sábado, 29 de junho de 2013

Fair Play Financeiro

Li essa matéria do Iniesta no globoesporte.com e fiquei pensando: o Albacete poderá ser punido pela UEFA?

Eu entendo que ele fez a mesma coisa que o Sheik Mansour faz no City, apenas numa escala ínfima. De acordo com as regras do Fair Play Financeiro, não poderia haver a figura do Sugar Daddy, alguém que injeta dinheiro num clube que é incapaz de gerar mais receita do que despesa.

O Albacete é um time da terceira divisão da Espanha que pode participar de competições europeias caso seja o vencedor da Copa do Rei.

PS: Só por curiosidade, o Mônaco, time que poderia atrapalhar o reinado do PSG (time que tem ligações com o filho do Platini) na França, perdeu dois pontos porque sua torcida apresentou mau comportamento no último jogo da temporada passada. Coincidências.....

6 comentários:

  1. Sou totalmente contra esse Fair Play. Não é porque torço pro City. Os caras gastam o tanto que eles querem gastar, pô! Espero que essa bobeira acabe logo! Ainda mais se continuar comandado pelo Platini, que pune apenas quem ele acha que tem que punir

    ResponderExcluir
  2. Não sou radicalmente contra não, acho que eles podem incluir exceções para que times menores possam ter chance de crescer o faturamento com investidor até um certo ponto. Mas tem muitos times na Europa que estão entrando em falência por causa do aumento excessivo de gastos. City e Chelsea são os dois que conheço com mais longo prazo que se tornaram casos de sucessos, mas Rangers, Portsmouth, vários times menores ingleses, tiveram donos que injetaram dinheiro e depois sumiram, deixando a bomba na mão dos outros. O próprio Málaga, o Sheik lá assumiu, gastou horrores e agora o time está com problemas em caixa, salários atrasados e tendo que vender vários jogadores nas últimas temporadas.

    O City é um caso de sucesso hoje, mas antes do Sheik chegar, o time estava perto da falência e entrar no que os ingleses chamam de "Administração." Com punições envolvendo perda de pontos e possíveis rebaixamentos. O Pompey ganhou a FA Cup 2008 e em 2013 irá jogar a quarta divisão. Eles jogaram a Copa da UEFA em 2008/09, Kaká, Ronaldinho Gaúcho jogaram no Fratton Park com o Milan e só empataram nos acréscimos com gol do Inzaghi.

    Quando o City voltou da segunda divisão, um presidente, John Wardle, e o treinador, Kevin Keegan, quiseram gastar muito e fizeram isso. Chegou um momento que o City, mesmo aparecendo na lista dos 20 mais ricos da Deloitte com £ 60 m de faturamento, estava a beira da falência porque devia mais de £ 80 m, tiveram que vender o SWP para o Chelsea por £ 20 m, e ficamos algum tempo só com jogador ruins, medíocres ou da base.

    O time foi vendido para o Thasksin Shinawatra e a coisa foi "resolvida". Ele trouxe muitos jogadores, técnico de renome, ele tinha dinheiro naquela época. No outro ano a fonte secou (o Governo da Tailândia bloqueou o dinheiro dele por acusação de corrupção e infração dos direitos humanos). Para recuperar algum dinheiro, ele procurou alguém para comprar o clube. Eu me lembro do Mark Hughes dizendo que prometeram uma coisa para ele, mas não cumpriram nada. O dono nem o clube tinham mais dinheiro.

    Aí por um milagre chegou o Sheik Mansour, 1º de setembro comemora 5 anos da chegada do Messias, o time saiu do caos financeiro para uma bonança de fazer inveja a qualquer torcedor de qualquer esporte do mundo.

    A visão dele é totalmente diferente dos outros dois. Ele gastou para cacete em jogadores, mas aumentou o faturamento do clube, a infra estrutura vai ser coisa de outro mundo. E muitos já comentam que haverá expansão do estádio. Eu não sei se alguém recebeu um newsletter desse do City, aparentemente haverá uma surpresa para a torcida em julho, se fala que pode ser a oficialização da expansão.

    Mas concordo com você sobre o Platini: ele escolhe a dedo que deve ser punido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dizem que a surpresa de julho vai ser grande. Grande anúncio... Eu aposto na volta do Jô. Não vejo outra notícia no horizonte...

      Excluir
    2. No melhor estilo "Na lata" do Portas dos Fundos:

      "Jô não, Jô é ruim, nome merda não tem."

      Excluir
  3. Concordo. Mas realmente a lei tem que ser pra todos. Inclusive para os times franceses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito legal mesmo que os clubes franceses fossem punidos também....

      Excluir