sábado, 27 de julho de 2019

Manchester City bate o Yokohama.

Em seu último amistoso de pré temporada o Manchester City bateu o Yokohama Marinos por 3-1 e levou um troféu que eu não tenho a menor ideia do nome no momento. De Bruyne, Sterling e Lukas Nmecha foram os autores dos gols. O time já está no avião para voltar para casa e daqui a pouco mais de uma semana terá o primeiro desafio da temporada.

O time só teve duas alterações em relação ao time que começou o jogo em Hong Kong: Zinchenko e Rodrigo entraram nas vagas de Angelino e Gundogan. E vou falar para vocês, estou com medo da nossa lateral esquerda, os dois não foram as melhores coisas do mundo quando era para atacar, mas na defesa foi algo que realmente eu fiquei preocupado com a facilidade com que tanto Zinchenko quanto Angelino foram batidos nos jogos, o posicionamento deles parece estar bem ruim, hoje o ucraniano tomou um 1-2 com uma jogada de peito.

Hoje a partida teve pelo menos duas coisas boas: o adversário e o De Bruyne. O Yokohama pareceu um bom time, queria jogar bola, sair com controle, evitava chutões e em alguns momentos conseguia sair da nossa marcação mais alta e pegar o Bravo com líbero, ou no meu tempo de garoto chamava isso de Bequeper (isso é aportuguesado porque nunca escrevi isso ou li, deve ser back-keeper, o goleiro linha do futsal). Fez uma excelente partida o goleiro e deu azar no gol japonês porque chegou a defender duas vezes, a terceiro foi parar nas redes. Esse foi o gol de empate.

O nosso de abertura foi um belo gol de De Bruyne, de canhota, e o segundo ele deu um passe de três dedos para encontrar o Sterling. Ele jogou muito pouco na temporada passada e, mesmo assim, conquistamos o título. Ele saudável nessa agora, nos dá um calor no coração de que a coisa pode não ser decidida tão tardiamente. 

No segundo tempo começou o festival de alterações, mesmo assim conseguimos marcar o terceiro graças a jogada de Adrián Bernabé com cruzamento para o Nmecha. Uma coisa interessante para mim nas alterações foi que o Foden entrou no lugar do Sané e ficou na posição dele, ali pela esquerda, não durou muito essa experiência não porque mais substituições aconteceram. Pode ser uma tentativa do Pep para o caso do Sané realmente sair? Ou foi apenas para dar minutos de jogo para o Foden que foi o último a chegar para essa turnê? Não sei, só sei que parecia meio deslocado nesse tempo que ficou por lá.

Nenhum jogador se machucou, então isso é uma pré temporada vitoriosa.

Sem novidade na questão de transferências e o Eric Garcia vai chegar ao centro de treinamento como atual campeão europeu sub 19 após a Espanha bater Portugal por 2-0. Será que vai ganhar mais tempo no time principal? Não gostaria que fosse o quarto zagueiro por achar muito jovem, ainda mais que nas últimas temporadas usamos todos os zagueiros experientes do elenco porque houve contusão, má fase e suspensões. Pep sabe o quê faz.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 26.07.2019

Amanhã o Manchester City fará seu último amistoso na Ásia antes de voltar para a Europa, enfrentará o Yokohama Marinos em partida que começará às 7:30 da manhã. Terá transmissão do DAZN, perguntei para a conta em português do City no Twitter se haveria transmissão para o Brasil no app deles, se haveria geo bloqueamento por já ter o DAZN para transmitir, não me responderam ainda.

Na coletiva de hoje Guardiola rasgou elogios ao Foden, falou que é o jogador mais talentoso só que não joga tanto porque o treinador dele é um mala e não daria tantas chances. É um belo elogio né? Nessa temporada o Foden vai jogar muitos mais minutos, ele já é nosso de destaque nas copas, agora deve ficar mais tempo em campo na Liga dos Campeões e Premier League, onde já conseguiu ser titular em alguns jogos e foi bem importante naquela vitória de 1-0 sobre o Tottenham.

No jogo anterior contra o Kitchee o treinador colocou a sua força máxima em campo como titular, apenas Zinchenko começou no banco, acredito que amanhã isso deva acontecer novamente, é o último ensaio antes de pegar o Liverpool pela Supercopa, que não é amistoso, vale taça e o Guardiola deixou claro isso durante a temporada passada quando falou que o time conquistou 4 taças sim, mesmo sem levar a Liga dos Campeões.

O time japonês faz parte do City Football Group e atualmente é o vice líder do campeonato local após 20 partidas, são 34 no total. Algo me diz que eles vão considerar o jogo como um amistoso mesmo, porque imagina perder jogador na briga por um título que não vem desde 2004. Tem três brasileiros no elenco o Marcos Junior (ex Fluminense), o cara que eu conheço mais, também jogam lá Thiago Martins, emprestado pelo Palmeiras, e Edigar Junio, também por empréstimo, mas pelo Bahia. Agora há pouco o Erik, do Palmeiras que estava emprestado para o Botafogo, foi anunciado como mais um brasileiro a jogar emprestado por lá. Algo me diz que ele não estará no banco amanhã, sorte a nossa.

Sobre esse jogo não tenho muito a dizer não, apenas que o pessoa saia sem problemas e que voltem logo para Inglaterra, pouco mais de uma semana para o primeiro jogo valendo.

Hoje o Micah Richards anunciou sua aposentadoria por não conseguir se recuperar das constantes lesões no joelho, com 31 anos ele fará parte da área de promoção do clube. Richards fez parte do time que quebrou a nossa seca de 34 ou 35 anos com a vitória na Copa da Inglaterra de 2010/11 para na temporada seguinte também participar da conquista inesquecível da Premier League. Infelizmente não conseguia ficar muito tempo em campo, tanto que na conquista da nossa segunda Premier ele não se qualificou para receber medalha já que não tinha entrado nem cinco vezes em campo. Acabou jogando na Fiorentina e Aston Villa, desde 2016 ele não consegue entrar em campo.

Tinha um enorme potencial, é o defensor mais jovem a fazer um gol pela seleção inglesa, onde jogou pela última vez em 2012. O problema no futebol dele era a concentração, o foco, várias vezes se via perdido em campo, se relaxava e isso cobra caro. Acho que a melhor temporada dele foi quando fez uma defesa sólida com o Richard Dunne, acho que foi na época do Eriksson. Boa sorte para ele nessa nova tarefa.

Parece que a negociação entre City e Bayern pelo Leroy Sané começou a esquentar porque o time alemão abriu conversas com a nossa diretoria. Quando a equipe voltar para casa, o processo deve se acelerar, torce para que fique, mas não acho improvável de sair não. Voltar para Alemanha, num grande time, depois de ter conquistado tudo na Inglaterra, ele pode levar a Liga dos Campeões pelo Bayern. Se for sair que seja logo para que possamos procurar peça para repor. Falam num valor de £ 90 milhões (valor que o Leicester quer pelo Maguire...rs)

O City emprestou para o Granada da primeira divisão da Espanha o jovem Yangel Herera, foi contratado em janeiro de 2017 e até agora só foi emprestado: New York City, Huesca e Granada. Terá 22 anos no final dessa temporada. Se nem participar da pré temporada está, acho pouco provável que seja utilizado.

Mangala estaria na mira do Valencia, onde já jogou. Acho que o que podemos tirar dessa notícia é não a saída do Mangala, mas que havia uma especulação do Otamendi se mudar para lá e se acontecer do francês ir para a Espanha, isso me indicaria que o Otamendi ficaria. A minha preocupação não é manter ou não o Otamendi, agradeço os serviços dele, mas se sair mesmo, precisaremos de recomposição logo.

Torci para que tivesse alguma novidade hoje, agora fica para segunda feira.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 25.07.2019

Uma transferência foi confirmada hoje, a saída de Douglas Luiz para o Aston Villa. O ex vascaíno não chegou a estrear oficialmente pelo Manchester City por causa de problemas com o visto de trabalho, no Villa ele terá mais chance de conseguir, ainda não tem, eu já baixei o manual para conseguir esse visto e numa data FIFA tentou colocar aqui para o pessoal ter uma ideia de como funciona.

Aparentemente o City terá lucro, contratou por £ 12 milhões e a saída dele valerá £ 15 milhões mais uma cláusula no contrato de recompra. Vamos ver como se saíra, jogando na Premier League é muito mais fácil para eu assistir do que em outras ligas.

Novela Sané continua e a imprensa alemã está fazendo sua parte para conseguir levar o nosso camisa 19 para Munique. Quer mesmo? Manda a Adidas liberar logo o dinheiro e vida que segue, vai ficar chorando, enrolando? Se decide cacete, " ah, tenho que esperar saber se o jogador realmente quer jogar aqui mesmo." Para o inferno, coloca o dinheiro na mesa, avisa para o jogador, a diretoria do City não vai segurar jogador, não me parece ser a política deles, então é coisa simples.

Sobre o João Cancelo a chegada dele depende da saída do Danilo, só que, pode ser impressão minha, mas não vejo movimento do City, do empresário do Danilo para a procura de um novo clube. Ele está na viagem de boa, sofre com as brincadeiras do Bernardo Silva e vai indo. Vai acabar ficando mesmo se o Cancelo chegar porque as notícias dão conta que o Otamendi gostaria de sair, então o Guardiola vai precisar de um jogador polivalente de qualquer jeito. Veremos.

Aparentemente, não foi confirmado pelo clube, mas o Aguero chegará a Manchester na próxima semana. Isso dá uma alívio em qualquer coração. Vem para casa, meu querido! E por falar em casa, eu vi que hoje na Europa houve recorde de calor e às 14:30 em Manchester estava 32º graus com sensação de 33º, pessoal deveria estar fritando por lá. No Rio de Janeiro por volta das 10:30 estava uns 26, 27 graus e eu estava de boa.

Sexta feira é um bom dia para chegada de um reforço.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 24.07.2019

Em uma vitória para lá de protocolar tendo em vista o nível do nosso time nos últimos anos, o Manchester City bateu o Kitchee de Hong Kong por 6-1 e levantou o primeiro troféu da temporada, agora o time se muda para o Japão, onde fará o último amistoso preparatório antes de voltar para a Inglaterra, enfrentará o clube parceiro Yokohama Marinos no dia 27, popularmente conhecido como próximo sábado. David Silva, Sané(2), Sterling, Nabil Touaizi e Iker Pozo marcaram os gols. Começar por esses dois últimos nomes.

Ambos são jogadores espanhóis que já estão na nossa base tem bastante tempo, então se evoluírem bastante poderão ser classificados como jogadores treinados pelo clube. A família do Pozo já está em Manchester tem bastante tempo porque seu irmão mais velho chegou a participar de algumas partidas pelo time principal do City: José Angel Pozo. Num momento de jogadores contundidos no nosso sistema ofensivo Manuel Pellegrini teve que improvisá-lo no ataque contra o Leicester fora de casa, eu achava que o jogo tinha terminado em 1-1 com gol do Lampard, ele fez gol, mas vencemos por 1-0, memória não está tão ruim. Atualmente o Pozo mais velho está rodando na segunda divisão da Espanha. Seu irmão é jogador de meio de campo, o Transfermarkt fala em posição de volante, pelo tamanho dele achava que seria mais avançado, mas tem que vê-lo jogando para saber.

Touaizi é meio campista ofensivo mesmo e o seu gol foi bonito, carregou a bola até a entrada da área e colocou no canto, muito bem colocada a bola que bateu na trave e entrou, o gol do Pozo foi num bate rebate numa jogada que Adrián Bernabé puxou da direita para esquerda, teve seu chute bloqueado assim como Foden e no rebote Pozo conferiu. O pessoal da base começou o jogo no banco e o time titular foi bem mais forte do que eu imaginava, olhando para a escalação se o primeiro jogo fosse hoje acredito que apenas o Angelino daria lugar ao Zinchenko, acho que o Rodrigo começaria no banco com o Gundogan fazendo essa função, isso até ele se adaptar ao time. Temos que lembrar que Sané, Bernardo Silva e Mahrez quando chegaram, começaram no banco também.

De Bruyne e D Silva, capitão, devem ter comandado o meio de campo e Guardiola já deu pistas, tinha feito isso no passado também, que Sterling pode ser o seu atacante no caso de ausência de Aguero e Gabriel como agora, isso é uma má notícia para o Lukas Nmecha, deverá ser emprestado mais uma vez. Bernardo Silva e Sané ficaram em suas posições nas pontas. Eu vi os gols né e a defesa dos caras era uma bagunça, o buraco no primeiro gol, David de cavadinha, dava para estacionar um navio petroleiro, jogo foi para o intervalo em 3-0. Na volta Rodrigo e Zinchenko voltaram no lugar de David e Angelino.

E os principais jogadores foram ficando até os 65 quando deixaram o campo Walker, Laporte, De Bruyne e Bernado para entrarem Danilo, Tommy Doyle, Alpha Dionkou, zagueiro/lateral direto, que pode jogar pela Espanha ou Senegal, e o Bernabé. A baciada de substituições continuou com Gundogan, Sterling, Sané e Stones saindo para entrarem Pozo, Touaizi, Foden e Harwood-Bellis. Com um time quase todo da base, vencemos por 2-1 nesses minutos finais. Só o Bravo ficou os noventa minutos.

Para quem quiser ver os melhores momentos está ai:




E em notícias de transferência, a imprensa alemã colocando está fazendo uma pressão para ele ir para o Bayern, Guardiola tem ficado puto com os ex patrões e a mãe do Sané está atrapalhando negociações para extensão de contrato. Poderiam resolver logo isso né? É um inferno ler todo dia uma notícia de hoje sim, hoje não.

Nem Mangala nem Adarabioyo confirmaram saída ainda do time. Subiu uma pulga atrás da minha orelha que talvez essas transferências podem ser seguras até o Otamendi voltar de férias e conversa com a comissão, se ele realmente quiser sair, o City pode ter pouco tempo para contratar, então aceitaria ficar com esses dois por questão de elenco mesmo. O nome do Aké voltou a ser especulado por causa que a negociação com o Maguire não avança.

E pelo europeu sub 19, Eric Garcia venceu nos pênaltis o Claudio Gomes e fará a final contra Portugal que bateu a Irlanda, que tinha um jogador da base do City, Joe Hodge. A decisão será jogada no sábado. Boa sorte para o Eric.

Até sábado



terça-feira, 23 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 23.07.2019

Amanhã, às 9 horas da manhã, o Manchester City entrará em campo para seu terceiro amistoso nessa pré temporada, enfrentará o Kitchee de Hong Kong. Pessoalmente, eu não sei se o jogo terá transmissão e nem estou me preocupando porque sinceramente vai ser de uma preguiça do cacete.

O time de Hong Kong foi o quarto colocado na sua última temporada e o campeonato local já não deve ser grande coisa, imagine o quarto lugar que desafio vai oferecer para a gente. Guardiola vai colocar os jogadores mais por acordo comercial do que para ganhar ritmo de jogo, um treino mais sério entre titulares e reservas deve valer muito mais a pena. Eu já estou até vendo, amistoso já não tem muita comemoração de gol, esse então, imaginem Sané, Sterling ou qualquer jogador do time principal marcar um gol, um cara da base ficaria feliz, esse pessoal não.

Esse jogo pode marcar a estreia do Phil Foden na temporada, ele já chegou a Hong Kong e treinou com os coleguinhas, Guardiola está satisfeito com o físico dele, surgiram algumas fotos dele jogando com crianças nas suas férias e ele está seco. Com 19 anos é mole estar em forma, quero ver chegar na minha idade sedentário e não negando comida, vai criar uma pança legal.

Guardiola deu entrevista hoje e também comentou sobre a data de retorno dos jogadores da Copa América, Mahrez ainda não muito prazo não porque ele foi campeão da Copa Africana só na sexta feira passada. Uma parte do contingente sul americano volta dia 29/30 desse mês e outra 3 ou 4. Talvez esse pessoal que volte na primeira data até fique à disposição para a Supercopa, na temporada passada alguns jogaram sem estarem há muito tempo em treinamentos.

Hong Kong enfrenta protestos nos últimos dias, o City até agora não foi afetado, veremos o quê acontecerá amanhã, aparentemente o jogo vai rolar, tem mais ou menos 12 horas para a partida, até a hora de vocês dormirem pode aparecer alguma coisa.

E notícia sobre transferência que vocês querem? Infelizmente não tem nenhuma novidade não. O Otamendi pode ir para o Milan se eles não conseguirem o alvo principal, o Lovren do Liverpool, eu estou achando que ele vai ficar, já está difícil de chegar alguém por que o Guardiola liberaria um zagueiro?

Segundo a imprensa alemã, o Sané está dando sinais encorajadores para o Bayern tentar sua contratação. Essa novela vai render, a janela de transferência na Inglaterra se fechará na quinta feira antes da abertura do campeonato, tem até lá para essa negociação sair porque o City não vai perder um jogador e ficar sem recomposição até o meio do ano.

Nenhuma novidade no caso Douglas Luiz, Tosin Adarabioyo iria se apresentar hoje no Blackburn de acordo com várias fontes da imprensa, não tem nada no site deles e tem a negociação com o super craque argentino de 18 anos, Thiago Almada, que o City negocia como Velez da Argentina para contratar e emprestar ao Sporting de Portugal, em uma parceira entre os clubes. No mesmo dia saíram duas notícias diametralmente diferente: "Sim, vai acontecer" e "Não, não está nem um pouco próximo de fechar".

Então é isso gente, algum palpite para o jogo contra o Kitcheen? Conseguiremos igualar ao jogo em casa contra o Burton Albion?

sábado, 20 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 20.07.2019

Em joguinho bem mais ou menos das duas equipes, o Manchester City perdeu nas disputas pro pênaltis para o Wolverhampton e ficou com o segundo lugar no troféu Premier League Asia e agora o time viajará para Hong Kong onde enfrentará o Kitchee SC que terminou na quarta colocação no último campeonato local. Nessa perna da pré temporada Phil Foden se juntará ao elenco, deve ficar mais na preparação física mesmo.

No jogo de hoje o City mandou até onde teve pernas, começou com um time mais forte do que na partida anterior e encurralou os Lobos, teve chances com Laporte e Sterling em participações importantes de Kevin De Bruyne, capitão no primeiro tempo, e saiu no intervalo para a entrada de outro capitão, David Silva. O jogo foi muito prejudicado pelo calor, esse pessoal vê o termômetro bater 30º graus e entra em desespero, para a gente aqui é um dia normal, se bobear em alguns dias de inverno deve bater isso. Sterling poderia ter ganho esse troféu se não tivesse isolado um pênalti, coloquei pressão nele agora, toda a culpa é exclusivamente dele, quando chegar em Manchester tem que ser recebido por baldes de pipoca.

As coisas que eu queria destacar são: o conjunto do uniforme ficou feio, um amarelo que vira goiaba na camisa e fica assim no shorts, não tenho nada contra esse tipo de mudança de cor, ainda mais no terceiro uniforme, no do Tottenham da temporada passada era mais ou menos assim, camisa branca até mais ou menos a barra onde virava a cor do short, acho que um azul escuro, eu gostei deles, mas essa combinação de cores nossa é bem feia.

Pênaltis é algo que já me preocupava desde a saída do Yaya Touré, não temos um confiável. Eu estava colocando minhas fichas no Gundogan, mas como bateu hoje, achei melhor colocar esse pessoal para treinar quando estiver todo mundo de volta em Manchester. O Steling só bateu no tempo normal e tentou repetir o da final contra o Chelsea, onde colocou no ângulo, hoje acertou o vendendor de cerveja na última fileira. 

Acho que o único que jogou o tempo todo hoje foi o Danilo, no primeiro tempo foi lateral direito e no segundo foi zagueiro. Achei que foi bem de zagueiro, claro que é um jogo sem muita pressão, como o Guardiola gosta de um jogador polivalente, talvez ele possa ganhar uma sobrevida no City, já que negociações para sua saída não avançaram. O Angelino foi reserva do Zinchenko e foi mal, teve um lance que ele fez alguma coisa errada e o Pep estava no enquadramento, ele colocou as mãos na cara. Torcer para que tenha sido um dia ruim dele.

O zagueiro que eu queria ver, Taylor Marwood-Bellis, entrou no segundo tempo e foi seguro, o quê me preocupa foi notícia que saiu que a comissão técnica ficou impressionada com ele. Vamos com calma com isso porque sempre na pré temporada tem alguém da base que se destaca. Talvez nessa partida contra o Kitchee ele possa jogar mais porque afinal o nível do adversário parece bem baixo.

A minha dúvida agora é qual a chance dessa partida ter alguma transmissão para o Brasil? Acho q será bem surreal se tiver.

Em outras notícias sobre negociações: NÃO TEMOS NOVIDADE ALGUMA.

No campeonato sub 19 Europeu, a Espanha venceu a Itália de virada, 2-1, e estará na semi final do torneio. Eric Garcia jogou todos os 270 minutos do torneio e levou um cartão amarelo hoje. Essa participação dele na semi final quer dizer que só o veremos quando o clube voltar para casa. A Espanha pegará a França que garantiu o primeiro lugar mesmo sem terminar a fase de grupos, na França está o Claudio Gomes que entrou como reserva nas duas vitórias. Boa sorte para ambos.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Notícias Manchester City 19.07.2019

Primeiramente dar parabéns ao Riyad Mahrez, capitão da seleção da Argélia, por ter conquistado o título do Copa Africana de Nações em cima de Senegal, esse foi o quinto caneco levantado por ele e se tornou o primeiro jogador do Manchester City não lusófono a fazer nessa temporada: Bernardo Silva, Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus já tinham conquistado um título com sua seleção nessa temporada.

Amanhã a gente entrará em campo para enfrentar o Wolverhampton na decisão do Troféu Premier League Asia, partida marcada para começar às 8:30 da manhã, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

A escalação e uso de jogadores não deverão ser muito diferentes em relação à primeira partida do torneio, na vitória de 4-1 sobre o West Ham, os jogadores ainda estão entrando em forma e não precisam forçar nada, ainda mais que eu acho que o Wolverhampton vai dosar bem o jogo porque terão que voltar após a partida para a Inglaterra já que na quinta feira, dia 25, começará sua caminha da na Liga Europa. Os comandados de Nuno Espírito Santo enfrentarão em casa nessa primeira partida o Crusaders FC da Irlanda do Norte, boa sorte para eles e pelo futebol que jogaram na temporada passada tem tudo para fazer bonito na Liga Europa.

Guardiola reclamou na coletiva das condições climáticas da China, deu para notar as camisas dos jogadores para lá de suadas e o rosto ainda mais vermelho que o normal do De Bruyne, procurei aqui e na hora do jogo a temperatura vai estar em torno dos 30º graus, vão sofrer novamente, então servirá como mais uma justificativa dos times jogarem com o freio de mão puxados.

Eu estou mais na expectativa de ver o pessoal da base e o Rodrigo do que os medalhões, esse último grupo eu já conheço a qualidade. Tomara que o zagueiro Taylor Harwood-Bellis jogue para eu ter noção se aquele vídeo que rolou no Twitter é tipo DVD melhores momentos ou o rapaz realmente tem qualidade. Depois desse amistoso o próximo será em Hong Kong, onde o pau estava quebrando, mas até com muita educação, o clube avisou que estava monitorando a situação por lá. Até agora não vi nada do tipo "temos que cancelar."

No lado das negociações nada surgiu de novidade na chegada de jogadores, sobre saída de jogadores tivemos confirmado pelo lado do Sporting Gijón a assinatura de cinco anos do Manu Garcia, nada se falou sobre o valor pago, nem o City confirmou no seu site, possivelmente tem aqueles cláusulas de recompra porque, honestamente, um time da segunda divisão não tem bala na agulha para gastar em contratações, mete uma cláusula desse para trazer um jogador e segue o jogo se perder dinheiro no futuro.

Outra notícia de saída é do Mangala, poderia ir para o time do Kompany de graça, o problema é o salário dele. Como tem um ano de contrato e a ligação do nosso capitão, para mim não seria impossível o City bancar perto do salário.

Tem muito mais o quê falar não, vamos nos divertir amanhã cedo.

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 18.07.2019

E aí gostaram desse primeiro amistoso? Para quem ainda não sabe o Manchester City venceu o West Ham por 4-1, de virada, no Troféu Premier League Asia e agora enfrentará o Wolverhampton na final do torneio nesse sábado às 9 horas da manhã. David Silva, Lukas Nmecha e Sterling (2) marcaram os os gols.

Apenas dois jogadores ficaram os 90 minutos em campo: o goleiro Claudio Bravo, que perdeu toda a temporada passada por uma lesão no Tendão de Aquiles, e o jovem zagueiro Taylor Harwood-Bellis de 17 anos, ele perdeu seu avó há pouco tempo, o funeral foi no dia do último treino antes da viagem para a China. Antes mesmo desse jogo já fizeram reportagem sobre como ele poderia suprir o estilo do Harry Maguire e após a partida vídeo da sua participação foi postado em rede sociais, com seus melhores momentos. Tem que ir com calma, apenas um amistoso que muito possivelmente p West Ham jogou com freio de mão puxado, vocês viram como estavam as camisas dos nosso jogadores? Encharcadas de suor, o De Bruyne, que só entrou no segundo tempo, tava mais vermelho que o normal, a temperatura deveria estar fora dos padrões para esse pessoal.

O gol do West Ham saiu no pênalti tolo, tolo do Angelino, que  começou como titular, mas o nosso gol de empate saiu após um puta lançamento do Adrián Bernabé para o David Silva, a virada foi num pênalti sofrido e cobrado pelo Luka Nmecha, não sei se era porque era um amistoso ou ele em condições de jogo seria o batedor, mas ele bateu bem o penal, já tinha feito um nas cobranças de disputa de pênalti contra o Leicester em 2017/18. Aí veio o intervalo e o Pep resolveu acabar com a brincadeira.

Bernardo Silva, Sané, Sterling, De Bruyne e Gundogan entraram e empurraram o West Ham até o Sterling marcar duas vezes. Além de Angelino, a nossa outra contratação Rodrigo (ou Rodri) foi titular. Agora é ver no sábado se Guardiola vai mandar a campo esse mesmo time titular, que tem uma semana de treino a mais que os demais, ou colocar para ganhar mais tempo os jogadores que serão titulares mesmo durante a campanha.

Quem jogou pelo City também foi o meio campista de 17 anos Tommy Doyle, ele é neto de dois jogadores muito importantes na história do City: Mike Doyle e Glyn Pardoe. Mike já é falecido e jogou 565 vezes (terceira maior marca) com 41 gols pelo time e tem uma lista boa de títulos também, assim com Glyn que fez 305 jogos e 17 gols, é até hoje o jogador mais jovem a jogar oficialmente pelo City, 15 anos e 314 dias contra o Birmingham em jogo da Primeira Divisão em 11/04/1962. Será complicado para rapaz alcançar os avôs, o futebol mudou muito, pelo menos ele tem o caso do Phil Foden para mirar.

Não tenho nenhuma novidade sobre negociações do City. Até agora o Douglas Luiz não foi anunciado pelo Aston Villa, as partes devem estar esperando um retorno da federação inglesa para ver se ele conseguiu ou não o visto de trabalho, em um rede social ele estava em Minnesota, local da pré temporada do Villa. O Harry Maguire parece estar mais perto do United, por esse valor que especulam pode jogar lá a vontade.

Philippe Sandler foi anunciado por empréstimo ao Anderlecht, time do treinador/jogador Vincent Kompany, vai ficar na Bélgica por uma temporada. Estou com uma leve suspeita que não volta não. Pela idade, fará 23 no meio da temporada, poderia ser tipo um quarto zagueiro, se o Otamendi ficar, mas nunca vi o nome dele ser especulado para isso, parece que o Eric Garcia está na sua frente nesse quesito. Outro zagueiro, Tosin Adarabioyo, pode se mudar para o Blackburn Rovers, da segunda, por empréstimo, outro que parece sem futuro no Manchester City.

Um jogador da base do City se transferiu o Brighton, foi o Taylor Richards, meio campista ofensivo, falam que o valor poderá chegar a £ 2.5 milhões, começa com £ 1 milhão e tem os bônus, única chance que teve no time principal foi no jogo da volta contra o Burton pela Copa da Liga, ficou no banco os 90 minutos. Boa sorte para ele, espero que consiga ter uma carreira em times de primeira divisão, na Inglaterra dará para a gente acompanhar.

No sábado a Espanha sub 19 jogará contra a Itália pelo europeu da categoria e precisa do empate para avançar para as semifinais, Eric Garcia jogou os 180 minutos na vitória sobre Armênia e empate contra Portugal. Possivelmente o City só o vê de volta em Manchester mesmo. Nessa sexta feira a Argélia de Mahrez decidirá a Copa Africana de Nações, jogo será às 16 horas contra Senegal.

Benjamim Mendy avisou que só voltará para Manchester no final de agosto, é quando o prazo para sua recuperação acaba, ele está em Barcelona, isso para alegria do Pasha. Honestamente a primeira partida que ele terá chance de jogar deve ser pela Copa da Liga, aquela primeira que clubes em competições europeias jogam, em setembro, com isso o Zinchenko tem mais chance ainda de se firmar como o dono da posição, até trocou o número da camisa, de 35 para 11.

E em uma transferência aleatória, o Atlético de Madrid fechou com Kieran Trippier do Tottenham, isso só importa para a gente porque numa transferência internacional o mecanismo de solidariedade da FIFA é acionado e o City poderá ficar com até 5% do valor da transferência porque ele fez toda a base no clube. A partir de outubro a FIFA vai aumentar o escopo e transferências de jogadores estrangeiros dentro da mesma federação começarão a pagar esse mecanismo, seria o caso do Douglas Luiz do City para o Villa, hoje o Vasco não receberia nada, em outubro pingaria alguma coisa na conta.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 15.07.2019

Finalmente o avião do Manchester City conseguiu decolar de Manchester para a China, isso só aconteceu dois dias depois da data inicial. Provavelmente já deve ter pousada em ou não, vai que pegou um vento contrário e atrasou ainda mais. Os jogadores divulgaram algumas fotos dentro do avião e é muito conforto, tem nada a ver com aquele busão que a gente pega cheio todo dia. ISso não é inveja gente, eu adoro as pessoas me encoxando, me dando bolsada e a melhor de todas, ficar costas com costas comigo quando o ônibus só tem um único puto em pé, que no caso sou eu, aí chega uma terceira pessoa que quer porque quer passar ali. Pessoas não tem noção ou são malas mesmo.

O time não terá muito tempo para tirar o avião das costas não porque já na quarta feira o City fará seu primeiro jogo no Troféu Premier League Asia quando enfrentará o West Ham às 9h30 da manhã, pré temporada nos EUA é melhor por causa disso, o jogo é de noite. Wolverhampton e Newcastle (sem técnico no momento) farão o jogo de abertura mais cedo. Times derrotados se enfrentam na disputa do terceiro e os vencedores irão para a final, pelo menos estas partidas serão disputadas no sábado de manhã. Todos os jogos terão transmissão dos canais ESPN.

Quem deve aproveitar muito esse primeiro jogo, ou mesmo toda essa turnê na Asia, é o pessoal da base que já começou a treinar faz mais tempo. Os principais jogadores que viajaram recém chegaram de férias, então ainda precisam se soltar mais, acredito que joguem mais por questões contratuais. Espero que o campo do jogo esteja bom porque o quê eu já vi de pastos em pré temporadas passadas.

Com a saída de Kompany, nós começaremos uma nova temporada com um novo primeiro capitão, por assim dizer, David Silva será o encarregado como já fazia na ausência do Kompany. Dividirá a responsabilidade com Fernandinho e Aguero. Sempre é bom lembrar, temos que aproveitar a última temporada de David com a gente, tem fazer valer cada minuto.

