quarta-feira, 23 de maio de 2018

Curiosidade inútil.

Estava eu num marasmo total e entrei no Youtube para ver alguns vídeos, o site me indicou a assistir alguns jogos em que o goleiro foi expulso e um jogador de linha teve que assumir a posição além de salvar um pênalti ou mais como numa decisão por pênaltis. Até aí, tudo bem, tudo bom. Em uma das cenas eu reconheci aquele uniforme azul celestial, apareceu o nome do jogador que foi trabalhar de goleiro: Niall Quinn, um atacante irlandês que jogou por muito tempo pelo Manchester City. Pronto, o marasmo acabou e fui correr atrás da história desse jogo.

Essa partida foi realizada na temporada 1990/91, antes da Premier League, no dia 20 de abril de 1991, eu não tinha nem 10 anos, meu deus. Era um jogo da primeira divisão inglesa contra o Derby County em Maine Road, antigo estádio do Manchester City. Vocês poderão ver no vídeo que o estilo de jogo era quase um embrião do modelo atual do Pep Guardiola. Claro, isso se embrião quer dizer algo a 180 º , uma meia volta da ideia. Futebol bem rústico.

O Manchester City abre o placar com o Niall Quinn num voleio de fora da área, no primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, o goleiro Tony Coton cometeu um pênalti e foi expulso. Fui pesquisar porque diabos Quinn foi para o gol, afinal no primeiro tempo já ter feito duas substituições (naquela época eram só duas mesmo) e ter o goleiro expulso é muito azar, até mesmo para o Typical City. A explicação é simples: não era comum os times levarem um goleiro reserva para o jogo, era melhor só ter jogadores que teriam mais chance de entrar em campo, acho que eram 5 no banco na época. Até hoje o goleiro reserva é raro de entrar, vide o caso do Bravo que veio do banco uma vez só na Premier League.

Dito isso o Quinn ficou o final do primeiro tempo e o segundo inteiro na defesa da nossa meta. O Derby era um time bastante fraco porque não conseguia marcar o gol de empate com um goleiro improvisado, até levaram o segundo, cortesia de David White,com um jogador a mais em campo antes de descontarem com Mick Harford, Quinn saiu perdido no lance. Para ver como o time dos caras era realmente horrível, foi nessa partida com mais três partidas por jogar que eles foram rebaixados! A gente tava com um atacante no gol e eles não conseguiram vencer! Essa temporada deve ter ficada marcada nas vidas dos torcedores do Derby, algo que nunca sai da cabeça do torcedor.

Ao contrário do rival do dia, o City terminou bem o campeonato, ficou em quinto lugar, uma posição a frente do United. E Niall Quinn foi o terceiro maior artilheiro dessa edição do campeonato inglês, com 20 gols, dois atrás do líder Alan Smith do Arsenal, que foi campeão. Mas o que é melhor ser campeão e artilheiro ou defender um pênalti sendo você um jogador de linha? Não tenho dúvida que é a segunda opção, ainda vão me chamar de clubista (ironia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário