domingo, 16 de junho de 2013

Manuel Pellegrini é o novo professor do Manchester City.

Primeiramente vamos destacar a importância desse blog. Havia reclamado da falta de contratação, de notícias sobre o Manchester City nos últimos dias e não demorou muito para termos um "feedback". Como muito sabem, o Sheik Mansour é admirador desse blog, e até participou do bolão com pseudônimo, e resolveu fazer aquela ligação para Manchester para fechar e anunciar logo a contratação do técnico chileno Manuel Pellegrini.

Já era dada como certa a sua chegada para treinar o City, muito se especulou sobre a demora, uma das linhas de pensamento era que a nossa diretoria queria esperar o atraso de três meses no pagamento dos salários do treinador pelo Málaga para não ser preciso pagar a multa rescisória. Esse período iria se completar em julho, mas, pelo visto, isso não aconteceu e a diretoria quis apresentar logo o treinador.

Ele é treinador desde 1987 e chegou na Europa para treinar seu primeiro time em 2004. O Manchester City será seu quarto time no velho continente e o primeiro de um país não latino na carreira. Quando chegou na Espanha em 2004, foi para treinar o Villarreal, foi terceiro lugar no campeonato local no seu ano de estréia e no segundo quase alcançou a final da Liga dos Campeões. Na semi final foram eliminados pelo Arsenal, após Riquelme perder um pênalti nos minutos finais.

Pellegrini ficou no Submarino amarelo até 2009 quando foi contratado pelo Real Madrid para comandar uma equipe que iria contar com as novas contratações de peso como Kaká e Cristiano Ronaldo. Sem levar nenhum título, apesar de ter batido o número de pontos do Real em campeonato espanhol com 96 pontos, o Barcelona fez "míseros" 99, perdeu o cargo para Mourinho e virou o treinador do Málaga em 2010.

O Engenheiro, como é conhecido por causa do diploma em Engenharia Civil, fez um bom trabalho por lá. Também bateu o recorde de pontos do clube, com 58, alcançou o quarto lugar no campeonato espanhol e garantiu ao Málaga uma vaga, pela primeira vez, na Liga dos Campeões. Chegou as quartas de final, quando foram eliminados pelo Borussia Dortmund, isso numa temporada de estréia do clube na competição.

Pelo retrospecto ele conseguiu fazer bons trabalhos em times com jogadores medianos e no Real não fez um mau trabalho, mas a pressão é diferente vindo da diretoria, dos torcedores e aguentar a disputa de egos de jogadores milionários e alguns sendo mimados dentro do vestiário.

Ele é descrito como sendo um treinador mais conciliador, que conversa com os seus jogadores e chega com a ideia de utilizar pelo menos um ou dos jogadores da base no elenco principal, afinal o investimento feito nas categoria de base pelo clube já tem começar a apresentar alguma resultado para a diretoria.

Mesmo sem ter assinado contrato na época, ele aprovou as contratações de Fernandinho e Jesus Navas, acho que ele não diria publicamente que não gostaria de tê-los no elenco, Mancini deixava claro que os jogadores pedidos por ele não fecharam com o City e ele recebeu jogadores de uma lista B ou C, o que não deve ter agradado o dono e presidente do clube como os jogadores que chegaram.

Com o chileno chegarão mais três nomes para a comissão técnica: o assistente Ruben Cousillas, o preparador físico Jose Cabello e o treinador de goleiros Xabier Mancisidor. E num ato político e inteligente Brian Kidd será mantido, Pellegrini afirmou que contará muito com ajuda ele por ser um profundo conhecedor do campeonato inglês, do clube e dos jogadores. Com certeza irá ganhar alguns pontos com essa declaração.

O tempo de contrato dele é de 3 anos e pelo números especulados pela imprensa receberá bem menos que Roberto Mancini em seu último contrato. O City o usará como atrativo para trazer o Isco, do Málaga, jogador de meio campo de grande talento. Ele está com a seleção sub 21 da Espanha na final da Euro da categoria contra a Itália na próxima terça feira. Enfrentamos concorrência pesada do Real Madrid pelo atleta.

Bom nome para o City? Acho que sim. Acredito que com Pellegrini vamos alcançar pela primeira vez a fase de mata mata da Liga dos Campeões e vamos lutar com mais afinco pelo título da Premier League.

E não sei esqueçam que o calendário da Premier League será divulgado na próxima quarta feira, dia 19 de junho, e o novo bolão do SkyBlues Brasil estará disponíveis nas próximas semanas.

3 comentários:

  1. Estou com boas expectativas. Como você disse ele tem mesmo aquele perfil de técnico mais conciliador, e para um grupo com tantas estrelas eu acho bom. Nasri, Tevez (se ficar) acho que renderão muito mais. Gostei do seu discurso, dizendo que o time deverá apresentar um futebol ofensivo sempre em busca do gol. E com certeza alguns jogadores da base deverão ser aproveitados nessa temporada.

    ResponderExcluir
  2. Excelente nome para dirigir o City. Tenho esperancas que faremos a otima temporada com o Pellegrini. O nosso elenco he muitoo bom, soh precisamos de mais alguns nomes para fechar o time. Quanto ao Isco eu axo um otimo nome, mas ainda sim prefiro ou o Di Maria ou o Mata.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom técnico, e com uma filosofia totalmente oposta a do Mancini. City deve finalmente render o que se espera da equipe, e que o Mancini nunca conseguiu fazer.

    ResponderExcluir