quinta-feira, 7 de julho de 2011

O nome do CoMS vendido.

Há alguns meses foi noticiada a permissão dada pela prefeitura de Manchester para que o Manchester City, atual concessionário do City of Manchester Stadium, pudesse vender o nome do estádio para alguma empresa interessada e segundo o site Bloomberg, já se encontrou um comprador.

Não é nenhuma empresa nova no escopo de patrocinadores do Man City, seria a Etihad Airways, que já estampa sua marca na camisa do time e paga, de acordo com o Daily Mail, £ 2.3m por temporada. A Bloomberg conseguiu essa irformação com duas pessoas que estão ligadas ao processo de venda e que o acordo é o maior na história do City. Nenhum valor foi especulado ainda. Essa notícia ainda não é oficial, mas será divulgado pelo clube e empresa em pouco tempo.

A utlização do "Naming Rights" é uma tentativa do Manchester aumentar suas receitas para poder se adequar ao Fair Play Financeiro imposto pela UEFA. Mas o valor de venda tem que estar dentro do que a UEFA chama valor justo da marca, para evitar que os proprietários subsidiem os clubes com uma outra empresa do grupo. Eu acredito para o acordo ter sido selado, a UEFA já deve ter dado o parecer sobre quanto seria esse valor para o City of Manchester.

Uma nota interessante dessa notícia da Bloomberg é o comentário do professor de economia dos esportes da London’s Cass Business School, Stefan Szymanski:

" Se entende que a UEFA criou essa regra do FPF para evitar que times com bilionários levem vantagem, mas, é claro, que a entidade não dá essa justificativa."

" A receita do campeonato alemão com patrocínio é maior do que da Premier League por causa que na Bundesliga eles recebem milhares de euros das empresas nacionais. Então se essa questão do valor justo de mercado serve para uma empresa de Abu Dhabi partocinar o Manchester City também deveria valor para empresas alemãs patrocinando times alemães." ( Nota do blog: A Alemanha tem o quarto maior PIB do mundo, tem empresas muito grandes lá como Adidas, VW, Siemens, T-Home....)

Agora é esperar o anúncio e ver como vai ficar o nome do estádio. Ainda não sei como vou chamar o nome aqui no blog, se a empresa me oferecer uma remuneração em dinheiro, produtos ou viagens, chamo até de meu amor.

PS: O acordo será anunciado na sexta feira, 08 de julho, e o valor do negócio, de longo prazo, é de £ 100 milhões. Segundo o Guardian será o primeiro teste de valor de mercado justo da UEFA e seu Fair Play Financeiro.

O evento deverá ser no Aeroporto de Manchester já que o time se prepara para viajar para os EUA nessa sexta feira também.

Avião do City nessa quinta feira no aeroporto de Manchester:


Nenhum comentário:

Postar um comentário