sábado, 30 de outubro de 2021

City tem derrota inesperada em casa.

 Não foi nesse jogo que nós nos recuperamos da eliminação da Copa da Liga, perdemos em casa por 2 a 0 para o Crystal Palace e agora estamos 5 pontos atrás do Chelsea, único dos três primeiros a vencer nessa temporada e fora de casa ainda por cima, Liverpool ficou no empate em Anfield.

Hoje foi uma partida que, principalmente, o Laporte terá que esquecer. Responsável direto pelo primeiro gol logo aos 6 minutos e expulso muito perto da ida para o intervalo, o franco espanhol foi mal hoje. É colocar a cabeça no travesso nessa noite, entender o quê aconteceu e se levantar para as próximas partidas dessa temporada. Ele levou o vermelho direto, como não foi um lance de agressão ou violência, apenas último ano, acredito que só fique de fora de uma partida, no caso apenas um Derby de Manchester, mas temos Stones e Dias para esse jogo.

De Bruyne foi titular e mais uma vez foi mal, eu achava que ele seria o escolhido pelo Pep para sair no intervalo para a entrada do Stones, errei somente a hora que isso aconteceu, o treinador quis deixar o time sem alterações na volta para o segundo tempo, com isso De Bruyne começou a jogar mais atrás como o pessoal percebeu. Ele é o primeiro homem na nossa marcação, mas ele tem jogado mais a frente na criação da jogada, quando ele foi colocado mais atrás na criação, ele pareceu oferecer mais perigo, mas me parece muito que ele não está com muito ritmo de jogo, está estranho.

As nossas melhores chances caíram nos pés do Rodri e para piorar na perna esquerda dele, Gabriel teve um gol anulado com ajuda do VAR porque Foden estava por detalhes a frente do penúltimo marcador, o inglês fez grande jogada para o brasileiro completar, infelizmente o Foden saiu um pouco antes do lançamento para ele. O segundo gol do Palace saiu aos 88 minutos, naquele momento que o City já estava todo a frente para tentar pelo menos salvar um empate e eles aproveitaram um contra ataque para matar a partida.

Sobre o juiz, o Andre Marriner errou apenas ao dar cartão amarelo por cera ao goleiro do Crystal Palace só aos 86 minutos enquanto ele começou a enrolar desde o minuto 7, logo após o gol, mas a expulsão foi justa e o impedimento o VAR pegou, não tem como colocar na conta dele essa derrota.

Agora é pensar no jogo contra o Brugge na quarta e tentar se classificar logo na Liga dos Campeões. Para esse jogo eu já colocava o Stones e o Gundogan no time titular no lugar do Laporte e De Bruyne, respectivamente. O Brugge venceu seu jogo fora de casa nessa rodada por 2 a 1, o time está em segundo lugar por pontos perdidos no campeonato. Tomara que a gente consiga repetir a partida na Bélgica nessa quarta.

Ah, e essa coisa de não termos atacante e isso ser responsável pela derrota não me ganha, vencemos o Brugge e o Brighton, que empatou com o Liverpool em Anfield hoje, marcando cinco e quatro gols, foi um dia ruim, como na quarta contra o West Ham. Iremos no recuperar e nos reinventar, pensar num atacante matador apenas para a próxima temporada, não acho que haverá contratação em janeiro, são raras as vezes que fazemos isso.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

EPL # 10 - Manchester City vs Crystal Palace

 Sem tempo para lamentar a eliminação da maior competição de futebol do mundo, o Manchester City terá que sacodir a poeira e pensar no jogo contra o Crystal Palace pela Premier League nesse sábado no Etihad. A partida começará às 11 horas e será exclusiva (para ódio de muitos) no serviço de streaming da Disney, o StarPlus.

Há uma discussão muito interessante no momento sobre o De Bruyne. Se pararmos para vermos os números típicos, os mais básicos, de um jogador de futebol, podemos notar que ele tem participado dos gols, seja com passe ou gol, uma pessoa que apenas olhasse para isso sem ver os jogos poderia ter a ideia que ele está muito bem, só que eu serei sincero com vocês: não acho que ele esteja perto do seu melhor nível, parece desconfortável em campo, correndo menos, ainda tem umas jogadas geniais durante o jogo, mas parece que tem hora que ele está de saco cheio e só quer ir embora.

Ele teve um problema no rosto no final da Liga dos Campeões e durante a Euro sofreu com lesões nos ligamentos do tornozelo, jogou muito pouco no início da nova temporada por causa desse problema, era comentado que ele seria acompanhado ao longo do ano para saber se precisaria ou não de cirurgia, com isso um tempo parado. Não sei se isso evolui para alguma coisa ou ainda está sendo olhado de perto, o quê eu sei que ele ainda não é o De Bruyne que nós estamos acostumados, talvez a prova disso seja que ele saiu de campo na partida contra o West Ham, que mundo é esse que ele é substituído numa partida que ainda não estava decidida?

Eu não me surpreenderia se o De Bruyne pegasse um banco para esse jogo, o Bernardo vai voltar para o time titular depois de ausência até do banco, merecia um descanso mesmo, ele me parece um dos jogadores mais importantes do elenco no momento, assim como o Foden que não se abalará com o pênalti perdido, fará sua função de falso nove com maestria enquanto o City ou não tem a volta do Torres ou não contrata nenhum atacante matador. O Rodri entraria no lugar do Fernandinho e a outra vaga no meio campo pode ser muito bem do Gundogan.

Do outro lado, no Crystal Palace temos o ex jogador do City no comando, o Patrick Vieira, que comandou a nossa base e depois passou um tempo no New York City, time também do grupo CFG, o trabalho ainda é recente, infelizmente para ele, o seu time já perdeu, pelo menos, uns 4 pontos nos acréscimos com empates nesse momento. Zero problema com o Vieira, entretanto eu espero de coração que ele não resolva nos atrapalhar amanhã, pode começar a reação na rodada seguinte que eu fico aqui torcendo para ele.

Liverpool e Chelsea jogarão no mesmo horário contra Brighton e Newcastle, respectivamente, acho difícil termos alteração nas três primeiras colocações nessa rodada.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Copa da Liga - West Ham vs Manchester City

 Quarta feira teremos mais um desafio na maior competição de todos dos tempos, a Copa da Liga Inglesa, enfrentaremos o West Ham no Estádio de Londres em partida que começará às 15:45 e terá transmissão da ESPN e sua plataforma de streaming, o StarPlus.

O City é o atual tetra campeão do torneio e tenta o inédito pentacampeonato, até o momento nenhum clube conseguiu isso. A última vez que fomos eliminados aconteceu há cinco anos, quando perdemos um Derby de Manchester por 1 a 0 numa segunda rodada da competição. De lá para cá, não sabemos o quê é voltar mais cedo para casa. Mas temos que ficar ligados porque o desafio é grande, sempre falam que pegamos mamatinhas nos sorteios, o quê não é verdade, e agora teremos um confronto entre o terceiro (a gente) e o quarto lugares (eles) da Premier League e jogaremos fora de casa.

Pep Guardiola avisou que dará chance a alguns jovens da base, não tantos quanto da rodada anterior quando tínhamos muitas lesões e iríamos pegar um time da terceira divisão em casa. Pessoalmente acho que só o Palmer deve jogar, pode ser que o Edozie viaje como aconteceu nesse último jogo da Premier League, fora isso não vejo muito mais. Temos o Stones e Aké à disposição para formar a dupla de zaga, Zinchenko pode ganhar alguns minutos depois de já frequentar o banco nas últimas partidas, aqui eu veria a possibilidade do Joshua Wilson-Esbrand jogar se o ucraniano ainda tivesse fora, eu achei ele um destaque positivo contra o Wycombe. No meio poderemos ter o Fernandinho, Gundogan/De Bruyne e Palmer, na frente Gabriel (porque voltou a jogar apenas no final de semana depois de duas partidas de fora), Sterling, se tiver condições após ausência contra o Brighton e Mahrez que entrou no final.

O goleiro será o Steffen e a única vaga que eu acho que poderia ter seria na lateral direita pois Walker e Cancelo tem jogado direto, só que o jogador que atuou diante do Wycombe foi o CJ Egan-Riley, um zagueiro improvisado na lateral e que não fez nada excepcional no jogo. Acho por exemplo que Walker jogaria, Cancelo descansaria, jogaria contra o Palace com o Zinchenko na esquerda e voltaríamos a ter a dupla Walker e Cancelo para os dois jogos mais importantes antes de nova parada data FIFA: Brugge e United.

Esse time que eu pensei por alto é um belo time para enfrentar o West Ham de frente, só que eu estou curioso em saber qual é a importância que o David Moyes dará para esse jogo. Há quanto tempo o West Ham não joga três competições ao mesmo tempo? O time está muito bem na Premier League e lidera seu grupo com folga na Liga Europa, está na mesma batida do City: jogos nos finais e meios de semana, será que o time tem elenco suficiente para se importar com a Copa da Liga? Na partida que eles eliminaram o United (ahahahaahah) foi um time com apenas jogadores do time principal, eles já tinham jogado algumas partidas da Premier League e na semana anterior fizeram sua estreia na Liga Europa, a temporada ainda estava começando, agora com mais alguns jogos, talvez David Moyes pense com mais cuidado.

Se eu tivesse que apostar, acho que irá manter o mesmo padrão da partida contra o United, vai rodar o elenco apenas um pouco, talvez colocar em campo jogadores que ele entenda que são mais importantes porque é um jogo em casa depois de ter jogado outra em casa no domingo, Tottenham, os jogadores evitaram viagens nessa última semana, daria para forçar um pouquinho. 

O Estádio de Londres ainda está para ver uma vitória do time da casa contra a gente, o melhor resultado foi um empate em 1 a 1 na Premier League 2020/21, gol do Foden no segundo tempo, antes desse jogo vencemos as cinco anteriores com um total de 22 gols e tínhamos sofrido apenas 1. Espero que eles não estejam evoluindo e queiram dar mais um passe a frente na quarta feira, quem sabe eles não conseguem uma vitória em casa contra a gente lá em 2070.

Teve uma mudança de regra entre a última rodada e essa que começa amanhã: os clubes continuarão a ter nove jogadores no banco, só que ao invés de poder fazer apenas três alterações, serão possíveis até cinco substituições. Apesar da pandemia estar em grau menor, 14 dos 16 clubes restantes no torneio entenderam que seria melhor pois alguns times tem jogadores que apresentam restrições de viagens para países na lista vermelha do Reino Unido e esses atletas quando voltam das suas seleções podem ter que fazer quarentena com um treinamento em ritmo bem menor.

Na terça teremos o último jogo da fase de grupos do Troféu EFL e enfrentaremos o líder da nossa chave, o Rotherham. Para se garantir na próxima fase, o City tem que vencê-los, um resultado diferente da vitória fará com que a gente fique de olho na partida entre Scunthorpe e Doncaster no dia 09 de novembro. Perdemos para o Doncaster de virada porque jogamos quase na mesma hora contra o Wycombe e tínhamos quase metade do time de garotos, como serão menos jogadores da base envolvidos na Copa da Liga, eu acho que a gente tem chance de garantir a classificação amanhã e não ficar secando ninguém.

sábado, 23 de outubro de 2021

Foden marca dois e City vence mais uma.

 Com mais uma atuação brilhante de Bernardo Silva, o Manchester City voltou de Brighton com três pontos na bagagem. O português continua a sua grande forma e comandou o meio de campo sem De Bruyne, que ficou no banco hoje até a metade final do segundo tempo. Gundogan, Foden (2) e Mahrez marcaram os nossos gols e o placar final ficou em 4 a 1.

Sterling, que está numa fase não tão boa além de estar num período de renovação contratual com possibilidade real de sair, foi desfalque da partida de hoje. Segundo Guardiola, ele não jogou porque não treinou na sexta feira com um pequeno problema nas costas e com isso o departamento médico resolveu deixá-lo de fora desse jogo, vamos esperar que ele não perca mais jogos, na quarta já tem partida pela Copa da Liga contra o West Ham.

Sem De Bruyne no time titular, o nosso meio de campo foi formado por Rodri, Bernardo Silva e Gundogan, esse fez uma partida apaga, foi importante com o primeiro gol, mas no segundo tempo, enquanto éramos pressionados pelo time da casa, ele não apareceu, deu lugar ao Fernandinho para ver se voltávamos ao jogo. Rodri fez uma partida discreta, ainda mais no primeiro que ele não foi muito exigido, mas o Bernardo mais uma vez, mostrou que está jogando como na temporada 2017/18, foi a nossa inspiração no meio de campo. Participou ativamente dos dos primeiros gols, sendo o primeira com um puxeta com a bola caindo para o Gundogan marcar e não houve falta no goleiro, o Sanchez saiu mole demais e o Gabriel apenas pulou na vertical. No segundo ele viu que Foden estava impedido, segurou a bola na espera do Grealish passar que nem um foguete e não ser fominha para passar para o Foden marcar o seu primeiro no jogo.

Gabriel quase marcou duas vezes na partida, na primeira o zagueiro tirou em cima da linha e o relógio no pulso do árbitro não tremeu, corretamente, porque a bola realmente não entrou. E o segundo gol do Foden era para ser dele, ele chutou e aconteceu um leve desvio no inglês, então deram o gol para ele, achei maldade com o Gabriel, pelo menos deram para ele uma assistência a quinta no campeonato inglês dessa temporada, líder disparado do City nesse quesito, sua melhor marca é de sete em 2019/20. Ele jogando como ponta pela direita está no seu melhor momento desde quando chegou na Inglaterra, está muito participativo.

Nosso primeiro tempo foi fenomenal, manteve o padrão do jogo da Liga dos Campeões, uma pena que a volta do intervalo foi de um sufoco danado, os caras nos colocaram contra o nosso gol e foi a vez do Ederson começar a fazer defesas, infelizmente ele não conseguiu salvar o pênalti cometido por ele mesmo ao sair e bater com a cara na perna do adversário. No começo da jogada havia a possibilidade de marcação de um impedimento, o bandeira não achou e o movimento seguiu por algum tempo, acho justo não voltar tanto tempo assim para analisar, deu tempo para a nossa defesa se recompor. Mesmo não jogando bem, ainda conseguimos o quarto gol com Mahrez que entrou no lugar do Gabriel, ele recebeu de Foden e cara a cara não perdoou. 

Uma informação relevante do jogo foi que De Bruyne foi o jogador do City que mais criou chances hoje em campo e ele entrou apenas na metade do segundo tempo. No pós jogo, Guardiola elogiou muito o Foden, falou ele que pode jogar em qualquer parte do campo, seja como ponta pelos dois lados, atacante ou como falso nove, eu quero ver quando ele começar a ser mais usado como meio de campo criativo, hoje parece não haver necessidade disso, temos dois muito bons e um fora de série, quando o Guardiola quiser trabalhar o Foden nessa posição, coitado dos adversários. Nem tudo foram flores entre Guardiola e Foden, aconteceram críticas porque o jovem está tomando decisões erradas quando fica cara a cara com o goleiro, foi lembrado o jogo contra o Liverpool, além o de hoje, dava para sair do sul da Inglaterra com um Hat Trick ou mais. Ele vai melhorar isso, basta colocar em perspectiva: com 74 jogos na Premier League, ele já tem 18 gols, mesmo número de Nasri, por exemplo, que jogou bem mais partidas pelo City para chegar nessa marca.

O Chelsea passou o carro no Norwich em casa, 7 a 0 e o Liverpool visitará o United no domingo, então foi bom a gente ganhar do quarto colocado fora de casa nessa rodada porque nossos concorrentes ao título só tem molezinha pela frente nesse final de semana.

Pela base hoje, Premier League 2, perdemos para o Tottenham em casa por 3 a 1 e vimos West Ham e Arsenal ficarem a um ponto da gente, time muito desfalcado com Palmer e Edozie, por exemplo, com o time principal. Na terça tem jogo do Troféu EFL, mas como na quarta teremos partida da Copa da Liga, é capaz de estarmos desfalcados no troféu também e tenho certeza que os jogadores da base não reclamarão de ficarem a disposição do time principal.


Informações da Partida:


terça-feira, 19 de outubro de 2021

Vitória tranquila na Bélgica.

 Eu estava com medo dessa partida, medo de perdemos para o Brugge e com isso nossa classificação para a próxima fase ficasse ameaçada. Mas o Manchester City fez o jogo ficar muito, muito fácil mesmo e ganhou fora de casa por 5 a 1, com destaque a mais um gol do jovem Cole Palmer, que marca gol pela profissional e pela base. Com o placar, encerramos a "primeira" fase dos jogos de grupos em segundo lugar, atrás do PSG.

Ederson foi titular, enquanto Gabriel nem precisou sair do banco hoje, Guardiola ainda deve querer ver como está o seu condicionamento físico. Por falar em físico, o quê vocês acharam do De Bruyne na partida de hoje? Ele foi genial e simples no gol do Walker, o terceiro, entretanto no restante do jogo parecia lento demais, fora de ação, não me parece nas melhores condições não. O belga não foi o cara da partida, essa posição foi ocupada pelo falso nove Phil Foden que jogou muita bola, esteve em todas as partes do campo e criou ótimas chances para marcarmos, se o City tivesse um atacante matador em campo, o gol sairia mais cedo pois muitos bons cruzamentos, infelizmente faltou o faro de gol e posição que o camisa 9 clássico tem.

Os dois laterais marcaram gols, Cancelo e Walker, o primeiro num lançamento por trás da zaga do Foden para o português, e o segundo num passe do De Bruyne. Entre esses gols, tivemos um pênalti sofrido pelo Mahrez e convertido por ele mesmo, parece que nós encontramos um cobrador depois de tantas cobranças perdidas nas últimas temporadas com jogadores diferentes.

Com 3 a 0 logo no início do segundo tempo, Guardiola resolveu mexer com as peças e tirou antes do 65 minutos 4 jogadores: Laporte, Bernardo, Foden e De Bruyne, entraram Aké, Gundogan, Sterling e Palmer, respectivamente, e esses dois combinaram para o gol do camisa 80. Sterling aproveitou o espaço pela esquerda e cruzou para Palmer matar e chutar de fora da área. O maneiro desse jogo é ver a reação de outros jogadores quando a bola entra e deu para ver que Mahrez e Walker ficaram felizes.

Sterling tentou muito marcar o dele, foram algumas e boas chances, só que não saiu. Fernandinho entrou no lugar do Rodri, que fez mais uma vez uma partida muito boa. O brasileiro foi o responsável pelo lançamento com amor e carinho para o Mahrez marcar o seu segundo no jogo e o quinto do City. Três minutos antes o Brugge marcou um e impediu a nossa primeira partida sem gol sofrido nessa temporada da Liga dos Campeões, algo bem diferente em relação à última temporada.

A quarta rodada da Liga dos Campeões começará daqui a duas semanas, antes disso temos o Brighton, West Ham (Copa da Liga) e Crystal Palace pela frente.

No jogo da base, ficamos no 1 a 1 com o Brugge com o Joshua Wilson-Esbrand marcado o gol do empate no segundo tempo, estamos em terceiro lugar com 5 pontos, mesmo número de pontos do Brugge e PSG, a diferença está no saldo de gols. Pegaremos esses dois times em casa no returno, então tempos grande chance o ultrapassá-los.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Liga dos Campeões - Club Brugge vs Manchester City

 Para se recuperar da derrota para o PSG na rodada anterior, o Manchester City terá mais um novo desafio fora de casa, irá até a Bélgica enfrentar o clube que é a surpresa do grupo até o momento, o Club Brugge. O jogo começará às 13:45 (que horário ruim) e terá transmissão na TV pelo canal TNT e também no serviço de streaming HBO Max.

O City está em terceiro lugar no seu grupo após vencer o Leipzig em casa e perder para o PSG em Paris, está atrás tanto do PSG quanto do Brugge que empatou em casa com o PSG na primeira rodada e foi até a Alemanha para vencer o Leipzig. Então, pensando alto aqui, o único resultado ruim para a gente amanhã em Brugge seria perder para eles porque eles abririam vantagem e mesmo com o jogo de volta no Etihad, nós não dependeríamos só dos nossos resultados, temos que sair com pontos do Jan Breydel Stadium.

Ederson e Gabriel estão liberados para jogar depois de ficarem ausentes contra o Burnley, só que o motivo dessa ausência não foi simplesmente o tempo entre o jogo do Brasil e o nosso, foi que eles jogaram ou no Brasil ou na Colômbia (essa partida foi antes) e alguns países da América Latina estão na lista vermelha do Reino Unido, então não ficarem numa quarentena de meia boa, onde poderiam treinar e jogar, apenas ficariam isolados em hotel por 10 dias nesse meio tempo, eles viajaram para o Bélgica direto e voltarão com o clube para Manchester no dia 20 e seguirão a vida normalmente porque não há restrição de Bélgica para o Reino Unido. O Liverpool fez a mesma coisa com Alisson e Fabinho, estão em Madrid, mas o Aston Villa com Douglas Luiz e Everton com o Mina não, esses dois voltaram logo para seus clubes. Não sei sobre o Thiago Silva e Fred, ambos terão jogos pela Liga dos Campeões em casa nessa rodada. Na moral? City e Liverpool viram uma brecha e adotaram, achei estranho, mas vida que segue.

Aparentemente a única ausência confirmada para o jogo de amanhã será John Stones e seria motivo pessoal mesmo, nada de lesão ou suspensão. Com isso Guardiola levou 20 jogadores para essa partida, talvez possa ter mais, a UEFA permite inscrever para o jogo 23, vai que alguém do time sub 19 ganhe uma chance no banco, só não sei se poderá repetir o Cole Palmer e jogar duas partidas no mesmo dia, por falar nele, ele está na lista dos 20 do time principal e voltou a ser elogiado pelo treinador que falou que ele pode jogar em várias posições de meio para frente e tem faro de gol. Por falar em faro de gol, Liam Delap treinou com o time principal, só não esteve relacionado no pessoal que viajou com eles, talvez possa jogar pela base.

Sobre o Brugge, conheço nada, vejo o campeonato belga mais para ver o Anderlecht de Kompany e Taylor Harwood-Bellis, vi uma parte do confronto entre Brugge e Anderlecht que terminou 1 a 1 e o time do nosso ex capitão até deu um sufoco no co líder do campeonato belga. Mas eles tem um jogador de 20 anos, o atacante Charles De Kelelaere, convocado para a seleção principal que fez gol na decisão de terceiro e quarto lugares da Liga das Nações, a Bélgica perdeu por 2 a 1.

Vencer amanhã seria bem legal mesmo porque nós não ficaríamos apreensivos para os jogos restantes da Liga e quem sabe isso não ajudaria ao time se classificar de forma bem antecipada.

sábado, 16 de outubro de 2021

Sem ser bonito, City vence Burnley.

 Nos últimos quatro confrontos entre Manchester City e Burnley no Etihad, vencemos por 5 a 0 e era a expectativa de mais um desse acontecer e batermos um recorde: primeiro time vencer o mesmo adversário por cinco ou mais gols em sequência em um mesmo estádio, três pela Premier League, mas não aconteceu. Jogamos apenas para o gasto e vencemos por 2 a 0, gols de Bernardo Silva e De Bruyne. Com os resultados da rodada, o time continua em terceiro lugar na . Outratabela.

Eu não gostei do nosso jogo hoje, não só pelo placar baixo, mas porque acho que o time evitou muito a chutar no gol, tivemos 15 finalizações que é um número bom, só que em vários momentos tivemos a chance de chutar e um dos nossos jogadores resolvia tocar a bola, parecia faltar confiança em alguns momentos. Por causa disso em alguns momentos nossa vitória parecia ameaçada mesmo com o gol cedo do Bernardo ao pegar rebote de chute do Foden, o Burnley ofereceu perigo no ataque, Steffen, Ederson não ficou nem no banco mesmo, teve que salvar uma bola cara a cara com o Cornet quando a partida só estava 1 a 0.

O marfinense causou problemas para o João Cancelo na direita hoje, Guardiola descansou o Walker e colocou o Aké na esquerda, que fez uma partida de zagueiro improvisado como lateral mesmo, não fez nada espetacular, muito menos comprometeu. O time de Sean Dyche soube explorar o dia ruim do Cancelo, sorte que conseguimos nos livrar das investidas deles em muitos desses momentos.

O segundo gol saiu meio que na sorte porque em mais um lance que não levou perigo, o zagueiro do Burnley tentou sair jogando na área e perdeu a bola para o Mahrez, De Bruyne, perto do lance, meteu uma pancada de esquerda para o gol e tirou qualquer chances do Burnley tirar pontos da gente . Essa foi outra partida que o De Bruyne não foi soberbo, teve bons momentos durante ela, ainda não é o nosso maestro, quem está sendo é o Bernardo Silva, o cara mais confiável do time hoje.

Com as ausências de Torres e Gabriel, Sterling e Mahrez foram titulares no ataque e não produziram o suficiente para ficarem reclamando do banco de reservas, o Sterling foi muito mal como falso nove, não deve ter chutado a gol nessa posição, fora que pisou na bola em lance que tinha chance de fazer alguma coisa na área do Burnley. Ele melhorou quando jogou pela esquerda e Foden caiu para o meio, ali ele até conseguiu produzir algumas jogadas. Com a volta de Gundogan, nem ele nem Zinchenko entraram hoje, pode ficar ruim para o Sterling, fora o Gabriel Jesus que merece a vaga como titular na ponta direita.

Cole Palmer entrou nos minutos finais da partida de hoje e tocou algumas vezes na bola, tomou banho, trocou o uniforme nº 80 pelo 8, atravessou a ponte que separa o Etihad do Estádio da Academia para comandar o time Sub 23 na vitória por 5 a 0 sobre o Leicester pela Premier League 2, ele fez três gols nessa partida. Se for bem trabalhado, esse está pronto para ser o Phil Foden 2, podemos fazer produção industrial de bons jogadores.

Informações da Partida:


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

EPL # 8 - Manchester City vs Burnley

 Depois de três jogos muito pesados, depois de uma longa data FIFA, o Manchester City voltará em ação nesse sábado, o time receberá o Burnley pela oitava rodada da Premier League. O jogo está marcado para começar às 11 horas e terá transmissão exclusiva, mais uma vez, pelo canal por streaming StarPlus, deve ser o terceiro ou quarto jogo do City somente nessa plataforma desde a criação dela.

O City terá a volta de dois jogadores amanhã, Gundogan e Zinchenko participaram de todos os treinamentos da semana, então poderão ser relacionados pelo treinador. Eu não sei qual dos dois retornos traz mais alívio ao treinador: o Gundogan é muito mais jogador que o Zinchenko, mas nosso meio de campo/ataque não está em falta de jogador, já a volta do lateral dá mais possibilidade do Guardiola rodar porque o Walker e Cancelo foram usados quase sem descanso. Mas estamos falando do City, então não é possível só dar boas notícias, teremos três desfalques para amanhã.

Por causa do pouco tempo entre o final da partida entre Brasil e Uruguai e o jogo diante do Burnley, Ederson e Gabriel não jogarão, eu juro para vocês que ainda tenho minhas dúvidas sobre se o goleiro irá a campo ou não, o camisa nove é certo que ficará de fora. Talvez por entender que jogaremos contra um time da zona de rebaixamento e em casa, Guardiola vai preferir não forçar o Ederson, teoricamente eu imagino que não precisamos do goleiro titular para vencer um time que só fez cinco gols em sete partidas. Essas duas ausências são de curto prazo, a do Ferran Torres pegou muito gente de surpresa.

Já era sabido, até informado pelo clube, que o nosso único atacante no momento (falar isso aqui do Torres é muito bom né?) estaria fora de ação, a imprensa falou em um mês, mas na coletiva de hoje Guardiola falou em dois meses e meio ou três, ou seja, só deveremos tê-lo de volta no próximo ano, o perderemos naquela parte da temporada mais congestionada, com muitos jogos, no final de dezembro, começo de janeiro. Quem poderá se aproveitar disso é o Sterling, ele deu uma entrevista muito repercutida onde ele avisa que poderia deixar o clube se não tivesse tanto tempo de jogo, a resposta do Guardiola foi simples: ele não garante tempo para ninguém, isso quem faz é o jogador nos treinamentos e em atuações nas partidas.

Sterling tem mais um ano e meio de contrato, houve notícias que o clube já teria iniciado negociações para estender esse tempo, no momento me parece que os dois lados não estão conversando tanto quanto se seria interessante para fechar isso, talvez o Sterling tenha usado a imprensa para cobrar mais agilidade e ambas as partes concordarem para a assinatura de um novo contrato. Acho difícil o City liberar uma transferência dele no meio da temporada, mas se não colocarem a tinta no papel até o meio do ano, ele deverá ser negociado para o City não sair com as mãos abanando.

Stones ainda não jogou nenhum minuto pelo City nessa temporada, na Inglaterra ele tem jogado com frequência e tem jogado bem assim como a dupla Dias e Laporte, o nosso trio de zaga está num nível muito alto, estou na espera qual a combinação de dupla que o Guardiola vai manter ou ele irá inovar e colocar o terno em campo soltando o Cancelo numa das alas, não me parece fazer sentido ter o Walker num esquema desse porque ele é mais importante defensiva do que ofensivamente.

O Burnley de Sean Dyche não terá o seu capitão Ben Mee porque testou positivo para COVID, ficará ausente por umas duas rodadas e Stephens também estará de fora com problema no tornozelo. Gudmundsson, Taylor e Vydra são dúvidas para esse jogo. O Burnley é um dos quatro times que ainda não venceram na competição, um dos outros é o Southampton que empatou em zero a zero contra a gente no Etihad, estou dando aquela secada básica na gente.

Estamos em terceiro lugar atrás dois pontos do Chelsea e um do Liverpool, já pegamos vários times fortes e fora de casa, a tabela foi pesada com a gente nesse início de campeonato e não fomos mal, agora temos que aproveitar uma série de três jogos no papel mais tranquilos até terminar, antes de nova data FIFA, contra o United em Old Trafford. 

Curiosidades: Niall Quinn com 30 gols é o décimo maior artilheiro do City na Premier League, Gundogan tem 29 e Mahrez, 28. Logo, logo um dos dois deve assumir essa posição na tabela, o argelino, por exemplo, é o maior artilheiro do elenco atual do City contra o Burnley em jogos do campeonato com 7 gols em 5 partidas

Sterling está a um Hat Trick  de completar 100 gols no campeonato inglês, a ausência de Torres aumenta a chance disso acontecer mais cedo do que mais tarde.

Nos últimos 4 jogos no Etihad, por todas as competições, o City venceu todos por 5 a 0. E nos últimos 5 jogos em Manchester, tivemos 5 gols porque em janeiro de 2018 pela Copa da Inglaterra vencemos por 4 a 1.

Man City vs Burnley (desde 1992):






Guardiola vs Sean Dyche (desde 2016): Aqui a diferença é muito grande com 1 empate em 13 jogos, nos doze restantes o espanhol venceu todas.


Juiz da partida: Martin Atkinson - Tem dois confrontos entre City e Burnley no histórico: dois jogos no Turf Moor, uma vitória e um empate.


quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Notícias Manchester City - 13.10.2021

 - O Manchester City venceu pela segunda vez o Everton nessa temporada, depois do 4 a 0 na Liga, hoje foi a vez de meter 5 a 1 pela Copa Continental AG, nome da Copa da Liga na versão feminina. Caroline Weir, Bunny Shaw, Lauren Hemp, Jesse Park e Ellen White marcaram os gols. O time lidera seu grupo porque só teve esse jogo até o momento e pegará na próxima rodada, também no estádio da Academia, o Durham, time líder da segunda divisão, partida acontecerá no dia 04 de novembro.

Agora há uma parada nos jogos de clubes com as jogadoras indo servir as suas seleções, espero que na volta a lista do departamento médico esteja menor que agora.

- Em poucos dias, talvez em algumas horas, será anunciado que o Phil Foden assinará nova extensão contratual com o Manchester City e ficará no clube até 2027, atualmente o seu contrato tem o encerramento para julho de 2024. Se cumprir todo o tempo do novo contrato, Foden ainda estará bem jovem, terá acabado de completar 27 anos, ele faz em maio, ou seja, dá tempo de assinar mais uma extensão porque ele poderá estar no ápice da carreira. Com 130 jogos até o momento pelo City, o jovem inglês poderá entrar na lista dos 10 jogadores que mais atuaram pelo clube, o décimo é David Silva com 436 partidas e para ser um dos 10 mais em gols, faltam 99 para chegar aos 132 de Fred Tilson e Billie Gillespie.

Em pouco tempo, seja com Guardiola ou outro treinador, o City será um time formado para jogar com o Foden como maestro como aconteceu com David Silva e acontece agora com o De Bruyne. O Guardiola, no momento, coloca o Foden em várias opções para melhorar o moleque, eventualmente, acho que não irá demorar, ele será fixado na melhor posição, que irá render mais e nos fazer conquistar muitos títulos. Uma coisa que pensei agora: demorará muito para vermos o Foden como capitão do time? Imagina ele ser o responsável por levantar umas taças por aí.

- Sobre o Guardiola ser o treinador do Foden por muito tempo ou não, saiu uma notícia agora a noite que o Brendan Rodgers pode não querer ir para o Newcastle, após a aquisição por um grupo da Arábia Saudita, porque ele estaria numa lista de treinadores para suceder Guardiola, se o espanhol não renovar o contrato que acabará em 2023. Veremos se o Guardiola irá renovar ou não, mas o nome do Rodgers não me deixaria triste não, não sei se ele tem caixa para mudar de patamar de um Leicester para o City. Outro nome "pequeno" que gosto é o Graham Potter do Brighton, mas esse aqui seria um pulo muito grande.

- Tem muita fofoca sobre City estar na liderança para contratar o Haaland no próximo meio do ano, quando a multa rescisória cai muito, seria de algo de £ 65 milhões. O City vai sentar com o empresário do jogador, Mino Raiola, em dezembro/janeiro para já começar a negociar para tentar fechar essa contratação. Na verdade vai tentar bajular o italiano porque ele é um mala e dificulta várias negociações, o City terá que fingir rir até nas piadas sem graças dele.

Quem poderá entrar na negociação é a Puma, que gostaria de um super star no seu elenco e o contrato do norueguês com a Nike terminará em janeiro. Já vi muitos desses casos no futebol brasileiro, de parceira para contratar, nunca dá muito certo, veremos se um futebol mais profissional sai alguma coisa.

- Na próxima fase da Copa da Liga é possível que o desejo do Guardiola com cinco alterações seja atendido porque 13 dos 16 clubes que restam na competição estariam de acordo com essa mudança na regra. O Pep pede, mas acaba usando até 3, isso já virou piada entre os torcedores do City;

- 35 horas é o tempo entre o pontapé inicial entre Brasil e Uruguai e o jogo do City contra o Burnley, no sábado. Já estou ciente e de acordo que o Gabriel não jogará, o Ferran Torres será titular, agora é saber se o Ederson estará em campo, o Zack Steffen é titular agora pelos EUA, chegará em Manchester bem mais cedo que o brasileiro. Eu apostaria, se tudo der certo na viagem de Manaus para Manchester, que o Ederson joga sim, vai ficar maior parte do tempo assistindo o jogo de dentro de campo, vai descansar do jetlag na pequena área.

- Jogo entre City e Burnley estará apenas no Star Plus.... mais uma vez...

domingo, 10 de outubro de 2021

Notícias Manchester City - 10/10/2021

 - No sábado o Manchester City teve um Derby local fora de casa e saiu no empate em 2 a 2 contra o United. Pela circunstância da partida o resultado foi excelente, para o campeonato foi horrível, acho que será mais um ano sem título do campeonato e o time tem que se preocupar com vaga para a próxima Liga dos Campeões, o time tem 4 pontos em nono lugar, oito pontos atrás da terceira e última vaga para a competição continental.

Novamente jogamos com a defesa toda desfalcada, só a Demi Stoke está na sua posição original, mas num cenário com todas as atletas em condições ela seria banco para a Alex Greenwood, que está jogando na zaga e é a capitã do time. Ficamos com uma jogadora a menos ainda no primeiro tempo com e expulsão da Georgia Stanway, uma pisada na coxa da adversária, vermelho justíssimo, mas conseguimos marcar no ataque seguinte com a nossa atacante Bunny Shaw, em cruzamento da Stokes.

O United virou no segundo tempo em gols muito perto um do outro, 72 e 75, mas Ellen White, que havia entrado no lugar da Shaw, aproveitou um rebote do travessão e conseguiu empatar um jogo que parecia perdido. O grande destaque do time foi a Lauren Hemp, escolhida a melhor em campo, fez o quê quis com a lateral direita do United, está jogando o fino da bola, num time com mais opções e arrumado, ela causaria ainda mais problemas para as adversárias.

Próximo jogo será quarta feira, dia 13, contra o Everton no estádio da Academia pela Copa da Liga, o formato é diferente entre o feminino e o masculino, primeiro há uma fase de grupos com 4 jogos, a primeira colocada passa e a segunda poderá avançar de acordo com o ranking. Nós já enfrentamos o Everton nessa temporada, na estreia do campeonato e vencemos pro 4 a 0 fora de casa, me contento com uma vitória simples no momento.

- Phil Foden foi o cara do jogo contra Andorra, ele jogou no meio de campo da seleção inglesa e foi o principal construtor da partida. Não foi contra a maior seleção de todos os tempos, mas é o quê ele tinha pela frente e fez o dever de casa, um dos 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro da France Football. Grealish marcou seu primeiro gol pela seleção nessa partida após começar no banco e ainda ganhou um pênalti. Stones jogou 60 minutos e Walker não precisou entrar em campo.

- Além de Foden, mais quatro jogadores do City estão presentes na lista da revista francesa: De Bruyne, Dias (esses dois normais), Mahrez (aqui uma boa notícia) e o Sterling (esse aqui é surpreendente). City e Chelsea tem o maior número de indicados, cinco cada. Ederson concorre na categoria melhor goleiro, chamada de Troféu Yashin, mas Donnarumma é o favorito por também estar na lista dos indicados para Bola de Ouro. Ellen White e a ex jogadora do City Sam Mewis ( estava no City no período de análise) concorrem na versão ferminina, infelizmente não acho que nenhuma das duas terá chance.

- Brasil está em campo agora contra a Colômbia com o Gabriel Jesus de titular e o Ederson no banco, mas temos que pensar no jogo contra o Uruguai no dia 14 em Manaus, quinta feira. O jogo irá acabar quase a meia noite em Brasília, 4 horas da manhã de sexta  na Inglaterra, os jogadores da Premier League deverão ter um vôo fretado para voltar para casa. A pesquisa que eu fiz deu entre 10:44 e 12:19 um vôo entre Manaus e Manchester, só chegarão na sexta de tarde na Inglaterra, pouco mais de 12 horas antes da partida contra o Burnley no Etihad, que acontecerá às 11 horas de Brasília, 15 de Manchester.

Acho bem possível que Ederson jogue, mas Gabriel Jesus deverá ser desfalque, na melhor das hipóteses ficará na banco. Se o goleiro também não puder jogar, o City poderá contar com o Zack Steffen porque ele foi um dos americanos que não foram para o Panamá, país que está na lista vermelha do Reino Unido, com isso não precisaria fazer quarentena, o último jogo dos EUA nessa data FIFA será na quarta feira em casa, então não deverá haver problemas para ele jogar no caso do Ederson ter que ficar de fora.

domingo, 3 de outubro de 2021

City e Liverpool ficam no empate.

 Em jogo eletrizante onde muitos analistas imparciais disseram que deve ter sido o melhor da temporada, o Manchester City foi até Anfield e jogou bola como tinha feito em Stamford Bridge e no Parc des Princes, pena que ficou no empate com o Liverpool por 2 a 2, gols de Foden e Kevin De Bruyne. Agora teremos a parada da tão chata data FIFA e vamos torcer para todo mundo volte bem e a gente tenha Gundogan e Zinchenko de volta.

O time escalado foi o mesmo da vitória sobre o Chelsea na semana passada e parece que esse será o ideal para os nossos jogos grandes e posso falar para vocês? Esse time é bom! O chato é ter que achar lugar para o Gundogan jogar que ele não fez o porque para perder lugar nessa temporada. No primeiro tempo só deu City, o jogo era jogado no campo do Liverpool, os caras tentavam sair no contra ataque, mas não conseguiam de jeito algum. O Foden não jogou de falso nove, foi o Grealish que atuou mais tempo nessa posição, o Foden caiu pela esquerda para cima do Milner e fez da vida dele um inferno, ele era para ter sido expulso, isso a gente fala mais tarde.

Tivemos chances cara a cara com o Foden, numa jogadaça do Bernardo Silva, que fez mais um grande jogo, na moral eu sei que ele gostaria de sair de Manchester por motivos pessoais, a gente tem que fazer um esforço hercúleo para isso não acontecer, voltou a jogar o fino da bola, perder um jogador desse seria uma dor imensa. Também teve a chance com um peixinho horroroso do De Bruyne, ele nem acertou o gol. A verdade seja dita, ele esteve mal durante grande parte da partida, quando entrou em ritmo de jogo a coisa começou a ficar ruim para o Liverpool.

O jogo era nosso até o intervalo, era para termos saído na frente, mas nessa hora todo mundo vai lembrar que precisamos de um homem gol, um matador, acho que seria ótimo, só que esse cara terá que se movimentar como o resto do time se movimenta porque o time dá certo por causa, não acredito que iremos montar um time ao redor de um único jogador, posso estar errado, o certo mesmo que até janeiro não teremos nenhum, possivelmente se tivermos será somente para a próxima temporada. Sigamos.

O Liverpool saiu na frente em uma jogada que a nossa defesa foi muito mal, o Cancelo foi batido pelo Salah facilmente no lance, deve  ter ficado com medo de tomar o segundo amarelo, talvez um medo injustificável como veremos adiante. Laporte ficou correndo para trás e deixou o egípcio chegar perto da área para tocar para Mané chutar na saída do Ederson. Completamente injusto, só que isso é o futebol e estamos acostumados. Conseguimos empatar em grande jogada do Gabriel que achou Foden livre nas costas do Milner e ele fuzilou o Alisson. E quatro minutos depois aconteceu o crime.

Em grande jogada do Bernardo, James Milner teve que apelar e fazer uma falta que qualquer ser pensante viraria e falaria "amarelo, não tem nem o quê pensar", seria o segundo porque no primeiro tempo ele já tinha parado o Foden num puxão (o lance do pênalti eu não entrarei em detalhes porque não confirmo se foi dentro ou fora da área e o VAR não serve para marcar falta, então segue o jogo). Para surpresa de todo mundo, Paul Tierney só marcou a falta. Gente, eu não estou falando em um lance que pode ser amarelo ou não, era lance clássico para amarelo, no lance do primeiro gol do Liverpool, o Cancelo tentou algo parecido no Salah, mas não pegou, eu tenho certeza que se pega o juiz daria o segundo amarelo.

O Guardiola ficou louco fora de campo, discutiu, tirou o casacão de tão puto que estava e o Klopp que não é besta nem nada começou a preparar a substituição do Milner com a entrada do Gomez, mas deu para o ex jogador do City participar do segundo gol, um golaço do Salah que viu novamente uma marcação frouxa da nossa zaga, inclusive do Cancelo, será que era medo do segundo amarelo? Só que nós não desistimos, estávamos em local inóspito com arbitragem contra e fomos tentar o empate e conseguimos num belo chute do De Bruyne que contou com desvio do Matip, Meu medo no lance era o juiz querer enxergar alguma participação em impedimento do Sterling no lance.

O Liverpool teve uma chance de ouro quando o Ederson falhou e Fabinho ficou livre para fazer o terceiro, contudo o Rodri chegou travando lindamente e colocou a bola para escanteio. Jesus, Maria, Jose, que defesa fez o Rodri nessa lance. Nos acréscimos Gabriel teve a chance da virada, infelizmente o Robertson conseguiu ficar na frente do chute e bloqueou.

Foi uma semana de jogos complicados para a gente, fizemos menos da metade dos pontos possíveis, só que temos que levar em conta que jogamos melhor em todos os jogos, jogamos para ganhar, jogamos fora de casa e contra times grandes, não estamos fora de nenhuma competição, já jogamos contra Tottenham, Leicester, Chelsea e Liverpool todos fora de casa, eles terão que nos visitar ainda.

No futebol feminino perdemos de algum jeito para o West Ham em casa por 2 a 0, time jogou muito melhor, mas não marca e quando faz está em impedimento, foi bola na trave. De todo mundo está na hora do técnico Gareth Taylor ir embora, o time não engrena com ele e tem escalações bem equivocadas.

sábado, 2 de outubro de 2021

EPL # 7 - Liverpool vs Manchester City

 Para fechar a trilogia de jogos Punk Rock Hardcore em uma semana, o Manchester City fará mais uma visita a um grande adversário: jogará contra o Liverpool nesse domingo em Anfield, em partida que começará ao meio dia e meia com transmissão dos canais Disney, além do streaming deles.

Nos dois primeiros jogos tivemos uma vitória e uma derrota com um fator em comum bem legal: jogamos bem as duas partidas. Os três pontos contra o Chelsea não foram algo que caiu do céu num lance de sorte, o City jogou no campo deles, já na derrota para o PSG o Donnarumma foi escolhido o melhor em campo e isso diz muito sobre como foi o jogo. 

Para enfrentar o Liverpool nós continuaremos sem ter o Zinchenko e o Gundogan, a expectativa é que voltem mesmo após a data FIFA, se não tivermos mais nenhuma baixa, eu começaria o jogo com o mesmo time que enfrentou o Chelsea, ou seja, Mahrez e Sterling voltariam para o banco com Foden e Gabriel de titulares com o inglês sendo o falso nove. O engraçado que o nosso "atacante" não viu um segundo de jogo nas duas partidas e acredito que o Ferran não comece como titular amanhã. Não deve estar muito feliz, mas tem que aguentar, ele sabe que terá mais chances em jogos menos pesados, o Guardiola quer pressão o tempo todo e jogar sem um atacante mais parado, e ele não é uma torre, apesar do sobrenome, não faz a cabeça dele nesses grandes jogos.

O PSG tem um trio de ataque com nome muito mais pesado que do Liverpool, isso é claro, não acho que ninguém discorde, só que eu acho o trio do time do Klopp mais perigoso porque os caras se movimentam mais e ajudam na marcação, a do time francês era bem mais frouxa e isso sempre é problemático para a gente que joga com uma linha de defesa quase sempre no campo adversário, vai ser um jogo que o Walker terá que estar muito atento para não dar condições de jogo, normalmente é ele que dá, e seja rápido para as recuperações. 

Outro nome que deverá ser bem importante é o Rodri, muito elogiado pelo Guardiola não entrevista que vê a evolução do jogador que está disposto a ouvir para crescer. Eu acho que ele melhora a cada temporada, chegou numa  de transição e confusa para a gente, na passada já dava para ver como ele entendia melhor o jogo não só na defesa, mas também nos momentos de ataque do time com ele dando vários passes que encontravam nossos jogadores livres para criar chances para lá de perigosas. Está muito perto de ser considerado o cara substituto do Fernandinho, só falta ser cínico o suficiente para cometer faltas e fingir que não fez nada.

O Liverpool vem de um empate em 3 a 3 na Premier League diante do Brentford e uma vitória sobre o Porto na Liga dos Campeões por 5 a 1, todos os gols marcados por Salah(2), Mané e Firmino (2) que não sei se é o titular do time hoje ou é o Diogo Jota, são duas boas opções para o Klopp que não contará com o Trent Arnold-Alexander, Thiago e Harvey Elliott. A ausência do lateral direita é uma baixa pesada para eles.

Um empate não é o pior dos mundos para a gente não, porque manteremos dois pontos do líder Chelsea, só que dá para ganhar e jogando bem mais uma vez. O time parece estar certo, o quê falta é alguém para ser o matador, não temos no momento, mas conseguimos ir adiante sem esse homem gol, um dos nossos jogadores, ou mais de um, dará um jeito de colocar a bola para dentro amanhã para sairmos de Anfield com a segunda vitória consecutiva depois de muito tempo sem vencermos nesse estádio.

Antes do jogo do masculino, o City pegará o West Ham pelo campeonato feminino. O time tenta se recuperar no campeonato após duas derrotas seguidas, possivelmente o jogo estará no Star+ (ainda não consegui confirmar) e está marcado para começar às 10 horas. Hoje na Premier League vencemos por apenas 1 a 0 o lanterna Derby, gol de James McAtee (mais um!) e continuamos líder da competição, achei que a partida seria mais fácil, pelos relatos não foi não.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Anúncio

 Como o jogo do City é apenas no domingo eu farei o pré jogo nesse sábado por motivos de cansaço. Mas tem jogo do City pela Premier League 2 no sábado contra o lanterna e problemático financeiramente Derby County. O Brighton, segundo colocado até o início da rodada, perdeu para o Arsenal, então poderemos aumentar a diferença entre primeiro e segundo.

Domingo antes da partida contra o Liverpool, o City pegará o West Ham pelo campeonato, o time está mal na tabela, apenas o oitavo colocado, mas avançou para a final da Copa da Inglaterra ao bater o Leicester por 6 a 0. A lista de jogadoras contundidas continua imensa, ainda não vi se o Star+ passará esse jogo, isso deve acontecer.

No mais, até amanhã.