sexta-feira, 16 de junho de 2017

A saída de Pablo Zabaleta

Na próxima temporada será a primeira desde a de 2008/09 que não veremos o argentino Pablo Zabaleta usar a camisa 5 do Manchester City, depois de nove temporadas no clube, seu contrato não foi renovado e o jogador continuará na Inglaterra, jogará agora pelo West Ham United. O primeiro encontro deles pode ser no último amistoso que o City fará na pré temporada: será no dia 4 de agosto em Reykjavik na Islândia. Tá legal, mas a intenção do post não é para falar de Zabaleta.

A saída dele mostra uma necessidade de renovação, pelo esquema do treinador Guardiola é necessário ter atletas mais novos para suportar o modo como o time joga, tanto que mesmo tendo os dois laterais direitos nas partidas finais, ele improvisou com Navas e Fernandinho em alguns desses jogos. Zabaleta tem 32 anos e, mesmo não sendo o maior lateral direito do mundo, é um cara com experiência e qualidade para jogador num time mediano da Premier League, até bem pouco tempo atrás era o City que fazia esses tipos de contratação.

Quem acompanha o Manchester City há tempos, sabe muito bem que o time não nasceu em primeiro de setembro de 2008. Tem quase 20 anos que o clube passou por sua pior fase, foi jogar a terceira divisão e desde 2002/03 faz parte da primeira divisão ininterruptamente, mas só após mesmo a injeção de investimentos do grupo ADUG o time conseguiu entrar nas disputas por competições europeias.

Durante esse período de vacas magras, o time fez aquela aposta tradicional de equipes que lutam apenas para não cair: correu atrás de medalhões que já não tinham espaços em clubes mais fortes na época, entretanto poderiam agregar experiência para equipes do City que dependiam muito de colocar jogador da base para jogar, afinal o dinheiro era curto.

Eu me lembro de pelo menos seis jogadores que foram contratados pelo Manchester City que não estavam mais nos seus melhores anos, eles estavam em atividade, só que não paravam mais em um clube, basicamente os contratos eram de ano a ano:

- Peter Schmeichel - chegou ao City em 2002 e foi goleiro por uma temporada. Grande goleiro do rival United, saiu de lá em 1999 e rodou por Sporting de Portugal e Aston Villa até chegar a primeira vez de verdade à Manchester já com 39 anos. Uma curiosidade sobre ele é que nunca perdeu um Derby de Manchester seja por que lado jogou;

- David Seaman - famoso por tomar o gol do Ronaldinho Gaúcho em 2002, jogou por treze anos no Arsenal até 2003 e na temporada seguinte, aos 40 anos, substituiu Schmeichel no nosso gol. Também só ficou uma única temporada no City;

- David James - para completar o Hat Trick de goleiros ( não me lembrava que tinha sido em sequência), David "Calamidade" James fez sua fama no Liverpool de onde saiu em 1999 para o Aston Villa, depois West Ham para chegar ao City em 2003/04, estava com 33 anos, e ficar até o final da temporada 2006. Esse durou um pouco mais de tempo no nosso time;

- Steve McManaman - Jogador habilidoso e de bom drible, ele atuou por dois times: Liverpool e Real Madrid, onde foi campeão europeu por duas vezes, além de outros troféus. Depois de deixar a Espanha, foi contrato pelo City na era Kevin Keagan em 2003 quando estava com 31 anos, ficou apenas até o final da temporada seguinte e se aposentou. O jogador sofreu com muitas lesões, pouco jogou no seu período em Manchester e se aposentou ao final do contrato;

- Robbie Fowler - atacante matador nos tempos de Liverpool, chegou até jovem no time com 27 anos, no meio da temporada 2003/04, saindo do Leeds United. Ficou até o final da temporada 2005/06 quando voltou para o Liverpool e começou um período de rodar o mundo. Sofreu também muito com lesões e a forma física. 

- Andy Cole - atacante inglês, famoso pelos tempos de Manchester United saiu do clube de Old Trafford em 2001, jogou pelo Blackburn e Fulham até chegar ao City em 2005/06 com 33 anos. Foi a única temporada dele no nosso quando formou dupla de ataque com Darius Vassel.

Consegui pesquisar seis nomes, com certeza se for mais a fundo teremos uma lista imensa até 2008, quando o clube começou a mudar sua política. Mudou porque o dinheiro do Sheik Mansour permitiu ao clube contratar jogadores ainda em boas condições físicas e com qualidade. Hoje temos um David Silva que está há com 31 anos, mas chegou ao City com apenas 24, mesma coisa vale para o Yaya Touré que deverá fazer sua última temporada pelo clube. 

É possível que esses atletas quando não tiverem mais seus contratos renovados pelo City serão procurados por clubes da parte de baixo da tabela para colocarem mais qualidade e experiências nos seus elencos, como é o caso do Zabaleta e o West Ham, farão basicamente o que o City fez no seu passado. Isso mostra a transição do City para um grupo de times mais forte, onde um jogador com qualidade, mas sem capacidade física não tem mais vez no grupo. Mais um exemplo é o Jermain Defoe com 34 anos que assinou um contrato com o Bournemouth de três anos (na verdade ainda não foi confirmado).

2 comentários:

  1. E parece que a essa lista pode-se somar o Daniel Alves 34 anos, segundo dizem muito perto do City. Não sei sua opinião, mas eu não acho que ele iria acrescentar muita coisa, até porque nem de lateral ele vem jogando atualmente, ele hoje é um ala e por ali não vejo espaço pra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inacreditável isso. Eu faço um post para mostrar uma mudança no perfil de contratações do time e menos de 24 horas depois chega essa bomba......tá bem para caralho.

      Excluir