Foi anunciado há poucas horas que Fabian Delph se transferiu para o Everton após 4 anos no Manchester City, contrato foi de 3 anos e valor pago foi de £8.5 m podendo chegar a 10 com os bônus estipulados. Eu cheguei a ter muita boa vontade com ele, mas não dava mais, Guardiola não conseguia contar com ele por inúmeras lesões, o Delph teve uma sorte imensa quando negou o Stoke em 17/18, o clube foi rebaixado, e acabou sendo o lateral esquerdo da melhor campanha de um time na Premier League e ainda conseguiu se classificar para o segunda medalha na Premier League em 2018/19. Jogos contra o Everton serão no dia 29 de setembro em Liverpool e em 1º de janeiro no Etihad, se estiver em condições de jogo será bem recebido.

O caso do Delph serve de espelho para o Mendy que está em recuperação, essa é a temporada que dá ou desce para o francês, o Angelino já chegou para jogar na lateral esquerda, reserva a princípio, até o Mendy poder estiver disponível para jogar e ficar assim por bom tempo. Muito possivelmente o City não colocou o nome do Mendy no mercado por duas razões: não tem um comprador por um preço razoável e a amortização da sua contratação deve ajudar muito no balanço financeiro do clube, se tirar esse valor pode dar problema no Fair Play Financeiro.

Em outras negociações, a vinda de João Cancelo está para lá de complicada, o valor pedido pela Juventus sem aceitar jogador ir na direção oposta, apesar que o aniversariante Danilo não parece querer ir, se torna improvável o negócio. A contratação do Harry Maguire por valor entre £80-90 m é um não, muito obrigado também.

Nenhuma notícia nova sobre o Mangala, o Douglas Luiz já está em Minnesota onde o Villa faz sua preparação, só que não anunciaram nada ainda, o Manú Garcia está muito perto de fechar o empréstimo para o Sporting Gijón da Espanha e o Otamendi pode voltar para o Valencia, precisará reduzir a pedida salarial, se realmente sair, temos que ir atrás de um zagueiro ou o Guardiola vai ter que improvisar seja o Fernandinho, Danilo (se ficar), Walker, para Premier League ou Liga dos Campeões ele não vai colocar o Eric Garcia na fogueira não.

Fiz uma contagem rápida e nosso elenco está com 17 livres, 3 jogadores treinados na Federação (Walker, Stones e Sterling), dois treinados no clube (Angelino e o, por enquanto, terceiro goleiro Daniel Grimshaw) e um sub 21 (Foden). Para contratar um jogador livre, precisa que um da mesma categoria saia. O elenco parece curto, mas Guardiola também não gosta de muita gente, ele usará jogadores da base para compor o elenco, deve ter espaço para o Lukas Nmecha, Eric Garcia e o Ian Poveda.

E aí gostaram da terceira camisa? Curioso para saber o quanto custará aqui no Brasil por importar legalmente é fora de cogitação.

sábado, 13 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 13.07.2019

Eu estava esperando para escrever hoje só após o Manchester City divulgar a lista dos jogadores que viajariam para a China, na primeira perna de sua pré temporada, e pouco depois dessa lista sair a viagem do time foi postergada para amanhã, pegou todos de surpresa e mais tarde foi informado que a empresa responsável pelo voo, Thomas Cook (antiga patrocinadora do clube) fez besteira e o avião não teria permissão para entrar na China. Infelizmente alguém começará a segunda feita tendo que passar nos Recursos Humanos da Thomas Cook.

Para essa viagem o clube levará 26 jogadores e Phil Foden se juntará ao elenco em Hong Kong, onde o clube fará o terceiro amistoso, ele só chegará depois porque participou do campeonato europeu da categoria, então suas férias começaram depois. O pessoal da Copa América tem direito a três semanas de férias, mas se quiserem diminuir, ficaria a critério deles, se utilizarem o período todo, nós só os veremos em Manchester na semana anterior à Supercopa da Inglaterra, na temporada passada alguns dos jogadores que participaram até a última semana da Copa do Mundo estiveram nesse jogo (Walker, Stones, Kompany). Mahrez é o caso mais extremo.

O argelino ajudou sua seleção a chegar às semi finais da Copa da África de Nações, o jogo será amanhã contra a Nigéria, e há decisão de terceiro e quarto lugares, que será na quarta, então é capaz de só retornar aos treinos na semana da estreia do time na Premier League contra o West Ham no Etihad. Eu acredito que o Mahrez deva perder os primeiros jogos da nova temporada até ter um melhor condicionamento físico.

Esse lista de 26 anos tem 14 jogadores do time principal e 12 da base, como os dois goleiros Daniel Grimshaw e Gavin Bazunu, então é certeza que esse pessoal será bem utilizado. Um nome que pode se beneficiar dessa pré temporada é o Lukas Nmecha, afinal tanto Aguero quanto Gabriel estão curtindo suas férias, claro que há a possibilidade de vermos Sterling ou mesmo o Bernardo como essa falso nove como vimos em alguns finais de jogos, mas não vejo utilidade alguma em levar um jogador desse e com essas condições se não vai dar oportunidade para ele jogar. Particularmente, eu achava que ele nem seria emprestado na temporada passada porque sei do histórico de lesões do Aguero e Gabriel e talvez ele pudesse ser usado em um jogo de copa em que tivéssemos problemas com esses dois atacantes. Fora ele da base não vejo nenhum jogador que possa ter chances nessa temporada.

Por falar em oportunidades quem deverá ter muitas é o Angelino porque o Mendy não viajará, ele está em Barcelona se recuperando de mais uma lesão. Olhando assim por alto parece que o Zinchenko é o titular, o Angelino, o reserva e o Mendy se tiver recuperado em algum momento da temporada e não fizer besteira fora de campo poderá ser usado como reserva naquela primeira partida da Copa da Liga que ninguém se importa. Chegou com um status altíssimo, mas não consegue produzir, talvez venha a ser classificado como a pior contratação da era Guardiola no City.

Quem vai viajar também é o Aleix Garcia, mas não acho que tem muito futuro no clube, o meio de campo está bem servido no momento e também nos jogos que o vi não achei nada demais. A situação dele parece estar complicada porque se tivesse com ofertas teria ficado em Manchester para avaliá-las como foi o caso do Manú Garcia e do Eliaquim Mangala. Esses dois mais o Fabian Delph não estão na lista de embarque.

Manú tem proposta para jogar no Sporting Gijón da segunda divisão da Espanha, que fará sua estreia no campeonato contra o nosso clube irmão Girona. Especula-se 4 milhões de euros por ele, eu acho  esse valor muito bom, entretanto desconfio porque um clube da segunda divisão pagar esse valor é muita coisa, iria consumir grande parte do orçamento. Deve ser mais um jogador que o City vai liberar, colocar cláusula de recompra futura ou venda futura, não tem porque ficar segurando.

O Mangala é um caso estranho porque o City renovou o contrato por mais um ano, honestamente eu não sei porque, apesar de estar treinando com o clube, a direção e comissão já tinham ideia que ele não ficaria, na imprensa fala que ele ficará no CT treinando sozinho, isso deve ser muito deprimente, a Turquia pode ser seu destino. Delph faria exames físicos hoje para se transferir para o Everton por £ 8 milhões mais um adicional que poderia chegar a £ 10 m. Teve muitas chances no clube, mas não soube aproveitar, pelo menos poderá contar para os netos que tem 2 medalhas de campeão da Premier League (além de outras com o clube) e participou da campanha que pela primeira vez na história do torneio o clube chegou a 100 pontos. Em cinco anos jogou 89 partidas, é um número ridículo.

Uma ausência pouco comentada é do zagueiro da base Tosin Adarabioyo. Ele se apresentou, tiraram até foto dele, mas não vai para a China não. Com contrato até junho de 2021, se eu fosse ele pediria para ser negociado em definitivo, vai fazer 22 anos em setembro, ficar pulando de clube em clube sem saber onde vai se reapresentar quando chegar julho deve ser um saco. Uma pena que foi utilizado pouco pelo City em 2017/18 ele jogou algumas vezes e parecia mais confortável com a bola que o Mangala, mas pela experiência do francês deve ter sido por isso que o Guardiola preferiu utilizá-lo em mais jogos naquele período de muitas lesões.

Quase esqueço do Danilo que está com o elenco, esse fato é relevante porque ele era um nome especulado para sair para a chegada de um novo lateral direito, há duas especulações: João Cancelo da Juventus e Daniel Alves sem clube no momento, esse deve ir para onde o Neymar for. Não deve ter nada muito avançado para a saída do Danilo porque não iria para o outro lado do mundo se estivesse por alguns minutos de assinar com outro clube. 

Agora é torcer para que a avião do time possa partir para a China nesse domingo sem mais nenhum imprevisto.


segunda-feira, 8 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 08.07.2019

Parte do elenco do Manchester City voltou aos treinamentos hoje, inclusive os dois novos contratados: os espanhóis Rodri e Angelino. Os jogadores que tiverem hoje no centro de treinamento são aqueles que ficaram de fora das convocações de suas seleções nacionais nos jogos finais de temporada em junho e julho, com exceção do Rodri, mas aí ele que peça férias para o seu antigo empregador.

Para a sorte do Rodri ele foi recepcionado pelo David Silva no CT, que moral hein? Enquanto um inicia sua caminhada no Manchester City, o outro está a cada dia mais perto do adeus. Do elenco profissional ainda não há muitos nomes, deu para ver além dos três mencionados, o Bravo, Danilo, Laporte, Mangala. Nesse primeiro dia também havia muitos jogadores da base e que foram emprestados, como é o caso do Aleix Garcia e Manu Garcia, parece que ambos viajarão para a China, com o elenco reduzido nesse momento devem ganhar alguns minutos de jogo, principalmente na primeira partida contra o West Ham já que estarão em menos piores condições do que os jogadores que ainda tem alguns dias de coçação de saco.

A única coisa que deu para descobrir hoje foi o uniforme de treinamento bonito, eu estava esperando saber se na camisa do Angelino teria o número no lado direito do peito, isso vai ficar um mistério por mais alguns dias.

No assunto contratações nenhuma grande novidade apenas que a Juventus vai liberar o lateral direito João Cancelo para ser negociado, o City é um dos interessados. O Philippe Sandler está em Bruxelas para assinar um contrato de empréstimo com o Anderlecht, time do Kompany e aquele terceiro goleiro que era certo chegar de graça, Asier Riesgo, ainda não pintou em Manchester, talvez fosse contratação mais tranquila e ainda não foi concretizada.

Também há a especulação do Everton Cebolinha do Grêmio, o City teria sido o único clube a fazer uma oferta, algo em torno de 40 milhões de euros mais bônus. Agora só precisamos saber se isso foi antes, durante ou depois da Copa América porque deu uma valorizada monstro nessas últimas semanas, se o Grêmio conseguir fazer jogo duro, consegue uma bela bolada.

Amanhã mais treino de condicionamento físico.

sábado, 6 de julho de 2019

Rodri é anunciado.

Acho que como muita gente já sabe o Rodri foi anunciado como jogador do Manchester City tem uns dois dias, mas eu fiquei com uma preguiça de escrever, toda hora era "daqui a pouco, daqui a pouco", só que o daqui a pouco chegou. O meio campista espanhol de 23 anos assinou um contrato de seis temporadas e ficará até junho de 2025. Ele chega sendo a contratação recorde do clube, com os £ 62.5 milhões pagos quebrou a marca do Mahrez, £ 60 milhões pagos ao Leicester na temporada passada.

Rodri na verdade é um apelido, seu nome é Rodrigo Hernández e o engraçado que todo mundo o chama de Rodri, entretanto na sua camisa estará Rodrigo, juntamente com o número 16. Faz sentido nenhum isso para mim, todo mundo o chama pelo apelido e ele usa o nome na camisa, o Aguero, que por acaso era o último dono da 16, tem o apelido Kün na camisa. 

O City tinha a necessidade de contratar um jogador para servir como substituto para o envelhecido, em questões futebolísticas, Fernandinho, quando o brasileiro não pode jogar Gundogan acabava quebrando o galho, agora teremos um profissional da posição. O time tentou contratar Jorginho, mas o Chelsea pagou mais por um pedido do Maurizio Sarri, que agora deixou o time para a Juventus, além do Fred, atualmente no Manchester United e fora da Liga dos Campeões, aparentemente ambos fizeram escolhas bem ruins.

As análises que li do Rodri são de um jogador tipicamente volante, parece saber controlar o meio de campo, ter bons passes, não é de chegar na área, fez poucos gols na carreira. Aí pode ser uma área que o Guardiola consiga trabalhar com ele, Fernandinho fez apenas um gol nessa temporada que acabou foi a pior dele no City, mas coincide também com a segunda temporada que ele ficou menos tempo em campo. Nas cinco anteriores ele marcou 22 gols, média de 4,4 por temporada. Uma coisa que eu gostaria de saber e por isso ver esses amistosos da pré temporada pode ajudar é saber se ele saberá fazer o trabalho sujo.

Em alguns momentos dos jogos, o City se via sendo atacado por um maior número de jogadores do que tinha na defesa e o Fernandinho não via problema em parar a jogada para impedir que o adversário tivesse melhores chances no ataque. Ele tem uma média de mais de dois dígitos de cartão amarelo por temporada....rs. Pelo menos tem poucas expulsões, somente 4 em 273 partidas. Ele bate com sabedoria, isso o Rodri terá que aprender rapidamente porque como é jogador novo na Premier eu duvido que os juízes contemporizem com ele.

O Rodri já está virando uma figura para os torcedores do City antes mesmo da sua estreia oficial. Ele foi apresentado na loja do clube para alguns torcedores, estava bem animado e enquanto passeava pelo centro de treinamento encontrou com a molecada sub 13 e bateu um papo. 

A apresentação do elenco será nessa segunda feira, com uma semana de treinos em Manchester e depois o time partirá para a Ásia para quatro amistosos antes de voltar para enfrentar o Liverpool na Supercopa da Inglaterra, no dia 04 de agosto. Hoje o MEN colocou uma informação importante que um acordo entre clubes e sindicatos dos jogadores fala que os atletas tem direito a 3 semanas de férias por temporada, mas isso não impede que possam ser mais curtas e deram como exemplo o Bernardo Silva e Mendy que tiveram menos tempo, por acordo entre eles e o City, na pré temporada anterior.

No momento seis jogadores nossos ainda estão com suas seleções: Aguero e Otamendi (acabaram de vencer o Chile na disputa do terceiro lugar), Ederson, Fernandinho e Gabriel jogarão a final da Copa América no domingo e o Mahrez também entrará em campo amanhã, só que pelas oitavas ainda da Copa da África de Nações. Considerando três semanas a partir de segunda feira para todos esses, eles deveriam voltar no dia 29, o último amistoso na Ásia é dia 27. Acho que esse pessoal aí só vai para a Ásia se quiserem passar férias por lá.

Quem talvez não viaje seria o Philippe Sandler porque pode ser emprestado ao Anderlecht que terá Vincent Kompany na função jogador/técnico na próxima temporada. Olha, eu vejo muita especulação sobre saída e chegada de zagueiros, vejo muito pouco o nome dele como um dos quatros ou cinco zagueiros que poderiam ser usados por Guardiola, o Eric Garcia parece estar a frente dele na seleção e até uma opção de utilizar o Fernandinho na zaga já se ventilou. Por acaso, enquanto escrevia sobre isso o The Sun publicou uma matéria que o Fernandinho poderia ganhar uma extensão contratual, o atual acaba no final dessa temporada, e jogaria mais recuado mesmo. Acompanhar isso aí.

Voltando ao Sandler, talvez esse empréstimo seja bom para ele, será orientado pelo Kompany e quem sabe não repete o Zinchenko. É que se juntou ao Kompany foi o bi campeão da Premier League pelo City, Samir Nasri. Com 32 anos acho que ele espera fazer uma boa temporada na Bélgica para tentar arrumar uma volta ao campeonato francês.

O MEN escreveu matéria que afirma que todos os jogadores que atuaram no vice campeonato da Copa da Inglaterra para jovens assinaram contrato profissionais com o City. Os mais velhos já tinham assinado anteriormente e os mais novos, como Ben Knight, Rowan McDonald, ganharam esses contratos a partir dessa temporada. Na última edição o time perdeu nos pênaltis após sofrer o gol de empate aos 86 minutos. O negócio é construir as carreiras em cima disso aí, importante é chegar qualificado no profissional e não se encher de medalha na base.

O Fabian Delph, sem futuro no City, está envolvido em duas especulações: jogar no Galatasaray na Turquia ou no Evertom que pagaria £ 16 milhões. Honestamente a melhor opção é jogar na Inglaterra, ele não vai ter cojones para ir para a Turquia e duvido que os turcos paguem alguma coisa por ele para a gente. Esse valor de £ 16 m é um absurdo para um jogador no final de contrato, beirando os 30, contratado por £ 8 m e cheio de lesões. Mas se o Everton estiver disposto mesmo, a diretoria pagaria o Uber para ele, como Manchester e Liverpool não são longes, talvez ele possa continuar morando onde está atualmente.

Segunda feira o pessoal começa a suar e vamos descobrir o número do Angelino! Olha que expectativa eu criei para vocês!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 03.07.2019

Ainda não foi hoje que os jogadores se apresentaram, pelo menos tivemos duas boas notícias quando o assunto é chegada de novos jogadores: o Angelino foi anunciado e alguém pagou a multa rescisória do Rodri na federação espanhola. Primeiro vou falar do nosso ex que acabou virando atual novamente.

Angelino é cria da nossa base, é classificado como Home Grown pela Premier League e na UEFA é considerado como jogador treinado pelo clube, então não haverá problema algum para estar nas duas listas. Ele foi vendido ao PSV depois de atuar em apenas 3 jogos pelo City e ser emprestado para diversas equipes, o valor da transferência de ida para a Holanda foi de mais ou menos £ 5 milhões mais com uma cláusula de recompra e o valor estaria entre £ 5 e £ 10 milhões, pelo mercado atual e por ser HG esse valor para mim é irrisório.

Ele é um lateral esquerdo que foi bem nessa temporada que passou na Holanda. Acho que ele chega, pelo que li na imprensa inglesa, para ser o lateral reserva do Zinchenko, os jornalistas não parecem confiantes na recuperação do Mendy, ele fez um artroscopia em maio, isso se recupera rapidamente, mas Guardiola preferiu não arriscar nessa temporada, ele já teve que improvisar nas duas últimas por não conseguir contar com o francês, que mesmo jogando pouco conseguiu duas medalhas da Premier League. O comportamento nos treinos e fora do campo também preocupam a comissão, o clube não quis vender porque sabe que não irá recuperar nem perto dos £ 50 milhões investidos inicialmente.

O Sam Lee do Goal falou que o Fabian Delph já limpou o armário, perguntei se era de verdade ou apenas uma figura de linguagem, não me respondeu. Eu tinha lido que ele poderia ir para a Turquia e o Fernando Reges ligou para ele para fazer a ponte nesse seu último ano de contrato. Não vai mesmo, parece para mim que é um jogador que não tem culhão para sair da Inglaterra. Não dá para contar com ele no elenco, em cinco anos foram somente 89 jogos, isso é ridículo, com a ausência do Mendy teve duas excelentes chances de se firmar na lateral, no primeiro ano foi bem, dava para relevar já que estava improvisado, mas no segundo fez muitas besteiras.

O número da camisa do Angelino ainda não foi divulgado, ele era o número 69 no passado, mas isso era quando ele ainda estava entre a transição entre base e profissionais.

A tão aguardada novela do substituto do Fernandinho parece estar perto do fim, nessa quinta feira o clube deve anunciar a contratação do espanhol Rodri de 23 anos. Hoje foi paga na federação a multa pelo jogador, o valor de £ 62.5 milhões é superior ao valor recorde pago por Mahrez em £ 2.5 milhões. Sobre o pagamento, eu ouvi uma história, talvez seja lenda, que é o jogador que tem que pagar isso na federação espanhola e não o clube, isso é irrelevante, mas eu gostei da burocracia criada.

Rodri é classificado com um jogador à la Sergio Busquets e City já tinha alguém na mira para ser o substituto do Fernandinho que completará 35 anos em maio e está no seu último ano de contrato, quem sabe não ganhe uma extensão pelos bons serviços e ajudar mais ainda o Rodri numa adaptação. As pessoas falam muito bem da qualidade dele com a bola, como consegue ler o jogo, eu estou interessado na sua capacidade de destruir, o Fernandinho do City é um craque, mas na hora que precisava abrir a caixa de ferramentas, ele fazia com um jeitinho todo único, tanto que só foi expulso 4 vezes em 273 jogos e uma naquela confusão com o Chelsea que ele agarrou o Fábregas pelo pescoço após o Aguero apresentar as travas ao David Luiz.

A chegada do Rodri abre espaço para o Gundogan jogar na sua posição mais a frente e onde teremos um bom congestionamento de craque: De Bruyne, Bernardo, Gundogan, David Silva e Foden. O jovem deve ganhar mais tempo de jogo e o David de apenas participar dessa temporada. Gente, é um quinteto bem bom mesmo.

Em outras notícias, pouco relevantes, o Thierry Ambrose foi emprestado ao Metz da França por mais uma temporada, esse time subiu para a primeira divisão enquanto o time do Ambrose na temporada que acabou, o Lens, não conseguiu o acesso ao perder o play off final, pelo menos ele vai jogar a primeira divisão e não tem futuro no City não, com 23 anos em março. Só um parenteses aqui: a conta no Twitter da base do City fala em empréstimo e no Transfermarket dá um valor que seria de transferência definitiva, o quê acho que seria melhor para todos.

Torcer para que amanhã o Rodri e os outros jogadores apareçam no centro de treinamento.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Tempo dos gols

Mais um dia sem novidade e sem jogador começar a treinar para a nova pré temporada, já podemos queimar o Centro de Treinamento e pichar os muros? Por enquanto só o pessoal da base apareceu e eles já estão com os novos uniformes. Tivemos uma especulação vindo da França que o City poderia pagar £ 40 milhões pelo zagueiro Nathan Aké do Bournemouth, parece uma solução muito mais em conta que os £ 80 ou 90 que o Leicester está pedindo pelo Harry Maguire, que segundo a imprensa está sendo pretendido pelos dois clubes de Manchester. 

Não acho o Maguire nada de espetacular ainda mais por esse valor, já o Aké talvez de certo e como só jogou na Inglaterra desde a base, ele é holandês, enquadraria no quesito Home Grown tanto da UEFA quanto da Premier League e vocês sabem que esse tipo de jogador custa caro, no mercado atual ele me parece barato.

Boatos da Espanha dizem que o City pagará a multa por Rodri amanhã, essa multa está para ser paga há alguns dias, ficar na torcida pelo menos. E por fim a namorada do Angelino já deixou claro em uma rede social que ele está voltando para Manchester, só falta ser anunciado.

Esse post aqui é mais para falar sobre uma curiosidade sobre o uso do VAR, adotado pela primeira vez no campeonato inglês na temporada que se iniciará em agosto. Eu sou a favor do uso, apesar de ter sido "prejudicado" contra o Tottenham e hoje no jogo da Inglaterra ele foi amigo e vilão: consertou o pênalti no marcado e anulou um gol por impedimento de um pé, que daria o empate em 2-2 contra os EUA, essas jogadas envolveram Ellen White que foi contratada pelo City, sofreu o penal e teve o gol anulado, e o pênalti perdido foi pela nossa zagueira e capitão Steph Houghton. A juíza deu sete minutos de acréscimos no segundo tempo por causa do uso do VAR nessas oportunidades mais aqueles minutos tradicionais por substituições e lesões.

A Premier League usará o VAR, mas será com parcimônia para evitar tirar a dinâmica da partida, uma característica da competição. Por mais queiram usar menos que as outras ligas para não perder tanto tempo, nessa primeira temporada acredito que teremos um pouco de dificuldade dos juízes e times para entender a nova tecnologia, algo natural, então não seria de surpreender termos sempre algo com seis, sete minutos depois dos 45 regulares.

Vendo os jogos da Copa América e Copa do Mundo na França isso acontece bastante e me chamou a atenção que pode prejudicar os estatísticos que levam muito a sério os números do jogo, eu gosto desses números, só que somente brinco com eles, tem gente investe tempo de verdade para entender melhor o jogo.

Vai ser engraçado, por exemplo, um jogo entrar empatado nos acréscimos do segundo tempo e sair gols para os dois lados. Mostrar uma situação na prática para vocês entenderem: 2017/18 Bournemouth e City, jogo na costa sul. A partida estava empatada já nos acréscimos, que naquele jogo acabaram sendo longos por lesões e expulsão final do Sterling após marcar o gol da vitória já no para lá dos 90.

Pelos números da Premier League (e até da UEFA) um jogador joga no máximo 90 minutos, se ignora os acréscimos, mas no caso do Sterling, que foi expulso na comemoração do gol da vitória, ele começou como titular e participou "somente" de 89 minutos. Só conta os 90 minutos após o apito final do juiz, onde vocês podem ver outro exemplo disso é no número de minutos dos goleiros do Wolverhampton na temporada passada, o terceiro goleiro entrou em campo só nos acréscimos do jogo de despedida de casa, o Rui Patrício jogou 91 minutos a menos em relação a uma temporada de 38 jogos (teve um jogo que o goleiro reserva teve que ser o titular).

Esse questão também vale para os minutos que o time fica entre vitória, empate e derrota. Eu faço um controle meu e por um acaso na temporada 2018/17 a conta no twitter Opta Stats mostrou que o City ficou apenas 153 minutos atrás do marcador, recorde na época, mas quebrado pelo nosso time na temporada passada. Bateu com a minha contagem, então o modelo de considerar a situação em cada momento do jogo é o mesmo. Agora com o jogo podendo ir com mais frequência aos 97 vai ser interessante saber como se conta.

Zero a Zero aos 90, City leva 1-0 aos 91, empata aos 93 e vira aos 97, como ficará isso? 89 minutos de empate e 1 minuto de vitória? Pode ter acontecido isso no passado? Sim, mas em bem menor número, talvez os estatísticos desconsideravam isso.

Outra coisa que irá acontecer é a quantidade de gols que sairá nos acréscimos. Eu peguei os números da Era Guardiola e na temporada passada a dinâmica dos gols do time mudou, entre 2016-17 e 2017-18 o time fazia mais gols no terço final dos tempos da Premier League (obs: claro que nessa fase havia mais de 15 minutos de jogo, mas, de novo, talvez não fosse relevante como será agora), já em 2018-19 o time parecia entrar ligado no primeiro e segundo tempo. Acho que nessa temporada o time voltará a ter mais gols nos finais dos tempos.

Ainda não vou criar uma tabela de gols que considere gols nos acréscimos números a partir, vou ver durante a temporada, como falei faço isso de brincadeira, estatístico sério deve estar bolado porque não será surpreendente para mim o juiz só terminar a partida depois dos 100 minutos.

2016/17

2017/18

2018/19

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Notícias Manchester City - 01.07.2019

Não hoje que os jogadores se apresentaram, quem sabe amanhã e caras novas cheguem junto. As primeiras contratações anunciadas devem ser o terceiro goleiro Asier Riesgo e o ex jogador do City, lateral esquerdo Angelino, o City tem uma cláusula de recompra por um valor bem baixo, parece que foi bem no Ajax e valeria ativar a cláusula.

Nessa terça feira teremos o confronto de cinco jogadores do City pela Copa América, Brasil de Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus enfrentará a Argentina de Otamendi e Aguero. E não tem boa notícia porque acabei de descobrir que tem decisão de terceiro e quarto lugares, não sabia não, ou seja, esses cinco jogadores estarão presos ao Brasil até o final de semana, logo não deverão participar da pré temporada na parte asiática, o último jogo nosso por lá será no dia 27 desse mês, atravessar o globo terrestre para ficar alguns dias somente por lá? Acho melhor não, o fuso horário vai acabar com eles.

Outra coisa sobre a Copa América, vai ter uma edição ano que vem para alinhar com a Eurocopa e os 12 times serão divididos em dois grupos, jogarão entre si e os 4 primeiros avançam, os semifinalistas jogarão OITO (!!!) partidas, na Copa do Mundo são sete jogos! Na moral, fosse eu o clube europeu não liberava não, quem foi nessa edição, não pode participar ano quem vem, precisa de férias.

Outro jogador que deverá ficar longe da Ásia em julho é Riyad Mahrez porque Argélia joga e se classificou para as oitavas da Copa Africana de Nações, a sua seleção passou em primeiro lugar e pegará um terceiro colocado, essa partida será somente no dia 7, outro que devemos só ver em Manchester, ainda mais que Argélia seria favorita nesse confronto das oitavas por pegar um time com classificação pior. Pelo menos, Mahrez só deverá perder a pré temporada, a CAN tinha costume de ser disputada em janeiro e fevereiro.

O Manchester City vai despejar o Bury FC do seu antigo centro de treinamento, Carrington. Não é bem maldade do clube, havia um acordo que o Bury usaria, mas tomaria conta, não deixaria o equipamento se deteriorar, custo zero para a equipe que jogará a terceira divisão. Eles terão que sair até outubro. 

Futebol não estava ficando apenas caro para o torcedor, muitos clubes estão ficando sem dinheiro e não terão como se sustentarem nos próximos anos, a não ser que chegue um investidor.

Dois jogadores foram emprestados para times da segunda divisão: Jack Harrison assinou uma extensão e continuará no Leeds e o Matt Smith, depois de grande temporada no Twente da Holanda, agora jogará pelo QPR. O time de Londres anunciou, a conta oficial da base do City anunciou, mas não está na página oficial do clube, de qualquer jeito o próprio jogador já compartilhou foto com a camisa do novo clube.

Ficar na torcida que os jogadores aparecem amanhã. As redes sociais do Bernardo Silva devem dar alguma dica.

Novos uniformes.

Ontem à noite o clube fez o lançamento dos dois uniformes que as atletas do Manchester City usarão durante a temporada 2019/20 e há toda uma história por trás deles, tipo carnaval de escola de samba no Rio de Janeiro, tem toda uma simbologia que eu fico pensando "putz, eu sou o cara mais burro do mundo porque não vejo nada disso." Por enquanto um terceiro uniforme não foi apresentado, meu bolso agradece.

Fonte: Site Manchester City


O uniforme número 1 tem o predomínio do azul com partes em roxo e representaria a revolução industrial e seus moinhos de algodão em Manchester, cidade muito importante na industrialização mundial e também na evolução da biologia. Ou vocês nunca estudaram o caso das borboletas (mariposas) de Manchester?

Já no uniforme para jogos longe do Etihad o time usará um preto com detalhes em amarelo, azul e vermelho que dizem ser uma celebração à cultura da cidade, a homenagem seria a uma boate, que não existe mais hoje, chamada The Haçienda (o tradutor do Google fala em Tesouraria, mas deve ser fazenda mesmo, faz muito mais sentido, só que não há o cedilha). Para quem for visitar Manchester e quiser conhecer o local que virou um condomínio o endereço está no link acima.

Eu gostei dos dois uniformes, as mangas do uniforme preto são meu único porém, ou escolhe azul ou vermelho nas duas, uma de cada cor não me agrada. A primeira vez que veremos em ação será no dia 17 de julho no jogo pelo Troféu Premier League Asia contra o West Ham na China. 

Em outras notícias: o Zinchenko passará a usar a camisa número 11, vaga desde a saída do Kolarov. E o Jack Harrison assinou uma extensão contratual até 2022 e jogará novamente emprestado ao Leeds, que por muito pouco não subiu para a Premier League. Tenho certeza que nunca jogará oficialmente pelo City.

Ah, já ia esquecendo: no site a camisa, digamos, para o torcedor custa "somente" 70 libras. Impraticável importar.