sexta-feira, 1 de setembro de 2023

EPL # 4 - Manchester City vs Fulham.

 Pela quarta rodada do campeonato inglês, o Manchester City receberá nesse sábado o Fulham às 11 horas da manhã. Essa partida fechada uma etapa do temporada pois após o jogo teremos uma parada para jogos das seleções nacionais. ESPN e StarPlus transmitirão esse jogo.

A janela de transferências de jogadores na Inglaterra encerrou há pouco tempo, no último dia dela o City agiu para contratar o Matheus Nunes, um meio campista ofensivo portugûes de 25 anos contratado por £53 milhões junto ao Wolverhampton e o City já havia o enfrentado quando ele ainda era jogador do Sporting em partida da Liga dos Campeões, vencemos por 5 a 0, mesmo assim ele recebeu alto elogios de Guardiola na época. Para o time profissional, o clube foi ao mercado e fez 4 contratações: Josko Gvardiol, Mateo Kovacic, Jérémy Doku e agora o Nunes, os dois primeiros já estrearam, o terceiro ficou no banco na última partida, agora resta saber se o Matheus terá condições de jogo para amanhã. O Juanma Lillo, que comandará o City mais uma vez, deixou no ar a possibilidade, eu acho que vai para o banco porque ele está em condições de jogo e elenco está curto.

Nesse última dia de transferências até janeiro o City fez a transferência em definitivo do Cole Palmer para o Chelsea e emprestou por uma temporada o Jamie McAtee para o Sheffield United, onde ele jogou na temporada passada, mas na segunda divisão, ele ajudou o time a subir e terá oportunidade de jogar a Premier League. Esses dois jogadores foram relacionados para todos os jogos oficiais do City, então são dois a menos para o banco para esse sábado por isso acredito que o Matheus esteja entre os relacionados e o Akanji pode voltar, ainda é dúvida, caso no jogue eu acho que o Carson estará à disposição. Sobre essas duas saídas eu queria falar que a do McAtee é interessante para ele poder ganhar tempo de jogo, agora na primeira divisão, espero que volte e seja utilizado de verdade em 2024/25, já sobre o Palmer é uma pena muito grande.

O jogador quis sair, o valor pela transferência foi ótimo, £ 40 milhões, então ele deve ter notado que não seria muito utilizado, apenas em copas e jogos já decididos de Premier League e Liga dos Campeões, realmente não sei se no Chelsea será muito diferente devido a grande quantidade de jogadores contratados por eles nas últimas janelas. Há algum tempo, por volta de 2021, havia um pequeno debate sobre quem teria mais futuro no City: Palmer ou Liam Delap, eu apostava no Palmer. Ele parecia mais o tipo de jogador que o Guardiola gosta, o Delap um jogador de área, para mim teria pouca chance, só se ele se provasse um Haaland da vida ficaria. O Palmer, realmente, teve vida mais longa no City, o Delap ainda está emprestado, pode voltar, só que tenho 99% de certeza que não fica, entretanto Palmer nunca conseguiu se fazer firma e olha que o Mahrez saiu, isso poderia ter aberto as portas para ele, agora é deixar sorte para ele e torcer para que o seu famoso "Prem come soon" (marcar seu primeiro gol no campeonato) não seja contra a gente.

Uma marca que não é muito comum no City do Guardiola aconteceu na vitória sobre o Sheffield na última rodada, o clube completou 10 partidas seguidas sem marcar 4 ou mais gols, o Real Madrid, na semifinal no Etihad foi o último clube a sofrer mais de 4 gols, um enfático 4 a 0. O pior período desse quesito na era Guardiola foi entre 07/08/2020 e 25/11/2020 (ainda estávamos vivendo uma pandemia), 16 jogos sem marcar tantos gols, a sequência foi quebrada numa vitória no Etihad por 5 a 0 em cima do Burnley. O Fulham é um time que perdeu as últimas 14 partidas contra a gente por várias competições, só que não tomou tantos gols assim, foram "apenas" 40, média de menos de 3 por jogo, pode ser que essa sequência continue.

Kevin De Bruyne continua de fora, teremos a volta de forma integral do Foden, que só pode jogar os minutos finais contra o Sheffield, em condições de jogo poderemos ver outra atuação sensacional como ele teve contra o Newcastle na partida anterior no Etihad. Eu estou imaginando um meio de campo com Rodri, Kovacic e Foden e babando aqui no teclado porque o quê esses caras de capacidade de criar e os dois primeiros de proteger a defesa é algo surreal, espero que o Haaland, um dos artilheiros da Premier League, possa aproveitar mais as chances que são criadas para ele. 

O Fulham fará o seu segundo jogo seguido fora de casa, depois de empatar com o vice campeão da temporada anterior no Emirates por 2 a 2, o gol do empate saiu quando tinha um a menos em campo, agora irão enfrentar o campeão Manchester City, não parece ser uma das melhores tabelas do mundo, mas se vocês notarem com cuidado, verão que é bem comum na Premier League que alguns times tenham sequências de partidas contra times que costumam lutar pelo G4, pelo título não tem muita gente brigando ultimamente.

Vamos nos despedir dos nosso jogadores com um bom futebol e muitos gols, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário