sexta-feira, 15 de outubro de 2021

EPL # 8 - Manchester City vs Burnley

 Depois de três jogos muito pesados, depois de uma longa data FIFA, o Manchester City voltará em ação nesse sábado, o time receberá o Burnley pela oitava rodada da Premier League. O jogo está marcado para começar às 11 horas e terá transmissão exclusiva, mais uma vez, pelo canal por streaming StarPlus, deve ser o terceiro ou quarto jogo do City somente nessa plataforma desde a criação dela.

O City terá a volta de dois jogadores amanhã, Gundogan e Zinchenko participaram de todos os treinamentos da semana, então poderão ser relacionados pelo treinador. Eu não sei qual dos dois retornos traz mais alívio ao treinador: o Gundogan é muito mais jogador que o Zinchenko, mas nosso meio de campo/ataque não está em falta de jogador, já a volta do lateral dá mais possibilidade do Guardiola rodar porque o Walker e Cancelo foram usados quase sem descanso. Mas estamos falando do City, então não é possível só dar boas notícias, teremos três desfalques para amanhã.

Por causa do pouco tempo entre o final da partida entre Brasil e Uruguai e o jogo diante do Burnley, Ederson e Gabriel não jogarão, eu juro para vocês que ainda tenho minhas dúvidas sobre se o goleiro irá a campo ou não, o camisa nove é certo que ficará de fora. Talvez por entender que jogaremos contra um time da zona de rebaixamento e em casa, Guardiola vai preferir não forçar o Ederson, teoricamente eu imagino que não precisamos do goleiro titular para vencer um time que só fez cinco gols em sete partidas. Essas duas ausências são de curto prazo, a do Ferran Torres pegou muito gente de surpresa.

Já era sabido, até informado pelo clube, que o nosso único atacante no momento (falar isso aqui do Torres é muito bom né?) estaria fora de ação, a imprensa falou em um mês, mas na coletiva de hoje Guardiola falou em dois meses e meio ou três, ou seja, só deveremos tê-lo de volta no próximo ano, o perderemos naquela parte da temporada mais congestionada, com muitos jogos, no final de dezembro, começo de janeiro. Quem poderá se aproveitar disso é o Sterling, ele deu uma entrevista muito repercutida onde ele avisa que poderia deixar o clube se não tivesse tanto tempo de jogo, a resposta do Guardiola foi simples: ele não garante tempo para ninguém, isso quem faz é o jogador nos treinamentos e em atuações nas partidas.

Sterling tem mais um ano e meio de contrato, houve notícias que o clube já teria iniciado negociações para estender esse tempo, no momento me parece que os dois lados não estão conversando tanto quanto se seria interessante para fechar isso, talvez o Sterling tenha usado a imprensa para cobrar mais agilidade e ambas as partes concordarem para a assinatura de um novo contrato. Acho difícil o City liberar uma transferência dele no meio da temporada, mas se não colocarem a tinta no papel até o meio do ano, ele deverá ser negociado para o City não sair com as mãos abanando.

Stones ainda não jogou nenhum minuto pelo City nessa temporada, na Inglaterra ele tem jogado com frequência e tem jogado bem assim como a dupla Dias e Laporte, o nosso trio de zaga está num nível muito alto, estou na espera qual a combinação de dupla que o Guardiola vai manter ou ele irá inovar e colocar o terno em campo soltando o Cancelo numa das alas, não me parece fazer sentido ter o Walker num esquema desse porque ele é mais importante defensiva do que ofensivamente.

O Burnley de Sean Dyche não terá o seu capitão Ben Mee porque testou positivo para COVID, ficará ausente por umas duas rodadas e Stephens também estará de fora com problema no tornozelo. Gudmundsson, Taylor e Vydra são dúvidas para esse jogo. O Burnley é um dos quatro times que ainda não venceram na competição, um dos outros é o Southampton que empatou em zero a zero contra a gente no Etihad, estou dando aquela secada básica na gente.

Estamos em terceiro lugar atrás dois pontos do Chelsea e um do Liverpool, já pegamos vários times fortes e fora de casa, a tabela foi pesada com a gente nesse início de campeonato e não fomos mal, agora temos que aproveitar uma série de três jogos no papel mais tranquilos até terminar, antes de nova data FIFA, contra o United em Old Trafford. 

Curiosidades: Niall Quinn com 30 gols é o décimo maior artilheiro do City na Premier League, Gundogan tem 29 e Mahrez, 28. Logo, logo um dos dois deve assumir essa posição na tabela, o argelino, por exemplo, é o maior artilheiro do elenco atual do City contra o Burnley em jogos do campeonato com 7 gols em 5 partidas

Sterling está a um Hat Trick  de completar 100 gols no campeonato inglês, a ausência de Torres aumenta a chance disso acontecer mais cedo do que mais tarde.

Nos últimos 4 jogos no Etihad, por todas as competições, o City venceu todos por 5 a 0. E nos últimos 5 jogos em Manchester, tivemos 5 gols porque em janeiro de 2018 pela Copa da Inglaterra vencemos por 4 a 1.

Man City vs Burnley (desde 1992):






Guardiola vs Sean Dyche (desde 2016): Aqui a diferença é muito grande com 1 empate em 13 jogos, nos doze restantes o espanhol venceu todas.


Juiz da partida: Martin Atkinson - Tem dois confrontos entre City e Burnley no histórico: dois jogos no Turf Moor, uma vitória e um empate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário