quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ederson está confirmado!

Assim como a filha do nosso novo goleiro, ele nasceu também nesses dias. Finalmente ele foi anunciado depois de todo o mundo já saber que o goleiro brasileiro já tinha assinado contrato com o Manchester City. O jovem jogador completará 24 anos em agosto, tem a duração de contrato de seis anos e usará a camisa 31.

Oficialmente, tanto ele quanto Bernardo Silva serão jogadores do City a partir de primeiro de julho, quando a janela de transferências se abrirá. Até agora o clube gastou £ 78 milhões, £ 35 pelo goleiro e o restante pelo meio de campo. E pelo o que a imprensa fala ainda há muito jogadores para chegar ao clube, Guardiola fará uma modificação grande, teoricamente ainda há duas vagas para jogador "estrangeiro" e uma para treinado na federação. O número de vagas para "estrangeiro" deve subir porque o headbanger Nolito costura uma volta para a Espanha após reclamar do clima em Manchester.

A chegada de Ederson gera dúvidas se será o fim da carreira de Claudio Bravo no Manchester City, o jogador disse que lutará pela vaga de titular, mas suas atuações pelo clube tanto com o pé quanto com as mãos não convenceu a gente, os torcedores, por isso Pep foi buscar um goleiro que pudesse lhe passar mais confiança e se adequasse ao estilo de jogo que quer implantar no City. O problema é que eu não sei se Bravo vai querer ficar no City.

Essa é a última temporada antes da próxima Copa e ele é o goleiro da seleção nacional, acho até que é o capitão, se ele achar que pode perder a vaga por ficar esquentando o banco e só jogando nas Copas, ele pode pensar em ir embora do clube. Guardiola deve ter conversado muito com ele porque não iria liberar o Caballero para perder um goleiro, que me parece que será o reserva, logo em seguida. Para completar as informações sobre goleiros, Angus Gunn, terceiro goleiro na temporada passada, foi emprestado por uma temporada para o Norwich City, da segunda divisão. Ficará entre os jovens Kjetil Haug (Noruega - 19 anos) e Daniel Grinshaw (Inglaterra - 19 anos) a vaga do terceiro goleiro, aquele que será o reserva nas Copas.

Ederson chega ao City muito bem credenciado por saber trabalhar bem com os pés e um chute forte. Na penúltima rodada do campeonato português, ele foi creditado uma assistência ao achar seu companheiro em um lance de tiro de meta. O interessante da jogada, regra que eu não sabia, que no tiro de meta não há impedimento, o sujeito estava sozinho no campo de ataque. Imagina ele ter essa oportunidade de achar livre de marcação Kun Aguero e Gabriel Jesus?

A minha preocupação é essa mudança de liga que ele sofrerá, o quanto será o impacto nele? Já vi algumas partidas do campeonato de Portugal e os times pequenos sofrem lá, pouco oferecem perigo quando enfrentam Benfica, Porto e Sporting. Ele será bem mais testado, em alguns jogos não terá tempo para pensar muito em ficar com a bola nos pés porque o jogador adversário irá para cima dele, como vimos algumas vezes com Bravo no passado. Ele terá algumas chances para se adaptar ao estilo inglês antes da temporada começar.

O City fará três amistosos nos EUA, dois contra ingleses (20/07 contra o United e 29/07 contra o Tottenham) e contra o Real Madrid no dia 26/07, possivelmente sem Cristiano Ronaldo, já que Portugal joga a Copa das Confederações esse mês. Há ainda a possibilidade de mais um amistoso antes do início oficial da temporada: na Islândia contra o West Ham, jogo ainda não confirmado.

E não se esqueçam: a tabela do próximo campeonato inglês será anunciada na semana que vem, dia 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário