quarta-feira, 7 de junho de 2017

Aaron Mooy pode ficar no City?

O Manchester City contratou na temporada passada o jogador australiano Aaron Mooy que atuava no Melbourne City, time que faz parte do chamado City Football Group (CFG), ou seja, ele já era jogador do Manchester, já que o CFG detém 100% das ações do clube australiano.

Eu nunca entendi essa contratação porque eu achei que ele nunca fosse jogar pelo Manchester City. Para jogar na Premier League é preciso que o jogador atue em uma certa porcentagem de jogos da sua seleção nacional, quanto mais alto no Ranking da FIFA, mais alta precisa ser o número de partidas realizadas pelo jogador. No caso da Austrália, com ranking médio acima de 30 nos últimos dois anos, o jogador precisa jogar 75% das partidas.

Então eu acreditava que o City não gastaria uma das 17 vagas que tem para estrangeiros com um jogador de 25 anos que passou a maior parte da carreira jogando futebol na Austrália. Podem achar que preconceito com o futebol de lá, eu diria que é um pé atrás, mas não possível dizer que o futebol jogado lá é de nível alto. Quantas pessoas assistem o campeonato australiano para poder fazer uma análise?

Mas voltando ao Mooy, o jogador foi emprestado ao Huddersfield Town da segunda divisão. Nos dois jogos que fizemos contra eles na Copa da Inglaterra, ele não jogou. O time conseguiu, via play offs, a vaga na Premier League e o Mooy foi muito elogiado, surgiu até a possibilidade de Guardiola chamar ele para o Manchester City. Eu juro que achava ser matéria só para encher jornal. 

Hoje saiu uma notícia sobre a venda do Fabian Delph, um dos comentários foi que Mooy poderia assumir o seu lugar e o mais interessante que havia uma explicação sensata para isso: ele é um jogador Home Grown  para a Premier League e um Jogador treinado pela Associação para a UEFA como o Delph é no Manchester City atualmente.

Quando tinha 15 anos, em julho de 2006, ele treinou com o Bolton. Ele ficou por lá até outubro de 2010, quando foi jogar no St Mirren da Escócia. Então ele atende os critérios de ter sido treinado na Inglaterra entre a idade de 16-21 anos por no mínimo de três temporadas. Então temos um jogador que pode ser útil para o elenco e para o clube: se o City resolver vender o Delph, já teria um substituto, não precisaria ir num mercado inflacionado para contratar esse tipo de jogador, ou se quiser vender o jogador, o valor aumenta por atender os critérios da Premier League e da UEFA.

Teremos a chance de vê-lo em ação nos próximos dias. A Austrália jogará a Copa das Confederações como campeão asiática (é, isso mesmo, houve um deslocamento continental e a Austrália faz fronteira com a China) e também haverá o jogo contra o Brasil no dia 13 agora. Mas esse aí parece ser mais difícil de ver porque a CBF está querendo dar umas voltas na Globo e não será pela emissora carioca que o jogo será transmitido para o Brasil. Por mim, se explodam a CBF e a Globo com as mãos dadas.

Meu Deus! Ainda falta mais de 1 mês para o início da Pré temporada e mais de 2 para o começo da Premier League. Se isso é ruim, imagina para o torcedor de futebol americano que acabou em janeiro e só volta em setembro.

Atualização: Para ilustrar uma jogada de Mooy, foi dele o passe para o terceiro gol da Austrália hoje na vitória sobre a Arábia Saudita nas Eliminatórias Asiáticas. O gol foi "detalhe", o que importa mesmo é o passe....rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário