terça-feira, 8 de maio de 2018

EPL # 31 - Man City Vs Brighton

Em jogo atrasado da trigésima primeira rodada, o Manchester City receberá no Etihad o já garantido na próxima edição da Premier League, o Brighton Albion, o jogo está marcado para começar às 16 horas, horário de Brasília.

Essa partida será a última do City em casa antes do final do campeonato, depois dela viaja até Southampton para encerrar a temporada. E também marcará a partida de despedida de Yaya Touré, será a sua trecentésima, décima e sexta e final com as cores do time azul de Manchester. Parece, infelizmente, que não haverá transmissão pela TV desse jogo, então vocês podem ter certeza absoluta que depois dessa informação eu sei que há um lugar todo especial no inferno para o diretor de programação dos canais ESPN.

Brincadeiras à parte, serei justos: no horário haverá transmissão de 4 partidas de futebol internacional, a decisão da Copa Itália, jogo entre Real e Sevilla mais dois jogos da Premier League, Chelsea contra o Huddersfield e Tottenham diante do Newcastle. Essas duas partidas tem briga por vaga na próxima Liga dos Campeões e o Huddersfield ainda luta para ficar na primeira divisão. Por mais que eu queira muito ver a despedida do Yaya, entendo da importância desses jogos. Além do mais, não me recordo de não ter partida do City transmitida do campeonato, de 37 jogos só um não passar (talvez o último não passe também) está de bom tamanho.

Ainda me resta uma esperança que o jogo passe no Watch ESPN. Já li que todos os jogos da Premier League são transmitidos por ali, mesmo os que não estão na TV, como até essa rodada todos os nossos jogos passaram, nós não precisamos recorrer a esse aplicativo. Tomara que passe mesmo ao vivo e quem sabe a ESPN não coloca um VT em horário alternativo. Mas vamos falar do Yaya.

Hoje o clube já começou a promover o último jogo dele, fez entrevista com ele, inaugurou uma placa comemorativa num dos campos de treinamento da base, um mosaico que representava a corrida pós gol do título contra o Stoke City na final da Copa da Inglaterra de 2011. Eu estou tentando lembrar se ano passado aquele vídeo no Youtube com os torcedores e o Zabaleta foi gravado antes ou depois do seu jogo final contra o West Brom, o marketing do clube deverá fazer alguma coisa com os torcedores, só não deve repetir isso.

A temporada para ele não foi a dos sonhos, apesar de conquistar dois títulos, passou maior parte do tempo sendo jogador de banco e de partida menos importantes, com certeza não era o que ele queria ou que estava acostumado, mas era o que ele poderia oferecer nessa reta final de carreira. Pode ter ajudado os jovens naquelas partidas desinteressante para a maior parte dos jogadores na Copa da Liga e nos treinamentos com os jogadores que estão na transição entre a base e o profissional. Os mais jovens do time principal gostavam de pegar no pé dele, na entrega da taça, por exemplo, fizeram um corredor polonês nele, estavam tão felizes ali que algum deles bateu no troféu e ele caiu no chão.

Assim como Zabaleta, não é possível agradecer em demasiado sua contribuição na mudança de nível do clube, desde que ele chegou ao City, só na sua temporada de estreia que ele não participou da Liga dos Campeões, foi um dos responsáveis por nos fazer desbravar essa terra para qual nunca tínhamos ido e hoje o clube é frequentador assíduo do torneio.

Ele deixará o clube com três Premier League, uma Copa da Inglaterra e três Copa da Liga, além de uma Supercopa da Inglaterra, e por enquanto 82 gols. Quem sabe não deixa um para dar esse "até logo" com muita classe. É muito provável que seja titular porque David Silva está na Espanha com a família, é uma pena que "El Magico" não possa participar ao vivo desse dia, eu acredito que ele tenha deixado uma mensagem para passar no telão após a partida. Se realmente jogar na posição do David Silva, podemos esperar duas coisas: uma é que o Fernandinho está ferrado! Vai ter que correr por ele e o Yaya, haja perna para isso, e a outra é que mais perto do gol, ele vai balançar as redes, isso tem que acontecer. No seu último jogo pelo City, o Frank Lampard guardou o dele, por que Yaya não fará um?

O City não quebrou as marcas contra o Huddersfield no último domingo, então terá mais uma chance nessa quarta. Acho que o jogo será mais tranquilo porque os visitantes estão seguros na Premier League e poderão jogar mais soltos, tomar goleada é o esperado, então porque não tentar causar problemas para o atual campeão? E acho que temos que jogar sério porque precisamos vingar o futebol de Manchester já que na última rodada o Brighton bateu o United por 1-0. Mentira isso, pouco preocupado com vingança, foi só para relembrar o vexame do time do Mourinho na sexta passada.

Torcer para que amanhã o jogo seja melhor que domingo e que Yaya tenha o Gran Finale que merece com a camisa do City. Sentiremos falta dele!

Ah, e para o Brahim Diaz ganhar medalha deve entrar nesse e no último jogo, já o Foden precisa jogar em um das duas partidas finais. Na expectativa pelos garotos.

Atualização: 

O jogo do City está na programação do WATCH ESPN sim.



Man City VS BAH (desde 1992):




Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Paul Tierney - 100% de vitórias com ele no apito

3 comentários:

  1. Espero que o jogo seja melhor mesmo, mas do jeito que o pessoal estava na festa de segunda-feira a noite, sei não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honestamente os jgs contra o Swansea e West Ham me surpreenderam. Título na mão, eu achei que ia ter muito jogador tirando o pé, mas jogaram sério.

      Fiquei imaginando se aquele gol do Everton aos 96 contra o Southampton não acontece somado a vitória do Southampton hj, eles não tinham mais perigo de rebaixamento, será que o Guardiola ia mandar o time principal para um jogo fora de casa? Em casa, eu entenderia colocar os jgdores principais, mas fora na última rodada em jg que valeria nada, nada, nada mesmo...

      Excluir
  2. Yaya merece todas as honras! Tenho 28 anos, vi alguns jogadores nessa vida... Quando montava minha "seleção" de todos os tempos (só jogadores que vi jogar), montava o meio campo com o trio Scholes, Viera e Zidane... Aí Guardiola fez a melhor grande merda com 'medalhão' (Etoo,ibra, Bastian S., Hart e tantos outros no páreo) e fez Yaya chegar em Manchester. Depois Mancini aproveitou o melhor do box2box e após usar 2 linhas de 4 c Barry e Yaya e ser campeão... Finalmente o fator novo, Yaya tem que mandar um WhatsApp pra De Jong agradecendo, lembro que fiquei revoltado c a escalação dos 3 juntos e no fim foi a escalação dessa trinca que mudou aquele primeiro trio (bye Viera)... Foi absolutamente fantástico, crescendo nos jogos grandes, não sei dizer qual era a melhor qualidade - alguém consegue? Clínico, forte, rápido, inteligente, remate c força/jeito/esquerda/direita, 100% nos pênaltis, faltas absurdas e por aí vai... Vai deixar saudades. Vlw d+ Yaya.

    ResponderExcluir