Ontem, algumas horas antes do jogo, o Manchester City divulgou uma "entrevista" do diretor executivo do clube, o Ferran Soriano feita por um jornalista do próprio clube. Ele usou o espaço para confortar os torcedores que o clube irá lutar porque acha a base para punição ao City está errada e que o clube sempre se mostrou disposto a mostrar todos os documentos que a UEFA solicitava. Ok, essa é sempre a reação de todos, mostrar o seu ponto de vista. Mas essa "entrevista" me incomodou.
Eu coloquei duas vezes entre aspas porque não dá para considerar uma entrevista séria quando é feita pelo assessor de imprensa do clube, é apenas um press release, como foi feito pelos diretores do Flamengo na FlaTV na época que se completava um ano da morte de 10 jogadores dentro do centro do treinamento do clube. As perguntas são conhecidas por antecipação e as respostas podem ser refeitas a qualquer possibilidade de um ruído na conversa. O clube tem direito de fazer, mas tem também a obrigação de colocar os diretores na linha de frente, precisam dar a cara a tapa para a imprensa. "Ah, a imprensa é tendenciosa", possivelmente acharam nesse blog ou na conta do Twitter alguma (s) crítica (s) minha ao trabalho dela, só que é a partir dela que a gente consegue informações.
O quê o Soriano falou era tudo que nós, torcedores, queríamos ouvir, ele sabe disso, ele falou para as pessoas que estão 100% atrás dele aconteça o quê acontecer porque ele representa o City no momento. Mas isso não basta, a imprensa vai pressioná-lo querendo saber mais detalhes do ocorrido, qual é a real situação financeira do clube, qual seria a projeção que o clube tem se o pior cenário possível acontecer, se ele, técnico e jogadores ficariam para jogar uma quarta divisão. Ele iria ouvir muitas perguntas que não gostaria, só que tem que estar lá na frente porque se ele não aparecer quem serão os responsáveis pelas respostas? Pep e os jogadores, como aconteceu ontem.
Ao final do jogo o repórter da SkySports perguntou ao De Bruyne o quê ele achava da punição, ele deu uma resposta padrão. O que o De Bruyne vai falar de contabilidade e coisas jurídicas? "Você vai ficar?", "Ah eu confio no clube", isso serve para o Guardiola também. Se fosse questão de tática, erro em jogada, falha na hora decisiva, jogada ensaiada, aí eles também ficariam desconfortáveis para responder, mas saberiam o quê dizer. Amanhã terá coletiva pré jogo diante do Leicester, o Guardiola será bombardeado mais uma vez sobre isso, conseguiu evitar a outra, possivelmente amanhã serão outros repórteres que não estiveram na coletiva depois da parte contra o West Ham.
Repito é importante demais o Soriano ir para uma coletiva porque caso contrário os únicos que sofrerão com isso serão o treinador e os jogadores. Vai ser tranquilo enfrentar a imprensa? Não, mas dessa forma protegerá seus funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário