terça-feira, 19 de março de 2019

Aguero bem superior ao "rival".

Aproveitar essa parada de data FIFA para fazer uns posts não direcionados para os jogos, situação física dos nosso jogadores ou mesmo contratação Tentar escrever alguma coisa que não dá por causa do pouco tempo entre um jogo e outro que nós temos, afinal Guardiola fez o seu time estar na luta por quatro troféus mesmo com muitos atletas importantes parados no departamento médico. Começar aqui pelo menino Sergio Aguero, maior artilheiro da história do clube e com objetivo claramente de não ser alcançado por nenhum outro.

Em setembro do ano passado, Aguero assinou uma extensão de contrato que mantém o vínculo dele com o Manchester City até o verão de 2021, nós teremos mais dois anos de gols pela frente e títulos também, será que em algum momento vão reconhecê-lo com prêmios individuais? Ele já é o recordista da premiação mensal da Premier League com seis, está empatado com Gerrard e Kane, pode se tornar líder isolado eventualmente, mas na seleção do campeonato ele só entrou na temporada passada e o City teve que bater muitos recordes. Uma curiosidade é que nenhum jogador do City foi escolhido até o momento o jogador do campeonato pela Associação de Jogadores, tem clube com três melhores jogadores e zero Premier League Com a gente é ao contrário: nenhum melhor jogador e três troféus. Eu aceito essa troca de boa, podemos ficar com zero e quatro, enquanto outro clube ficaria com quatro e zero. Mas já divaguei, eu apontei essa extensão de contrato do Aguero para falar sobre números.

Após a divulgação da assinatura, a Premier League fez uma matéria com os recordes que Aguero ainda poderia quebrar no campeonato, para acessar clique aqui, é interessante, tem várias marcas que o nosso goleador pode quebrar, por ex, ele tinha 9 Hat Tricks nessa matéria, dois a menos que Alan Shearer, graças ao Chelsea e Arsenal ele é co-líder nesse quesito. Agora também quiseram fazer uma comparação absurda, colocaram Sergio Aguero e Mohamed Salah no mesmo patamar ao mostrar a razão gols por minutos entre os dois, o nosso craque perdia por menos de um minuto. Eu escrevi sobre isso num post.

Passados seis meses acho bem pertinente fazer uma atualização desses números para mostrar que você não compara um deus com um jogador que teve uma boa temporada. Vamos lá então.

A matéria foi publicado no dia 21 de setembro de 2019, eu não sei o número de jogos, acho que isso não é importante, sei o número de gols que os dois jogadores fizeram no mesmo período além dos minutos em campo e vale ressaltar que Aguero ainda terá um jogo a mais por fazer por causa do adiamento de uma partida nossa devido ao jogo da Copa da Inglaterra, poderá ter mais 90 minutos para melhorar a sua marca. No quesito gols podemos dizer que o Salah está em pé de igualdade com Aguero, cada um marcou 15 vezes nesse período, mas só um fez dois hat tricks contra times do Top seis em dois finais de semana seguidos. Só que a graça está no número de minutos que precisaram para fazer isso.

Salah ficou em campo 2.217 minutos para marcar 15 vezes, precisou de 148 minutos para marcar um gol, uma média boa, não posso negar, seria mais ou menos uma partida inteira, o primeiro tempo de outra e 13 minutos da segunda etapa para marcar um gol. Quem não gostaria de ter um atacante desse no seu time? Acho que qualquer torcedor do Manchester City porque tem uma coisa muito, mas muito melhor mesmo, temos o doutrinador Aguero. 

Para balançar quinze vezes as redes dos adversários desde setembro, ele precisou somente de 1.543 minutos, quase 700 minutos a menos que o "rival", "concorrente" ou qualquer sinônimo que vocês queiram dar, mas com aspas, por favor. Aguero pode passar uma partida em branco, mas antes dos 15 minutos do jogo seguinte ele já deixou o dele, a média é de quase 103 minutos entre gols.

Na matéria da Premier League, Aguero estava atrás por menos de um minuto, 107.8 contra 107.9. Vocês querem ver agora como está essa comparação? Olha, o que eu posso adiantar que a coisa não ficou muito boa para o Salah não. Enquanto uns sobem, outros despencam! 


O sujeito estava empatado em minutos com o Aguero e agora está com uma média superior a 12 minutos em relação ao Aguero. Para se terem uma ideia, até o final da Premier League o Salah poderá jogar 630 minutos e o Aguero, 720, caso o Aguero não marque nenhum gol nesses jogos, o jogador do Liverpool precisará marcar 10 vezes em sete partidas para ultrapassá-lo, não duvido que possa fazer os 10 gols, mas acho impossível que o Aguero passe em branco 8 partidas! Ainda mais que ele está descansado agora, se recuperando para a reta final do campeonato.

Uma comparação com o Kane eu acho justa, afinal ele e Aguero tem mais de 100 gols, a diferença entre as médias é de menos de 10 minutos, além de ambos poderem ser o segundo e terceiro jogadores a ter cinco temporadas consecutivas com 20 ou mai gols, só o Henry teria mais que eles, o francês tem seis! Agora comparar Aguero com o Salah é querer forçar muita a amizade.

Um comentário:

  1. Já na temporada passada quando todo mundo enchia a bola do Salah, eu falava que preferiria esperar mais uma ou duas temporadas pra ver se ele é tudo isso mesmo. O tempo mostrou. Bom jogador, nada além disso.

    ResponderExcluir