena área, colocou por cima do travessão. Mais um erro do Otamendi em saída de bola fácil, como contra o Norwich, só que dessa vez não saiu o gol dos caras. Stones e Harwood-Bellis estavam no banco, não acho que o primeiro tinha condições e o segundo experiência para entrar nesse tipo de jogo, o Fernandinho suspenso e o Eric Garcia ainda fora, sobrou para o Otamendi que poderia ter prejudicado muito o time.

Para marcar o segundo gol do City, a jogada saiu da defesa num lançamento logo do Laporte da esquerda para a direita, como o Fernandinho faz, para achar o Foden na intermediária do Newcastle, o inglês que entrou no segundo tempo carregou a bola até encontrar o Sterling, que fez aquela jogada típica dele, puxar da esquerda para o meio e chutar em curva, hoje a bola entrou, na quinta feira eu tinha comentado que em 2017/18, o chute dele entraria, não entrou naquele dia, tomara que hoje tenha sido o ponto inflexão para os chutes dele.

O jogo caminhou para o fim sem problema e mais uma vez o Sané não entrou, mesmo com uma alteração por fazer. Quem sabe contra o Liverpool ele ganhe uma chance, o Guardiola quer vender que o time ainda briga para garantir o segundo lugar, mesmo tendo oito pontos de vantagem para o Leicester, a diferença entre o segundo e o terceiro lugares é coisa de quase dois milhões de libras, é dinheiro para contratação né?

O sorteio das semi finais foi realizado no intervalo do nosso jogo e haverá um confronto Londres versus Manchester: United contra Chelsea e Arsenal pegará o City, seremos visitantes em Wembley, jogamos tem 10 dias contra eles e ganhamos de 3-0. Veremos se eles terão evoluído ou não. Data ainda será confirmada.

Em informações do nosso adversário na Liga dos Campeões, o Real Madrid ganhou do Espanyol fora de casa por 1-0, gol do Casemiro nos acréscimos do primeiro tempo. Não vi o jogo, mas scout mostra seis chutes do Real contra o lanterna do torneio. Conseguiram abrir dois pontos do Barcelona, mas vão ter que suar pelo visto para garantir o título espanhol, isso pode ser bom para a gente, teremos jogadores mais descansados.

Informação da Partida:

sábado, 27 de junho de 2020

Copa da Inglaterra - Newcastle Vs Man City

Pronto! Teremos o primeiro jogo sério dessa volta da temporada inglesa, a primeira final, como o Guardiola falou na coletiva antes do jogo contra o Chelsea. Será o jogo de encerramento dessa fase de quartas de final da Copa da Inglaterra e jogaremos fora de casa. A partida começará às 14:30 e será transmitida pelo serviço de streaming DAZN

Os dois times vem de resultados ruins na última rodada do inglês, o Manchester City perdeu fora de casa para o Chelsea e o Newcastle sofreu o empate nos minutos finais em casa para o Aston Villa, time que luta para não cair e que perdeu nessa rodada. E ambos estão sem muito o quê fazer no campeonato, então deve ter ficado focados nessa partida.

Essa será a segunda partida dos times na temporada, ainda faltará o jogo de volta do campeonato no Etihad, no jogo no St James Park, ficamos no empate em 2-2 e o City chegou a ficar duas vezes na frente no placar com o De Bruyne fazendo um golaço no 2-1, mas um erro do Mendy proporcionou ao Newcastle chegar novamente a igualdade. E esse é o ponto: bobeadas do lateral permitiram ao City perder muitos pontos no campeonato, esse citada acima, diante do Wolves e a mais recente uma falha imensa na quinta feira, só tinha ele e o Gundogan na bola, o alemão apontando alguma coisa para o outro lado e o Mendy, eu tenho quase certeza de direita, tira a bola do companheiro e entrega para o jogador do Chelsea. A cabeça do Guardiola deve ter fervilhado nessa hora, saída ou não do Mendy dependerá de como o City poderá ir ao mercado nessa próxima janela, se fala muito em um zagueiro, que será caro, e também falam em um meia para o lugar do David Silva, nessa aí eu já tenha mais dúvida, acredito muito no Foden com muito mais minutos no time titular.

Por falar nele, o meia ficou de fora da última partida, mas já treinou com elenco e poderá ser utilizado pelo Guardiola, não sei se como titular. A partida é importantíssima então não ficaria surpreso que David Silva, jogou apenas alguns minutos na quinta, e De Bruyne sejam os titulares, depois disso o time terá um tempo maior de descanso porque a próxima partida será apenas na quinta feira, dia 02.07. Além de Foden, o goleiro Bravo e o zagueiro Stones voltaram a treinar na sexta feira, não sei qual é a condição deles para começarem como titulares, o Bravo sempre é titular nas copas, mas é preciso ver como está sua condição física, se não está muito lento porque ele não joga tem mais de 100 dias (deve ser bem mais) e se goleiro falhar, ferrou, não tem muita gente para safar a cara dele não, só se o Walker estiver em campo para ligar o turbo.

Atualização: Stones está fora do jogo de amanhã e Foden ficou de fora da partida contra o Chelsea porque teve um problema ainda antes de marcar contra o Burnley. 

Por falar nele, é possível que seja o titular novamente porque nada foi citado sobre a condição do Cancelo que não viajou para Londres, como só falaram o nome do Bravo, Stones e Foden na divulgação do próprio clube é bem capaz dele ficar de fora. Eric Garcia é outro jogador que esteve ausente contra o Chelsea, domingo completará o tempo máximo do protocolo de concussão, dez dias, vou deixar ele ainda como dúvida porque eu não vi coletiva do Guardiola para esse jogo. Quem é ausência certa é o Fernandinho e ele ficará de fora pelos dois próximos jogos (Newcastle e Liverpool) pela expulsão diante do Chelsea. Não sei se ele está perdendo esses jogos por atitude do jogo de quinta e entenderam que ele merecia dois jogos ou porque é a segunda expulsão na Premier League, acho mais provável essa, com isso é menos gente para o rodízio. Ele não recebeu três jogos de suspensão pelo vermelho direto porque não foi uma jogada violenta.

Com Aguero começando o processo de recuperação, Gabriel Jesus deve começar como titular amanhã, não aconteceu isso na quinta, o Guardiola preferiu mesmo um falso nove, que muitas das vezes pareceu o Bernardo, deu certo contra o United na Copa da Liga, naquele vareio de 3-1 em Old Trafford, dessa vez não deu. E também tem aquilo, o City via esse jogo da Copa da Inglaterra como o mais importante e só tinha um atacante liberado para o jogo, pode ter sido por isso que preferiu deixar o Gabriel no banco. Os três meninos do banco de Stamford Bridge podem ganhar mais uma oportunidade no banco: Harwood-Bellis, Tommy Doyle e Cole Palmer devem completar os 20 selecionados, acho que até o final da temporada o Palmer fará sua estreia oficial pelo City, tem muito jogo morto para isso.

Depois de três vitórias seguidas contra o Newcastle, o City enfrenta uma seca de dois jogos sem ganhar, uma derrota e um empate, ambas as partidas fora de casa, como a de amanhã. O time de Steve Bruce está cheio de dúvidas e jogadores no departamento médico, Isaac Hayden e Matt Ritchie farão o famoso teste no vestiário, assim como Matty Longstaff, já seu irmão, Sean, Florian Lejeune e Ciaran Clark parecem que ficaram de fora desse jogo.

O sorteio das semi finais, os dois jogos em Wembley, será realizado no intervalo da nossa partida e somente uma pessoa puxará as bolas dos times mandantes e visitantes para ter o distanciamento social, e o escolhido para a tarefa será o grande Alan Shearer, o maior goleador da Premier League e sétimo maior da seleção inglesa. A bolinha do confronto do jogo do City é a número 2. Sheffield e Arsenal, bola 1, Leicester e Chelsea, 4 e o United é a bola 3.

No único jogo de hoje o United venceu o Norwich por 2-1 na prorrogação, gol aos 118, por pouco não temos pênaltis. As partidas serão decididas em jogo único, caso tenhamos empate nos 90 minutos, serão mais 30 para decidir quem avança e se a igualdade for mantida, pênaltis. Cinco alterações serão permitidas nos 90 minutos, nos mesmos moldes da Premier League, e em caso de prorrogação os times ganharão mais uma. Como não tem nada muito importante daqui para frente até agosto, não tem problema de jogarmos a prorrogação não, mais 30 minutos de futebol e sempre bom porque assim também evita de eu mudar para o jogo do Vasco às 16 horas.

Vamos ganhar para apagar o resultado ruim em Londres assim estaremos na semi final nos dias 18 ou 19 de julho. Iremos mais uma vez para o Wembley?

Man City vs Newcastle (desde 1992):

A última vez que jogamos contra eles pela Copa da Inglaterra foi como visitantes em perdemos por 1-0 em fevereiro de 2002. E o último título deles na Copa da Inglaterra foi em 1954/55, vitória de 3-1 em cima do Manchester Ci....deixa para lá.

E a última vez que o City levantou a taça foi na edição 2018/19, também conhecida como a última, o time tentará manter o caneco no Etihad.

                                      





Jogadores suspensos ou pendurados: Como dito o Fernandinho está suspenso por dois jogos, esse será o primeiro, e o Mahrez tomou um amarelo na partida das oitavas de final contra o Sheffield Wednesday, se tomar outro perderá a semi final, a data de corte é as quartas porque ninguém perderá a final por acúmulo de cartões em jogos diferentes.

Juiz da Partida: Lee Mason - Apitou cinco jogos nossos na temporada, só vitória, inclusive um jogo da Copa da Inglaterra (Port Vale 4-1) e a final da Copa da Liga (Aston Villa 2-1). O outro jogo da Copa da Inglaterra nosso que apitou foi um 2-0 sobre o Cardiff com o Sané sendo caçado em campo.


quinta-feira, 25 de junho de 2020

City perde.

Acabou o campeonato inglês com a derrota do City por 2-1 para o Chelsea.

Volto com o pré jogo para a Copa da Inglaterra, esse sim o campeonato importante.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

EPL # 31 - Chelsea Vs Man City

O Manchester City tentará sua terceira vitória seguida na Premier League nessa quinta feira, o adversário será o Chelsea na casa deles em Londres. O jogo está marcado para às 16:15 com transmissão dos canais ESPN. Essa é a última partida antes de enfrentar o Newcastle pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, no momento o time do norte da Inglaterra está em campo contra o Aston Villa (0-0 no intervalo) e parece com força máximo, eles tem uma vantagem para a zona de rebaixamento de 11 pontos, talvez o técnico quer dar condicionamento.

Pep Guardiola deu sua entrevista pré jogo hoje com a primeira pergunta sobre o Aguero e o técnico respondeu que na quinta o jogador faria a cirurgia, mas para quem acompanha esse blog, pode se lembrar do post abaixo que comentei que se a previsão oficial era para o dia X, não seria estranhar que ocorresse no X menos 1 e isso aconteceu. Aguero já postou foto na cama após a cirurgia em Barcelona e começará o processo de recuperação com a meta para a partida diante do Real Madrid.

Uma coisa que me chamou atenção na coletiva foi a sinceridade do Pep sobre as próximas partidas, ele costuma sempre ser perguntado sobre partidas mais adiantes no campeonato, jogos mais complicados e ele foge pela tangente sempre com a resposta de pensar e focar no jogo que irá acontecer primeiro. Hoje nem tentou esconder, falou que o foco é a partida contra o Newcastle porque é uma final, ele sabe da importância e dos desafios que será enfrentar Chelsea e Liverpool em jogos seguidos, mas também sabe que esses jogos só servirão para garantir mais pontos e classificação matemática para uma Liga dos Campeões se o clube não for punido. É algo que eu já digo desde o retorno e que todo mundo já sabe, Guardiola só comunicou oficialmente para a gente.

John Stones está fora da partida de amanhã, ele já voltou aos treinamentos, não a intensidade necessária e deverá estar apto para jogar nos próximos jogos. Claudio Bravo já voltou a treinar, parece mais intenso o dele. Nessa primeira parte da coletiva não se falou do Eric Garcia, se seguir o protocolo de concussão deverá perder essa partida, já que são de sete a 10 dias quando é declarado que o jogador sofreu uma concussão. Dito isso, se o Bravo voltar e o Guardiola não quiser colocar dois goleiros no banco, se abre oportunidade para um jogador da base que treina com o elenco principal ficar entre os vinte selecionados da partida (capaz de sabermos com antecedência porque com esse protocolo de viagens deve se limitar ao máximo o número de jogadores e funcionários que se desloca para os jogos), ontem vi nas fotos divulgadas pelo City o Felix Nmecha e o Cole Palmer, e hoje novamente vi o Palmer, ele é atacante, quem sabe poderá ser um reserva para o Gabriel. Falando nessa posição.

Para quem acompanha o City já sabe que alguns jogadores, fora da dupla Aguero e Gabriel, poderiam jogar de falso nove numa necessidade, ontem eu citei o Sterling, Bernardo Silva e De Bruyne, só que o treinador veio com um nome novo na coletiva: ele tirou o belga e colocou o nome do Gundogan e todos ficamos "como?". Eu não tenho absolutamente nada contra o Gundogan, vi muita conta no Twitter descascando ele, não entendo isso. Não é o jogador mais brilhante tecnicamente do time, mas sofrer corneta pesada dos torcedores do City eu achei demais. Mas voltando ao assunto falso nove, eu não vejo ele com essas características ou de tentar fazer o pivô ou abrir espaços para os jogadores, vejo mais como um jogador que carrega a bola e chega de trás batendo.

Há algumas semanas o Fernandinho deu uma entrevista para a Nadja Mauad e falou sobre a tentativa de cavar uma vaguinha para jogar de atacante, bem é agora, campeão. Se até o nome do Gundogan foi citado nessa possibilidade de jogar nessa posição, eu não vejo porque não chegar perto do professor Guardiola e falar que é usa hora de brilhar como atacante matador. Laporte e Otamendi na defesa e Fernandinho entre os zagueiros, mas do outro lado do campo.

Pelo lado do Chelsea, Frank Lampard não poderá contar com Fikayo Tomori e Callum Hudson-Odoi com o time sendo basicamente o quê esteve a disposição do treinador na partida contra o Aston Villa. William e Pedro assinaram uma extensão de curto prazo, mas não sei se treinavam com o elenco para saber se eles tem condições físicas para jogar. O Chelsea luta por uma vaga na Liga dos Campeões na temporada que vem, com a vitória do United sobre o Sheffield eles tem apenas dois pontos de gordura, então o jogo de amanhã é bem importante. E o time ainda está na Copa da Inglaterra e terá um jogo bem complicado contra o terceiro lugar no campeonato, Leicester. Esse jogo parece que será o melhor para se ver nessa rodada da Copa.

O Liverpool entra em campo daqui a pouco contra o Crystal Palace e poderá garantir o título nessa rodada. Após o resultado final eu venho aqui para atualizar o quê precisa acontecer para eles jogarem contra o City na semana que vem como campeões. E o Newcastle ficou no empate em 1-1 contra o Villa, fez 1-0 aos 68 só que levou o gol aos 83. Ruim para eles, péssimo para o time de Birmigham.

Atualização: O Liverpool meteu 4-0 no Crystal Palace e só precisa que o City não vença o Chelsea amanhã, resultado nada fora do normal, e receberá a Guarda de Honra no Etihad, Guardiola já disse que faria isso. Mas se a gente puder atrapalhar em duas rodadas eu não acho ruim não.

Man City Vs Chelsea (desde 1992):





Jogadores suspensos ou pendurados: Não há.

Juiz da partida: Stuart Attwell - 16 jogos nessa edição da Premier League com 2 vermelhos e 70 amarelos. O último jogo que apitou do City foi na temporada 2018/19 em fevereiro contra o West Ham no Etihad (1-0 para a gente). Esse será o primeiro jogo do City dele contra um time do grupo dos seis grandes e Guardiola está com 100% de aproveitamento com ele no comando.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Aguero não joga mais...na Premier League

A notícia acabou não sendo muito boa, apesar dos relatos iniciais que não seria algo tão sério, realmente não é tão grave, mas é chato perder o Sergio Aguero pelas próximas 5 a 7 semanas: o jogador teve um problema no joelho no jogo de ontem e talvez precisará sofrer uma cirurgia, ele viajou para Barcelona onde terá uma consulta com o médico de confiança do Guardiola, Doutor Ramon Cougat, acho que desde que Guardiola chegou no City somente Leroy Sané não foi atendido por ele nesses procedimentos mais graves, aquela forçada a mais para sair do clube.

Mais cedo se chegou a especular que já teria cirurgia marcada para quinta ou sexta feira, no passar do dia isso mudou. Não seria estranho para mim, ser necessária a operação e o médico realizar logo, isso já aconteceu com outro jogador do City que a imprensa especulava que seria um dia, acabou sendo alguns dias antes. Se realmente isso acontecer a expectativa é ter Aguero de volta para as oitavas de final da Liga dos Campeões, ou seja, após a temporada inglesa terminar, o último jogo antes dos clubes focarem apenas nas competições europeias seria a Copa da Inglaterra em 01.08.2020, isso se tudo ocorrer bem em relação a Pandemia. Não quero ser estraga prazeres, mas hoje li que dois distritos (seriam cidades no Brasil?) na Alemanha foram ordenados a entrar em LockDown por causa de 1.500 casos nos abatedouros da região. O bizarro que na mesma notícia da Al Jazeera fala sobre a obrigação por ordem judicial do presidente Jair Bolsonaro usar máscara em público, que a fase a nossa.

Voltando ao assunto, o City quer tentar ter o atacante em campo para o jogo diante do Real, ainda sem lugar definido (assim como o jogo contra o Liverpool na semana que vem), acho que é mais para ter opção mesmo no banco porque na partida de ida fomos de Gabriel e não acredito que o Guardiola vai abrir mão de uma marcação na saída de bola que o brasileiro oferece bem mais que o Aguero. Se ficar de fora nesse tempo todo, a vaga de Aguero poderá ser preenchida pelo Gabriel e Sterling, isso no time titular, talvez possa estar maluco, mas lembro que em momentos de algumas partidas eu já vi o De Bruyne ou Bernardo como falsos 9, isso em situações extraordinárias dentro do jogo, de início só me lembro das duas primeiras opções. Usar algum jogador da base talvez só nas rodadas finais, para dar um gostinho para eles já que tem alguns treinando com o time titular.

Para o jogo de quinta feira, teremos a coletiva amanhã e poderemos saber mais da situação de alguns jogadores. Bravo e Stones tinham problemas nas costas e tornozelo, respectivamente, se o inglês voltar será ele que assumirá a vaga aberta pelo Aguero nos 20 selecionáveis da partida. Eric Garcia iria ficar de sete a 10 dias fora no protocolo de concussão, o jogo contra o Arsenal foi numa quarta, então talvez perca esse jogo. Se nenhum desses três estiveram prontos, eu acho que só sobrará jogador da base para completar o banco: Cole Palmer é um atacante e está treinando com o time, assim como o Felix Nmecha, não sei se o Liam Delap está em Manchester, ele joga pela base inglesa, possivelmente não saiu do país na quarentena. Tommy Doyle e Taylor Harwood-Bellis não se oferecem como opções ofensivas e também não sei se o meia espanhol Adrián Bernarbé ficou por por Manchester. Amanhã a gente consegue algumas informações sobre isso.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vitória serena.

Com tranquilidade o Manchester City venceu a segunda partida após a retomada do futebol inglês e continua na luta pelo título ( eu tenho que parar de me drogar) já que a vantagem para o Liverpool caiu para "apenas" 20 pontos com oito jogos por acontecer. O City meteu cinco a zero (Foden (2), Mahrez (2) e David Silva) e agora viajará para enfrentar o Chelsea em Londres. Primeiro com as notícias ruins sobre a partida de hoje.

Um avião com os dizeres racistas "White Lives Matter Burnley" sobrevoou o Etihad por 10 minutos a começar um pouco antes do pontapé inicial, quando os jogadores se ajoelharam novamente. Há imagens de whatsapp circulando sobre como os torcedores, alguns, do Burnley agiram para fazer isso, não dá para confiar, pode ser apenas provocação de rede social, então até agora não há ligação direta com os torcedores do time e o clube de Turf Moor atuou rapidamente para condenar essa atitude, caso seja descoberta alguma participação de torcedores do clube, o Burnley já avisou que haverá punição. A questão do Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam) não é para falar que uma raça deve ter privilégios que outra, mas há agressões sistemáticas contra Vidas Pretas, muito nos Estados Unidos e no Brasil, não é uma tentativa de separação, é uma forma de mostrar como são tratadas essas vidas por pessoas no poder e a sociedade. Atualização: O capitão do Burnley, Ben Mee, também condenou a mensagem do avião em entrevista após o jogo.

E a segunda notícia ruim foi Aguero sair minutos antes do intervalo com um problema no joelho, ele tinha sentido isso na tentativa de um chute e a coisa piorou após um choque que causou um "pênalti", já falo sobre essas aspas. Um jornalista muito ligado ao Aguero falou que testes serão realizados amanhã e seria na área do menisco, algo menos sério do que em outra parte do joelho. Talvez perca o jogo diante do Chelsea na quinta, isso é especulação minha, tem que estar pronto para o Newcastle, caso não Liverpool. Atualização: Guardiola falou que Aguero poderá perder a temporada....E lá vai o recorde de 20 ou mais gols em temporadas seguidas se isso acontecer. Força, Aguero.

Como era esperado Guardiola mexeu bastante no time, só três jogadores continuaram titulares: Ederson, Mahrez, grande jogo, e para a minha surpresa o David Silva, que ainda por cima jogou os 90 minutos, mas para quinta eu já tenho dúvida que jogará desde o início. Cancelo voltou ao time, Bernardo Silva jogou na vaga do De Bruyne e Foden ficou mais no lado esquerdo do setor ofensivo. E foi desses dois a combinação do primeiro gol.

Em escanteio curto, Bernardo ficou com a bola e achou Foden na entrada da área para puxar um pouco para o meio e meter um canudo. Com muita gente na sua frente, Nick Pope só conseguiu reagir quando a bola já estava muito perto dele e não deu para impedir. Foi o quê a gente precisava para acabar com o jogo. O time visitante além de limitado no quesito qualidade, também veio limitado para o jogo no assunto jogadores, é permitido cada clube ter nove jogadores no banco agora, eles só tinham 7 com dois goleiros, sendo nenhum o Joe Hart que já deve estar a procura de novo clube, e alguns jogadores da base. A diferença técnica entre os times é gigante e com a gente podendo fazer mais alterações se torna ainda maior, eu cheguei a falar antes do jogo que poderia repetir a palhaçada que foi o 10-1 na Rússia no final de semana.

O segundo gol foi uma pintura do Mahrez porque ele conseguiu bater o impedimento, tinha um jogador do Burnley do outro lado dando condições, após um lançamento do Fernandinho da esquerda de defesa para o lado direito de ataque e o argelino brincou com o seu marcador antes de chutar forte e cruzado de direita, o pé fraco da criança. Poucos minutos depois foi ele o responsável a bater o "pênalti" sofrido pelo Aguero que já estava do lado de fora do campo para o Gabriel entrar. Com dois pênaltis a favor depois da volta, o City converteu os dois. É, realmente o mundo ficou diferente após a Pandemia. Vamos falar do "pênalti".

Primeiro ele veio do VAR, o juiz Andre Marriner não percebeu na hora, foi uma bola rolada para trás do Foden para achar o Aguero e ele chegou antes, mas perdeu o contato com a bola, e o Mee tocou no pé dele. A jogada seguiu, lembro que estava na direita de ataque e foi o Zinchenko a colocar para fora no lado esquerdo para o atendimento, rodou alguns segundos, quase 1 minuto até a bola sair e o juiz de vídeo entrar em ação. o Mee tocou no Aguero? Sim. Eu achei decisivo para ele perder o contato? Não. Gente, se os juízes começarem a marcar isso, teremos uns 300 pênaltis por jogo, como na Inglaterra o árbitro de campo não vai no monitor, fica a critério do cara numa sala com ar condicionado. Não foi esse pênalti que mudou o jogo, que fique registrado isso.

O quarto gol saiu pouco depois da volta do intervalo e com um passe do Foden para quebrar a defesa do Burnley, ele achou o Bernardo que cruzou e David Silva marcou o quê pode ser seu último gol com a camisa do City, foi seu gol de número 75 em 426 jogos, só na Premier League ele tem 90 assistências, com certeza já passou das 100 fácil, fácil pelo City, então é mais fácil para ele dar o passe perfeito do que marcar. Foden, na entrevista na saída do jogo, tentou cavar mais um ano de contrato do D Silva com a gente, quem sabe não consegue hein?

Guardiola começou a mexer mais no elenco colocando Laporte e De Bruyne nos lugares de Fernandinho e Mahrez, respectivamente. E o belga puxou a jogada do quinto gol que contou com uma assistência sem querer do Gabriel após ele errar o chute e a bola cair com açúcar para o Foden marcar o seu segundo gol na partida. Com 64 gols jogos pelo time principal, Foden marcou dois gols em uma mesma partida pela segunda vez e já tem 13, mais gols que Georgios Samaras em menos jogos (12 gols em 65). Lembranças dolorosas que fortalecem o espiríto.

Ainda deu tempo de Sané entrar no lugar do melhor em campo Foden, e o alemão tentou criar, chutar, deixar sua marca nos minutos finais, mas não foi dessa vez. Deve entrar aos poucos, mas como os três próximos jogos são meio que importantes (Chelsea, Newcastle pela Copa, e Liverpool) talvez não seja titular. E o Sané parece mais forte também. 

Como Guardiola fez quatro alterações em três momentos diferentes, ele não poderia mexer uma quinta vez e o jogo foi caminhando para uma troca de passes sem muita finalidade. O City, pelo segundo jogo seguido, conseguiu vencer e poupar os jogadores, que terão pouco tempo para recuperar a forma, mas pelo menos com o grande rodízio teremos muitos aptos para jogar como o Walker, Laporte, De Bruyne e Sterling.

Para o Liverpool ser campeão na próxima rodada e receber a Guarda de Honra no Etihad na rodada seguinte, precisará vencer o Crystal Palace em Anfield e torcer para o Chelsea roubar pontos da gente no dia seguinte. Se houver empate na quarta, o City poderá até perder para o Chelsea, mas como ficará com 21 pontos a menos em sete jogos, tem chance (hahahahahahaha) de conquistar o título se vencer todas e o Liverpool perder todas. É molinho para  a gente.

Informações da partida:




sábado, 20 de junho de 2020

EPL # 30 - Man City Vs Burnley

Na segunda feira o Manchester City receberá mais uma vez num Etihad vazio um jogo da Premier League e o adversário será o Burnley de Sean Dyche. Essa partida está marcada para começar às 16 horas, horário de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN.

Eu sabia que teríamos uma maratona de jogos para terminar a temporada inglesa, mas só hoje percebi que teremos rodada no meio de semana também, quando iremos até Londres para jogar no Stamford Bridge na quinta feira, na minha cabeça teríamos uma semana livre para nos prepararmos para pegarmos o Newcastle na Copa da Inglaterra no domingo dia 28. Dito isso fica cada vez mais provável que o City sofrerá um caminhão de mudanças para segunda, com a ausência do David Silva do time titular sendo a aposta mais fácil de se fazer, por causa da idade, pouco tempo de recuperação e o adversário, teoricamente não sendo o mais difícil do mundo.

Ao contrário do David, Fernandinho e Aguero, também acima dos trinta, devem ser titulares já que entraram nos minutos finais contra o Arsenal e precisam, como todo os outros jogadores, ganhar ritmo de jogo, espero que o Aguero ganhe ritmo marcando gols porque deu um azar que o Leno salvou o chute dele, foi bom para o Foden que acompanhou a jogada e marcou mais uma vez pelo City e muito se especula dele ser titular, só que ele vai sofrer na imposição física do time do Burnley, que costuma jogar pouco com a bola e ter uns jogadores bem fortes, como ele é nosso titular sempre em jogos das Copas, ainda mais das fases iniciais, já deve estar acostumado com esse tipo de jogador nos seus calcanhares.

Pela coletiva do Guardiola três jogadores não ficarão nem no banco nessa partida: Stones, Bravo e Eric Garcia. O Stones tem um problema no tornozelo, o goleiro nas costas e só voltará a correr com os outros jogadores nos próximos dias, será que estará pronto para o jogo da Copa? Ele costuma ser o titular. E na coletiva o treinador falou sobre a situação contratual dele, assim como David Silva, Bravo ficará até o encerramento da temporada. Isso é importante porque muitos jogadores que tem o final de contrato nesse mês já avisaram que não assinarão a extensão, sei do Timo Werner, do Cavani e tem outro jogador do PSG nessa leva, esses caras não querem se machucar já com a cabeça nos seus novos clubes. 

O Eric Garcia, por causa do protocolo de concussão após o choque com o Ederson, está fora desse jogo. O mistério para mim é a participação ou não do Cancelo, na primeira parte da coletiva nada foi dito sobre o seu nome e tem muita especulação que ele quer sair. Se tiver condições de jogo eu acho que a defesa para enfrentar o Burnley será completamente diferente em relação a partida de volta do campeonato com Walker, Garcia, Laporte e Mendy dando lugar para Cancelo, Fernandinho, Otamendi e Zinchenko, não acho que ninguém, exceção ao Ederson, começará como titular. Pensando com calma, teremos mais de um titular em duas partidas seguidas.

Mesmo que Sané, isso aqui é uma novela, jogue, precisará alguém fazer a outra ponta no ataque ou vai colocar alguém da base em campo? Essa segunda opção realmente eu duvido. E tem esse fato do Sané jogar ou não, eu tinha expectativa dele jogar os minutos finais contra o Arsenal, mas o Guardiola preferiu colocar o Aguero mesmo na última alteração. Além disso foi dito pelo treinador que o jogador não quer ficar, já negou três contratos de extensão, agora só resta saber se sairá nessa janela ou na próxima, com o Bayern estando com uma grande vantagem para contratá-lo.

Eu acho que o Guardiola vai usá-lo sim, seja para conseguir rodar o elenco e poupar alguns jogadores, seja para usar a qualidade do Sané, seria um desperdício deixá-lo apenas no banco nesses jogos finais, para mim o Guardiola deve pensar "já que está aqui, vou usar mesmo para EU e City conseguirmos mais títulos, quando acabar a temporada ele mete o pé".

O Burnley não tem muito o quê fazer na temporada, talvez lutar por uma vaga nas primeiras fases classificatórias da Liga Europa, eles estão em décimo lugar, a três pontos do oitavo lugar que poderá render essa vaga na competição, fora isso, já caiu na Copa da Inglaterra. E eles estão na pior situação de todos os times porque jogaram o último jogo do sábado antes da suspensão do campeonato por causa da pandemia e serão os últimos a entrarem em campo nessa rodada, 105 dias entre partidas. A gente, pelo menos, jogou na quarta feira.

Eles tem três problemas físicos para o jogo: os atacantes Chris Woods e Ashley Barnes, os dois maiores goleadores do time no campeonato, e Johann Berg Gudmundsson. Ainda tem o Jeff Hendrick, mas a dúvida aqui é por causa de questões contratuais já que o contrato terminará daqui a 10 dias. Pode ser que um time já limitado seja mais limitado ainda por questões de jogadores e físicas.

Com o empate do Leicester contra o Watford, se o City vencer abrirá nove pontos do terceiro colocado, então cada vez mais fica claro que a Premier League será a nossa pré temporada para a Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões. E tem mais, se não formos punidos pela UEFA, o empate do Tottenham contra o United deixou o nossa rival, quinto colocado, quatorze pontos atrás com oito jogos por fazer. Guardiola tem colocar na cabeça dos jogadores que eles precisam jogar bola para ajudar os amiguinhos De Bruyne e Aguero com os recordes deles, só para tentar animar essa reta final.

Man City vs Burnley (desde 1992): Guardiola, como técnico do City (vai que ele enfrentou o Burnley pelo Barcelona ou Bayern) enfrentou o Burnley 9 vezes, todas com o Sean Dyche no comando, e venceu 8 com um empate, marcou 27 gols e sofreu cinco. 




Adicionar legenda

Jogador suspenso ou pendurado: não há.


Juiz da Partida:
Andre Marriner  - 17 jogos na atual Premier League com dois vermelhos e 44 amarelos. Apitou das vezes esse confronto, ambas em Turf Moor: derrota nossa por 1-0 em 14.03.2015 e vitória por 2-1 em 26.11.2016.

Nos últimos seis jogos que ele apitou do City, vencemos todas com 17 gols marcados e 5 sofridos, que segunda o número de vitórias seguidas passe a ser sete.


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Notícias Manchester City - 19.06.2020

A coletiva do Guardiola está acontecendo nesse momento enquanto eu escrevo, mas só vou falar do jogo contra o Burnley ou amanhã ou domingo. Darei umas pinçadas no que ele fala agora com o principal sendo outras notícias.

- A ideia do treinador é rodar bastante o elenco nessa maratona de jogos e muito possivelmente os jogadores que atuaram os 90 minutos, Ederson deve ser exceção, não deverão jogar na segunda feira e isso abre espaço para o Phil Foden começar como titular. Essa sua participação aumentará a chance dele ser convocado para a seleção inglesa, ainda mais que haverá mudança na quantidade de jogos das seleções  da UEFA em datas FIFA para acomodar o calendário.

Ao invés das tradicionais duas partidas teremos três partidas com dois jogos em setembro e três em outubro e novembro, isso servirá para definir os últimos classificados da EURO, seleções como a inglesa que não estão na repescagem poderão fazer um amistoso fora as duas partidas oficiais nesse período, com isso os técnicos precisam convocar mais jogadores. Teremos que ver se é interesse do Southgate realizar essa partida extra, se não haverá pressão para dos clubes para poupar seus jogadores. 

Independente do terceiro jogo ou não, se o Foden começar a jogar mais como titular tem muitas, grandes chances de convocações em sequência para a seleção.

- Caso Eric Garcia, ele precisou ser enviado para o hospital, fez alguns exames e foi constatada uma concussão, além de um corte no lábio, como o protocolo dessa lesão é descanso e acompanhamento, ficará afastado de uma a 10 dias, logo perderá a partida de segunda diante do Burnley, que seria poupado de qualquer jeito, entraria Otamendi e Fernandinho. Se ficar esses dez dias também estará ausente do jogo da Copa da Inglaterra diante do Newcastle daqui a dois domingos..

Ao contrário que foi especulado o jogador não perdeu dente algum, o Ederson deu entrevista para a ESPN e falou sobre isso. Uma coisa a menos para ele se preocupar.

- Uma informação levantada pelo site StatCity interessante é que com o gol na quarta, o Raheem Sterling marcou seu nonagésimo gol em 231 partidas do City (ainda bem que meus números batem com o do site) e está apenas 10 de se tornar apenas décimo sétimo jogador do City a passar de 100 gols. Do elenco atual apenas o menino Aguero tem mais (bem mais) que 100 gols. Mesmo após essa mudança de patamar do City nos últimos anos, nenhum outro jogador passou dessa barreira.

Se conseguir marcar esses 10 gols, Sterling passará Irvine Thornley (93) e David White (95) e ficaria a três do Shaun Goater (103). Alguns maldosos dirão que já era para ter passado pela quantidade de gols perdidos, mas dá para falar a mesma coisa do Aguero que já poderia ter mais de três centenas de gols.

- A UEFA definiu datas e país para a realização das Liga dos Campeões, seus jogos restantes: serão jogadas as partidas das quartas, semi e final, todas em partidas únicas, entre 12 e 23 de agosto em dois estádios em Lisboa, Portugal, os estádios do Benfica e Sporting. Os jogos restantes das oitavas só tem data, será dia 7 e 8 de agosto, mas locais indefinidos ou será na casa dos mandantes ou nos estádios do Porto e do Vitória de Guimarães. 

Todos os jogos começarão às quatro da tarde do Brasil, em dias distintos, isso a partir das quartas, com os sorteios sendo realizados para todas as fases restantes no dia 10.07.

Guardiola quer que a UEFA garanta o jogo em Manchester, mas acha mesmo por razões segurança e saúde os jogos serão em Portugal.

- Leroy Sané está mesmo quase fora do clube pois se negou a assinar uma nova extensão por duas ou três vezes, Guardiola só não sabe se sai agora ou deixará seu contrato expirar no final da próxima temporada. 

Se não quer ficar mesmo, não dá para segurar. Tentar achar a melhor situação para todas as partes, sendo que o Bayern de Munique terá grande vantagem nessa negociação.

- Por causa da Pandemia a UEFA vai mudar o modo com se calcula as contas dos clubes para o Fair Play Financeiro, vai analisar os períodos de 2020 e 2021 como um só. A minha dúvida sobre isso: se não fizesse, grandes times estariam encrencados? Como estão as contas do City? Claro que tem que mudar, mas essas dúvidas acho bem pertinente.

- John Stones e Claudio Bravo deverão ficar de fora da partida de segunda, mas eu vou ler bem a explicação para fazer o pré jogo, entender as razões.

- O Times hoje falou que os sete times da Premier League não deverão jogar a Copa da Liga da próxima temporada para adequar ao calendário, são os times que jogariam as competições europeias, como só há clube da primeira divisão na Copa da Inglaterra, é garantido que somente times da Premier League jogarão esses torneios.

Num cenário normal a Inglaterra manda sete times, cinco via Premier e os dois campeões de Copas, atualmente o City está fora por punição então não poderá levar a vaga via campeonato nem da Copa da Liga, então hoje até o sétimo lugar tem vaga na Europa, que poderá chegar ao oitavo, e esses times não jogariam a Copa da Liga.

Hoje os times de nome fora da Europa são City, Arsenal e Tottenham, sendo que o Arsenal ainda luta na Copa da Inglaterra. Se isso acontecer pelo menos o City poderá tentar o tetra da Copa da Liga, que é muito, mas muito melhor mesmo que jogar a Liga dos Campeões.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Vitória na volta.

O retorno do Manchester City ao futebol teve um grande resultado para gente, o time fez 3-0 no Arsenal e impossibilitou o título do Liverpool no domingo na casa do seu rival local, o Everton. Sterling, De Bruyne e Foden marcaram os gols, agora o time voltará a campo apenas na segunda feira, novamente em casa, dessa vez contra o Burnley, jogo com transmissão dos canais ESPN.

A vitória do City não tirou a chance do Liverpool levantar o título nessa rodada, só impede que seja comemorado em campo. Mesmo que vença o Everton, o Liverpool ficaria com 25 pontos na nossa frente e teríamos 9 jogos por realizar, se empatarmos diante do Burnley o campeonato também não acaba porque o primeiro critério de desempate é saldo de gols e, apesar de estarmos com 40 e eles 45, é algo bem alcançável para a gente.

O jogo começou bem lento e o City só começou a jogar para cima do Arsenal a partir dos 30 minutos, quando o goleiro Leno quis receber o prêmio de melhor em campo, ao negar gols do Mahrez, David Silva e Sterling, até esse momento a gente só tinha testado ele aos 3 minutos numa cobrança de falta do De Bruyne na entrada da área, achei que tentaria chutar por baixo, mas vendo pelo replay foi a melhor alternativa porque os caras na barreira não pularam. 

O Arsenal já é um time conhecido por ter um departamento médico sempre cheio e precisou fazer duas alterações das cinco disponíveis antes dos 30 minutos com as lesões do Xhaka e Pablo Marí, a do suíço foi bizarra porque o Gundogan (Fernandinho e Rodri no banco) deu um passe e a bola pegou no pé do cara na hora da passada e ferrou com ele. No lance que o Marí se machucou era para termos aberto o placar,o Walker ganhou dele e o zagueiro sentiu, então o Walker tinha uma ótima chance para cruzar no pé, ele já estava muito perto da pequena área, mas não fez um bom serviço.

O Kevin De Bruyne começou a abrir a caixa de serviços com dois passes para o Mahrez e Sterling, o primeiro teve o chute defendido pelo Leno e o segundo, com o goleiro crescendo para cima dele, colocou por cima do travessão, não sei como ele conseguiu tal proeza, estava muito perto do gol. O jogo já ia para o intervalo quando De Bruyne deu um daqueles lançamentos em curva característico dele, David Luiz se embolou todo e Sterling, mais uma vez cara a cara, não perdeu dessa vez, meteu um canudo para o gol. E de matar um gol quando não tem chance para reagir e com falha do seu time.

Houve uma pressão na internet e até uma comemoração sobre o De Bruyne ter ganho uma assistência ou não por esse passe, eu não daria porque o David toca na bola e fez besteira. O quê correu no twitter foi a conta oficial do Fantasy da Premier League contar como assistência, até agora a página da Premier League não contou, nenhum jogador do City recebeu assistência até agora nessa partida. Olha, na partida no Emirates, o De Bruyne teve uma assistência muito mais clara que essa que foi roubada dele, essa não tem como entrar, o vídeo abaixo mostra o lance por volta dos 0:30.

Tentei colocar colocar o vídeo aqui, dá para assistir no Youtube.

No começo do segundo tempo o David Luiz, que entrou no lugar do contundido Marí, quis ajudar ainda mais o City ao perder na corrida do Mahrez e puxá-lo dentro da grande área, pênalti marcado. Eu achei que seria amarelo o cartão dele, mas o Anthony Taylor mostrou o vermelho direto e a Natalie Gedra, pelo visto de casa, falou com a sala do VAR e disse que a expulsão direta foi porque ele nem tentou ir na bola. Quem foi para a bola foi De Bruyne, tinha Mahrez, Gabriel e Gundogan em campo, mas foi o belga que chamou a responsabilidade e deslocou Leno. 2-0 com um a mais contra um time que não jogava, estava bom demais para a gente, então começou o amistoso.

Guardiola fez as cinco alterações começando com as entradas de Bernado Silva e Foden para pouco depois Fernandinho e Rodri entrarem, o brasileiro foi para a zaga no lugar do Laporte. E a última substituição eu esperava que fosse o Sané, mas o técnico optou pelo Aguero no lugar do Gabriel. Infelizmente no minuto seguinte aconteceu o pior lance do jogo: o Eric Garcia saiu imobilizado na maca.

Uma bola longa do Arsenal, o Ederson saiu do jeito atabalhoado dele, cortou a bola de cabeça, mas acertou o zagueiro que vinha de frente, sem chance de se proteger. Ele caiu e no chão ficou, não é a primeira vez que nosso goleiro sai para cortar uma bola longa e acerta alguém, é algo muito arriscado para a gente e perigoso para quem vem na direção contrária. A imprensa e Guardiola falaram após o jogo que ele está bem, ele mexia as mãos ainda em campo, mas deverá ir para o hospital fazer exames, Garcia fazia uma boa partida.

O jogo ficou parado por muito tempo e voltou com 10 contra 10 já que havíamos feito todas as alterações. Mas ainda deu tempo para marcarmos o terceiro num contra ataque que Aguero só deu um toquinho para tirar do goleiro, Leno tocou na bola com a perna e ela foi parar na trave, na volta Foden, que acompanhava a jogada, pegou de canhota para marcar mais um gol pelo City, seu décimo primeiro, agora só faltam 243 para igualar ao Aguero. Dá tempo garoto.

Time conseguiu um grande resultado após a derrota para o United na última rodada e cada vez tem menos coisa para fazer na Premier League, é mais para pegar ritmo de jogo para a Liga dos Campeões, que já tem data, mas o local da partida da volta contra o Real Madrid segue indefinido, e a Copa da Inglaterra, daqui a dois finais de semana. Três jogadores do elenco principal não ficaram no banco: Bravo, Cancelo e Stones (visto de uniforme de treino antes do jogo em alguma rua de Manchester) ficaram ausentes, segundo Guardiola, por não estarem com o condicionamento físico ideal. Entendo os jogadores de linha, mas ausência do Bravo achei bizarro, mas vida que segue.

O jogo foi de portões fechados e com trilha sonora e honestamente de casa parecia o mesmo som da torcida do City no estádio, é raro ver o Etihad ferver. 

No outro jogo da rodada o Aston Villa ficou no zero a zero em casa contra o Sheffield com uma polêmica imensa por causa de um gol dos visitantes não validado, aparentemente a bola entrou, mas entrou num embolo entre goleiro e zagueiro do Villa e a tecnologia da linha do gol não usa mais Chip, mas uma quantidade de câmeras, acho que 7, só que não conseguiu captar com precisão, a empresa até de desculpou com o Sheffield, torcedores e a Premier após dizer que o aparelho já foi testado em mais de nove mil jogos e nunca deu essa falha. É ruim para o Sheffield porque eles ficariam colados a United e Chelsea na briga por uma vaga na Liga dos Campeões. A Premier League continuará sua maratona na sexta com mais dois jogos, nós só jogaremos na segunda feira mesmo.

Informações da partida:

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Mandante Versus Visitante

Só para preencher um pouco o espaço por aqui, eu busquei informações do número dos visitantes e mandantes nas 288 partidas que já aconteceram nessa edição da Premier League, o interesse veio após notar que depois do retorno do futebol na Alemanha, sem público, o percentual de aproveitamento do time da casa caiu muito. Essa matéria da ESPN tem os números e também a média de gols dos mandantes também caiu, efeitos similares aconteceram na Estônia e República Tcheca, todos esses campeonatos os jogos tem portão fechados.

A análise da matéria cita três pontos para observar: jogadores, técnicos e árbitros. E essa última parte que me chama atenção: times visitantes recebem menos 0.5 cartão amarelo por jogo e o tempo de acréscimo é menor e isso temos que considerar que o time da casa tem pior aproveitamento após a volta, eu imagino que seria natural a placar subir, ao invés do número de minutos a mais, com os dizeres "Até virar" ou "Até empatar" quando o time da casa está perdendo pontos no seu domínio. Não está acontecendo, os árbitros parecem sentir muito menos pressão. Em jogo da primeira divisão de um dos maiores campeonatos do mundo, com várias câmeras ao redor, o juiz fica com pé atrás, imagina para o cara que vai apitar aquele jogo de várzea, de rua?

Os números da Premier League mostram que os mandantes tem mais vitórias e mais gols marcados. Esses números serão o grupo de controle, agora veremos como nos 92 jogos restantes (mais ou menos 25% do campeonato) esses números sofrerão alterações. 



O Manchester City jogou 28 partidas até agora, sendo 13 em casa e 15 fora, tanto que as duas próximas partidas do time serão no Etihad, Arsenal e Burnley, essa na próxima segunda feira. Temos o mesmo número de vitórias, por enquanto, dentro e fora de casa, mas o aproveitamento é melhor em Manchester e a média de gols não é muito diferente não. A média de gols sofridos pela gente eu gostaria que fosse menor, mas passar grande parte do tempo sem o Laporte em campo ajudou a ser mais alta que o desejada. Depois eu vou tentar ver quantos gols sofremos com o francês em campo e quantos com ele fora, isso será bem mais trabalhoso porque precisará separar o minuto que ele saiu por causa das lesões ou cansaço.


Quarta feira teremos a chance de melhorar os números como mandantes e na segunda feira também. Reduzir ainda mais essa média de gols sofridos no Etihad seria bem legal,

domingo, 14 de junho de 2020

EPL # 28 - Man City Vs Arsenal

O futebol voltará na Inglaterra nessa quarta feira com dois jogos atrasados por causa da final da Copa da Liga entre Manchester City e Aston Villa, vencida por nosso time por 2-1 em Wembley, gols de Sergio Aguero e Rodri. O jogo do retorno será entre Villa e Sheffield às 14 horas para depois termos uma partida entre times do Big Six, mas que uma parte não está entre os seis no momento: Man City e Arsenal às 16 horas num Etihad completamente vazio. Essa partida terá a transmissão dos canais ESPN.

A última vez que o City entrou em campo antes da parada por causa da pandemia do Coronavírus foi no dia 08.03.2020 numa derrota para o United, desse dia até quarta feira serão 101 dias sem uma partida oficial pelos comandados por Guardiola, esse jogo diante do Arsenal era para ter acontecido no dia 11.03, mas como o vírus se espalhou e ainda não havia muitas informações sobre ele se preferiu suspender o campeonato até o governo entender que chegou a um nível de segurança aceitável na Inglaterra. Nesse meio tempo, infelizmente mais de 40 mil pessoas perderam a vida por causa da doença no Reino Unido, por causa dessa tragédia os jogos no campeonato respeitarão um minuto de silêncio pelas vítimas. Não somente esse gesto acontecerá nos primeiros jogos.

A Premier League acatou uma decisão dos jogadores, clubes e sindicatos para que nos 12 primeiros jogos desse retorno os nomes atrás das camisas dos jogadores sejam substituídos por Black Live Matter (Vidas Pretas Importam, em português) por causa dos protestos anti racista que começaram nos EUA e se espalharam pelo mundo e para o restante do campeonato haverá dois escudos nas camisas dos jogadores: desse movimento além de um agradecimento ao Sistema Nacional de Saúde inglês, o NHS, serviço que serviu para a criação do Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, que pode não ser o melhor do mundo, mas ajuda, e muito, salvar vidas no nosso país para as pessoas sem condições econômicas.

A volta do campeonato inglês pode dar uma sensação de alívio, de normalidade para o pessoal e isso é muito bom, mas ainda começará com portões fechados, não vi previsão de volta de torcedores aos estádios para a próxima temporada, alguns países que lideraram bem com a Pandemia já colocam torcedores para dentro do estádio como Dinamarca, Nova Zelândia. Para o City, jogar o campeonato serve mais para recuperar a forma física e pensar nos duelos da Liga dos Campeões, sem data para acontecer, e Copa da Inglaterra, dia 28.06 contra o Newcastle.

Eu já digo há algum tempo que o título é do Liverpool, não tem como tirarmos deles, temos vantagem para a primeira posição fora da Liga dos Campeões, que dificilmente perderíamos em 10 partidas, mas não sabemos se vamos poder jogar a próxima edição da competição, ou talvez próximas, por causa da punição imposta pela UEFA, então não vejo muito o quê fazer a não ser colocar os jogadores em forma para enfrentar o Newcastle e o Real Madrid em torneios que podemos levantar as taças.

Os times jogarão uma maratona de partidas em mais ou menos 45 dias para acabar a temporada inglesa por isso foi adotada a política da FIFA de 5 alterações por jogo, mas tem que acontecer em até 3 momentos,e  teremos 9 jogadores no banco ao invés dos habituais 7. A Premier League já foi a última a aumentar esse número de 5 para sete há alguns anos, a ideia era evitar que o clube maior pudesse contratar mais jogadores bons que os outros adversários, então não sei se essa alteração será em definitivo. Já o número de alterações por jogo, eu ouvi hoje que a FIFA estuda essa possibilidade e deve aproveitar os vários campeonatos para ter um resultado.

As nossas duas únicas preocupações físicas eram o Leroy Sané e o Aymeric Laporte, mas segundo jornais ingleses, o City não terá nenhum problema para o jogo de quarta. O ponta alemão estava fazendo seu retorno, aos poucos, e jogou uma partida pelo time sub 23 contra  o da mesma categoria do Arsenal antes da suspensão. O fato de aumento de jogadores disponíveis para seleção dos treinadores e de alterações faz com a possibilidade do Sané voltar ao time seja alta. 

Além da preparação para os jogos dos torneios mata mata, a volta da Premier League será importante para três jogadores: De Bruyne, Aguero e David Silva. O último se despedirá do time ao final desse temporada e seu último jogo no Etihad (não necessariamente o último com a camisa do City) só poderá ser pela Liga, já que se passar pelo Newcastle, jogo fora, a semi final da Copa da Inglaterra será em Wembley e as chances são grandes das competições da UEFA serem em um país apenas, Portugal mais cotado. Mesmo sem poder ter presença de público o City deverá fazer alguma festa para o jogador na última rodada diante do Norwich que poderá estar rebaixado, hoje é o lanterna com seis pontos a menos que o primeiro fora da zona. Aguero e De Bruyne vão atrás de marcas individuais

O argentino pode passar Rooney ao marcar mais 4 gols e se tornar o maior artilheiro com uma única camisa na Premier League (183 vs 180), com mais 8 rouba o top três de Andy Cole (187 vs 180) e poderá ser tornar o único jogador na Premier League a marcar 20 ou mais gols em seis temporadas seguidas, hoje divide com Thierry Henry. 

