domingo, 13 de maio de 2018

100 jogos até julho!

Sim, o trocadilho foi para comemorar a primeira vez na história do futebol inglês que um time conseguiu chegar a marca de 100 pontos em um campeonato e em um momento do jogo que eu já na esperava mais nada. Grande lançamento do Kevin De Bruyne para achar Gabriel Jesus que matou e encobriu o goleiro, isso já aos 93, o juiz havia dado três minutos de acréscimos. Acabou uma temporada vitoriosa na Inglaterra, agora é recuperar as energias e pensar em defender esse título, algo que os clubes não estão conseguindo na Premier League nos últimos anos.

Vou ser honesto e o título desse post seria Man City 0 - 0 Huddersfield - parte 2 porque o jogo, mais uma vez, foi de dar sono. No primeiro tempo não saiu nada, a disposição em campo era zero, o quê o De Bruyne errou de passe hoje deve ter sido a soma da temporada inteira, a coisa não andava em campo. No segundo tempo teve aqueles cinco minutos de pressão quando o Sterling acertou a trave e o Stones cabeceou por cima e um lance que Fernandinho salvou em cima da linha, fora isso foi um tédio do cacete.

Eu já queria antes do jogo que o Foden e Diaz fossem titulares para ganhar a medalha deles e hoje descobri que por causa desse quinto jogo, logo a medalha veio para ele, o Foden se tornou o jogador mais jovem a ganhar uma medalha por jogo na Premier League, bateu Gael Clichy, mas tenho que procurar a confirmação de uma informação que tenho: talvez na época do Clichy seria necessário 10 jogos para conseguir, uma diferença considerável (Atualização: o livro de regras da EPL mais antigo que tenho é de 2011/12, nele a regra fala em 30 medalhas e jogador com 10 partidas ou mais ganha, possivelmente esse foi o caso do Clichy, jogou 12. Só para não deixar passar, o total de minutos jogados na Premier League pelo Foden e Diaz foi de 45 e 50, respectivamente) . Dito isso, com o jogo tão monótono, a entrada desses jogadores era minha única motivação para continuar de olho na TV.

Mas aí entrou Gabriel Jesus antes deles em alteração bem atípica do Guardiola: tirou Delph e puxou um time com três zagueiros. Não jogo que não valia nada, uma substituição dessa foi legal par mostrar mais opções de jogo que o time pode ter no futuro, só que é preciso contar com a vontade de quem está dentro de campo.

Diaz foi o segundo a entrar (saiu Bernardo Silva) e eu comecei pensar no pior porque sou bem pessimista, será que o Foden não entraria? Para isso não acontecer, acredito eu, teria que o goleiro ser expulso, Bravo era o titular na partida de hoje. E não é que nesse momento o Southampton deve uma grande chance que o goleiro teve que sair nos pés do atacante umas três vezes, na minha cabeça passou uma imagem dele derrubando o jogador e levando o vermelho. Sorte que nada disso aconteceu e o Fernandinho ainda tirou a bola de cima da linha.

Passado esse susto, Guardiola não demorou para tirar Gundogan e colocar Foden em campo e o jogo virou absurdamente! Não, mentira minha. Tirando um cruzamento dele na direita que o goleiro deu um tapa, o futebol apresentado continuou o mesmo. Me pareceu que os times estavam felizes com o resultado, o Southmapton confirmava seu status de primeira divisão com a derrota do Swansea e o City já pensava no desfile de carro aberto de amanhã. Isso até De Bruyne resolver acertar O lançamento para o Gabriel e ele garantir a vitória nos acréscimos. Aí virou festa dos jogadores, comissão técnica e torcedores.

O Gabriel foi comemorar na torcida, o Ederson loucão saiu do banco de reservas para ir junto com ele, o Guardiola festejava de uma tal maneira tão entusiasmada que não parecia aquele cara do lado de fora dando instruções num tom muito mais baixo que o habitual. O juiz colocou todo mundo de volta para o gramado e terminou o jogo e a temporada. Torcida do Southampton entrou em campo para tirar foto, me parece que se comportou, não vi nenhum incidente.

Agora é ficar de olho nos noticiários para ver as especulações, acompanhar a final da Copa da Inglaterra para saber que fará a decisão da Supercopa da Inglaterra contra a gente, esperar que 9 de julho chegue voando. Os jogos da nova temporada da Premier League serão anunciados daqui um mês, no dia 14 de junho. Para o City, o primeiro jogo oficial será no dia 05 pela Supercopa, a Premier League começa na semana seguinte e a janela de transferência se encerrará no dia 09 de agosto, mais cedo que a anterior de 31 de agosto.

Já dando uma de gato mestre para a próxima temporada, é bom ficar de olho no Chelsea. Se classificou para a Liga Europa e não Liga dos Campeões, pode jogar com um time mais fraco a competição enquanto a gente vai com força máxima.

Classificados para competições europeias:

Man City, United, Tottenham e Liverpool  - Liga dos Campeões (todos fase de grupos)

Chelsea e Arsenal  - Liga Europa (fase de grupos)

Burnley - Liga Europa (Segunda fase classificatória). Tem que ver a pontuação deles porque devem enfrentar pedreiras. O ex time do Zinchenko, o UFA da Rússia, está na mesma fase.

Rebaixados:

Stoke, Swansea e West Brom.

2 comentários:

  1. Primeiro tempo parecia o City quando era dirigido pelo Mark Hughes. Segundo eu não achei tão ruim como você, acho até que o time mostrou vontade, com certeza o Guardiola pediu isso. Temporada perfeita, falar o quê? Que venha Agosto logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temporada perfeita mesmo, na próxima não dá para esperar menos.

      mas só uma curiosidade, se você pudesse quantificar ou qualificar esse segundo tempo, você acha que foi parecido com quê jogo? Tirando os cinco minutos da bola na trave do Sterling e o gol, achei bem parelho com o primeiro tempo.

      Excluir