Só para não deixar esse espaço improdutivo até o post do jogo contra o Newcastle que será feito amanhã, vou falar de uma informação que fiquei "mas só?!". O MEN noticiou que Mahrez poderá marcar o quinquagésimo gol dele na Premier League. Até aí tudo bem porque ele é mais conhecido jogador de criação de jogadas do que o cara que coloca a bola nas redes, segundo a matéria ele se tornaria o centésimo a marcar 50 gols na Premier, tem um erro nessa parte, nada relevante, mas 109 jogadores já marcaram, Mahrez está em 110º no ranking no momento, empatado com dois jogadores. Foi esse número pequeno que me chamou a atenção.
A atual temporada é a vigésima sétima desde a mudança de estrutura da Primeira Divisão para a Premier League e o campeonato teve nos seus três primeiros anos 22 equipes, logo mais jogos, contra as vinte de todas as temporadas seguintes. No começo você tinha menos jogadores estrangeiros na liga e o jogador médio inglês, até mesmo o de nível mais alto, ficava na Inglaterra quase que a carreira toda desde a base, aí fiquei imaginando um atacante inglês mais ou menos que jogasse cinco temporadas inteiras não conseguia marcar 50 gols?
Imaginando o cenário que ele conseguisse estar em campo em 100% das partidas nesses 5 anos seriam 190 partidas pelo campeonato, para marcar 50 gols ele precisaria de uma média de 1 gol em quatro jogos arredondando, isso é uma média ridícula para um atacante. Acho que para ser um atacante útil para o seu time, o cara tem que marcar de um gol em cada três jogos para cima, mais para perto de 2 jogos do que 3. Beleza, os estrangeiros chegaram no meio da década de noventa, começo dos anos dois mil, então já tem umas 20 temporadas por lá também.
Eles trouxeram mais qualidade para o futebol inglês, mas mesmo assim o número total de jogadores com 50 ou mais gols não é nada absurdo no meu entender. Talvez possa ser porque esses jogadores já chegavam mais velhos na Inglaterra e acabavam ficando poucas temporadas, não daria para chegar a essa marca, mas agora eles devem estar chegando bem mais jovens na Inglaterra.
O Aguero chegou com 23 e já passou tem tempo dos 50 gols, o Roberto Firmino também chegou com 23 e se tornou o primeiro brasileiro na Premier League a marcar 50 gols. E tem o exemplo do Gabriel Jesus que chegou muito jovem assim como o Richarlison, um com 30 gols e outro com 21.
Nas próximas temporadas a velocidade do número de jogadores que chegará a cinquenta gols deve ser bem maior, fazer uma aposta boba aqui: temporada 2019/20 começou com 107 jogadores com 50 ou + gols (Eriksen e Firmino chegaram agora), então uma média por alto de 4 por temporada, e já temos 2 nessa, dois acima, e o Mahrez deverá chegar ainda, dá 110 jogadores, ao final de 2020/21 acho q teremos 120 jogadores. Tomara que o Gabriel seja um desses.
E para completar a informação inútil do dia com 100 ou mais temos 28 e o Jamie Vardy com 92, é o mais perto em atividade na lista a jogar na Premier League, com a idade dele não vai sair mesmo da liga, e com 200 ou mais somente Alan Shearer (260) e Wayne Rooney (208), ambos ingleses. Na verdade os 4 primeiros são ingleses, o Henry o quinto, com Aguero no encalço.
PS: o Arsenal perdeu mais uma, dessa vez na Liga Europa. Olhando as imagens do jogo, do estádio, tinha mais gente aqui em no apartamento do que no Emirates, e olha que eu estou sozinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário