segunda-feira, 12 de junho de 2017

Premier League: direitos de transmissão internacional.

Há pouco mais de uma semana, a Premier League divulgou para todos os valores arrecadados por cada clube ao final da temporada 2016/17. O clube que mais arrecadou foi o campeão Chelsea com £ 150 milhões e o lanterna nesse quesito também foi o lanterna na competição, o Sunderland levou para casa "apenas" £ 93 milhões. A diferença entre eles foi de mais ou menos £ 57 milhões, em porcentagem o Chelsea levou, por volta, 61% a mais.

Dos cinco critérios usados na divisão do dinheiro, três (parte dos direitos de transmissão para o Reino Unido, direitos para o resto do mundo e a receita comercial) preveem que os 20 clubes da primeira divisão irão receber o mesmo valor, só o número de jogos transmitidos para o Reino Unido e a colocação que cada clube termina no campeonato têm valores distintos para o clube. Esse é um modelo que muitas ligas no mundo, principalmente pressionadas por times médios e pequenos, querem implementar. Aqui no Brasil o Sistema Globo negociava com o clube dos 13, depois passou a fazer negociações individuais e agora, com a entrada do Esporte Interativo na concorrência, quer mudar a forma que irá distribuir o dinheiro para agradar mais clube, não apenas um punhado.

Na Liga de Futebol Americano (NFL) todo o dinheiro da TV é dividido em cotas iguais para cada um dos 32 times, não importa se um time terá mais jogos na TV que o outro, não importa se um time é da mega metrópole como os times de Nova Iorque ou de uma cidade no estado de Wisconsin, onde fica o Green Bay Packers. Tenho certeza que muita gente, incluindo americanos, não devem saber onde fica o estado, imaginem a cidade. Eu não sei se cravaria, mas sabia que fica no norte dos EUA, perto de Chicago, localizado no estado de Illinois, eu procuraria na região dos Grandes Lagos americanos.

Green Bay é uma cidade muito pequena e com população de pouco mais de 100 mil habitantes, eu moro no bairro de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, só aqui tem mais de 150 mil moradores de acordo com o último censo. Tenho certeza que não conseguiríamos montar um time nem para um torneio de futebol estadual, imagine ganhar competições nacionais como o Green Bay consegue? Mas por que é importante falar de Green Bay? Porque o tempo é cíclico. Possivelmente há algum campo de estudo que acredita que o tempo não é linear, mas um  loop constante.

Em 2011 eu já havia escrito um post sobre a vontade de alguns clubes da Premier League mudarem a forma como o dinheiro é dividido entre os clubes. O que eles queriam mudar não é o dinheiro das TVs inglesas, mas o valor arrecado com as transmissões para o restante do mundo. A justificativa do idiota do Liverpool não época era que o torcedor do Oriente Médio, Ásia....está mais interessado em ver um jogo dos TOP 4 naquele período (Arsenal, Chelsea, United e Liverpool) do que do do Bolton (time que se assemelha apenas com o Green Bay por ser de uma cidade pequena). A ideia não foi adiante. Agora parece que voltamos a 2011 para discutir o mesmo assunto e o pior, o idiota dessa vez é nosso.

É uma nota sem muitos detalhes no Daily Mail, uma reunião realizada entre o antigo Top 4 e o novo Top 6 (City e Tottenham entraram no clube), os dois clubes de Manchester (Ferran Sorriano pelo nosso lado) levantaram a possibilidade para alterar essa distribuição dos direitos de transmissão internacional. Não há muita informação na nota, apenas que esses clubes estariam interessados em mudar a divisão por igual da cota dos direitos internacionais de transmissão do campeonato inglês, mas para que qualquer medida seja aprovada, é necessário que 14 dos 20 clubes do torneio votem a favor dela, então de algum jeito vai ser preciso convencer pelo menos 8 times que a mudança será vantajosa para eles também. Acho bem complicado, acho que todos os outros 14 diretores e presidentes dos clubes não verão com bons olhos essa nova distribuição, precisará ter um ganho que valha a pena abrir mão dessa divisão atual, uma possibilidade será dar mais dinheiro para a colocação final de cada clube, com isso traria alguns clubes, que geralmente terminam na parte de cima da tabela, com eles.

Olha eu sou muito contrário a esse tipo de mudança. Quando primeiro saiu a notícia, em 2011, o City tinha três anos que havia sido comprado, não tinha nem sido campeão inglês na era Premier League, era um clube que estava se estruturando e tinha no dinheiro da TV sua maior receita, eu discordava dessa alteração na distribuição porque o City seria prejudicado financeiramente e o campeonato também poderá cair na questão de competitividade. A primeira parte mudou e drasticamente nesses últimos seis anos, mas mesmo assim continuo a achar que é sempre necessário se procurar a equidade. 

O campeonato é formado por 20 clubes, que são divididos em enormes, grandes, médios e pequenos. Os maiores clubes tem uma torcida mundial que atraem consumidores e patrocinadores tanto mundiais quanto regionais (hoje o City tem uma quantidade de patrocinadores regionais como não tinha há 8, 10 anos, é só ver que sempre tem uma notícia no site como City fechou com bebida X para o mercado da Tailândia...). Um Bolton, um Wigan da vida não conseguirão tão cedo abrir mercados desse tipo para aumentar receita deles, basicamente dependerão do dinheiro repartido da TV( o Leicester por exemplo, quando foi campeão teve 74% da sua receita vinda da TV).

Se começar a pingar menos na conta deles, eles terão times mais fracos e esses times do Top 6 perderão muito ocasionalmente pontos para o sétimo colocado em diante, a disputa que é grande entre eles, me parece que ficará exclusiva entre eles, quem empatar com um outro clube fora do clubinho deles, pode dar adeus ao título ( isso é um exagero ok?). Hoje ainda há uma perda de pontos considerável dos primeiros colocados para o restante dos competidores.

A notícia boa sobre isso são os comentários dos torcedores. Muitos que se dizem torcedores dos clubes que seriam beneficiados com a mudança são contrários porque acreditam que uma distribuição mais justa fará com que a Premier League seja mais equilibrada em relação ao de outros países. Legal eles dizerem isso, mas como não temos direito a voto, dependeremos da vontade dos dirigentes dos clubes.

Para finalizar o idiota do Liverpool se chama Ian Ayre, continuava no Liverpool até fevereiro desse ano e ainda defendia essa ideia. Ele foi ser dirigente no 1860 Munique da Alemanha, time que dividia o estádio com o Bayern de Munique e jogaria a terceira divisão na próxima temporada porque foi rebaixado nos play offs em 2016/17. Jogaria....não jogará mais porque o investidor do clube não quis colocar dinheiro para pagar as taxas e o clube foi rebaixado para as divisões amadoras alemães. O Senhor Ayre pediu demissão no dia seguinte ao rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário