domingo, 18 de junho de 2017

Daniel Alves no City?

Fazia menos de 24 horas que eu havia escrito um post sobre como o City tinha mudado quando o assunto era contratações de jogadores e sai essa especulação, que foi fortíssima, da possível chegada de Daniel Alves, lateral direito da Juventus e da seleção brasileira, ao Manchester City. O jogador está com 34 anosa atualmente.

Tudo começou com um vídeo do atacante da Juve, Gonzalo Higuaín, para uma matéria que o canal Esporte Interativo fazia sobre o brasileiro. Parece que em um dado momento o argentino deu atender que o lateral estava de saída da Itália. E jornalistas na Espanha e um setorista da Velha Senhora confirmaram que havia uma negociação e entre City e Daniel a coisa estava acertada, faltava entre os dois clubes.

Alguns detalhes dessa negociação já foram até revelados como o prazo valor que o City pagaria £ 5 milhões à Juve, já que Daniel teria mais uma ano de contrato com eles, e a duração seria de dois anos. E também a chegada dele não inibiria a ação de clube de contratar mais um lateral direito, nesse caso o mais comentado é Kyle Walker do Tottenham.

Durante toda a temporada um dos pontos que mais se criticava no City era a idade média dos seus laterais, todos os quatro acima dos 30 anos. Então é estranho quando o clube pensa em trazer um que é mais velho que um dos ídolos do clube, Pablo Zabaleta. Eu adoro o Zabaleta, não há um único torcedor do City que não tenha ficado triste quando ele saiu do clube, mas, sejamos justos, o Daniel Alves é muito mais jogador que ele.

Num modelo que o Guardiola gosta de jogar, nós vimos muitas vezes que o lateral, quando o nosso time estava no ataque, fechava para o meio de campo e deixava o lado do campo livre para um ponta como Sterling e Sané, por exemplo, talvez não seja preciso tanta perna, mas conhecimento tático para jogar dessa maneira. Daniel conhece como o treinador gosta de jogar, não terá problema para se adaptar.

O período de dois anos de contrato pode ser o tempo do City desenvolver seu lateral direito Pablo Maffeo. O jogador fez 3 partidas pelo City e recebeu boas críticas, mas como não seria utilizado foi empresado ao Girona da Espanha e ajudou ao time da Catalunha a subir para a primeira divisão. Com 19 anos, o jogador deve ser emprestado de novo para o mesmo time, mas dessa vez jogará a primeira divisão, quem sabe poderá ficar esses dois anos por lá se o time se mantiver na elite do futebol espanhol, Enfrentará times mais fortes e com isso Guardiola e a comissão técnica poderão verificar melhor o seu crescimento como jogador.

Se me perguntasse se eu gostaria de ter um jogador de 34 anos com glórias no passado com no do post anterior no City atualmente, eu falaria que não, entretanto é o Daniel Alves. Acho que ele é muito melhor jogador que qualquer um daquela lista do post passado, acho que vai agregar muito ao time por tem conhecimento tático, já ter trabalhado e conhecer o estilo do Guardiola, por ser um cara experiente e cheio de títulos. 

Realmente se ele chegar ao City será bem vindo, apesar que haverá torcedores que lembrarão dessa provocação.

2 comentários:

  1. Continuo achando que ele não vai acrescentar muita coisa. Eu não contrataria. Mas eu não sou o Guardiola, então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo, acho que vai dar caldo, tudo bem que não é a solução de longo prazo, mas pelo visto vai sair uma pechincha, custo/benefício será excelente.

      Excluir