Já De Bruyne a luta é para tirar do Henry o posto de mais assistências em uma única temporada, o francês teve 20 em 2002/03, o nosso camisa 17 já tem 16 e um forte poder ofensivo para municiar a sua frente. Aguero, Gabriel e Sterling são muitos sortudos de terem o De Bruyne como companheiro de equipe. Dar cinco passes para gols em 10 jogos não parece algo muito complicado para ele, só depende do finalizador querer ajudá-lo.

Esse jogo marcará a volta de Mikel Arteta ao Etihad após deixar o City, onde era assistente do Guardiola, para ser treinador no time de Londres. Mesmo se tivesse torcida, acredito que não haveria animosidade por causa dessa mudança. Como treinador tem um aproveitamento mediano com 53% dos pontos em 15 jogos, sendo 8 vitórias, 5 empates e duas derrotas. Acho que num jogo contra o Lyon na temporada passada no Etihad ele foi o treinador no lugar do suspenso Guardiola, mas não sei para quem contou o resultado, eu coloquei o Guardiola porque na ficha final do jogo era o nome dele que aparecia.

O único problema física do Arsenal é o Calum Chambers. Kieran Tierney e Lucas Torreira aproveitaram a suspensão do campeonato e conseguiram se recuperar para as rodadas finais.

Se o City perder ficará a 25 pontos do Liverpool com 9 jogos por fazer, mas como eles jogarão antes da gente na rodada do final do semana, o City só entrará em campo novamente na segunda, eles poderão conquistar o título com uma vitória simples sobre o Everton em Goodison Park. Como já falei, o título é deles, mas pelo menos vamos dar uma pressão para não ser tão cedo.

A coletiva do Guardiola na terça feira será virtual, para a gente aqui no Brasil sempre foi mesmo, então vamos ver se teremos alguma novidade, acho que não será muito diferente das realizadas antes não: Guardiola estará com aquela falta de paciência para responder as mesmas perguntas. Talvez tenha que haver um desafio nessas coletivas: falar e fazer malabares ao mesmo tempo, quem sabe assim se tornem mais emocionantes.

Man City vs Arsenal (desde 1992): o último jogo entre os dois times terminou com vitória nossa por 3-0 em Londres em dezembro. São seis partidas seguidas com o City saindo vencedor, cinco pelo campeonato e uma pela final da Copa da Liga em 2017/18, também por 3-0, nessas seis vitórias foram 17 gols marcados a favor e apenas dois contra. "Tem que manter isso aí, viu?".





Jogador Suspenso ou Pendurado: Na moral? Nessa altura do campeonato ninguém mais deve saber como está a contagem de cartões, só espero que não repita o campeonato brasileiro que a Portuguesa foi rebaixada. No site da FA não consta nenhum nome do City suspenso ou pendurado (demorei para lembrar da palavra pendurado).

Juiz da Partida: Anthony Taylor - apitou 23 jogos nesse campeonato, com 4 vermelhos (mesmo número do Mike Dean, mas perde na média) e 98 amarelos (atrás do Dean também). O centésimo amarelo dele será para jogador do City ou Arsenal?

Só tem um City vs Arsenal na carreira, um empate em 2-2 em maio de 2016.



 

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Notícias Manchester City - 11.06.2020

- Definido quem será o juiz na nossa volta ao futebol, o escolhido foi o Anthony Taylor, um dos juízes que menos gosto. O último jogo nosso que ele apitou foi a derrota em casa para o Man United por 2-1 em dezembro e só tem um City contra Arsenal no currículo, um empate em 2-2 em maio de 2016, penúltima rodada da temporada 2015/16, Aguero e De Bruyne marcaram nossos gols;

- Hoje uma conta que não existe mais no Twitter postou uma foto de um jogo entre o elenco do City no Etihad, divididos em time com a camisa Azul e outro com a Amarela, possivelmente para voltar a ter a referência de espaço do estádio. Dá para notar alguns jogadores, não todos, em cada time:

Azul: Fernandinho, David Silva, Foden, Gundogan e Ederson, esses eu consigo identificar.

Amarelo: Sané, Aguero, Bernardo Silva, Rodrigo. Esses nove são os melhores que eu consigo, acredito que tenha mais 13 em campo.

Essa participação do Sané é um indicativo que o jogador estará apto para as próximas partidas, com mais alterações para fazer, serão cinco, ele deverá ganhar alguns minutos.

- Arsenal fez uns amistosos preparatórios e ganhou de 6-0 do Charlton, 22º lugar da segunda, e perdeu de 3-2 para o Brentford, também da segunda, mas 4º lugar. Jogo é jogo, treino é treino.

- Eu vou poupar vocês de verem as camisas da próxima temporada, pelo menos as que estão divulgado porque....Jesus, Maria, Nazaré, estão muito estranhas. Já as camisas dessa temporada, eu acredito que eu completei com a chegada da camisa preta. Mas por que eu acredito e não tenho certeza? Ela está no cantinho da cozinha, na embalagem, vai ficar por ali alguns dias ainda para o processo de descontaminação natural, no momento eu teria a camisa do City de Schrödinger, até quarta feira eu confirmo a existência dela.

- Só especulação ainda, já que a UEFA não se pronuncia: os jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões poderão ser um Lisboa também, então o City não usaria o Etihad na partida diante do Real Madrid. E os jogos restantes da competição também seriam em Portugal. Está na hora do pessoa em Nyon começar a se coçar e falar em público, definir logo isso;

- Em reunião virtual, os clubes concordaram no limite de 300 pessoas dentro do jogo, só que é essencial para jogo, sem a presença de torcedores ainda (e por algum tempo). Dessas 300, 110 é o número máximo perto da área de jogo e todos terão que ter tido um resultado negativo comprovado para a COVID-19 em até cinco dias anteriores ao jogo.

- Os times deverão viajar para as partidas apenas nos dias de jogos, de avião, e evitar ao máximo o uso de hotel, poderão chegar no estádio em dois ônibus para manter a distância social, o quê é mais bonitinho que útil porque aquele pessoal todo vai ficar perto uma hora ou outra, seja em campo ou no vestiário e os atletas não vão aparecer no túnel ao mesmo tempo.

- Acabei de ver Sevilla e Bétis e alguns jogadores saíram com câimbras, será bastante comum nessa volta do futebol.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Notícias Manchester City - 10.06.2020

- Hoje tivemos mais um resultado da bateria de testes para o Coronavírus na Premier League. Nessa rodada foi a que teve o maior número de testados, 1.213 e teve apenas um funcionário de um clube com o resultado positivo. Dessa vez ninguém se acusou como no caso do Tottenham há duas testagens.

No total foram feitos na Premier League 6.274 testes com 13 positivos. Se bobear teve estado aqui no Brasil que não chegou a esse número de testes. Talvez eu esteja sendo muito implicante, mas que o país fez pouco, fez sim.

Haverá mais testes essa semana com os resultados sendo divulgados no sábado. Não sei se farão testes na segunda e terça que vem, se tiver eu acredito que os jogadores de City, Arsenal, Villa e Sheffield serão os primeiros a serem testados no primeiro dia por causa do jogo deles na quarta feira.

- Agora falta pouco menos de sete dias para o retorno do City a campo, nessa hora que escrevo (17:40) estaremos na metade do segundo tempo e com um placar confortável a frente que não vai mudar muito a nossa história na atual edição da Premier League, quem sabe com mais jogadores no banco e mais substituições Guardiola dê chance para o pessoal da base que treina com os profissionais  em alguma dessas partidas melancólicas do campeonato.

- Um jovem que NÃO está com o elenco no momento é Jayden Braaf, mas aí rola uma confusão de informações. Aparentemente ele estaria no país dele, Holanda, e quem volta para a Inglaterra teria que ficar em quarentena por alguns dias, poderia ser esse o motivo dele não estar treinando, ele voltaria a fazer isso no dia 06.07.

Os jogadores da base que citam estarem nesses treinamentos são ingleses: Felix Nmecha (o irmão Lukas Nmecha resolveu defender a Alemanha, mas ambos tem dupla nacionalidade), Tommy Doyle, Taylor Harwood-Bellis e Cole Palmer, esse um meia ofensivo de 18 anos que ainda não jogou pelo time profissional.

Braaf tido como a mais nova promessa do clube, mas sem receber as garantias para chegar ao time principal, pode começar a fazer pressão para deixar o clube. Por falar em talento deixando o clube, o atacante inglês de 16 anos Charlie McNeil deixou o clube em direção ao RB Leipzig da Alemanha e se juntará a outro ex jogador da nossa base, o holandês Noah Ohio. A Bundesliga tem se tornado o eldorado para a base dos times ingleses.

- O Manchester City confirmou hoje a chegada do novo assistente de Pep Guardiola, será Juanma Lillo com contrato de 1 ano, mas sua permanência no clube está muito ligada a seu o nosso treinador continuará ou não. Guardiola disse que mesmo ocorrendo a exclusão da Liga dos Campeões, ele ficará na frente do clube, só sairá se os dirigentes do clube decidirem por isso.

Lillo e Guardiola já se conheciam do tempo que o primeiro era treinador e o segundo jogador do Dorados de Sinaloa no México. Já tem trabalho na semana que vem, veremos como se sairá como o assistente número 1 do treinador;

- Hoje terminou os três dias de audiências virtuais entre Man City e UEFA na Corte Arbitral do Esporte e no final as duas partes estavam satisfeitas com a condução do procedimento. São três pessoas que irão analisar essas audiências: Rui Botica Santos (Portugal) é o presidente, Professor Ulrich Haas (Alemanha) e o francês Andrew McDougall. O resultado final sairá na primeira metade de julho com a data exata a ser anunciada.

Se confirmada a decisão da UEFA, o Manchester City ficará de fora das competições europeias pelas próximas duas semanas e ainda pagará uma multa de 30 milhões de euros.

- A novela Leroy Sané, que já treina normalmente com o elenco, continua e não está com hora para acabar. O valor que o Bayern quer pagar é, claro, menor que o City quer receber e eles não fazem muita questão de negociar não porque o contrato entrará no último ano e com seis meses restantes o Bayern já poderá negociar sem haver a necessidade de pagar multa. 

- Mais um dia sem anúncio da renovação de contrato do David Silva.

- Sobre a Liga dos Campeões, a fofoca mais atual:

será entre 3 e 23 de agosto, os jogos que faltam das oitavas serão jogados antes do dia 10 de agosto, quartas de final começam dia 12 com um único jogo assim como na semi final. Lisboa sediaria, com Frankfurt no aquecimento para evitar qualquer problema.

Bem a final da Copa da Inglaterra, se tudo correr bem, será dia 01 de agosto, então se o City conseguir avançar até a final, dificilmente jogaria com o Real Madrid no dia 03, uma segunda feira, com certeza colocaria uma pressão para jogar só na quarta dia 05. 

Oficialmente a UEFA ainda não se posicionou sobre esses jogos, mas se fala muito em acabar os nacionais para ter as competições europeias. O PSG está muito ferrado.

domingo, 7 de junho de 2020

Tempo dos gols


Aproveitei que o futebol inglês está para voltar, mas ainda com poucas notícias para fazer uma compilação da hora que nossos jogadores marcaram os gols. Foram 1.232 vezes que as redes balançaram a nosso favor entre as temporadas 2010/11 e 2019/20, esse período de corte corresponde ao tempo que David Silva está com a gente, o jogador mais antigo no clube, então pega todos os gols de Aguero, Sterling, Gabriel e Yaya por exemplo.

Desses gol todos apenas duas vezes marcamos em prorrogação, a coincidência que os gols foram marcados na mesma partida: vitória fora de casa na Copa da Liga sobre o Newcastle por 2-0 em 2013/14, Negredo e Dzeko foram os artilheiros. Uma observação: para esses gols ficaram marcados como 90+ porque não iria abrir uma coluna para míseros dois gols e a formatação ficar feia.

Na separação por primeiro e segundo tempo o time é mais efetivo na segunda etapa, o fato dos acréscimos no final do jogo serem maiores que no intervalo ajuda a entender isso: 693 (56,25%) vs 539 (43,75%). Com a diferença quase o triplo do segundo colocado, era normal de se esperar que o Aguero fosse o líder de gols em todos os momentos do jogo, mas ele perde nos acréscimos do primeiro tempo porque só marcou uma única vez, em 2018/19 fora de casa na vitória por 3-1 sobre o Southampton. Na hora que sobe a plaquinha, já deve estar pensando em dar aquela mijada do intervalo e esquece o jogo. Mas nos acréscimos do segundo tempo ele é rei com oito, incluindo aquele.

O período de corte foi a estreia do David Silva até hoje então vamos ver que ele é mais efetivo, quando o assunto é gol, nos primeiros 30 minutos com 30 gols divididos igualmente nos dois períodos, de 0-15 e 16-30.

A marcação em azul mostra o momento que o jogador faz mais gols durante a partida, o vermelho o pior período dele, mas que tenha marcado gol e o Zero gol está em branco porque caso contrário a parte debaixo dessa tabela ficaria com show de vermelho. Falo isso para orientar o leitor e para dizer que demorou muito para achar a fórmula condicional perfeita para marcar de vermelho quando o segundo menor número fosse diferente de zero quando o primeiro fosse zero.

Parte 1


Parte 2




            
Parte 3


sábado, 6 de junho de 2020

Notícias Manchester City 06.06.2020

- Esperei mais uma leva de resultados de testes da COVID-19 entre os funcionários dos clubes da Premier League, era esperado que seriam feitos mais testes nessa sexta feira, mas até agora, 16:30 do sábado, não foi nada divulgado. Talvez só na segunda feira;

Atualização: Se tivesse esperado até às 17:30 não precisaria fazer essa atualização. Saíram os 1.195 testes de sexta feira e nenhum funcionário foi testado positivo para a COVID-19, isso é ótimo, mais testes deverão ser realizados na próxima semana. 

Na penúltima testagem foram feitos 1.197 com um positivo, um funcionário do Tottenham, que ficará de quarentena por sete dias. Não foi divulgado se a pessoa em questão realizou novamente.

- Na Premier League as três primeiras rodadas após a suspensão por causa da Pandemia, no caso do Manchester City são quatro jogos porque o time colocará em dia o jogo atrasado contra o Arsenal. Os dois jogos atrasados serão realizados no dia 17.06 com Aston Villa e Sheffield United com a partida marcada para às 14 horas e o nosso começará às 16:15.

Os nossos três primeiros jogos divulgados são na segunda feira dia 22.06 às 16 horas diante do Burnley no Etihad, dia 25.06 em Londres contra o Chelsea às 16:15 e dia 02.07 diante do Liverpool às 16:15, mas sem local definido, isso porque a Premier League conversa com polícia e outros governamentais para evitar que haja aglomeração em caso de título do Liverpool. A confirmação sairá a medida que o campeonato for se realizando.

A partida diante do Arsenal será na ESPN e eu li o Leonardo Bertozzi no Twitter falando que o DAZN tem direito a um jogo de clubes do Top Seis, com exceção dos confrontos entre eles. Nesses quatros jogos teremos três contra esses Top Seis, então seria todos na ESPN e um na segunda feira (Burnley), como mudou toda a programação não sei ainda com quem vai ficar essa última partida;

- Na Copa da Inglaterra também já há data para a nossa partida das quartas de final diante do Newcastle fora de casa. Nós fecharemos essa fase com o jogo no domingo, dia 28.06, às 14:30 e no Brasil a transmissão fica a cargo do DAZN. Ainda não foi confirmado pela Federação data e número das bolinhas para os sorteios dos times vencedores. Para lembrar, todos os oito times nessa fase estão na primeira divisão inglesa;

- Os jogadores do City continuam a treinar e, como o futebol da base foi suspenso em definitivo, alguns desses jogadores mais jovens foram convidados a treinar com o elenco principal porque talvez até sejam necessários nessa reta final e podem ganhar chances de alguns minutos.

Com o tempo curto de recuperação foi aprovado pela FIFA que os clubes poderiam fazer cinco alterações por jogo, mas precisam ser em até três momentos. Além disso o número de jogadores que poderiam ir para o banco passou de sete para nove. Por falar em banco em alguns campeonatos que eu vi, já que não torcedores e para ter distanciamento social, os reservas tem ficado nas arquibancadas e em alguns jogos tem até plaquinha com nome para que os jogadores respeitem. Isso é muito bonitinho, mas na hora do aquecimento dos reservas eles estão sempre colados um ao outro;

- Começa na segunda feira (08.06) o julgamento do recurso do City no Comitê Arbitral do Esporte (CAS) sobre a punição de dois anos impostas pela UEFA no clube. Apesar do período do julgamento ser entre 8-10 desses mês, a expectativa é que a resposta possa demorar até dois meses. Muita gente na Inglaterra estará de olho nesse julgamento, torcerão contra a gente. Pelo o quê eu entendi do caso, até o momento nós estamos fora, mesmo com esse nosso recurso. Ainda tem muita água para passar pro debaixo dessa ponte.