quinta-feira, 1 de junho de 2017

Notícias Manchester City - 01.06.2017

Vocês conhecem aquela situação chamada de "O Gato de Schrödinger"?  É aquela ideia de que um gato, preso numa caixa com veneno no ar, está vivo e morto ao mesmo tempo. Parafraseando essa ideia temos....não, não, não....não temos "O Gato do Ederson", nem bonitinho ele é. Nós temos "O Contrato do Ederson", ele pode estar assinado ou não, esses dois eventos ao mesmo tempo sem ter certeza o quê acontece de verdade.

Como comentei no post anterior, contratos que envolvem terceiras partes na Inglaterra são proibidos, então por mais que aparece comunicados da Comissão do Mercado de Valore Mobiliários de Portugal com a transferência do jogador para o Manchester City ou o próprio atleta usando suas redes sociais para se despedir do Benfica, o nosso clube ainda não o anunciou porque quer ter o OK definitivo da entidades inglesas para não ocorrer nenhum tipo de problema. Se conseguirem anunciar antes da pré temporada, eu ficarei feliz.

O quê foi anunciado hoje foi a renovação do contrato de Yaya Touré por mais um ano. Um herói para o City, o jogador começou a era Pep Guardiola na casinha do cachorro, muito por culpa do mala do empresário, durante a temporada técnico e jogador fizeram a amizade e com isso todo mundo achou por bem que ele ficasse por mais uma temporada com a gente. Eu acredito que ele será muito importante no começo da temporada já que Gundogan só deverá estar liberado para jogar a partir de setembro, e ajudará muito vindo do banco e em jogos de Copa quando deveremos usar jogadores da base nas fases iniciais.

Tenho certeza que quando foi negociada essa extensão se colocaram as cartas na mesa e todas as partes devem ter se entendido que o Yaya será "rebaixado": de um dos principais jogadores do elenco para jogador DE ELENCO. Isso é muito importante que seja definido. Ele terá 35 anos no final do próximo campeonato inglês, as pernas não serão as mesmas para aguentar os 90 minutos de jogos com muita intensidade. No estilo do Guardiola, com domínio da posse de bola, os jogadores acabam se cansando menos, mas quando entrar aqueles, eventuais, um, dois, três contra ataques, Yaya não conseguirá acompanhar.

Jornalistas franceses afirmam que o lateral esquerdo do Mônaco, Benjamim Mendy, já assinou com o City um contrato de quatro anos e ele se apresentará ao clube após os jogos da seleção francesa, no dia 02 de junho será um amistoso contra o Paraguai e de 09, eliminatórias contra o Suécia. Vamos ficar de olho e torcer para que nada aconteça com ele nessas duas partidas. O Mônaco me lembra o caso do Southampton: parece servir como fazenda de criação para outros clubes.

Não há nenhum novidade sobre a lateral direita que no momento não conta com nenhum jogador da posição, já que Zabaleta e Sagna deixaram o clube, o primeiro assinou com o West Ham e o segundo procura um clube. O nome mais especulado continua sendo do inglês Kyle Walker, até agora só temos muito disse me disse. Por falar em lateral direito, esse texto do Daniel Alves merece ser lido, relido. Achei sensacional.

A Premier League divulgou hoje o valor da distribuição da cota de TV que cada time teve direito e eu errei na minha especulação, mas o ideia valeu. O Tottenham, mesmo segundo colocado, ficou atrás do City e do Liverpool no valor arrecadado porque teve bem menos jogos na TV inglesa que esses dois times. Minha especulação é que ele iria ficar atrás até do United, mas isso não aconteceu. O City terminou embolsando £ 146.927 milhões, contra £ 96.971 milhões na temporada. 

No ranking da Deloitte, o Manchester City é o quinto colocado atualmente, com esse aumento do dinheiro da TV e se todas as outras condições permanecessem as mesmas, o time empataria em quarto lugar com o Bayern com £ 442.6 cada um. Como o City irá arrecadar menos com a Liga dos Campeões, o time deverá "só" diminuir a essa diferença. Também é importante ver a média da libra no período que se encerará no final desse mês.

Abaixo duas imagens sobre a distribuição, uma feita pela Premier League e outra pelo Daily Mail. A do jornal é mais detalhada e explica algumas diferenças como o número de jogos. Como mostrei no post sobre as transmissões, alguns times ficaram com menos de 10 partidas ao vivo para a Inglaterra. Achei que nesse novo contrato esse número mínimo não mais existiria, foi bobeira minha poderia ter somado a tabela da temporada anterior. O que aconteceu é que se o clube esse piso de jogos transmitidos, ele mesmo assim receberá o piso da fatia do bolo da TV, como por exemplo aconteceu com Hull e Sunderland. E para finalizar esse assunto, a imprensa inglesa errou por pouco no valor do lanterna, falavam em £ 99 milhões, na verdade o que menos arrecadou (Sunderland) levou £ 93 milhões, mesmo assim deve ser divisão mais igual do futebol mundial.

Fonte: Premier League
Fonte: Daily Mail

Um comentário:

  1. Espero que se confirme mesmo a contratação do Mendy. As poucas partidas que eu vi dele, já deu pra ver que o moleque joga muito mesmo. Walker na direita e se viesse o Bonucci, é pra mudar o patamar do time. Esperar.

    ResponderExcluir