domingo, 13 de maio de 2018

Campanha Premier League

A campanha do Manchester City nessa temporada teve quebra de vários recordes e mostrou a dominância do time sobre seus adversários. Quebrou número de vitórias totais, fora de casa, gols marcados, número de pontos e primeiro time na história do futebol inglês a chegar a marca de 100 pontos no campeonato. O time fez história e tem mais.

Não sei quem lembra, mas no pré jogo contra o Huddersfield, semana passada, eu levantei um número de minutos que o Manchester City ficou na liderança durante a temporada, em todas as competições, e comentei que precisava de uma quantidade de minutos para passar mais tempo a frente no marcador do que em empate ou derrota. Minha única base de comparação era a temporada anterior, mas no tempo em derrota na Premier League o somatório era de 153 minutos e nos três jogos finais isso não mudou.

Hoje após o final da partida contra o Southampton a BBC mostrou que esses 153 minutos é a melhor marca de um time, numa temporada, na história da Premier League. Mais um recorde para conta de Pep e seus comandados. E eu fico feliz que minhas contas batem com gente que ganha e tem vários programas para fazer isso.


Outra informação para mostrar o quê foi esse time do City nessa temporada é a quantidade de vezes que o time terminou a rodada na liderança. Das 38, em apenas 4 o time não era líder, após considerar todos os critérios de desempate. Só uma única vez o time não esteve na zona de classificação para a Liga dos Campeões, foi na segunda rodada que terminou em quinto lugar após o empate em casa contra o Everton, jogo que atuamos com um a menos por mais de 45 minutos.

Na primeira rodada quem vence é um dos líderes, mas a partir da quarta rodada os dois clubes de Manchester dividiam a liderança de forma isolada em relação aos outros clubes. Ao final da quinta rodada, o City foi líder por questão alfabética: os dois clubes tinham o mesmo número de pontos, saldo de gols e gols prós, se isso acontece depois da 38 ª rodada, os clubes fariam um jogo extra.

Na sexta rodada o City fez 5-0 no Crystal Palace e o United ganhou pelo placar mínimo do Southampton, então tomamos a dianteira no saldo de gols. Na sétima rodada foi a vez do United jogar contra o Palace e ganha por 4-0 e nós tivemos um grande desafio, enfrentamos o Chelsea em Londres e Kevin De Bruyne nos deu a vitória por 1-0. Saldo de gols de um a maior nos deixava no topo da tabela.

Aí veio a oitava rodada e mais um show de De Bruyne, dessa vez no 7-2 sobre o Stoke City. Nessa rodada foi o United que teve um desafio fora de casa e não conseguiu sair do 0-0 contra o Liverpool. Pela primeira vez o time era líder de forma isolada, isso foi no dia 14 de outubro de 2017. Na nona e décimas rodadas, a diferença chegou a cinco pontos e na décima primeira um abismo se abriu entro os dois times: 8 pontos após vencermos o Arsenal por 3-1 e o United perder para o Chelsea.

Essa vantagem se manteve nesse número, com os dois times sempre vencendo seus jogos, até o primeiro Derby, vitória nossa por 2-1 e 11 pontos, campeonato bem adiantado na décima sexta rodada em dezembro. Fast Foward e chegamos em 13 de maio de 2018, ambos os times vencem pelo placar de 1-0 na rodada final e o City se torna campeão com maior diferença para o segundo colocado, o recorde agora é de 19 pontos (100 contra 81). O vice campeão ficou mais perto de uma briga por vaga na Liga Europa do que do título.

O que o Guardiola fez foi sacanagem, você para para analisar a tabela e é capaz de achar cada número melhor que outro. Talvez esse número de 34 rodada na liderança seja recorde, talvez 211 dias seguidos na liderança isolada do campeonato seja outra marca histórica. Pode ser que nos próximos dias algum louco nos mostre o que mais de marcante esse time fez num campeonato tão disputado quanto a Premier League.

A tabela abaixo mostra a quantidade de vezes que o time ficou em cada posição no campeonato, interessante ver que o lanterna West Brom estava luta por Liga dos Campeões na segunda rodada e o time do melhor jogador do campeonato tanto pela Premier League quanto pelos Associação de jogadores ficou a maior parte do tempo na quarta colocação. Também serve para ver que o Arsenal precisava mesmo de mudar de técnico, ficou maior parte do campeonato na sexta colocação e terminou doze pontos atrás da última vaga na Liga dos Campeões.

Dos três times que mais tempo passaram na zona de rebaixamento (18º ao 20º lugar), apenas o Crystal Palace se livrou, Stoke e WBA caíram. O time de Londres ficou a maior parte na ZR no começo do campeonato ainda, mas na 29ª rodada voltou para lá e saiu somente na 34ª.


Nenhum comentário:

Postar um comentário