sexta-feira, 9 de maio de 2014

EPL # 38 - Manchester City Vs West Ham

Meu Deus! Como essa semana foi e está sendo longa! O relógio ficou travado várias vezes aos dia. Na segunda feira nunca passava de meio dia, na quarta feira, 15:45 parecia que estava a um século de distância e só chegaremos às 11 horas de domingo a passos de cágados mancos e pernetas. Tenho certeza que se entrasse numa câmara criogênica, eu acordaria daqui a 3 mil anos, mas não seria hora do jogo ainda. Por que esse jogo não é amanhã?

Como falado acima, o jogo será nesse domingo às 11 horas da manhã no Etihad Stadium e uma coisa legal vai acontecer: tanto os canais ESPN como a FOX Sports transmitirão ao vivo os dois jogos dos candidatos aos título. Então se um canal time torcendo demais para o Liverpool, você pode mudar para o outro que só falará clichê sobre o Manchester City. Grandes escolhamos teremos no domingo. E se quiser desabafar, pode entrar no Live Blogging para xingar os narradores e comentaristas, mas não o dono do blog.

Manuel Pellegrini deu uma excelente notícia para os torcedores do Manchester City: não há ninguém no departamento médico. Então poderemos contar com Sérgio Aguero para a partida final. A minha expectativa é saber a real condição dele: se está 100% ou meia boca e vamos para o sacrifício porque depois de domingo não tem mais volta.

Durante toda a temporada Pellegrini não falava se o City seria campeão, sempre tinha aquelas respostas politicamente corretas e após a vitória sobre o Aston Villa ele mudou um pouco esse discurso e disse acreditar que o time levaria ao título. Eu não quero duvidar dele, mas o Manchester City ainda traz dentro dele aquelas mazelas que acontecem bizarramente apenas com alguns times na vida, então para quem está há tanto tempo acompanhando o City, sabe que para estar garantindo mesmo, só após o apito final. A diretoria quer mudar essa percepção sobre o clube, infelizmente isso não sairá de uma hora para outra.

Para levantarmos o caneco, um empate deve servir já que é pouco provável o Liverpool tirar uma diferença de 13 gols em um único jogo. Então das nove combinações de resultados possíveis entre os jogos do Manchester e do Liverpool, apenas uma nos prejudica: derrota nossa e vitória do Liverpool. Ainda há mais números que nos favorecem: o West Ham marcou 40 gols na Premier League, média de um pouco mais de um gol por jogo e o City em apenas uma partida na Premier League não marcou gol em casa, contra o Chelsea, a melhor defesa da temporada. Ou seja, no papel tudo tranquilão né?

Coisa nenhuma, tenho certeza que no domingo estaremos socando parede, chutando o cachorro, mandado calar a boca quem estiver do nosso lado, impropérios serão ditos no mais alto volume. E se for como em 2011-12, eu vou rachar meu esterno novamente após gritar gol até a última molécula de oxigênio que tiver no corpo. O City não vai nos desapontar: ele vai querer complicar ao máximo. Se o Sheik Mansour quiser recuperar o dinheiro investido no clube e só construir vários hospitais: vários irão fazer um check up completo nos próximos dias.

Do outro lado do campo estará o West Ham e imprensa (torcendo muito para o Liverpool) está confiando em Andy Carroll e Stewart Dowing, ex jogadores e com amigos em Liverpool, para dar a vitória ao time de Londres. Na moral, você é demitido de uma empresa, por que diabos você ajudaria essa empresa novamente? Jogar na cara deles que você foi mal aproveitado? Eles não irão te recontratar por causa disso, no máximo será um muito obrigado e passar bem. Se não servia antes, agora você é capaz de mudar a história do campeonato? Estão apelando para todo santo.

O episódio do título de 2011-12 vai dar mais força mental para os nossos jogadores, eles devem estar mais acostumados com pressão e poderão suportar melhor caso alguma coisa saia do script. Começamos o jogo como campeões, mas é mais importante terminar assim. Temos que jogar com a cabeça e paciência com a torcida 100% do time apoiando. Nós não iremos mudar o jeito de jogar, Pellegrini já disse que quer manter mesmo estilo de jogo. Algo semelhante acontece na fórmula 1: quando o piloto está com certa vantagem e perto da vitória, ele não tira o pé, mantém o ritmo porque já está acostumado fazer aquela curva de um jeito e se alterar o jeito naquela curva, mesmo que mais lento, ele pode se perder.

Espero que tenhamos um jogo mais tranquilo do que essas cores que eu estou pintando e que às 13 horas possamos todos estar gritando "É campeão!"

Curiosidades:

- Pode ser a segunda vez na história que o Manchester consegue um "double", dois títulos na mesma temporada. Em 1969-70, o time conquistou a Copa da Liga Inglesa e a Copa Européia dos Vencedores das Copas Nacionais ( City venceu a FA Cup em 1968-69). Ter esse segundo "double" seria mais interessante;

- Manuel "This Charming man" Pellegrini pode ser o primeiro técnico não europeu a ser campeão inglês. E poderia conseguir isso na sua temporada de estreia. Boa sorte para ele.

Medalhas:

Nessa temporada parece que mudou o número de jogadores que poderão receber medalhas. Eu tinha essa curiosidade e procurei saber. Aparentemente o número de jogos para receber uma medalha caiu para cinco jogos. Postei isso uma vez no fórum blue moon e um sujeito falou que são medalhas comemorativas, não sei se há diferença entre medalha e medalha comemorativa. Quem quiser dar uma olhada e tem conhecimento dessas nuances do inglês, é só clicar nos links abaixo:

- Premier League 2011/12 - Página 98, item 27

- Premier League 2012/13 - Página 93, item c.10

- Premier League 2013/14 - Página 101, item c.13

Quem pode faturar uma medalha é Jack Rodwell (5 partidas), é o único jogador baixo de 10 e acima de 5 jogos. Pantilimon tem 7 jogos, mas goleiro reserva costuma receber.

Despedida:

O lendário roupeiro do Manchester City, Les Chapman, estará se aposentando nesse final de semana. Parece ser uma pessoa muito querida pelos jogadores e engraçada. Acho que todos os jogadores gostariam que ele saísse com esse título. Bem piegas não acham?

Man City Sub 18:

Nesse sábado pelas semi finais,partida única, pela Premier League sub 18, o City jogará em Platt Lane contra o West Ham. O time venceu a divisão norte da categoria e enfrentará o vice campeão da divisão sul. No dia 12 de abril vencemos em Manchester por 3-0, gols de Thierry Ambrose (esse é matador), Brandon Barker ( jogador de lado do campo) e Kean Bryan.

Jogo às 7 da manhã, o Twitter do City deve acompanhar.

Bolão SkyBlues Brasil:

Como do dia vai demorar a passar amanhã, vou atualizá-lo e colocar o resultado aqui num post. Tentarei fazer um acompanhamento online com os resultados das partidas.

Meus palpites também amanhã.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Richards, Kompany, Demichelis, Lescott, Nastasic, Boyata, Clichy, Kolarov, Milner, Navas, Nasri, Silva, Toure, Fernandinho, Garcia, Rodwell, Aguero, Dzeko, Negredo, Jovetic


2 comentários:

  1. Typical City? Espero que essa história tenha acabado. Não acredito que tenhamos sustos amanhã. Ansioso e confiante!

    Les Chapman se aposentando. O cara é uma figuraça...

    ResponderExcluir