quarta-feira, 20 de março de 2019

Aguero, o goleador de Manchester.

Sergio Aguero passou a ser o maior artilheiro do Manchester City na temporada passada ao marcar o terceiro gol do time na vitória por 4-2 sobre o Napoli no dia 01 de novembro de 2017, foi o gol de nº 178 para ele que ultrapassou Eric Brook que marcou 177 gols, com seu último jogo pelo clube sendo em 1940! Foram necessários mais de 77 anos para essa marca cair!

Desde esse dia até o último jogo antes da parada por jogos das seleções, Aguero fez mais 49 gols e seu total chegou a 227, cinquenta a mais que o segundo colocado e contando. Com mais dois anos e alguns meses de contrato, não acharia estranho que ele colocasse uma diferença de mais de 100 gols para o Brook. Possivelmente, nenhum outro jogador será capaz de fazer de tomar a posição do Aguero nessa lista, hoje no elenco, o que tem mais gols é o David Silva com 70, deve se aposentar antes do Aguero, depois chega o Sterling com 63 gols, ele tem contrato até 2023, mesmo assim, são mais de 160 gols para ele correr atrás.

Eu cheguei a imaginar que o Gabriel poderia ser esse jogador a passar o Aguero, ou pelo menos fazer uma concorrência mais forte, só que na primeira completa do brasileiro, o camisa 10 fez trinta gols, 13 a mais que ele. Já na atual o Aguero tem 28 gols, muitos pesados, mas isso não conta para esse quesito, e o Gabriel marcou 17. Em ambas as temporadas o Sterling está entre eles na tabela de artilheiros do time. Veremos como Gabriel se sairá após a saída do Aguero do City, hoje ele tem 41 gols.

Fico imaginado do City conseguir ter na sua base um jogador do nível de um Messi ou Cristiano Ronaldo, se tiver um cara desse, Aguero poderá ficar preocupado com a sua marca, só que isso ainda vai demorar acontecer, caras desse quilate não surge a torto e a direito. Enquanto não aparece, tenho que continuar a falar das marcas que Aguero pode alcançar e essa aqui eu acho um pouco alternativa: ele poderá no final do contrato dele do City ter se tornado o maior goleador da cidade de Manchester.

Ao final da temporada 2017/18, ele já tinha se tornado o maior artilheiro da história do City e estava com 199 gols na ocasião. Era o quinto lugar atrás de Jack Rowley que marcou 211 gols todos eles pelo United. Só que Jack virou história e, metaforicamente, só vê Aguero com uso de um binóculo. A terceira posição nesse combo City + United é de um jogador pesadíssimo: Sir Bobby Charlton que terminou sua carreira pelo Untied com 249 gols, são 22 de diferença para o nosso artilheiro, seria necessário Aguero marcar mais 22 vezes para empatar, só que estamos num momento delicado do campeonato, muitos jogos embolados e temos garantidos 11, ter uma média de 2 por jogo, seria algum histórico, então acho mais provável ele passar Charlton somente em 2019/20.

Charlton perdeu a primeira posição na lista dos maiores goleadores do United há pouco tempo, Wayne Rooney fez o seu ducentésimo quinquagésimo em 17/01/2017 no empate contra o Stoke City, marcou mais três vezes até encerrar sua carreira pelo United de Manchester e trocar pelo United de Washighton DC. 

Na frente deles há um jogador atuou pelas duas equipes de Manchester: Dennis Law. Law é mais reconhecido pelo seu tempo de jogador no lado vermelho, mas é sempre lembrado pelos nossos torcedores pelo seu gol de calcanhar que ajudou muito no rebaixamento do United em 1974. Law, um jogador da seleção escocesa, fez 404 partidas pelo United com 237 gols, é o terceiro maior artilheiro deles. Já pelo City foram somente 82 partidas e 38 gols, com isso ele totaliza pelo combo City + United 275 gols em 486 jogos. É esse o número que o Aguero precisa focar, são 48 gols de diferença, somente em uma temporada ele marcou menos de 20 gols, foram 17 em 2012/13.

A sua melhor temporada pelo City foi a de 2016/17, a primeira de Guardiola, com 33 gols, com seus atuais 28, precisará de mais 6 para passar essa marca, com ainda 11 jogos pela frente, não vejo problema algum disso acontecer. Os números não favorecerem ao Aguero se tornar o primeiro ainda em 2019/20, mas não gosto muito de duvidar dele não, os outros dois do United comerão poeira na temporada que vem, o Dennis Law poderá continuar a ter esse gostinho de líder por mais tempo, não muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário