Terça feira é dia de revanche! O Manchester City enfrentará o Barcelona pela quarta rodada da Liga dos Campeões, dessa vez a partida será no seu território, no Etihad Stadium. NOTA IMPORTANTE: na Europa terminou o horário de verão deles nesse domingo, o jogo será às 17:45, horário de verão de Brasília, com transmissão dos canais Esporte Interativo.
Nessa rodada da Premier League o City conseguiu voltar ao caminho das vitórias e jogou bem, as seis partidas sem os três pontos ficaram para trás, agora é hora de começar uma sequência de vitórias para levantar a moral dos jogadores. O adversário pela frente é dificílimo, mas vai chegar em Manchester muito desfalcado. Messi, Neymar e Suárez devem jogar, a princípio (não reclamaria de uma apendicite não, coisa ele, eu tive e é tranquilo), mas pelo menos Iniesta não, ele se machucou em um jogo contra o Valencia e ficaria mais de dois meses fora. Mathieu cumprirá suspensão pela expulsão na rodada anterior. Piqué e Alba também devem ficar de fora, saíram no meio do jogo contra a gente e não jogaram nesse final de semana.
Outro jogador que poderia ser ausência para essa partida é Arda Turan, que recebeu uma porrada de Martín Demichelis (obrigado!) no tornozelo em uma partida da Super Copa da Catalunha (??) e não jogou contra o Granada no final de semana. Sites afirmam que ele passou em testes físicos e ao menos irá viajar para Manchester. Três jogadores do Barcelona B devem viajar compor o elenco: Marlos (ex Fluminense), Nili e Carles Alena. Dito isso, o Barcelona continuará muito forte, mas deve ser o mais "fraco" das seis partidas que enfrentamos eles.
O nosso lado não estará completo também. No jogo de Barcelona, o City perdia de 1-0, mas jogava bem quando Bravo fez uma presepada e acabou sendo expulso, com isso ficará de fora e Caballero jogará mais uma partida nessa temporada. Angus Gunn deve ser o goleiro reserva nessa partida como foi nos jogos da Copa da Liga Inglesa.
Ainda não tenho informações se os laterais direitos Zabaleta e Sagna poderão jogar nessa partida. Nenhum dos dois ficou no banco contra o West Brom, então acho pouco provável que eles comecem a partida. Só para constar Fabian Delph deve continuar de fora de mais uma partida. Caso se confirme a ausência de quatro ou mais jogadores, Guardiola deverá convocar um atleta da base para compor o banco de reservas e não poderá ser Aleix Garcia já que não atende os critérios para estar na lista B.
A coletiva de imprensa está marcada para amanhã, às 11 horas da manhã e Guardiola será perguntado sobre isso para tirar nossas dúvidas. Uma pergunta que ele não deverá escapar é sobre o uso de Vincent Kompany no time titular. Ele jogou poucos minutos nessa temporada e não ficou até apito final em nenhum deles.
Quem lê esse blog, sabe muito bem sobre a minha posição de usar o Kompany desde o começo nessa partida, já comento sobre isso há algumas semanas. Não acho que seja seja inteligente fazer isso, a chance é muito grande dele ter que ser substituído mais uma vez. Ele jogou 80 minutos contra o Everton e jogou partida seguinte contra o United, disse que estava cansado no intervalo e saiu. Se num jogo que não foi intenso e ele não precisou que enfrentar um ataque fortíssimo, Kompany não teve condições de ficar o tempo todo em campo, imaginem contra o trio MSN?
Na última rodada da Premier League, Guardiola inovou e colocou o brasileiro Fernando como "lateral direito", aspas porque na defesa ele tinha essa função, mas quando íamos para o ataque, ele fechava mais para o meio de campo como um volante. No segundo tempo, quando o WBA resolveu atacar, ele não conseguiu acompanhar na velocidade o McClean, quem costuma jogar por ali é o Neymar, que é um tantinho melhor que esse cara, imperceptível a diferença. Se o jogador de ataque que for ajudar o lateral direito escolhido por Guardiola, não prestar um bom serviço, vai ser um passeio por ali.
Pelo lado ofensivo, não temos problemas. Aguero foi confirmado no sábado mesmo como titular nessa partida, já sabemos o goleiro e o ataque, agora só faltam mais nove nomes para completar. A participação do Fernando ajudou o City a jogar no ataque com Silva, Sterling, Nolito ( De Bruyne) e Gundogan, eles todos servindo o Aguero. Para enfrentar quase todos os times do mundo, ficaríamos felizes com essa formação de ataque, mas o Barcelona é uma das raras exceções que precisamos cuidar com vontade, vontade mesmo, de verdade, da parte defensiva.
Na partida em Barcelona, eu acho que jogamos bem, não tivemos melhor resultado por erros próprios nossos: escorregão do Fernandinho, recuo errado de Gundogan e a expulsão de Bravo. Por falar em expulsão, dos cinco jogos anteriores, em apenas um, o Manchester City terminou com 11 em campo. Tá difícil para a gente hein?
Já enfrentamos o Barça cinco vezes na Liga dos Campeões, perdemos as cinco, marcamos dois míseros gols e levamos 11. Precisamos reverter esses números e temos uma boa chance de começar isso agora. Porra, o Barcelona jogou contra o último colocado na última rodada do Espanhol e venceu por apenas 1-0, se o Granada conseguiu um placar desse por que nós com um elenco muito melhor que ele e em casa, não podemos vencer?
Uma pena que esse jogo não é no feriado, mas com o horário de 17:45 dá para chegar em casa, com o celular desligado e ver a partida com defasagem de uma e pouca sem saber o resultado, será quase ao vivo para mim.
Na outra partida do grupo o Borussia Monchengladbach recebe o Celtic. O time alemão está um ponto atrás da gente e o Celtic, três. Melhor resultado para a gente é não vitória do mandante. Só nesse jogo porque em Manchester precisa ser vitória dos mandantes.
Boa sorte para gente e vamos colocar em prática a Operação Erro Zero.
Man City vs Barcelona: 5 P, 0 V, 0 E e 5 D.
Juiz da Partida: Viktor Kassai - 1 P, 0 V, 0 E e 1 D. - Jogo em 27/09/2011 contra o Bayern de Munique (2 x 0), famoso pela recusa de Tevez em entrar em campo.
Liga dos Campeões para Jovens.
O City enfrentará o Barcelona no Estádio da Academia às 13 horas, horário de Brasília, na terça feira. Como o estádio é literalmente do outro lado da rua, para quem tiver tempo, vai ser uma boa rodada dupla. O canal da UEFA irá transmitir o jogo na internet (por que não é no maldito feriado?!)
No jogo em Barcelona, perdemos, mas jogamos bem com criação de chances, pena que o Barcelona conseguiu fazer o único gol aos 86 minutos. Eles lideram com nove pontos, temos seis. Celtic e Borussia tem um ponto pelo empate entre eles.
O primeiro se classifica direito para as oitavas e o segundo vai para um play off com times de uma competição paralela da UEFA.
Ficar de olho para saber quem será ausência desse jogo e que poderá ser relacionado para o banco do time principal.