terça-feira, 30 de agosto de 2011

Weiss vai para o Espanyol e a nossa academia.

Esse texto primeiro foi escrito quando a imprensa e o próprio Vladimir Weiss afirmavam que ele estava saindo do Manchester City, isso há quase 2 semanas. De lá para cá houve mundanças no destino dele e de alguns outros jogadores.

O Manchester City anunciou em sua página na internet que chegou a um acordo com o Espanyol de Barcelona sobre a transferência do apoiador eslovaco Vladimir Weiss. O jogador atuará por empréstimo de um ano no time da Catalunha. Weiss atuou apenas 5 vezes e fez um único gol no time principal. Durante o seu período no City, ele foi emprestado ao Bolton e Rangers da Escócia. Também foi campeão com o City da FA Youth Cup em 2007/08.

Sobre esse time da base vencedor é que eu gostaria de falar. Eu pesquisei o time que atuou nas duas partidas finais contra o Chelsea, na primeira em Londres, o placar acabou 1-1, gol de Daniel Sturridge. E garantimos o título com a vitória no, na época, City of Manchester por 3-2, cortesia de gols de Ben Mee, Vladimir Weiss e David Ball.

Nessas duas partidas, 17 jogadores foram relacionados. Na FA Youth Cup só 5 podiam ficar no banco e no segundo jogo, Sturridge não pode jogar, fora essa mudança, o time foi o mesmo para essas partidas. Isso foi há quatro temporadas atrás e poucos chegaram a atuar no time principal. E mesmo os que jogaram não tem muito destaque hoje no Manchester City. Vale lembrar que a competição é para garotos até 18 anos completados até o dia 31 de agosto da temporada corrente.

Escalação na primeira partida:

Hartley; Trippier, Boyota, Mee, McGivern; Weiss, Tutte, Kay, McDermott; Ball, Sturridge. Subs: Nimley, Mentel, Ibrahim, Tsiakus, Poole.

Escalação na segunda partida:


Hartley; Trippier (Ibrahim 90), Mee, Boyata (Tsiaklis 82), McGivern; Weiss, Kay, Tutte, McDermott; Ball, Mak. Subs: Mentel (g), Nimely-Tchuimeni, Poole.

Os dois goleiros, Greg Hartley e Filip Mentel, já não fazem parte do elenco em nenhum nível. O primeiro foi liberado na temporada 2009/10 e nunca entrou em campo com o time principal. Não encontrei nenhuma informação sobre onde ele pode estar jogando. Já Mentel saiu na temporada seguinte para o Dundee United da Escócia, mas também não fez sua estréia com a camisa do City.

Os quatro defensores ainda estão no clube, mas não necessariamente no elenco. Kieran Trippier, lateral direito, foi emprestado ao Burnley junto com o zagueiro autor de um dos gols nas finais Ben Mee, mas ainda não jogou no time profissional, ao contrário de Mee que jogou contra o West Brom na derrota pela Carling Cup no ano passado.

Dedrick Boyata é o cara dessa defesa que fez mais "sucesso" no Manchester City. O jogador acabou de se transferir para o Bolton, onde ficará por empréstimo até o final da temporada. Fez 23 partidas e 1 gol (na Liga Europa contra o Timisoara). O lateral esquedo Ryan McGivern ainda é "funcionário" do time, mas está num empréstimo de 1 mês ao Crystal Palace e participou da pré temporada no City nos EUA. Jogou contra o Sunderland, na vitória de 5-0, por coincidência, entrou no lugar do Boyata (Nota do blog: está em processo de renovação de contrato até 2013, mas deve ou continuar no Crystal ou procurar outro time para atuar em 2011/12).

Vladimir Weiss acabou de sair para jogar na Espanha. Não foi muito aproveitado por nenhum dos técnicos que passaram pelo City no seu tempo por lá. Andrew Tutte foi liberado no começo dessa temporada para o Rochdale, outro que só jogou na base. Scott Kay foi outro que foi liberado sem nunca ter jogado no time de cima, ele foi para o Maccsfield Town. Donal McDermott foi vendido para o Huddersfield, por um valor não revelado, em 2011/12, mas também saiu zerado em estatísticas.

Já nossos atacantes. David Ball era tido como uma grande promessa da nossa academia, foi emprestado, teve uma fratura no pé que foi tratada no Departamento Médico do City, só que acabou vendido para o Peterborough United sem ter tido uma chance do time profissional.

Daniel Sturridge é bom de bola, os jogos que eu vi dele no City, ele poderia ter sido melhor aproveitado pelo Stuart Pearce e Sven Goran Eriksson. Fez poucas partidas, 32, muitas começando do banco, e 6 gols. Não sei se hoje estaria lutando por vaga no City, mas sua vontade de sair para ir para o Chelsea, acabou com a carreira dele em Manchester. Saiu e o time de Londres teve que pagar um valor determinado pela justiça. Acabou emprestado ao Bolton e ainda não se firmou no Chelsea.

Robbie Mak atuou no lugar de Sturridge na segunda partida e foi vendido para o Nuremberg em 2010/11 e poucos viram se sabia jogar ou não, já que foi outro que não jogou pelos profissionais, não me lembro nem dele ter ficado no banco em alguma partida.

Alex Nimely ainda está no Manchester City, já jogou no time principal, 2 partidas, mas nem sei qual é o status dele. Não me lembro dele ter ido para os EUA, talvez esteja machucado. As partidas que eu vi, ele não parecia muito promissor não. Abdisalam Ibrahim também já jogou o time profissional três jogos e agora está emprestado para o NEC, da Holanda, para ganhar experiência, antes já havia sido emprestado a um time norueguês. Foi chamado de "Novo Patrick Vieira".

Angelo Tsiaklis é um meio campo cipriota (gentílico da pessoa que é natural do Chipre, sou cultura em?), também nunca atuou nos profissionais e chegou a defender o FC United que é o time dos torcedores do ManUtd. Para quem possa interessar, o Man City também tem um time desse, é o Maine Road e há um link para a página deles na direita.

E por fim, James Poole. Liberado para o Hartlepool United de graça e sem jogar no time principal. Como se pode notar, dos 17 jogadores, apenas dois atuaram mais que 10 jogos pelo Man City, algumas vezes como titulares. Quase a metade, oito jogadores, não pisou em campo. Eles foram campeões da categoria de base e deve ter sido o grande feito na carreira deles.

O Manchester City tinha uma história de produzir muitos jogadores para o time principal, Shaun Wright Philips e Micah Richards, perto de completar 200 jogos e contrato renovado por mais 4 anos, chegaram a seleção inglesa e outros por outras seleções (Stephen Ireland). Só que isso era na época de vacas magras. Tenho certeza se o Sheik Mansour não tivesse comprado o time, veríamos muitos desse jogadores no time hoje em dia.

Mas os tempos mudaram e vai demorar para vermos novos jogadores da base ganharem espaço no time principal. Eu acredito que os próximos serão dois meios de campo espanhois: Joan Angel Roman, que está arrebentando no Elite Develpoment Squad, e Denis Suarez, esse participou da pré temporada nos EUA. Agora é ficar de olho. Eu tenho prazer de ver um garoto chegar ao time principal vindo base, tomara que a diretoria esteja tomando conta da base como fazem propaganda que estão fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário