sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Que dia horrível!

Jesus, Maria, José e o camelo! Que dia foi esse meu em relação ao Manchester City?! Começou com a camisa esquisita (sendo educado) que comprei e terminou com a possibilidade enorme do City ser banido pro duas temporadas da Liga dos Campeões. Pelo menos hoje é sexta feira. Primeiro falar sobre a camisa.

Costumo comprar na Netshoes, comprei a camisa 3 da temporada lá e chegou sem nenhum problema e defeito. Continuei procurando preços menores, sempre é bom procurar umas promoções e achei no site da Americanas, preço estava bem mais barato, menos da metade do preço original só tinha que pagar frete, mesmo assim era mais barato que na Netshoes. Fui fazer o teste, comprei a preta porque a azul, a mais tradicional, tem que ser perfeita, então se tivesse um detalhe errado na preta, eu voltaria para o lugar que compro originalmente. E teve alguns defeitos.

Para começar o que me chamou atenção foi o material, parecia de camisa que a gente vê em camelô, já fiquei com pé atrás, depois chamou mais atenção foi na hora de vestir e a faixa amarela que fica em cima do ombro direito como na dos jogadores, estava nas minhas costas. Entrei no twitter para perguntar se alguém tinha comprado e duas pessoas tinham, mostrei para elas as fotos e as camisas pretas delas, a faixa está normal e repararam em outros defeitos também. Fiz reclamação na Americanas via site e DM do Twitter, Reclame Aqui e Procon-RJ. A Americanas entrou em contato pelo site e pelo Twitter e pediu um tempo para resolver.

Eu esperei a camisa chegar antes de divulgar para quem me acompanha se valeria a pena comprar ou não pela Americanas, no momento não recomendo. Acreditava que o site fazia um controle de verificação da qualidade do produto que disponibilizava para a venda, eu não gostei. Vou resolver com a loja e ver como ficar, eles nesse início se mostraram interessados a resolver. Agora é esperar aparecer umas promoções da Netshoes porque R$ 250 é salgado. Então vamos para a porrada de fim de tarde de uma sexta feira.

Não estava esperando que saísse o resultado da investigação da UEFA do caso de quebra ou não do City do Fair Play Financeiro (FPF), não tinha lido nada nos últimos dias sobre isso, então achei que fosse acontecer mais tarde na temporada ou ao final dela, mas resolveram que hoje seria um bom dia para comunicar ao público.

O comunicado está disponível aqui e fala, em resumo, que a Câmara "Adjudiciária " encontrou sérias violações por parte do Manchester City quebrando regras da UEFA e do FPF em relação as suas receitas no período entre 2012-2016. E que o clube não quis cooperar com a UEFA para resolver essa situação. A punição imposta é uma multa de 30 milhões de euros e duas temporadas de punição de competições de clube da UEFA, a princípio 2020/21 e 2021/22. Como ainda cabe recurso ao clube na Corte Arbitral do Esporte (CAS), a UEFA não irá comentar mais que isso.

Já o clube também divulgou suas nota: O clube se diz desapontado, mas não surpreso com o comunicado. Acusa o Chefe das investigações da UEFA de adiantar o resultado em dezembro de 2018, comenta que o processo vazou na imprensa e que o caso foi iniciado pela UEFA, processado pela UEFA e julgado pela UEFA, ou seja, nada imparcial e com isso o clube vai procurar o CAS.

Isso ainda vai render muito pano para a manga, as possibilidades que eu já li: o processo vai se arrastar por cinco ou seis meses e qualquer punição ao City só aconteceria no início da próxima temporada, não o impediria de jogar competição da UEFA em 2020/21. Deixar claro aqui que a nossa participação na atual edição da Liga dos Campeões não será alterada, iremos jogar com o Real Madrid e poderemos ser campeões no campo normalmente, tirando o fato de que outros 15 times quererem esse título. E também li a possibilidade da Premier League, que tem seu próprio Fair Play Financeiro, punir o clube com perda de pontos e até rebaixamento para a quarta divisão, não se falou até agora em tirar títulos, tem tempo para vagabundo secar ainda mais a gente. E estarei com time na quarta, quando esteve na terceira só não pude acompanhar mais porque 1998/99 a internet e tv a cabo não era lá essas coisas.

Em maio de 2014 o City e UEFA chegaram a um acordo após a entidade acusar que o clube violou o FPF, a punição foi financeira e limitação de inscrição na temporada 2014/15 da Liga dos Campeões, foi um razão para vender o Álvaro Negredo porque iria sobrar jogador para pouca vaga. O consenso que a punição foi branda e agradaria as duas partes, outras partes interessadas não. Mas aconteceu e vida que segue. Em dezembro de 2018, a publicação Der Spiegel teve acesso a trocas de e-mails entre diretores do clube e fez matérias em cima, o material chegou para a UEFA que voltou a analisar o caso. Escrevi aqui sobre essas matérias.

Basicamente a acusação é de inflar os patrocínios com dinheiro do Sheik Mansour, valores não estavam compatíveis com o mercado e era assim que o City se financiava. Na matéria eu já falei sobre isso e minha visão sobre o FPF.

No momento temos muita especulação sobre o quê acontecerá com o time, com certeza uma bomba dessa prejudicará a renovação de contratos de alguns jogadores, Sterling e Sané principalmente, porque não sabem se jogarão Liga dos Campeões ou não, isso conta no patrocínio deles. Se acontecer nessa temporada ainda essa punição, o quinto lugar poderia ir para a Liga dos Campeões e é o Sheffield United com um jogo a mais que o Tottenham, realmente se isso acontecer seria legal mandar um time que acabou de subir para o torneio, uma pena que já enfrentamos eles duas vezes, caso contrário poderíamos abrir as pernas para eles.

O caso mais grave (MUITA ESPECULAÇÃO AINDA) seria o futuro do Guardiola, será que ele gostaria de treinar um time sem competições europeias? Pelo menos o calendário ficaria bem mais suave. Aparentemente ele já sabia da punição na sexta de manhã, ele está sendo informado momento a momento sobre o que acontece no clube e a direção vai fazer uma reunião para saber o futuro de duas peças importantes na vinda do treinador: Ferran Sorriano e Txiki Begiristain. O jornalista, acho que espanhol, que deu essa notícia disse que o futuro deles não está ligado com o do Guardiola que gostaria de ficar no clube, mas sabe que terá dificuldade para manter jogadores.

Eu estou num misto de putaço e fazendo graça com tudo. No modo putaço eu lembro das punições impostas pela UEFA pelo racismo da torcida do Porto contra o Balotteli teve punição menor do que nosso atraso de um minuto da volta do intervalo em jogo da Liga Europa, da armadilha que sofremos no jogo contra o Liverpool em Anfield pelas quartas da Liga dos Campeões e a punição branda para eles. E achando graça porque não precisaria assinar o Esporte Interativo por dois anos e pensando na possibilidade de contratar o Messi, gostando mundos e fundos porque o FPF da UEFA já nos ferrou mesmo, então vamos ser ferrados com gosto!

Ainda terá muita água para rolar e vai ser interessante a primeira coletiva do Guardiola na terça, o primeiro jogo em casa contra o West Ham na quarta e a partida de volta contra o Real Madrid no dia 17.03. Duvido que algum dirigente da UEFA terá cojones para ir no Etihad nesse dia. Vagabundo vai levar alto falante para vaiar o hino da UEFA, o Guardiola tentou e tentou fazer a torcida esquecer isso, mas nesse dia até ele irá vaiar a UEFA.

Nos próximos dias mais coisas devem ser melhores explicadas, então fiquem calmos e relaxem pensem no final de semana de vocês, mas não se esqueçam de levar filhos para vacinarem contra o Sarampo, eu acho que vai de 1 ano até 59 anos, se informem sobre se precisam comparecer e onde tem posto de vacinação com vacina gratuita (VIVA O SUS!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário