sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Copa da Liga Final - Man City Vs Aston Villa

Domingo teremos a decisão da Copa da Liga entre Manchester City e Aston Villa em partida que será jogada em Wembley, como é tradição. O jogo está marcado para começar às 13:30 e terá transmissão dos canais ESPN.

O nosso time vem de uma grande vitória na Liga dos Campeões quando bateu, e jogou bem, o Real Madrid na Espanha por 2-1 e só terá, a princípio, duas ausências certas para a final: Laporte, que segundo Guardiola tem um problema na coxa e ficará entre 3 a 4 semanas fora, e Leroy Sané, mas esse aqui é por um motivo bom: a equipe sub 23 do City está em Londres onde enfrentará o Arsenal pela Premier League 2, a partida começará às 16 horas da tarde, todas as atenções para as redes sociais do clube, com isso ninguém imagina que ele jogará duas partidas em dois dias, só que é bom que mostra que ele está cada vez mais perto do retorno ao time profissional. Do resto dos jogadores nada foi falado, se conversou mais sobre CoronaVírus de que de outra coisa na coletiva.

PS: Leroy Sané jogou 57 minutos contra o Arsenal, começou como titular, o jogo estava 1-1 quando saiu, menor ideia como ele foi. Agora o jogo está 2-1 para o time de Londres.

Apesar de não ter mais chances de ser campeão inglês, o City pode continuar sua dominância na Inglaterra e conquistar o sexto título seguido em disputa no país: desde a vitória por 2-0 sobre o Chelsea na Supercopa da Inglaterra em 05.08.2018, nenhum time inglês da primeira divisão sabe o quê é levantar uma taça em território nacional, foram mais quatro em disputa e todos nós levamos. Cabe ao Aston Villa nos impedir de levantar o sexto em sequência.

Esse poderá ser o terceiro título da Copa da Liga em sequência do City o quê nos levará ao total de 7, só ficando atrás do Liverpool com oito. O vencedor do torneio garante uma vaga na segunda rodada classificatória da Liga Europa 2020/21, caso seja o City a vaga irá para o primeiro clube não classificado na Premier League para nenhuma competição europeia por dois motivos:

- Muito provavelmente estaremos classificados para a Liga dos Campeões pela nossa colocação no campeonato inglês e

- Podemos na participar de nada na próxima temporada por causa da punição imposta pela UEFA que ainda será decidida nos Tribunais do Esporte.

O Villa se quiser voltar a jogar competições continentais terá que ganhar ou essa Copa ou a da Inglaterra porque na Premier League o time luta muito para evitar o rebaixamento, está na primeira posição fora da zona de descenso. Uma curiosidade: a última vez que um time de Birmingham venceu a Copa da Liga foi rebaixado para a segunda divisão na mesma temporada. Foi o rival do Villa, o Birmingham que ganhou do Arsenal por 2-1 em 2011 numa lambança do Laurent Koscielny que deu um gol de presente para o Obafemi Martins aos 89 minutos. Então, Villa, vai querer manter essa tradição? Aí eles ganham da gente e ficam na primeira divisão para me fazer calar a boca.

Dois jogadores ficaram em campo todos os minutos dos cinco jogos anteriores: Claudio Bravo e Bernardo Silva. O Bravo com certeza será o titular nesse jogo e já o Bernardo jogou os três últimos jogos como titular, será que pode ganhar um descanso para estar pronto para enfrentar o Sheffield Wednesday na Copa da Inglaterra durante a semana? O legal de falar dessa edição da Copa da Liga é lembrar daquele jogo em Old Trafford que o City passou o trator por cima do United.

Foi uma surpresa para geral o time começar com seus dois atacantes, Aguero e Gabriel, no banco de reservas e ter Bernardo Silva, Mahrez, De Bruyne e Sterling em várias posições no ataque, essa partida serviu como teste para enfrentar o Real pelo visto porque a formação foi quase igual com o Gabriel entrou no lugar do Sterling nesse último jogo. Se o time jogar dessa forma e com a intensidade no domingo, o Villa pode se sair com uma moral muita baixa, acho que pior do que aquele jogo no Villa Park, 6-1 com hat trick do Aguero. Aquele jogo foi muito bom nosso, mas é bom lembrar que o Dean Smith, técnico do Aston Villa, insistiu com o recém contratado e fora de ritmo Daniel Drinkwater, o City castigou essa escolha.

Sempre tem aquela expectativa de ver o pessoal da base em campo na Copa da Liga, mas quando o bicho apertou nas semi finais contra o United, os dois garotos que mais foram usados, Foden e Eric Garcia, jogaram um total de 4 minutos nos dois jogos, sendo todos do Foden na partida de ida em Old Trafford quando o jogo está 3-1 nos minutos finais. Bem, é o Villa, é um time da Premier League, mas que luta para não cair, dá para dar uma chance ao Foden com o David Silva do seu lado e deixa o De Bruyne no banco porque vai que a casa ameaça a cair no meio do jogo.

O Eric Garcia pode ganhar uma oportunidade de ser relacionado após a lesão do Laporte, precisa ver como está o John Stones que vem sendo pouco utilizado nas últimas partidas. Estando entre os 18 ou não, Garcia pode conquistar sua segunda taça pelo City, a primeira foi da Supercopa. Acho que 23 jogadores podem ser considerados campeões porque jogaram alguns minutos no torneio, incluindo o Angelino que foi emprestado para o RB Leipzig, teve uma temporada que o Mangala postou uma foto de uma medalha da Copa da Liga que o City enviou para ele após ser emprestado ao Everton. Um dos dois goleiros reservas  no torneio vai ganhar uma medalha, se o City vencer, porque ficaram no banco, mas até o momento só Bravo jogou.

Uma coisa que li antes desse jogo foi que torcedores do Villa estariam tentando comprar ingressos destinados aos torcedores do City porque para eles já acabou, inclusive foram no jogo diante do West Ham, ou pelo menos compraram ingressos nesse dia, para serem habilitados a comprar da final. É muito possível que a parte do City não seja vendida integralmente mesmo, o time acabou de jogar em Madri e fez seis viagens para Wembley nos últimos anos, só o Tottenham jogou mais em Wembley que a gente, não dá toda hora para deslocar 40 mil pessoas de Manchester para Londres. Fiz uma procura rápida e uma passagem de trem, em cima da hora, ida e volta entre as duas cidades sai por volta de 120 libras, não adianta converter para real, precisa saber quanto isso representa em relação ao salário médio do torcedor, mas com certeza é salgado e isso é só o transporte.

Não achei nada falando do Aston Villa até agora, se achar alguma coisa até domingo, eu posto aqui. O destaque deles é o Jack Grealish e a contratação do goleiro Pep Reina que chegou no dia do 6-1, mas só ficou nas arquibancadas nessa partida.

E pela Premier League o Leicester enfrenta fora de casa o Norwich nessa sexta feira, coloquei aqui só para constar o nosso "adversário" no campeonato.

Então bom jogo para a gente e vamos voltar com mais uma taça!

Atualização: Com os resultados da rodada de hoje da Premier League, o Aston Villa vai para esse jogo como vice lanterna e numa situação ruim porque os times na rabeira conseguiram pontuar. Mais pressão para cima deles, veremos com reagirão amanhã.

Man City Vs Aston Villa (desde 1992):

A última vez que os times se enfrentaram pela Copa da Liga foi em 25.09.2012, com vitória deles na prorrogação por 4-2, Balotelli e Kolarov marcaram para gente no tempo normal. Dos 18 relacionados para o jogo apenas Richard Wright (goleiro reserva no dia) está no clube, como preparador de goleiros. Foi a única partida do jogador da base Jeremy Helan pelo time principal, depois rodou alguns clubes até se aposentar aos 24 anos, eu achava que ele tinha sido decidido virar padre, mas acabei de ler que ele é um devoto muçulmano.

São oito partidas que estamos invictos contra eles, com 7 vitórias e um empate, Guardiola ganhou as duas dessa temporada: 3-0 no Etihad e 6-1 fora de casa.




Jogadores pendurados: não há.

Jogadores suspensos: não há.

Juiz da partida: Lee Mason - Apitou 4 jogos nosso na temporada, incluindo um da Copa da Liga, vitória de 3-0 sobre o Preston North End. E já foram três jogos do City pela Copa da Liga na carreira: uma derrota para o Liverpool em Semi Final em 2011/12, empate com vitória nos pênaltis sobre o Leicester em 2018/19 e essa vitória sobre o PNE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário