quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Notícias do dia 25.08.2016

Hoje foi um dia com boas notícias. Primeiro uma parte da novela acabou e Claudio Bravo foi anunciado como novo contratado pelo Manchester City. Depois tivemos o sorteio da Liga dos Campeões que nos colocou frente a frente com o Barcelona na fase de grupos. E no final do dia, recebi uma ligação de Estocolmo na Suécia me parabenizando pelo Prêmio Nobel de Física desse ano.

Apenas duas das três afirmações ditas acimas são verdadeiras, vocês se arriscarem a dizer qual é a fantasiosa?

O goleiro chileno de 33 anos assinou o contrato hoje e será jogador do City por quatro temporadas. Estima-se que custou ao cofre do clube £ 15.7 milhões. Ele ainda não recebeu o número da camisa, será que estão esperando negociar Joe Hart para lhe passar a camisa número 1? Porque se tomar agora, enquanto ainda é atleta do clube, seria mais um tiro em Hart.

Não achei nenhuma informação se ele já estará disponível para jogar contra o West Ham no domingo, acredito que não haverá nenhum empecilho, ele atende àqueles requisitos que a Premier League finge que impõe para manter o nível do futebol da Liga mais alto possível. 

A outra parte da novela de goleiros é sobre o destino de Hart após a chegada da Bravo. O salário dele é considerado alto pela maior parte dos times, então quem aceitar ficar com Hart irá solicitar que o City arque com uma parte do ordenado dele. Quem estava na liderança para a contratação seria o Everton, mas o técnico Ronald Koeman despistou sobre a contratação. Pode ser tática dele para conseguir fazer um bom negócio. A única coisa real disso é que a janela de transferência se encerrará na quarta feira que vem e só abrirá em janeiro de 21017. No meio tempo jogadores podem ser emprestados para a segunda divisão. Acho que essa opção não rola.

Agora o sorteio da Liga dos Campeões. O nosso grupo tem times bem conhecidos nossos, enfrentaremos nesse primeiro momento o Barcelona, Borussia Monchengladbach e Celtic. Apenas o time escocês não enfrentamos na Liga até agora. O Barcelona jogamos por quatro vezes nas fases de oitavas de final e perdemos os 4 jogos, o Borussia caiu no nosso grupo na temporada passada e vencemos as 2 partidas, uma delas com o juiz não querendo dar um gol para a gente, mas depois a UEFA disse que ele tinha já validado, aqueles problemas que nós temos com a UEFA.

O Celtic conta com Patrick Roberts no elenco, jogador emprestado pelo City, e pelas regras da competição ele pode atuar livremente contra o clube que detém o registro dele. Isso é bom porque ele tem que ter o máximo de tempo possível contra grandes times para evoluir e voltar a jogar pelo nosso time. Kolo Touré, Dedrick Boyata e Scott Sinclair, todos ex jogadores do City, fazer parte do elenco do time católico e contrário à Monarquia inglesa.

Nosso primeiro jogo no Grupo C será contra o Borussia no Etihad, dia 13 de setembro. A partida será três dias depois do Derby de Manchester. Depois teremos Celtic fora, 28/09, duas partidas seguidas contra o Barcelona, Camp Nou, dia 19/10, e Etihad 01/11 (por que não no dia 02? Seria feriado). Borussia 23/11 e fecha contra o Celtic no dia 01/12 em Manchester. 

Acho que temos grande chance de chegarmos classificados nessas duas últimas partidas. Estou sendo muito otimista? Talvez, mas por que pensar negativamente agora? Deixa a realidade bater mais para perto do final da fase de grupos.

Enfrentar o Barça agora, nos dá a "vantagem" de não pegá-los nas oitavas, mas ainda assim podermos pegar um Real, Bayern. Ano passado chegamos na semi, será que daremos mais um passo esse ano?

Uma boa do sorteio foi para os clubes ingleses e o coeficiente de pontos da UEFA que pode determinar a quarta vaga para a Premier League (já li que essa classificação de times pode mudar, mas ainda é um rascunho). Arsenal e Tottenham já teriam totais condições de avançarem antes do sorteio, depois dele, não fica nada muito complicado para eles. Meu medo era o Leicester, mas o sorteio foi bem amigo.

Como cabeça de chave, eles estavam no pote 1, o de campeões nacionais, e caíram com Porto, Brugge e Copenhagen. Esses dois últimos estavam no meu grupo favorito para o City no post de ontem. De nada, Ranieri. Por mim, eles poderiam ser eliminados facilmente por não terem experiência de Liga dos Campeões, mas podem passar na segunda colocação. O Porto agradece muito esse sorteio e os outros dois também têm esperança. Em 2010-11, o Copenhagen foi às oitavas, mas foi eliminado pelo Chelsea, o Brugge não achei o melhor retrospecto na Champions.

Como a Itália ainda perdeu uma vaga porque a Roma foi eliminada pelo Porto nos play-offs, a Inglaterra não deverá ficar sem a quarta vaga num futuro próximo, ainda mais que o United pode fazer uma boa Liga Europa, comentário só para provocar mesmo.

Sobre a parte financeira da Liga dos Campeões, por participar da fase de grupos cada time receberá 12.7 milhões de EUROS. Isso para o time de uma liga menor, acaba com seus concorrentes nacionais. Cada vitória dá 1.5 m EUROS e empate, 500 mil EUROS. Quem venceu os Play-offs, como o City, leva 2 milhões de Euros, um a menos que os perdedores que jogarão a Liga Europa. 

O "Market Pool" que é mais ou menos o quanto um time receberá devido ao tamanho do seu mercado será ruim para o City, como ficou em quarto lugar, receberá 10%, já o Leicester, campeão, 40%, Arsenal, vice, 30% e Tottenham, terceiro lugar, 20%. Aquela amarelada dos Spurs na última rodada custou muito dinheiro para eles. Já o Leicester nunca receberá tanto dinheiro na vida, será legal ver o balanço financeiro deles em 2015/16 e 2016/17.

O quanto a UEFA distribuiu em 2015/16 ainda não foi divulgado, mas com certeza foi recorde para o City já que chegamos nas semi finais. Estou ansioso para ver esse número.

Para finalizar, um comentário sobre o Market Pool da Itália. Com a Roma eliminada, só Juventus e Napoli jogarão a fase de grupos da Liga dos Campeões e em 2014/15, também dois times italianos jogaram, Juventus, campeão italiana, e Roma. O time da capital levou 35 mi EUROS do Market Pool, a Juve "meros" 58 mi. O abismo na Itália vai aumentar a cada temporada, não vejo a Juventus perder o título tão cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário