sábado, 25 de fevereiro de 2017

Viagem para Abu Dhabi.

Com o adiamento do jogo entre Manchester City e United por causa da final da Copa da Liga Inglesa, o City aproveitou o final de semana livre para viajar para uma sessão de treinamentos num ambiente mais quente que a cidade inglesa. Os jogadores e comissão técnica foram para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, país onde fica a empresa dona de parte do clube. 

O divulgado inicial foi que o o clube ficaria mais de uma semana por aquelas bandas, mas o empate com consequente Replay contra o Huddersfield encurtou esse "período de treinamento" por lá. O clube já mostrou em suas redes sociais que está voando de volta para Manchester nesse sábado, numa viagem de entre seis e sete horas.

O time viajou na terça feira, logo após a vitória sobre o Mônaco por 5-3 na Liga dos Campeões, isso me mostra o urgência de chegar ao país árabe. Após o empate contra o Huddersfield, o Man City confirmou que ainda faria a viagem, foi aí que me levantou umas suspeitas sobre essa "excursão". Por que o time faria uma viagem tão longa para, praticamente, fazer um bate e volta? Para  mim a resposta era simples: era o chamado Beijar a Mão, nesse caso do Sheik Mansour. E isso foi confirmado com os vídeos postados pelo City.

Como raramente o Sheik aparece por Manchester, o que se tem notícia é em uma vitória por 3-0 sobre o Liverpool no longínquo 23 de agosto de 2010, quase há sete anos, o time vai mais ao encontro dele para cumprimentá-lo e tirar fotos para a divulgação, mais me parece que ação de marketing do que treinamento e recuperação. Há dois anos o time realizou viagem semelhante e voltou, acho que um dia antes, para a partida contra o Middlesbrough pela Copa da Inglaterra.

Além disso, os jogadores deverão gravar alguns comerciais para patrocinadores do clube. Possivelmente não veremos por aqui já que a maior parte das empresas que trabalham com o Manchester City não tem mercado no Brasil. Treinamento mesmo só aquelas rodas de bobinho.

Talvez essa seja a necessidade do futebol no momento, o clube precisa gerar receita com seja um dono ou patrocinadores e precisa agradá-los. O clube é "forçado" a fazer essas ações ao invés de focar no futebol mesmo. Temos que aceitar isso, já está intrínseco, mas eu fico preocupado se isso não prejudica o nosso rendimento em campo. 

Os jogadores ficam, mesmo que em aviões super confortáveis, 12 horas no ar para passar menos de 3 dias em um lugar. Agora eles ficaram num ambiente quente com fuso horário de 4 horas a frente para voltar à Manchester no inverno inglês. Futebolisticamente para mim, isso não foi a melhor estratégia, poderiam ter ficado em casa descansando, mas o dinheiro precisa entrar para pagar as contas.

Sobre o jogo contra o Boro mencionado acima, perdemos em casa por 2-0. Pelo menos estaremos em casa bem antes.

PS: CQD - https://www.mancity.com/news/first-team/2017/02/25/hh-sheikh-mansour-meets-man-city-squad-gallery/1488049448918

2 comentários:

  1. Achar que o time foi prá lá para treinar e fugir do frio é ser muito inocente mesmo. Óbvio que foi pura ação de marketing e como você disse dar um alô para o sheik. Bem fora de hora mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Provas: https://www.mancity.com/news/first-team/2017/02/25/hh-sheikh-mansour-meets-man-city-squad-gallery/1488049448918

    rs

    ResponderExcluir