terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gabriel Jesus, Aguero e...Iheanacho.

As notícias não são nada boas para o Manchester City após um período de poucas contusões e o elenco quase que inteiramente disponível para Guardiola trabalhar. Hoje foi confirmada uma lesão no pé de Gabriel Jesus, uma fratura do quinto metatarso direito (cuidado com o pleonasmo, metatarso se refere ao pé e Metacarpo a mão), o clube não divulgou o prazo que o jogador ficará de fora.

O quinto metatarso, também chamado de mindinho, é aquele popularmente conhecido "como o dedo para achar objetos no escuro". A capacidade dele achar uma quina de uma mesa é algo a ser estudado pelos melhores cientistas.

A ausência do Gabriel pelas próximas semanas é algo ruim não apenas para ele, mas para City, Guardiola e também para Aguero. O clube não perde somente com os resultados em campo que o brasileiro ajudava a trazer, mas com todo o marketing gerado desde a chegada dele a Manchester. A quantidade de exposição gerada por ele foi muita alta, afinal era o camisa 9 da Seleção Brasileira, que pode não ser a melhor do mundo atualmente, mas tem uma mística em torno dela.

Já o treinador perde porque conseguiu encontrar uma formação ofensiva muito forte, com jogadores que pressionavam na marcação o campo todo, do que jeito que ele gosta, os resultados estavam chegando. Desde que Gabriel começou como titular, o time venceu as quatro partidas, fez 11 gols e só sofreu 1. Claro que Jesus não é milagroso (com trocadilho, por favor), mas o modo como atua, em intensidade total, faz com que facilite o trabalho da defesa que em muitos casos terá que lidar com um time que chegou com um ataque mal construído.

E por que é ruim para Aguero? Aguero é capaz, não é um jogador de quinta categoria, ele é forte contra seus marcadores, sabe se posicionar e é muito habilidoso. Eu acredito que ele queria ganhar essa "briga" com Gabriel no campo, mostrando suas qualidade. Agora teremos muitos cornetas na imprensa ou mesmo na torcida, que ele só voltou ao time titular porque o recém chegado está fora por contusão. Terá gente, com certeza, querendo trilhar esse caminho para tumultuar o ambiente num momento de ascensão.

Agora algo que me preocupa muito é o que acontecerá com Kelechi Iheanacho. Eu já queria escrever um post sobre ele mesmo antes da contusão do Gabriel. Agora com esse acontecimento será que veremos ele de volta ao time?

Quando Aguero foi suspenso e não pode jogar quatro partidas, eu entendia que Iheanacho seria titular nesses jogos. Mesmo com o argentino em condições de jogo contra o Celtic na Liga dos Campeões, o jovem foi titular e fez gol, então imaginava ainda mais que ele iria liderar o ataque na ausência do Aguero. Só que nessas partidas, ele foi titular apenas em uma, na primeira, e ficou 58 minutos em campo, foi naquela derrota para o Leicester.

Eu não posso acreditar que ele foi julgado por aquela partida, o time inteiro foi mal, a defesa entregou uns 2 ou 3 gols, talvez até os quatro, então por que apenas ele saiu do time? Nas três partidas seguintes, ele ficou apenas 39 minutos em campo, nem um tempo completo. E a coisa continuou a ir ladeira a baixo para ele nos jogos posteriores.

Em 2017, ele entrou em campo meras 2 vezes em oito possíveis: só durou os 45 primeiros minutos contra o Burnley e 28 minutos no segundo tempo de uma partida que já estava 2-0 para o Everton e terminou 4-0. Com a chegada da Gabriel, nem banco ele tem ficado. A gente pode pensar que o Guardiola só joga com um atacante mesmo e teria o Aguero na reserva nessas partidas, mas na Copa da Inglaterra contra o Crystal Palace, o Aguero foi poupado e ele não teve vez entre os 18 relacionados.

Jogadores com Navas, que está no seu último ano de contrato e deve sair, e Nolito, que vem muito mal e muitas vezes ficou fora do banco, ganharam oportunidade de jogo em algum momento dessas partidas. Como entender isso? O Stuart Brennan, do MEN, chegou a comentar com ar de muito surpreso em sua conta no Twitter, mas não avançou a ponto de criar uma matéria, procurar respostas sobre ausência do camisa 72.

A única especulação que eu li, muito boato mesmo, foi que ele não queria assinar um contrato com a empresa do Pere Guardiola, irmão do treinador. A notícia veio de um site da Nigéria, país do atacante, e não conheço a linha editorial deles para saber se é verdade ou boato. Se tivesse que escolher uma das duas opções, seria boato mesmo.

Na temporada passada, nós vimos ele entrar em ação em várias partidas e marcar muitos gols. A torcida como um todo já imaginava uma dupla formada entre ele e Aguero com o Guardiola comandando os dois. Os números nessa temporada continuam altos, para um atleta que deve ter o menor número de minutos entre os nossos principais artilheiros, ele só fica atrás do Aguero e Sterling já que ele tem eis gols e os outros dois 18 e 8, respectivamente. Uma comparação interessante: ele fez, até o momento, um jogo a mais pelo City que o Robinho, "dono" do time na temporada que passou por lá, Iheanacho marcou 20 gols, Robinho 16!

Eu acreditava piamente que Gabriel iria disputar a vaga com ele no banco, Iheanacho começou muito bem no comando de Guardiola, não fazia sentindo para mim abandoná-lo, ele tem apenas 20 anos. Tem muita lenha para gastar pelo Manchester City ainda. 

A ausência do Gabriel teoricamente abriria uma vaga de atacante no banco, mas como já comentado acima, essa vaga surgiu na Copa da Inglaterra e ele não esteve nela. Acho fundamental os repórteres que cobrem o City perguntarem sobre isso ao treinador. Não faz sentido para mim que um atacante que estava fazendo muitos gols, ganhando pontos para gente e, principalmente, muito jovem, ou seja , que irá oscilar ainda seja jogado para escanteio de uma hora para outra sem explicação alguma. 

Espero de verdade que ele volte ao time já nessa partida da Copa da Inglaterra. Na sexta feira teremos a coletiva do Guardiola que deve ser mais focada na contusão do Gabriel Jesus, gostaria que alguém perguntasse sobre o Iheanacho, mas acho difícil de acontecer. 

Copa da Inglaterra.

O Huddersfield, nosso adversário no próximo sábado, venceu o fora de casa o Rotherham United, lanterna da segunda divisão, por 3-2 com gol do capitão Tommy Smith aos 92 minutos. O australiano emprestado pelo Man City, Aaron Mooy, jogou os 90 minutos, mas não poderá entrar em campo no sábado por questões de regulamento.

O Huddersfield é o terceiro colocado na zona dos Play-Offs na Championship.

Nenhum comentário:

Postar um comentário