Mais um capítulo da projeção do Manchester City para jogar a próxima Liga dos Campeões. Com os resultados da última semana dos campeonatos nacionais e dos torneios da UEFA nesse meio de semana, já podemos definir que o City ficará no segundo pote do próximo sorteio (16º lugar), só um desastre tira a gente. Os times que podem nos atrapalhar são o Sevilla e o Lyon.
Matematicamente ainda não estamos classificados para a fase de grupos da Liga 2014/15, mas estamos muito perto, quase impossível ficarmos de fora. Ou o City marca 2 pontos nos últimos três jogos, sendo dois em casa, e garante a vaga ou seca o Arsenal para que eles empatem, pelo menos, uma das duas partidas restantes e só possam nos igualar em pontos, perderiam no saldo de gols.
A análise é feita entre os times na nossa frente no ranking de pontos da UEFA, que é considerado na divisão dos potes para o sorteio da Liga dos Campeões.
TIMES CLASSIFICADOS:
Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Bayern, Borussia Dortmund, Benfica, PSG e Juventus.
ELIMINADOS:
Para essas equipes ou resta a Liga Europa ou só focar nos campeonatos domésticos: Manchester United, Valencia, Milan, Internazionale e Tottenham.
PLAY OFFS:
O Porto assegurou sua vaga nos Play Offs do torneio e irá jogar a Rota da Liga, ou seja, pegará adversários que se classificaram, mas não foram campeões do seu campeonato nacional, por exemplo, quarto colocado da Alemanha, Inglaterra e Espanha. É um caminho mais difícil, pode cair nele.
NA BRIGA:
Schalke 04 pode se classificar nesse final de semana. Se fizer mais pontos nessa rodada que o Bayer Leverkusen e Wolfsburg vai jogar a fase de grupos.
CAMPEONATOS INDEFINIDOS:
Na Ucrânia (Shakhtar Donestk), na Suíça (Basel) e na Rússia (Zenit) os campeonatos ainda estão muito indefinidos. Teremos que esperar mais algumas semanas para sabermos quem conquista a vaga.
PREMIER LEAGUE:
Liverpool é o único com a vaga na fase de grupos, mas está bem atrás da gente, então sem problemas. Chelsea precisa fazer um ponto em dois jogos. O Arsenal precisa de uma vitória para ficar com no mínimo uma vaga nos Play Offs. Acho complicado o Everton tirar essa vaga.
SEVILLA E LYON:
Os dois estão em situações para lá de complicadas para conseguirem ao menos jogar os Play Offs. O Sevilla perdeu hoje para Valencia, mas se classificou para a final da Liga Europa. Segundo minhas contas, não teria mais como nos ultrapassar, se as minhas contas estão certas são outros 500. No campeonato espanhol para pegar o quarto lugar precisar tirar sete pontos em três rodadas, empate em pontos daria a vaga para o Athletic de Bilbao, critério de desempate é o confronto direto.
O Lyon precisa vencer os três últimos jogos e o Lille não marcar um único ponto nesse mesmo número de jogos. Se o Lyon se classificasse ainda iria jogar a fase de play offs e poderia enfrentar um time na nossa frente no ranking, como o Porto. Reza tem que ser forte lá.
Na pior da hipótese e com Lyon e Sevilla fora, ficaríamos em 16º lugar, a última vaga do pote 2. Na teoria isso nos daria confrontos mais fáceis. Mas em 2012/13, ficamos nesse ponto e jogamos o Grupo do Extermínio, a verdadeira Liga dos Campeões ( Real Madrid, Borussia e Ajax) e ficamos em último. Em 2013/14, ficamos no terceiro pote e passamos para a próxima fase com o mesmo número de pontos do líder do grupo.
PREMIER LEAGUE SUB 21
O Manchester City foi eliminado hoje ao perder nos pênaltis para o Chelsea no Etihad Stadium. No tempo normal o jogo foi 1-1, gol de Olivier Nitcham.
O time começou perdendo e teve duas grandes chances para empatar ainda no primeiro tempo, com Bytyqi e Marcos Lopes. No segundo tempo o time se expôs e quase tomou o segundo, George Glendon salvou em cima da linha e Ellis Plummer travou o atacante na pequena área.
Em grande jogada de Thierry Ambrose, Nitcham recebeu na área para marcar. Na prorrogação o City teve chances na velocidade de Devante Cole, mas o placar não foi alterado e o jogo para os pênaltis.
No nosso terceiro Seko Fofana recuou para o goleiro do Chelsea, mas no último penal Lawlor salvou. A sobrevida durou apenas o pênalti seguinte com o autor do gol, Nitcham perdendo e o Chelsea marcando.
O time EDS joga no mesmo estilo do time principal: com a defesa exposta várias vezes. Os dois laterais sobem muito e apenas o Glendon ajuda na proteção. O goleiro Ian Lawlor não sabe sair em escanteio ou bola cruzada, foram várias que ele ficou perdido.
Tirando o Marcos Lopes, não achei que tinha ninguém pronto nem para jogar uma Copa da Liga. O Ambrose é de uma categoria abaixo, joga no sub 18. Ele é goleador e ainda tem muito tempo para ser preparado.
P.S:
Agora não há mais chances para Sevilla e Lyon jogarem a próxima Liga dos Campeões, seus rivais na disputa da última vaga nos seus respectivos campeonatos nacionais jogaram hoje.
A Lille ficou no empate contra o Bastia, com isso não se classificou, mas eliminou o Lyon por ficar a 10 pontos atrás com mais 3 jogos por fazer. Na Espanha o Athletic de Bilbao venceu o Rayo Vallecano fora de casa por 3-0 e abriu uma diferença de nove pontos para o Sevilla, esse ainda tem três jogos por fazer. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, o Sevilla não tem mais como ultrapassar o time de Bilbao.
O Manchester City ficará no mínimo em 16º lugar. Agora devemos ficar de olho nos potes 3 e 4, tomara que não caia times perigosos neles. Vocês sabem que no sorteio da UEFA as bolinhas são superaquecidas nos grupos do City.
Se o Sevilla for campeão da Liga Europa ganha vaga direta para a próxima Champions, não é isso?
ResponderExcluirNão, a partir da Liga Europa 2014/15, o campeão joga a Liga dos Campeões da temporada seguinte. No primeiro momento entrará na fase de playoffs, se a vaga do campeão da Liga dos Campeões não for usada (se classificar via campeonato nacional), o time fica com a vaga na fase de grupos.
Excluir