quinta-feira, 10 de maio de 2018

Dinheiro da TV.

Faltam apenas 11 jogos para acabar o campeonato inglês 2017/18 e já sabemos o campeão, três times na próxima Liga dos Campeões e dois que já foram rebaixados, por isso fiz uma simulação de quanto cada time deve receber dos direitos da TV ao final do campeonato, há algumas considerações:

- primeiro, eu usei os valores da temporada passada. É possível que algumas contas mudem, como o valor que os times dividirão das TV´s estrangeiras porque os contratos dessas TV´s são em períodos diferentes. Só que como os valores são repartidos em fatias iguais, o valor total deve ser diferente, mas não mudaria a posição de cada time na tabela;

- Essa questão das fatias iguais vale para a conta participação igual (o nome já diz) e o comercial. E os valores também podem ser alterados;

- cada time recebeu na temporada passada por volta de £ 2 milhões inversamente relacionados à colocação final, Chelsea campeão quase £ 40 m, Sunderland lanterna, esses quase £ 2 m, então seria a vez do City receber esses quase £ 40 m.

Essa conta ainda não está fechada porque os times podem ganhar ou perder posição nesses 11 jogos restantes, exceção é o Manchester City, Arsenal e Burnley, nenhum resultado ou combinação de tira eles da colocação deles;

- e por último, o dinheiro vindo da TV´s inglesas, no caso Skysports e BT Sports. A primeira tem direito a transmitir 126 partidas e a segunda, 42. Na rodada final só terá transmissão por parte da Sky para o Reino Unido. Cada time recebe um valor mínimo, mesmo que o nº mínimo de jogos, no caso 10, não tenha sido alcançado. Nesse temporada Burnley (7 jogos para o Reino Unido), Huddersfield (9) e West Brom (9) ficara abaixo do piso, se mantiver o valor da temporada passada receberão £ 12.377.520.

Esse quesito ferra o Manchester City porque entre os seis primeiros só o Tottenham teve menos jogos na TV, foram 26 do City contra 25 do time de Londres. Arsenal, Liverpool e United tiveram 28. Com isso, mesmo sendo campeão, o City não vai ficar em primeiro lugar no quesito grana da TV, perderá para o United.

Pode ser que o City ainda passe, caso o United seja ultrapassado pelo Tottenham ou o dinheiro por colocação aumentar, mas também tem que ficar ligado que o valor por jogo ao vivo também pode sofrer alteração.

A informação abaixo, eu posso garantir para vocês, não está 100% certa, não irá bater com o quê será divulgado pela Premier League porque, como disse acima, os valores podem sofrer alterações. Serve apenas para ter uma base de como é a distribuição do dinheiro no campeonato. Nesse modelo que eu fiz o primeiro colocado no dinheiro receberia £ 148.8 m e o último, £ 95.4 m, isso dá que o United receberia 56% a mais que o West Brom. 

Temporada passada o campeão Chelsea embolsou por volta de £ 150 m, teve 28 partidas transmitidas, o City levaria menos dinheiro que eles por ter dois jogos a menos. É a vida.

Esse é o segundo ano do novo contrato de TV, na temporada que vem se encerra o triênio e em 2019/20 começa um novo com as TV´s inglesas. Achei que o leilão iria arrecadar mais porque aumentaria o nº de jogos transmitidos, mas há pacotes encalhados. Procurarei essa informação depois.

Vou tentar atualizar a tabela após o jogo entre West Ham e United e no intervalo dos jogos de domingo, para ter alguma emoção.



Atualização: Após o empate de hoje por 0 a 0 entre West Ham e United, nós não tivemos alteração na classificação, só ficou certo que o United terminará como vice campeão e se os valores mérito e transmissão para o Reino Unido forem os mesmos da temporada passada, o City receberá menos dinheiro que o vice campeão que está mais perto do sexto lugar do que do topo da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário