domingo, 30 de outubro de 2016

UCL # 4 - Man City Vs Barcelona

Terça feira é dia de revanche! O Manchester City enfrentará o Barcelona pela quarta rodada da Liga dos Campeões, dessa vez a partida será no seu território, no Etihad Stadium. NOTA IMPORTANTE: na Europa terminou o horário de verão deles nesse domingo, o jogo será às 17:45, horário de verão de Brasília, com transmissão dos canais Esporte Interativo.

Nessa rodada da Premier League o City conseguiu voltar ao caminho das vitórias e jogou bem, as seis partidas sem os três pontos ficaram para trás, agora é hora de começar uma sequência de vitórias para levantar a moral dos jogadores. O adversário pela frente é dificílimo, mas vai chegar em Manchester muito desfalcado. Messi, Neymar e Suárez devem jogar, a princípio (não reclamaria de uma apendicite não, coisa ele, eu tive e é tranquilo), mas pelo menos Iniesta não, ele se machucou em um jogo contra o Valencia e ficaria mais de dois meses fora. Mathieu cumprirá suspensão pela expulsão na rodada anterior. Piqué e Alba também devem ficar de fora, saíram no meio do jogo contra a gente e não jogaram nesse final de semana.

Outro jogador que poderia ser ausência para essa partida é Arda Turan, que recebeu uma porrada de Martín Demichelis (obrigado!) no tornozelo em uma partida da Super Copa da Catalunha (??) e não jogou contra o Granada no final de semana. Sites afirmam que ele passou em testes físicos e ao menos irá viajar para Manchester. Três jogadores do Barcelona B devem viajar compor o elenco: Marlos (ex Fluminense), Nili e Carles Alena. Dito isso, o Barcelona continuará muito forte, mas deve ser o mais "fraco" das seis partidas que enfrentamos eles.

O nosso lado não estará completo também. No jogo de Barcelona, o City perdia de 1-0, mas jogava bem quando Bravo fez uma presepada e acabou sendo expulso, com isso ficará de fora e Caballero jogará mais uma partida nessa temporada. Angus Gunn deve ser o goleiro reserva nessa partida como foi nos jogos da Copa da Liga Inglesa.

Ainda não tenho informações se os laterais direitos Zabaleta e Sagna poderão jogar nessa partida. Nenhum dos dois ficou no banco contra o West Brom, então acho pouco provável que eles comecem a partida. Só para constar Fabian Delph deve continuar de fora de mais uma partida. Caso se confirme a ausência de quatro ou mais jogadores, Guardiola deverá convocar um atleta da base para compor o banco de reservas e não poderá ser Aleix Garcia já que não atende os critérios para estar na lista B.

A coletiva de imprensa está marcada para amanhã, às 11 horas da manhã e Guardiola será perguntado sobre isso para tirar nossas dúvidas. Uma pergunta que ele não deverá escapar é sobre o uso de Vincent Kompany no time titular. Ele jogou poucos minutos nessa temporada e não ficou até apito final em nenhum deles.

Quem lê esse blog, sabe muito bem sobre a minha posição de usar o Kompany desde o começo nessa partida, já comento sobre isso há algumas semanas. Não acho que seja seja inteligente fazer isso, a chance é muito grande dele ter que ser substituído mais uma vez. Ele jogou 80 minutos contra o Everton e jogou partida seguinte contra o United, disse que estava cansado no intervalo e saiu. Se num jogo que não foi intenso e ele não precisou que enfrentar um ataque fortíssimo, Kompany não teve condições de ficar o tempo todo em campo, imaginem contra o trio MSN?

Na última rodada da Premier League, Guardiola inovou e colocou o brasileiro Fernando como "lateral direito", aspas porque na defesa ele tinha essa função, mas quando íamos para o ataque, ele fechava mais para o meio de campo como um volante. No segundo tempo, quando o WBA resolveu atacar, ele não conseguiu acompanhar na velocidade o McClean, quem costuma jogar por ali é o Neymar, que é um tantinho melhor que esse cara, imperceptível a diferença. Se o jogador de ataque que for ajudar o lateral direito escolhido por Guardiola, não prestar um bom serviço, vai ser um passeio por ali. 

Pelo lado ofensivo, não temos problemas. Aguero foi confirmado no sábado mesmo como titular nessa partida, já sabemos o goleiro e o ataque, agora só faltam mais nove nomes para completar. A participação do Fernando ajudou o City a jogar no ataque com Silva, Sterling, Nolito ( De Bruyne) e Gundogan, eles todos servindo o Aguero. Para enfrentar quase todos os times do mundo, ficaríamos felizes com essa formação de ataque, mas o Barcelona é uma das raras exceções que precisamos cuidar com vontade, vontade mesmo, de verdade, da parte defensiva.

Na partida em Barcelona, eu acho que jogamos bem, não tivemos melhor resultado por erros próprios nossos: escorregão do Fernandinho, recuo errado de Gundogan e a expulsão de Bravo. Por falar em expulsão, dos cinco jogos anteriores, em apenas um, o Manchester City terminou com 11 em campo. Tá difícil para a gente hein?

Já enfrentamos o Barça cinco vezes na Liga dos Campeões, perdemos as cinco, marcamos dois míseros gols e levamos 11. Precisamos reverter esses números e temos uma boa chance de começar isso agora. Porra, o Barcelona jogou contra o último colocado na última rodada do Espanhol e venceu por apenas 1-0, se o Granada conseguiu um placar desse por que nós com um elenco muito melhor que ele e em casa, não podemos vencer?

Uma pena que esse jogo não é no feriado, mas com o horário de 17:45 dá para chegar em casa, com o celular desligado e ver a partida com defasagem de uma e pouca sem saber o resultado, será quase ao vivo para mim.

Na outra partida do grupo o Borussia Monchengladbach recebe o Celtic. O time alemão está um ponto atrás da gente e o Celtic, três. Melhor resultado para a gente é não vitória do mandante. Só nesse jogo porque em Manchester precisa ser vitória dos mandantes.

Boa sorte para gente e vamos colocar em prática a Operação Erro Zero.

Man City vs Barcelona: 5 P, 0 V, 0 E e 5 D.

Juiz da Partida: Viktor Kassai - 1 P, 0 V, 0 E e 1 D. - Jogo em 27/09/2011 contra o Bayern de Munique (2 x 0), famoso pela recusa de Tevez em entrar em campo.

Liga dos Campeões para Jovens.

O City enfrentará o Barcelona no Estádio da Academia às 13 horas, horário de Brasília, na terça feira. Como o estádio é literalmente do outro lado da rua, para quem tiver tempo, vai ser uma boa rodada dupla. O canal da UEFA irá transmitir o jogo na internet (por que não é no maldito feriado?!)

No jogo em Barcelona, perdemos, mas jogamos bem com criação de chances, pena que o Barcelona conseguiu fazer o único gol aos 86 minutos. Eles lideram com nove pontos, temos seis. Celtic e Borussia tem um ponto pelo empate entre eles.

O primeiro se classifica direito para as oitavas e o segundo vai para um play off com times de uma competição paralela da UEFA.

Ficar de olho para saber quem será ausência desse jogo e que poderá ser relacionado para o banco do time principal.

sábado, 29 de outubro de 2016

WBA 0 - 4 Man City

Que alívio! O Manchester City voltou a vencer após seis partidas e para melhorar o time não levou gol no jogo de hoje. Com dois gols de Aguero e dois de Gundogan, o City continua na liderança, mesmo após o Arsenal conseguir nos passar por poucas horas, já que jogou mais cedo.

Guardiola colocou uma surpresa em campo hoje, escalou o time com 4 "defensores", sendo na lateral direita o brasileiro Fernando Reges. Fiquei chateado por não ter dado mais uma chance para o Pablo Maffeo, ainda mais depois de boa partida dele na quarta feira, uma pena que nem no banco conseguiu ficar hoje. Quando vi a escalação, eu entendi que jogaríamos mais uma vez com três zagueiros, sendo Stones, Otamendi e Kolarov e o Fernando no meio junto do Fernandinho, só que com poucos minutos, deu para notar que ele ficaria na lateral direita mesmo.

Eu pensei que seria invenção do Guardiola, ainda mais que com poucos minutos de jogo ele foi no ataque fazer uma ultrapassagem na linha de fundo, parou depois e o Gundogan tocou para ele. Foi um desencontro total. A ideia do técnico era a mesmo que teve com tinha seus laterais direitos titulares: na defesa formaria uma linha com quatro jogadores, quando o time fosse atacar, eles fechariam pelo meio como Fernando e Kolarov fizeram e Sterling e Nolito jogariam bem aberto pelos lados direito e esquerdo, respectivamente.

Talvez a ideia do Guardiola de colocar o Fernando e não o Maffeo fosse ter mais força física contra um time que é sabidamente mais forte e que iria abusar de bolas levantadas na nossa área. No primeiro tempo, mesmo tendo  (bem) menos a posse de bola que a gente, eles usaram o chuverinho mais vezes que o City, não resultou em nada.

Sergio Aguero que estava numa seca de gols conseguiu marcar logo dois gols, um num passe de Gundongan que o deixou livre na área para bater cruzado e outro em sequências de falhas da defesa do WBA onde ele ficou na meia lua para mandar uma porrada no ângulo de Foster. Com os dois gols de hoje, Aguero empatou com Ryan Giggs em 20º lugar no Artilharia de todos os tempos da Premier League, isso com um número bem menor de jogos. A próxima vítima é o Emilie Heskey com um gol a mais (110).

O segundo tempo foi outro jogo. O time da casa tentou sair para o jogo e fez uma marcação mais em cima na nossa saída de bola, conseguimos nos livrar dela e continuamos a tentar marcar o terceiro gol, pena que o Nolito se meteu duas vezes em dois lances e serviu mais como um defensor do que um atacante. E por falar nele, quase repete a expulsão contra o Bournemouth hoje, ainda no primeiro tempo deu aquela encostada de cabeça no adversário e só levou o amarelo. Fosse expulso, seria a cópia do cartão vermelho que já havia recebido, seria uma imensa burrice. Fora esses lances, foi o jogador que destoou hoje.

Depois de ser servido por Gundogan, foi a vez de Aguero retribuir o favor e dar uma bola de presente para o nosso camisa 8 marcar o terceiro gol na saída do goleiro. Com esse placar o City voltava a liderança pelo saldo de gols, mas o Arsenal torcia por um gol do WBA e eles tentaram, principalmente pelo lado direito da nossa zaga.

Fernando, que não tinha pique para ganhar na corrida, sofreu com McClean, mas também não recebeu a ajuda de Sterling, por isso o inglês deve ter sido substituído por Navas. Em duas dessas jogadas cruzadas da esquerda para a direita, na primeira Rondón não conseguiu bater bem e na segunda o West Bromwich acertou a nossa trave. Quase gol do Arsenal.

Para garantir de verdade a liderança, Kevin De Bruyne, entrou no lugar de Nolito, deu mais uma assistência para sua coleção e Gundongan deu números finais ao jogo. Antes do replay, achei que a bola teria sido forte para o Aguero e sobrado para ele marcar, mas depois vi que foi consciente, ele procurou o Gundogan na área e encontrou muito bem. Conseguiu jogar alguns minutos, então vai estar pronto para o jogo de terça feira contra o Barcelona.

Vincent Kompany foi para o banco e não jogou hoje. Concordo com o Guardiola nisso e só espero que ele concorde comigo e não o coloque em campo como titular no próximo jogo. Acredito que a possibilidade de queimar uma substituição é muita alta.

Excelente vitória, excelente placar. Eu fico aliviado do time voltar a vencer, estava muito preocupado como um novo insucesso poderia pesar para a gente. Agora é ver se a gente consegue quebrar esse tabu de nunca ter vencido o Barcelona na Liga dos Campeões.

Melhor em Campo:


Informações da Partida:

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EPL # 10 - West Bromwich Vs Man City

O Manchester City tentará a tão sonhada reabilitação nesse sábado quando irá até o The Hawthorns para enfrentar o West Bromwich pela décima rodada da Premier League. O jogo começará ao meio dia, horário de verão de Brasília, e terá transmissão dos canais ESPN.

Os últimos jogos não tem sido fáceis para a gente, alguns jogamos bem, mas não vencemos, em outros não foram nossas melhores partidas. No campeonato inglês já são três partidas sem vencer (2 empates, ambos em casa, e uma derrota) o que permitiu aos adversários chegarem para dividir a liderança com o City, o time azul de Manchester ainda é o primeiro pelo critério de saldo de gols. Tudo bem que ganhamos um título com esse critério, mas seria tão legal levarmos a taça com mais folga.

Temos uma boa notícia, Kevin De Bruyne está entre os jogadores relacionados para a partida após perder o jogo de quarta por causa de uma pancada na panturrilha. Quem também pode voltar seria Pablo Zabaleta. Honestamente preferiria dar uma chance para o xará dele, gostaria de ver o Maffeo como titular, eu achei que foi bem contra o United, jogando com o nosso time titular, nós poderemos ver ele chegando mais ao ataque, na parte defensiva ele foi bem. Contra o Barcelona, voltaria com o Zabaleta, não é partida para colocar um novato.

Para esse jogo há o dilema (para alguns) Vincent Kompany. Para mim não existe dúvida: ele NÃO pode ser titular. Ele não aguenta uma partida inteira e se precisar sair como nos dois jogos anteriores, o City perderá uma substituição à toa. Deve ser banco sábado e na terça feira pela Liga dos Campeões, ele está sem ritmo e condições de jogo, não é momento "vamos fazer ele ganhar ritmo durante partidas".

São seis partidas que não vencemos, acho que ninguém quer que chegue a sétima com um viés muito forte de chegar a oitava.  Otamendi e Stones não é nossa melhor dupla? Ok, aceito isso. Mas vão conseguir ficar os 90 minutos em campo e se a gente precisar fazer uma terceira alteração que seja ofensiva, com Kompany em campo vai ser uma incógnita se será possível.

Sobre o uso de Bravo ou Caballero, assunto que eu abordei algumas vezes, eu mantenho minha posição: deixaria o argentino como titular porque, além de ser o titular na terça, seria um "castigo" para o chileno. Eu acho que está com ego muito inflado para jogar com os pés e está muito propenso a erros que custaram e custarão caro para a gente. Abaixar a moral dele para não perdermos pontos de forma cretina.

Confrontos contra o WBA tem sido bons para a gente. Nas últimas 10 partidas, vencemos 9 em sequência e empatamos a outra, por coincidência apitada pelo Lee Mason também e no The Hawthorns. Por favor que essas duas seja as únicas coincidências em relação a partida realizada em 26/12/2011.

Gente, vamos ser positivos! Amanhã vencermos e engataremos uma sequência de vitórias para voltar a normalidade.

Man City Vs West Brom (desde 2005): 17 P, 11 V, 3 E e 3 D.

Juiz: Lee Mason - 17 P, 10 V, 2 E e 5 D.

Jogadores Relacionados: Bravo, Caballero, Zabaleta, Kompany, Stones, Otamendi, Clichy, Kolarov, Gundogan, Fernando, Fernandinho, De Bruyne, Navas, Silva, Sterling, Sane, Nolito, Aguero, Iheanacho.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

City cai na Copa da Liga.

O Manchester City, infelizmente, acertou a sena negativa nessa temporada: seis partidas sem vitória e hoje foi uma derrota para o United que causou a eliminação do time da Copa da Liga Inglesa. Agora o próximo jogo para tentar acabar com a seca será contra o West Bromwich no sábado. Orem para a sua divindade favorita.

Antes do início da partida, Pep Guardiola deu uma entrevista para a TV que transmitiria a partida onde avisava que a escalação de um time mais fraco seria porque essa era a competição menos importante da temporada. Concordo com isso, mas ele queria ganhar, caso não quisesse não levaria Fernandinho, David Silva, Sterling e Aguero para o banco. Encheria de jovens e vida que segue.

O United, ao contrário, colocou um time mais próximo do seu time titular e mostrou como o time está longe de ser bom, é muito ruim mesmo. No primeiro tempo fez nada para assustar Caballero. Já o City teve duas grandes chances, ambas com Iheanacho. Na primeira ele cabeceou de dentro da pequena área por cima do gol após bom cruzamento de Navas. E depois após um contra ataque iniciado por Fernando, ele não conseguiu marcar após ficar cara a cara com De Gea.

No intervalo, Gauardiola mexe, aparentemente foi obrigado a fazer isso. Tirou Kompany porque o jogador pediu para sair e Kolarov entrou para fazer a zaga. Eu achava que ele nem jogaria hoje depois de ter jogado quase a partida inteira no final de semana, é óbvio que técnico e comissão tem mais recursos para analisar se ele teria condições de jogo ou não, só me pareceu bom senso não colocá-lo em campo.

Uma coisa nessa substituição eu notei: se o jogo não fosse tão importante assim para o Guardiola ele não teria colocado o Kolarov, porque bem ou mal, o City irá precisar de seus defensores nas próximas rodadas já sem o Zabaleta e Sagna, talvez o Kompany. Poderia ter dado mais uma chance ao Adarabioyo, só uma opinião minha.

O gol deles foi nada demais, uma bola lançada para frente que Ibra conseguiu rolar para trás, na verdade para o Herrera, mas a bola acabou sobrando para o Juan Mata. E basicamente foi isso que eles fizeram contra esse City, que tentou vencer, pelo menos levar para a prorrogação o jogo, colocando Sterling e Aguero, mas não fizeram nada demais.

Como todo mundo já sabe, são seis partidas sem vitória e, para somar o problema, são seis partidas que o time sai atrás do placar, como não fez gols em três dessas partidas ( Tottenham, Barcelona e United) com essas condições o time logicamente tem que perder.

O Pep Guardiola é um gênio, vai nos dar muita alegria quando conseguir montar o time do jeito dele e ele não pode ser comparado ao Mark Hughes como treinador, mas os resultados dele no City lembram uma sequência de seis empates do City com o galês como treinador. O City só não bateu o recorde de empates seguidos na Premier League porque o City é o City e conseguiu vencer o Chelsea numa época de ainda formação do time, no jogo seguinte voltou a empatar. Pouco depois Hughes foi substituído por Mancini.

Há duas temporadas, Pellegrini usou um time mais titular que Pep usou hoje e perdeu para o Newcastle na Copa da Liga e pior perdeu David Silva. Muitos criticaram o Pellegrini porque quis usar jogadores importantes e Silva se machucou com 9 minutos de jogo. Sterling e Aguero, apesar de começarem no banco, jogaram mais que nove minutos hoje. Será que ouviremos abusos contra Pep, como Pellegrini ouviu, por causa disso?

As coisas boas do jogo: Garcia, que foi titular como na partida contra o Swansea, jogou melhor que na rodada anterior, mas gostei mesmo do Pablo Maffeo. O moleque na defesa foi bem, nem teve muitass jogadas no ataque. Eu acho que ele merece uma chance de titular contra o WBA no sábado. Se hoje jogando com um City mais fraco, que dominaria menos o jogo, diante de um time, teoricamente ,mais forte que o WBA, ele jogou bem, imaginem com um time que ele se preocuparia menos com a defesa e poderia chegar mais ao ataque?

Caballero não teve muito que fazer, salvou um chute a queima roupa do Pogba e não teve culpa no gol. Mas na terça feira que vem ele terá que estar na ponta dos cascos para enfrentar o Barcelona.

Sábado tem mais e venceremos!

Melhor em Campo:


Informações da Partida:

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Copa da Liga - Man United Vs Man City

Segundo Derby da temporada, segundo fora de casa, dessa vez o jogo é pela Copa da Liga, jogo único com prorrogação e pênaltis se o joga ficar empatado ao final dos 90 minutos ou dos 120. A partida começará às 17:00, horário de verão de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

Todos sabemos que a Copa da Liga não é a coisa mais importante do mundo, até times medianos na Inglaterra não levam a competição muito a sério, tanto que escalam um time misto e dão chances para atletas da base. Só que ambos os times não se encontram nos melhores momentos da temporada e perder um clássico desse só irá piorar a situação deles. Não acho que nenhum dos dois técnicos cairá se forem eliminados amanhã, mas não irá melhorar em nada a situação.

Temos um grande número de problemas para esse jogo, o principal será a ausência de Kevin De Bruyne, que saiu do jogo do final de semana por causa de uma pancada que levou e já é dúvida para o jogo contra o Southampton, com o Barcelona na próxima semana. Zabaleta, Sagna e Delph continuam de fora. Segundo Guardiola, Kompany será avaliado para esse confronto, por mim não jogaria.

Ele jogou quase 80 minutos no sábado, é um jogador problemático em relação às contusões com todos os treinadores que passaram pelo City, não acho que valha a pena forçar uma repetição de uma lesão para esse jogo, ainda mais que quarta feira que vem, o bicho irá pegar. Por mim, nem no banco ele ficaria.

Na entrevista de hoje, Pep parecia mais calmo, não estava tão agitado quanto na entrevista anterior, avisou que irá rodar o time, haveria um treino após essa entrevista e os jogadores seriam avaliados. Se o agente do Yaya não se desculpar até amanhã às 15:59, o marfinense ficará de fora do jogo. Um jornalista perguntou sobre se seria possível, nesse momento mais complicado, o treinador poderia trazer um jogador mais experiente como Yaya, Guardiola deixou claro que todos sabem o que precisa acontecer e ainda não aconteceu. Uma pena para todos os lados.

Sobre a utilização dos jogadores jovens, da base, eu concordei com o Guardiola. Seria um bom jogo para colocá-los para ganhar canja, só que a situação não é a das melhores com o time sem vencer tem cinco partidas, então poderia "queimar" esses moleques. Dito isso, eu acho que o Aleix Garcia irá jogar, parece que o Guardiola já começa a contar com ele, já pensando nas próximas temporadas. Os jogos que eu vi dele, não achei nada espetacular. É jovem ainda, irá se desenvolver, veremos até onde.

Com as ausências dos laterais direitos, pode ser que Pablo Maffeo jogue. Há alguns posts eu acreditava que ele teria essa chance, hoje estou mais em dúvida, não acho que será titular dessa vez. Uma eliminação com o City líder da Premier League com ampla vantagem é uma coisa, uma eliminação com o time caindo de rendimento é outra. É claro que o técnico quer ter paz para trabalhar. Ir para entrevistas e ficar justificando mais um resultado ruim mexe com a cabeça de qualquer um. Talvez Angelino, Adarabioyo e Brahim Diaz possam ganhar uma vaguinha no banco como na fase anterior contra o Swansea.

Quem está garantido no time titular é Willy Caballero. Tem sido nosso goleiro para as Copas e, se não se contundir, jogará contra o Barcelona também devido a expulsão de Claudio Bravo. Eu acho que ainda pode ganhar a vaga contra o West Brom. Ele nos ajudou no título da temporada passada ao defender pênaltis na final contra o Liverpool. Ele também luta por uma extensão de contrato, acaba em 2017, não acho que ocorra. Para ganhar uma vaga de estrangeiro no elenco da Liga dos Campeões, Angus Gunn poderá ser o segundo goleiro na próxima temporada.

Pelo lado escuro da força, Mourinho deu uma declaração que esse jogo de amanhã "é para homens e não meninos." Sinceramente ficou dúbio essa frase para mim. Estaria ele dando um recado para os seus jogadores, para terem mais atitude em campo após o 4 a 0 para o Chelsea ou não iria dar chance para os atletas da base do United? Ele está ficando tenso.

O United terá várias desfalques para o jogo: Rooney (dúvida), Bailly e um armênio que tenho a menor condições de escrever o nome. Schweinsteiger está congelado pelo Mourinho. Outra pena isso.

Seria legal amanhã se o City conseguisse não levasse o primeiro gol do jogo como tem acontecido nas últimas cinco partidas, seria mais legal ainda se não tomasse gol algum. A nossa defesa precisa ser acertada, times que brigam por títulos levam poucos gols, é muito raro se ver um time campeão com alta média de gols sofridos porque nem toda hora é possível marcar 3 ou 4 gols numa partida.

Vamos torcer para o time voltar aos trilhos da vitória e poder engrenar para chegar contra o Barcelona e realizar um bom jogo sem erros individuais para podermos batê-los.

Havia um repórter do Esporte Interativo na coletiva e ele perguntou sobre o Gabriel Jesus, que recebeu muitos elogios do Guardiola. Eu li a pergunta e a resposta via Twitter, então não sabia quem tinha perguntado. Um jornalista brasileiro fazendo a pauta dele e o que interessa para o público do canal que ele trabalha. Apenas isso.

Juiz da Partida: Mike Dean (diante do City): 49 P; 26 V; 10 E; 13 D. Foi o juiz da vitória do City por 4-1 sobre o Stoke City fora de casa nessa temporada, além DAQUELE jogo contra o QPR.

domingo, 23 de outubro de 2016

City não vence novamente.

Infelizmente a seca continua. O Manchester City recebeu o Southampton no Etihad e ficou num empate que, apesar de manter o time na liderança do campeonato inglês, não foi de agrado aos torcedores, ainda mais que seus concorrentes diretos deixaram pontos pelo caminho nos jogos do sábado. Próximo jogo será pela Copa da Liga contra o United na quarta.

Depois de vencer uma dezena de jogos seguidos, o time emplaca cinco partidas com três empates e duas derrotas. Nas duas últimas partidas pelo menos o City jogou bem, não conseguiu vencer por causa de falhas do time e não mérito dos adversários, hoje foi diferente. Não apresentamos um grande futebol e empatamos com o Southampton, ou seja, não foi nem aquela situação "jogou bem e perde" nem "jogou mal e venceu", foi "jogou muito mais ou menos e dois pontos a menos em casa".

A grande novidade da partida foi a inclusão de Kompany no time titular e o City jogou, assim como tinha feito contra o Everton, com três zagueiros, os outros dois foram Stones e Kolarov. Otamendi ficou no banco dessa vez. O capitão não parece ter assimilado o esquema de jogo de Guardiola, algumas vezes quis sair com bola longo, sem efetividade alguma. Eu acho que isso foi um ideia do próprio jogador porque Guardiola deixou bem claro que não mudaria seu modo de jogar.

Os dois goleiros não eram exigidos e jogo era muito disputado nas intermediárias, principalmente na área de ataque nossa, com os visitantes defendendo com o máximo de jogadores possíveis. O problema que nos resolvemos bobear e entregar o gol de bandeja para o Redmond numa bola recuada por Stones de forma atrapalhada, não tocou nem para o Kompany nem para o Bravo, ficou livre para o nosso adversário roubar, driblar o goleiro e marcar. Podemos dizer que essa foi a jogada para valer porque Stone já tinha feito uma besteira semelhante, um ensaio, mas conseguimos escapar dessa.

Desde o jogo contra o Celtic, nós saímos atrás do marcador, são cinco jogos seguidos que o time tem que buscar o resultado, com isso os times podem jogar da maneira que melhor interessa a eles porque somos nós que temos que correr em campo. Coincidência ou não, não conseguimos virar nenhuma dessas partidas, no máximo empatamos. Para mim isso é muito preocupante, já que ficamos mais desgastados e mostra que nossa defesa não passa nem um pouco de confiança.

Stones quase se redimiu pouco tempo depois, ele marcou o gol de empate em falta cruzada por Kevin De Bruyne, mas Aguero que tentou cabecear estava em posição de impedimento. Para mim a marcação foi acertada. Ontem o Messi fez um gol que o Suárez pulou pare evitar que a bola batesse nele e fez um corta luz diante do Diego Alves, deveria ter sido anulado, mas para azar do Valencia não aconteceu. Vida que segue.

O segundo tempo começou com uma alteração ousada de Guardiola, caso não tenha sido por contusão: De Bruyne, não vinha bem mesmo, por Iheanacho. E podemos dizer deu certo porque foi do jovem nigeriano o gol de empate após cruzamento de Sané. Vale destacar o lançamento do Fernandinho para o alemão no início da jogada. Saiu cedo esse gol e jogamos o segundo tempo encostando o Southampton na parede. Era possível ver uma melhora no time.

O nosso treinador começou a mexer para tentar a vitória. Primeiro tirou Kompany para colocar Navas aos 78. Não sei se estava programada essa saída dele, já que a última vez que jogou 90 minutos, ficou mais um tempo no estaleiro. Nos minutos anteriores a essa substituição, Fernandinho já fazia sua função na defesa e assumiu de fez com a saída do belga. Diferentemente da entrada do Iheanacho, o Navas não adicionou em nada ao time. Gundogan teve uma boa chance para marcar, entretanto Forster salvou em bela defesa.

Podíamos ter saído de campo derrotados porque o nosso sistema defensivo estava uma bagunça, o Southampton teve chance para aproveitar disso, só que Bravo conseguiu defender o chute de Charlie Austin.

Nolito ainda entrou no lugar de Sané, quem sabe repetir o gol relâmpago como contra o Everton, dessa vez isso não rolou e amargamos uma seca de cinco partidas. Completará um mês sem vitórias amanhã.

O começo de trabalho de qualquer treinador é esperado que traga altos e baixos, o de Guardiola trouxe excelentes resultados que animaram a todos, sem me tirar dessa. Agora o time está em queda livre e fico bem desanimado com isso. Talvez se esses resultados fosse intercalados, não ficasse tão puto, mas não aconteceram dessa forma. E o Pep parece não estar feliz também.

De acordo com o jornalista do MEN, Stuart Brennan, o treinador se reuniu com os jogadores por mais de 40 minutos, aparentemente isso não é normal, e quando saiu, não estava com uma boa cara.

Não me lembro de haver entrevistas no dia anterior aos jogos da Copa da Liga. Caso tenha, pode ser que Guardiola a dê rodopiando na cadeira. 360º, 720º, 1080º.... e assim por diante.

Votação Melhor em Campo:



Informações da Partida:

 

sábado, 22 de outubro de 2016

EPL # 9 - Man City Vs Southampton

Domingo, às 10:30 da manhã, horário de verão de Brasília, enfrentará o Southampton no Etihad pela nona rodada do campeonato inglês. Como sempre o jogo será transmitido pelos canais ESPN.

São quatro jogos seguidos que o time de Manchester não vence e, por mais que se diga que é uma obra em construção, o time, jogadores e técnico estão sendo cobrados pelos resultados não estarem vindo como no começo da temporada. A imprensa inglesa, que nem gosta de jogar lenha na fogueira, fez, faz e fará perguntas para tentar extrair uma frase polêmica e vender mais ainda notícias.

Eu vi essa entrevista do Pep para o jogo de amanhã e ele me parecia tenso. Reparem como ele ficava se mexendo na cadeira, ela ia de um lado para o outro, ele se coçava muito. Não vi outras entrevistas dele para saber se é trejeito dele, se é normal dele, mas ele me parecia incomodado em responder as perguntas dos jornalistas, principalmente sobre mudança de estilo de jogo e os futuros de Aguero e Kompany com o time.

Sobre o Aguero, não acredito nem um pouco que Pep está com um plano maquiavélico para "expulsa-ló" do City, que a chegada de Gabriel Jesus e as especulações de contratação de Griezmann e Aubameyang poderiam indicar o fim dele no clube. Primeiro os dois últimos nomes não passam de especulação no momento, já Gabriel não tenho nem certeza que estará na frente do Iheanacho nesse primeiro momento, imagine do Aguero. Vai chegar no meio da temporada, num frio da porra na Inglaterra, vai precisar de uma adaptação e Guardiola não vai querer queimá-lo. Agora sobre o Kompany....

No post sobre a derrota contra o Barcelona, eu fiz um comentário dele não ter ficado no banco. Para o jogo contra o Everton ele foi considerado em condições para ficar entre os 18 e até jogar alguns poucos minutos, mas antes do jogo de quarta, ele foi no médico que o atendeu na última lesão e voltou dele sem condições de jogo? Muito estranho isso. Por mais que seja um ídolo no clube, tê-lo mais no DM do que em campo, faria qualquer técnico em aprovar sua dispensa. Ele jogou duas partidas nas temporada, 91 minutos no total. Vamos descobrir na hora da divulgação da escalação se dessa vez, se ele estará entre os relacionados. Nada foi dito na entrevista.

Ausências confirmadas são na lateral direita, Pablo Zabaleta e Bacary Sagna não estão liberados para jogar e ou Guardiola terá que improvisar alguém ali ou terá um chance para colocar o jovem Pablo Maffeo e ver o que ele é capaz. A improvisação seria colocar Stones por ali, como já fez no Everton, e jogar com Otamendi, Kolarov e Clichy na outra lateral. Ou repetir o esquema tático com três zagueiros na semana passada. Guardiola tem opções, eu gostaria de ver Maffeo na direita, dar uma chance para a nossa divisão de base, que tem tão poucas.

Uma última opção, que eu só vou escrever porque já li o Guardiola falando sobre o Fernandinho jogar em 10 posições diferentes, é jogar com o brasileiro por ali. Acho um desperdício, ele precisa estar no meio de campo para ajudar o time no ataque e nessa posição é melhor que na direita.

Bravo deve manter a posição de goleiro amanhã, mesmo com o erro colossal diante do Barcelona. Eu tenho a opinião que Guardiola irá "puni-lo", mas será nas três próximos jogos. Na Copa da Liga contra o United já seria o Caballero mesmo, mas diante do West Brom na próxima semana, eu acho que ele continuará no gol como "estratégia" porque ele terá que enfrentar o Barcelona na partida da Liga dos Campeões porque Bravo estará suspenso de qualquer jeito. Guardiola poderá usar a desculpa do ritmo de jogar para fazer isso e não queimar o goleiro que ele contratou no começo da temporada. Acompanharemos as cenas dos próximos capítulos.

Como o City, o Southmapton jogou no meio de semana pela Liga Europa, foi melhor, mas perdeu para a Inter de Milão fora de casa. O time está bem na Premier League, em oitavo lugar, e nas últimas temporadas sempre termina na parte de cima da tabela, mesmo perdendo vários jogadores importantes constantemente. Eles tem um atacante que eu gosto, longe de ser craque de bola, é o Charlie Austin. Eu achei o City poderia ter o contratado ao invés de Bony, ainda mais que seria uma opção mais barata porque na época jogava pelo quase rebaixado QPR, mas não foi do interesse do clube.

Ele será um problema para a gente, ainda mais se considerarmos que a nossa defesa está uma peneira. Dois mãos completas de gols nas últimas quatro partidas, é muita coisa para que luta por títulos na temporada. 

A boa notícia para a gente é que Arsenal enfrentou o Middlesbrough, no Emirates, e o Tottenham o Bournemouth e ambos empataram em 0-0, com isso o time poderá abrir uma vantagem de dois se vencer. O empate também nos garante a liderança com o mesmo número de pontos de Arsenal e Liverpool, ficaremos em primeiro pelo saldo de gols. 

Temos toda oportunidade de fechar essa rodada com uma pequena gordura, está na hora de voltarmos a vencer e aproveitar o tropeço dos concorrentes mais próximos. E para finalizar a pergunta que não quer calar: vocês querem pênalti a favor do City amanhã? Não sei se é a boa não.

City Vs Southampton (desde 2005): 9 P, 6 V, 1 E e 2 D.

Juiz da Partida: Mark Clattenburg - 38 P, 21 V, 10 E e 7 D. Uma partida apitada entre City e Southampton, 1 vitória do City.

Jogadores Relacionados: Bravo, Caballero, Clichy, Kolarov, Maffeo, Kompany, Stones, Otamendi, Adarabioyo, Gundogan, Fernando, Fernandinho, De Bruyne, Navas, Silva, Sterling, Sane, Nolito, Aguero, Iheanacho

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

City toma porrada do Barcelona.

O Manchester City visitou o Barcelona e saiu do Camp Nou buscando quatro bolas nas redes. Quarta partida sem vitória do City e a defesa foi vazada 10 vezes nessas partidas. A coisa realmente não está boa para o nosso lado.

Primeiro eu acompanhei o jogo pelo tempo real e via comentários dos torcedores do City sobre a partida, diziam que o time jogou bem e uma sucessão de erros individuais foram os responsáveis pela derrota. Acabei de ver a gravação do jogo e realmente, não que dominamos o jogo, mas no final do primeiro tempo tivemos muitas chances para empatar o jogo, infelizmente não conseguimos. Eu acho que houve um pênalti a nosso favor no lance do Sterling e aquele juiz do lado do gol serve para nada.

A escorregada do Fernandinho no primeiro gol foi foda, a bola era dele e você pode ver que o Gundogan já estava se afastando da bola para se tornar opção de passe de tanto que ele achava que estava dominado o lance. O Messi já tinha largado o lance quando ele viu a chance de pegar aquela bola, acelerou e só foi parar dentro do gol. Azar grande nosso.

Aí veio o segundo tempo e uma falha absurda do Bravo jogou tudo por água abaixo. Ele na intermediária cortou a bola de forma errada e entrou para Suárez que tentou encobrir, teve que usar a mão fora da área e foi justamente expulso. O Bravo é de responsabilidade o Guardiola, não tem como ele correr dessa contratação. É ótimo ter um goleiro que saiba usar bem os pés, mas já comentou isso há algum tempo: ele estava forçando muita as jogadas. Ele driblava na área, cruzava bola muito perto do atacante, como hoje no primeiro tempo, se arriscou e hoje pagamos por isso.

Para piorar Zabaleta saiu do jogo com o que parece um corte muito feio no pé, na imagem parece ter uma poça de sangue na meia dele, isso pode ser problemático porque o outro lateral também está fora de ação pelas próximas semanas.

O terceiro gol de Messi saiu num passe errado de Gundogan para trás. Caballero entrou bem no jogo, tirou dois gols de Neymar, sendo um em pênalti cobrado pelo brasileiro, mas não impediu o quarto gol.

Estranho na partida foi Aguero ser reserva novamente e entrar quando faltava 10 minutos, já estava 3-0 contra. Estão dizendo que ele aceitou de boa a reserva, veremos cenas dos próximos capítulos.

Duas coisas que me chamaram atenção antes da bola rolar: Kompany e Iheanacho. O capitão, que ficou no banco e entrou nos minutos finais contra o Everton, nem no banco ficou dessa vez por que será? E Iheanacho também esteve ausente, Pablo Maffeo ocupou essa vaga. Alguém tem alguma explicação o porquê o nigeriano ficou de fora? Tudo bem que já tinha um atacante no banco, mas com Clichy e Fernando no banco, o Maffeo não iria entrar mesmo (tanto que isso aconteceu) e Kelechi poderia ser usado.

Agora é levantar a cabeça e bola para frente pensar no próximo jogo. Parada difícil contra o Southmapton, mesmo dentro de casa, no domingo e depois partida da Copa da Liga contra o United. Eu acho que o Guardiola vai entrar com força máxima nesse jogo da semana que vem.

Votação Melhor em Campo:


Informações da Partida:




É hoje!!!

Jogão contra o Barcelona nessa quarta feira!

Vamos ganhar isso aí, Citizens!! Está na hora dessa freguesia começar a mudar! Vamos encará-los de igual para igual!!

COME ON, CITY!!

PS: se chegar ao quarto jogo sem vitória, a casa vai cair

" ão, ão, ão, Premier League é obrigação! ", "uh, uh, vamos invadir!", "time de mercenários!" (abanando notas de libras) e outros clichês que vocês possam lembrar.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

UCL # 3 - Barcelona Vs Man City

O Manchester City tentará voltar ao caminho das vitórias nessa quarta feira pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo começará às 16:45 (PRESTEM ATENÇÃO!), horário de verão de Brasília, com transmissão dos canais Esporte Interativo.

O boa notícia que para voltar a vencer o time precisa derrotar o quarto colocado do campeonato espanhol, a merda que no momento o quarto lugar é o Barcelona. Mas, a princípio, não temos nenhum mega problema no time titular, a péssima notícia é que provavelmente eles também terão os onze melhores. Poderia ficar brincando disso, mas vamos falar do jogo.

O momento do City não é dos melhores, são três jogos que o time não vence após uma sequência de 10 partidas sem perder nenhum ponto. E começa uma combinação de ataque abaixo da média e defesa exposta que preocupa. Até a partida contra o Celtic, na segunda rodada, o time tinha feito 30 gols em 10 jogos e sofrido 6. Após esse jogo, foram 4 gols em três partidas e seis bolas nos fundos das nossas redes. O resultado disso é o quê? 2 pontos em nove possíveis, gordura na Premier League acabou. Em questão de pontuação na Liga dos Campeões e classificação, ainda não estamos tão preocupados.

Mesmo se for derrotado na quarta, é pouco provável do time perder a segunda posição por que o Borussia não pode nos passar e o Celtic teria que tirar um saldo de gols muito negativos. Claro que isso é uma boa notícia, mas talvez seja um pensamento muito pequeno para as ambições do clube que investe muito em contratação de jogadores, comissão técnicas e futuros talentos para o time principal. 

No sábado Guardiola quis testar uma nova tática com o time jogando com três zagueiros (Stones, Otamendi e Clichy), pode ter sido uma medida preventiva do técnico para poupar Zabaleta, nosso único lateral direito apto a jogar no momento, para essa partida. Serão muitos jogos nas próximas semanas e o argentino, como todos os nossos outros laterais, já passou de 30 anos. Não é mais ágil como antes e não vem jogando muito bem também.

Se ele jogar, terá a ingrata missão de marcar Neymar, o brasileiro costuma cair pelo lado esquerdo do campo, aí ele precisará de muita ajuda do jogador que o Guardiola quiser colocar no lado direito do nosso ataque, pode ser Sané, Navas, eu acho que será o Sterling nessa posição. Seja quem for jogar, terá que ficar atento os 90 minutos, além de ter pulmão porque tento irá defender em excesso quanto atacar.

Nós já enfrentamos quarto vezes o Barcelona pela Liga dos Campeões, seja aonde for, sempre perdemos. Acho que nessa temporada temos um meio de campo que se movimenta mais com Gundogan no lugar do Yayá, que é um puta jogador, mas sem grande velocidade na hora da recomposição para defender. Essa mudança pode nas favorecer na hora da marcação, apesar de uma perda no poder de decisão do time, para isso vamos ter que contar com o trio Silva, De Bruyne e Aguero para criarem as chances e finalizarem. 

Esse jogo tem tudo para ser o jogo "chato" do ano. São dois times que ficam muito tempo com a bola nos pés, trocam muitos passes. Nos jogos do City, vejo muito essa troca de passe e sempre procurando espaços para os chutes, só que os dois lados devem usar dessa arma. Acho que é bem possível termos muitos minutos do jogo com "os dois times se estudando".

Em circunstâncias normais, esse confronto já me deixaria apreensivo, do jeito que nossa defesa tem se comportado nas últimas semanas, o nível de nervos tensos aumentou umas 100 vezes.

Juiz da Partida: Milorad Mazic - Três partidas, todas fora de casa, 1 vitória (Roma em 2014), 1 empate (PSG em2016) e 1 derrota (Bourussi Dortmund em 2012). Tie Break na quarta feira.

Liga dos Campeões para Jovens:

Ao meio dia da quarta feira, Barcelona e Man City se enfrentam pela competição. Os dois times têm 100% de aproveitamento com o City na frente com o melhor saldo de gols. Já marcamos 8 vezes e só sofremos 1.

A divisão de base do Barcelona, La Masia, é tida como uma das melhores do mundo, então será um enorme desafio para o nosso time e para sabermos se as coisas estão andando na nossa base.

Pode ser que a UEFA transmita esse jogo no Youtube para o Brasil. Caso queiram, procurem o canal da UEFA no YT.

sábado, 15 de outubro de 2016

City apenas empata.

Não foi como a gente esperava. O Manchester City enfrentou o Everton em casa e ficou no empate por 1-1, gol de Nolito. Agora, teremos pela frente o Barcelona pela Liga dos Campeões com Messi, Suárez, Neymar.....Aí meu Deus.

Guardiola inovou hoje, para alguns pode ter inventado, mas colocou o time num sistema com 3 zagueiros, nunca havia sido visto com ele no comando do City. Essa linha foi formada por Otamendi, responsável pelas cobranças de laterais no lado direito, Stones e Clichy. O Everton não incomodou no primeiro tempo, a marcação em cima do City não deixava eles passarem do meio de campo e o nosso time criava chances, mas os visitantes se protegiam bem na defesa. O goleiro deles não trabalhou até a hora do pênalti. E foi foda isso.

Sou torcedor do City, deixa o do Everton agradecer ao Stekenlenburg pelas duas (!!) defesas, só que ambos foram muito mal batidos. Tanto De Bruyne quanto Aguero (que entrou apenas no segundo tempo) bateram a meia altura, fraco, no meio de campo. A quantidade de pênaltis perdidos pela gente na temporada é impressionante. O trio MSN também sofreu críticas a rodo na última temporada por causa do número de pênaltis desperdiçados. 

No segundo tempo o Everton se soltou mais e tentou fazer uma graça e conseguiu. Abriu o placar e pelo terceiro jogo seguido, tivemos que correr atrás do marcador. Essa é uma crítica que eu fiz ao Hart numa derrota para o Stoke no Etihad e farei ao Bravo também.

O City passa maior parte do tempo pressionando seus adversários, é pouco ameaçado. Infelizmente quando é, parece sofrer gol. Nessa partida que eu falei do Hart, chutamos 700 bolas, eles tiveram um contra ataque, talvez único no jogo, e ganharam da gente. Eu acredito que o gol do Lukaku tenha sido o único lance real de perigo deles. Para começar, o erro começa com o Otamendi que fica olhando a bola na intermediária do Everton ao invés de voltar para a defesa, um atacante faz o pivô e Stones não ganha a jogada. O Clichy sai da esquerda para chegar no Lukaku na direita. O belga que está numa puta fase, finta e chuta para gol, 1-0. Porra, se uma ou duas bolas vão no nosso gol durante uma partida dessa e a gente não consegue evitar o gol, é melhor tirar o goleiro e colocar mais um de linha. E lá fomos nós remar contra, mais uma vez.

Antes do gol de empate do Nolito, Aguero teve a chance do pênalti e mais um chute que Stekenleburg salvou, mas não conseguiu impedir a cabeçada de Nolito, após cruzamento perfeito de David Silva. Havia tempo para virar a partida e nos aproveitarmos que o Tottenham não vencia o West Bromwich. Guardiola tinha uma terceira substituição a fazer.

Com todo respeito, se é o Mancini ou o Pellegrini a fazer essa troca, eu tenho certeza que seriam chamados de Professor Pardal, e com merecimento. Tirou Gundogan para colocar o Kompany de atacante. A única coisa que poderia servir é a altura dele, mas não chegou nem perto dessas bolas levantadas e teve um lance que o Otamendi está de sacanagem. Ele foi esticar uma bola para o Kompany na intermediária do Everton, como ele tivesse um puta cacoete de atacante, iria conseguir proteger do zagueiro. Lamentável isso.

Agora é pensar na quarta feira, diante do Barcelona e torcer para que o Typical City ataque nesse jogo: entrega pontos fáceis, mas faz o inverso do que é espero nos grandes desafios.

A gordura de pontos acabou e estamos empatados com o Arsenal em primeiro lugar e se o Liverpool ganhar na segunda por três gols de diferença do United, cairemos para a vice liderança. Temos que reagir.

Votação Melhor Em Campo:



Informações da Partida:



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

EPL # 8 - Man City Vs Everton

O Manchester City tentará se recuperar da derrota sofrida na última rodada diante do Tottenham em Londres e enfrentará o Everton no Etihad Stadium. O jogo será nesse sábado, às 11 horas (última rodada antes do horário de verão) e terá transmissão ao vivo pelos canais ESPN.

Depois de um começo de 10 vitórias seguidas, o City chega para esse jogo com duas partidas sem vencer (o futebol é mau) ao empatar como Celtic antes da derrota mencionada acima. O time é ainda líder com um ponto na frente dos Spurs, tem o melhor ataque, junto com o Liverpool, mas a defesa está deixando muito a desejar, levou sete gols em sete partidas na Premier League, com apenas uma partida sem sofrer gol. Guardiola precisa urgentemente acertar nossos defensores e seus posicionamentos. Nos últimos anos, apenas o United em 2012/13 foi campeão com média superior a um gol sofrido por jogo.

E por falar na defesa, os jogos das seleções trouxe um problema para esse setor do time: Sgana ficará de fora nas próximas semanas por causa de uma lesão na coxa. O francês vinha revezando com Zabaleta na lateral direita e acredito que nenhum dos dois hoje aguenta jogar múltiplos jogos na semana. É provável que Zaba jogue no final de semana e contra o Barcelona no dia 19. Contra o Southampton no dia 23, tenho minhas dúvidas. Pode ser que se improvise o Stones lá, ele jogou algumas partidas pelo Everton nessa posição, até em uma que ele fez pênalti no Sterling e o juiz mandou seguiu, terminou 0-0 esse jogo.

Depois o próximo jogo será pela Copa da Liga Inglesa contra o United. Caso nesse confronto não posso contar com Sagna para revezar, eu iria com o Pablo Maffeo, acho que é nessa competição que devemos dar chances aos jogadores da base. Falta duas semanas ainda, então chegando mais perto, essa bola será levantada.

A boa notícia para o sábado poderá ser o retorno de Kevin De Bruyne. O belga foi se tratar na Espanha, juntamente com Kompany, e já foi visto treinando essa semana. Tomara que possa entrar alguns minutos contra o Everton para termos certeza que ele jogará contra o Barcelona na quarta feira que vêm. Esses dois jogos que não vencemos, também não tivemos o ruivo em campo. Já Kompany pode ficar mais um tempo se recuperando, infelizmente nunca é confiável o retorno dele. Fabian Delph pode estar à disposição......ficamos no aguardo.

A princípio não lembro de mais nenhum jogador com problemas, acho que não perdemos mais nenhum durante a data FIFA. Amanhã terá a coletiva do Guardiola e saberemos com mais detalhes com que podemos contar ou não para o jogo dessa rodada. E pelo que me consta, apesar de ter treinado, há fotos disso, Yaya deverá ficar de fora mais uma vez porque o agente imbecil dele não pediu desculpas....suspiro.

Sobre o Everton, eles começaram muito bem a temporada, mas parece que já perderam o fôlego com uma derrota e um empate nas duas últimas rodadas da Premier League. E vamos torcer para que sofram a segunda derrota no sábado. Precisamos retornar ao caminho das vitórias e com urgência, não podemos chegar com "crise" na quarta feira.

Informações sobre o Jogo:

Man City Vs Everton (desde 2005): 24 partidas, 8 V, 4 E e 12 D. No Etihad, 12 partidas, 6 V, 2 E e 4 D;

Aguero precisa de mais dois gols para igualar Ryan Giggs em número de gols na Premier League. Até o momento pelo Campeonato Inglês, marcou apenas uma vez contra eles no Etihad;

O juiz da partida será Michael Oliver. Dos 16 jogos no comando, vencemos 11, empatados 2 e sofremos 3 derrotas. No Etihad 8 V e 3 D.


domingo, 9 de outubro de 2016

Aguero e a Premier League.

Sergio Aguero poderia ter sido um Adriano Gabiru. Fez o gol mais importante da história de um clube, herói e depois voltaria para o anonimato, mas não. Sergio Aguero é um puta jogador que detém o recorde de gols em competições da UEFA por dois times diferentes: Atlético de Madrid com 20 gols e Manchester City com 27 ( 20 Liga dos Campeões, 4 Liga Europa e 3 Pré Liga dos Campeões desse ano). Ele é foda né?

No começo da temporada já queria fazer um levantamento da quantidade de gols que o nosso camisa 10 já tinha na Premier League, mas, além de demorar a buscar os dados com clareza, eu não tenho tantos funcionários como o Manchester City para fazer esse processo, então eles colocaram no site deles antes de mim. 

A matéria era sobre o argentino tornar-se o terceiro maior artilheiro do time ao marcar mais seis gols na temporada (acredito que se jogar pelo menos 10 partidas nessa temporada, ele irá bater essa marca). Atualmente ele tem 147 gols, bate com o meu controle (ufa!). Ele está na sétima colocação atrás de Francis Lee (148), Billy Meredith (151), Joe Hayes (152) e Colin Bell (153). 

Tommy Johnson (166) e Eric Brook com 177 gols podem manter ainda seus lugares nessa temporada, com Johnson a disputa em maio de 2017 deve ser no photofinish. Se mantiver a média de gols e partidas das últimas temporadas, Aguero ficaria com 163 gols, um hat trick para empatar, e se não considerarmos a temporada 2012-13, onde ele vez "apenas" 17 gols, a situação pode ficar 166 contra 165. Questão de tempo mesmo dele se tornar o maior matador do Manchester City em toda a história. Acho que o Gabiru não tem como tirar essa onda nos times por onde passou.

Continuando a falar sobre a matéria, eles comentando sobre os números de Aguero na Premier League e mostram qual é a meta para ele atingir, o décimo segundo lugar, ainda mais que o décimo primeiro está na ativa e marcando gols, Jermain Defoe pelo Sunderland (147 após sete rodadas em 16-17).

Aguero começou essa temporada em 24º lugar com 102 gols e atrás de Didier Drogba com 104, ultrapassado na segunda rodada após marcar três gols em dois jogos, Sunderland (Defoe também marcou nesse jogo) e duas vezes contra o Stoke. Diante do West Ham não marcou e ainda deram uma suspensão nele de três jogos, dois cumpridos na Premier League. E voltou para enfrentar o Swansea e novamente marcou mais dois. Passou Darren Bent e está com os mesmos 107 de Paul Scholes. A próxima vítima e para entrar no top 20 é Ryan Giggs com 109 tentos. O matador Aguero vai eliminado seus concorrentes sem pena e com rapidez.

Ele não foi o jogador que mais rápido chegou aos 100 gols na Premier League, foi no empate contra o Newcastle fora de casa e impedido na temporada passada. Precisou de 147 partidas contra 124 de Alan Shearer. Esse recorde ele pode não ter, mas há um outro que acho que será muito difícil de outro jogador chegar nesses números e Aguero pode melhorar ainda mais esse recorde: gols por minuto.

No pior momento da média dele, naquela temporada 2012-13, ele tinha um gol a cada 133 minutos, ele precisava de um jogo inteiro e 43 minutos do primeiro tempo de uma outra partida para balançar as redes dos adversários. De novo, a pior fase dele na Premier League! Tem uma matéria do Daily Mail que afirma que após seu gol contra o Liverpool em 25/08/2014, ele se tornou o jogador com a melhor média, 113 minutos por gol. Hoje está em 106 minutos. Nada mal.

Agora a parte das curiosidades desse levantamento:

- Em 155 partidas que ele jogou, o City venceu 100 e perdeu 29;

- Jogou contra 29 times na Premier League, mas não marcou contra o Burnley ( ainda jogará duas vezes nessa temporada) e o Bolton ( está na terceira divisão, vai se safar de levar gol de Aguero);

- Ao contrário maior vítima: Newcastle, 11 gols, e Tottenham, 10 gols. O time de Londres pode "roubar" a liderança porque ainda enfrenta o City em Manchester e o Newcastle está na segunda divisão;

- Cinco times sofreram Hat Trick  de Aguero: Wigan, QPR, Newcastle, Tottenham e Chelsea;

- Não é um artilheiro tão caseiro assim: dos 107 gols, 63 foram no Etihad e 44 espalhados pela Inglaterra e Gales. Bem parelho;

- E para finalizar é com Mike Dean no apito ( inclusive um 3-2 qualquer em 13/05/2012), Aguero fez 19 gols, nove a mais que o segundo colocado Johanthan Moss.

Para quem quiser brincar e ver os números de Sérgio Aguero na Premier League, a base está disponível, basta clicar nesse link.


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Manchester City e a figura de linguagem.

Existe um fenômeno que acontece com o Manchester City há muito tempo e é chato para cacete: a antonomaziação do time. E o que seria isso? Na melhor das hipóteses é um neologismo inventado às 22:30 do dia 05 de outubro de 2016 para explicar que o Manchester City virou uma figura de linguagem na imprensa esportiva brasileira.

Não, não sei para cacete sobre figura de linguagem na língua portuguesa, apenas me lembrei de um exemplo para procurar no Google (louvado seja!), no caso a Águia de Haia que era antonomásia para Rui Barbosa que, além de ter tido umas 35 profissões, é uma avenida num bairro aqui no Rio de Janeiro que prefiro não mencionar o nome.

Antes da aquisição pelo Sheik Mansour, éramos conhecidos como os "Primos pobres do Manchester United". Aí veio primeiro de setembro de 2008, aquele dia lindo que mudou a história, e o Manchester City passou a ser o "Time do Robinho", referência a contratação do jogador brasileiro contratado junto ao Real Madrid. O tempo passou e ele foi embora ( ele insiste que deixou um legado por Manchester...sem comentários) e agora passamos a sermos chamados do o "Ex primo pobre do Manchester United" ou " O time do bilionário árabe". 

O clube cresceu como um todo, conseguiu títulos, trouxe grandes jogadores, mudou de patamar e também mudou de alcunha, agora viramos " Manchester City, o time de Pep Guardiola." Ppq! Isso é um saco.

Qualquer chamada que se faça nos portais esportivos do Brasil se tem que colocar o nome do nosso treinador. É claro que ele é grande demais, possivelmente o melhor técnico dessa geração, mas será que não é possível que só citar o clube nessas chamadas? É coisa do gênero: Pep proíbe a internet no clube, Time de Guardiola vence mais uma, Pep desarma bomba nuclear enquanto garante mais uma vitória de um time que não sei o nome.....

Por favor, falemos do Manchester City!

PS: É possível que a figura de linguagem possa ser a Perífrase, qualquer dúvida, liguem para o Professor Pasquale.

domingo, 2 de outubro de 2016

City sofre a primeira derrota na temporada.

Há jogos que queremos lembrar para sempre e existem aqueles que é melhor esquecer que aconteceram. Pelo menos os torcedores, porque o Pep e os jogadores terão que rever muito essa partida para entenderem o porquê da derrota para o Tottenham por 2-0, primeira partida sem marcar gol na temporada. Mesmo com a derrota o time continua na liderança da Premier League, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o time o que derrotou hoje.

A derrota de hoje e o empate contra o Celtic fazem acender a luz amarela no Manchester City: será que o time atual é dependente do Kevin De Bruyne? Nas três vezes que ele não jogou nenhum minuto nessa temporada o City fica com um retrospecto de 1 vitória e essas duas partidas citadas acima. A vitória foi por 1-0 num jogo que não valia nada contra o Steaua em Manchester. Isso é preocupante.

Nos primeiros minutos da partida de hoje, o Tottenham nos marcou muito sobre pressão, a nossa saída de bola foi prejudicada e alguns momentos confusa. Mesmo com gente em cima dos nossos jogadores, o time evita dar bicões, isso é maneiro quando a coisa dá certo e nos livramos dessa armadilha. Só que quando isso não ocorre, é um tal de ficarmos roendo a unha a cada bola que é recuada para o goleiro. Essa tranquilidade com a bola nos pés do Bravo me irrita. Tem jogador chega muito perto dele, antes dele dar o passe.

O mais bizarro que além de não estarmos bem no começo do jogo, facilitamos a vida do Tottenham ao fazer um gol contra. Danny Rose e Kolarov, sozinho, foi cortar com a direita, se embolou e mandou de esquerda para o fundo das redes, acho que bateu na forquilha antes. Mais um jogo que o time não consegue evitar um gol, dessa vez foi fogo amigo mesmo. E a coisa poderia ter ficado pior ainda no primeiro tempo. Falar a verdade ficou, só que um pouquinho mais tarde.

Você pensa num time multinacional, jogadores de diferentes países não se entenderão, mas quando isso acontece com jogadores do mesmo país é para te deixar preocupado. Otamendi e Zabaleta deixaram a bola um para o outro e quase Lamela leva vantagem, o barbudo deu um toque de mão para tirar a bola, isso foi numa jogada na lateral. Para mim era passível de amarelo, juízes no Brasil dariam, o Marriner contemporizou. Pouco depois ele recebeu o amarelo em um falta frontal que Erikssen tirou tinta da trave na batida. O gato parecia cada vez mais que subiria no telhado.

O time não se acertava em campo, a opção de colocar Fernando como titular para descansar o Gundogan e deixar Fernandinho mais solto não deu certo hoje e não tínhamos o domínio do meio de campo. Wanyama e Sissoko era as forças reinantes nessa área. O Tottenham conseguiu fazer o segundo gol ainda no primeiro tempo. Em mais uma sequência que não ganhamos a segunda bola naquelas divididas.

Se lembram quando eu comentei como os nossos laterais fecham demais para o meio da área na hora de defender? No lance do segundo gol, o Zabaleta veio praticamente marcar o Kolarov na esquerda. Os Spurs merecem esse placar que foi levado até o final do jogo, podia ter sido maior caso Bravo não tivesse defendido pênalti de Lamela em falta de Fernandinho.

Tivemos pouquíssimas chances de gol. Aguero e Iheanacho tiveram algumas oportunidades que Lloris conseguiu evitar, mas não seria algo merecido para a gente. Tem que se parabenizar Pochettino e seus jogadores pela vitória justa e vamos olhar para a frente. Ainda somos líderes, seria muito difícil sermos campeões invictos. O campeonato dará uma parada nas próximas semanas e Pep terá que ver como o time dele pode reverter a ausência de De Bruyne se ela for muito prolongada.

Votação Melhor em Campo:

Informações da Partida:

sábado, 1 de outubro de 2016

EPL # 7 - Tottenham Vs Man City

No domingo de manhã, teremos o jogo entre o líder e o vice líder na casa do segundo colocado. O Manchester City irá até Londres para tentar aumentar a diferença sobre seu concorrente mais perto. O jogo começará às 10:15 da manhã com transmissão dos canais ESPN.

Não deve ser coincidência, mas todos os times que jogaram partidas pelas competições europeias no meio da semana jogarão apenas no domingo. Times bons jogaram ou na terça ou na quarta e times bem mais ou menos tiveram que se contentar e entrar em campo apenas na quinta feira para jogar contra um ilustre desconhecido da Ucrânia e sofrer para ganhar de 1-0. Acontece.

Há quase um ano o City também enfrentou o Tottenham pela Premier League em Londres e tomou uma porradinha de 4-1 num dia de erros nossos (Caballero e Kolarov) e da arbitragem que deixou de assinalar dois impedimentos que resultaram em gols deles, sendo o primeiro um absurdo de erro. Depois de duas temporadas seguidas dando o "double" neles, foi a vez da gente tomar na temporada passada. Com certeza Pep Guardiola não deixará isso acontecer nessa temporada.

Como falei acima, os dois times jogaram pela Liga dos Campeões nessa semana, ambos fora de casa. Enquanto o Tottenham foi até a Rússia vencer o CSKA, nós viajamos até Glasgow e conseguímos empatar diante do Celtic após estarmos atrás três vezes no placar. Foi a primeira vez na temporada que o City ficou em desvantagem no placar e mostrou que o time não se abate facilmente. Lutou pela igualdade sem afobação e ainda teve algumas oportunidades para virar a partida no final.

Não há novos problemas no time. Três jogadores continuam de fora por lesão (Kompany, Delph e De Bruyne) e Nolito cumprirá seu último jogo de suspensão nessa rodada. Como eu não li que o agente do Yaya pediu desculpa em público para o City o treinador, o jogador, apesar de treinar, deverá continuar de fora dos 18 relacionados para o jogo, então deveremos ver mais uma vez o jovem Aleix Garcia ao menos no banco de reservas.

Acho que o nosso grande problema nesse começo de temporada, que deve estar sendo a pulga atrás da orelha de todos nós torcedores do City, é a defesa. É a segunda melhor na Premier League, perde para a do adversário de amanhã ( 5 gols contra diante de 3 dos Spurs), mas em apenas uma partida na competição, onde o time ainda não perdeu pontos, saiu sem tomar gol. Se quase sempre sofremos um gol, a lógica é simples: para vencer precisaremos marcar duas vezes, no mínimo. Isso pode ser uma grande dor de cabeça se o ataque estiver num dia ruim, por enquanto a média de gols é de 3 por jogo nos 11 da temporada.

Diante do Celtic sofremos 3 gols, e dois no começo de cada tempo. Só que o Tottenham me parece ser um adversário mais complicado do que o time escocês, dar esses moles para eles e iremos perder os 100% de aproveitamento. O Pochettino tem feito um bom trabalho com eles e já tem um histórico de vencer o Pep. Só que amanhã ele não terá o gostinho de repetir essa vitória, Guardiola é um cara inteligente e perfeccionista, aprende com os erros.

A boa notícia é que Harry Kane continua contundido e não estará livre para jogar amanhã. A má notícia é que Moussa Dembélé jogará. E por que é uma má notícia? Tomamos dois gols "dele" na última quarta feira, não queremos sofrer mais. Na verdade os jogadores do Celtic e do Tottenham são homônimos perfeitos. O escocês é francês com origens malinesa e o londrino é belga com pai do Mali. Lá no Mali Moussa Dembélé deve ser um José Silva da vida. E para aumentar o caos: estiveram no Fulham em 2012, um contratado e outro veio da base.

O engraçado que esse fato me lembra um jogo de tênis entre um português e um brasileiro. Ambos João e o portuga SouSa e o brazuca SouZa. Parece que o juiz resolveu incorporar uma partida de Copa Davis e era ponto Portugal e ponto Brasil. No final João Sousa venceu o João Souza por 7-5 e 6-3.

Voltando ao futebol, vamos para vencer amanhã e ir para essa parada para jogos da Data Fifa com uma boa vantagem. Não há a possibilidade do time sair da liderança nessa rodada.

Jogadores Relacionados:

Bravo, Caballero, Zabaleta, Sagna, Stones, Otamendi, Adarabioyo, Kolarov, Clichy, Gundogan, Fernando, Fernandinho, Garcia, Navas, Silva, Sterling, Sane, Aguero, Iheanacho.