terça-feira, 12 de março de 2013

Tem gente que insiste em clichês!

Hoje navegando no site da globo.com, entrei na parte relacionada ao futebol inglês, longe de ser o melhor local para informações do Manchester City, mas não sou um cara preconceituoso. Uma matéria sobre o Fair Play Financeiro me chamou a atenção. Fui ver se tinha alguma novidade para aumentar meu conhecimento sobre o assunto, só que foi uma bela perda de tempo. Para aqueles que quiserem ver a matéria, aqui segue o link: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/03/lei-do-fair-play-financeiro-nao-deve-vingar-na-europa-diz-jornalista.html

Duas informações passadas pelo jornalista Marcelo Barreto me deixaram bem puto. A primeira é sobre os gastos com o salário do Manchester City. Segundo ele, o City gasta 114% do que arrecada com os salários. Uma coisa a se dizer que isso não se resume a apenas salários dos jogadores, inclui os salários de todos os funcionários do clube e custos sociais gerados pelos salários. Essa informação é desatualizada, se refere a arrecadação ( £ 153.200 milhões) e salários ( £ 173.977 milhões) com o ano fiscal terminando em maio de 2011.

No relatório mais recente, ano fiscal terminando em maio de 2012, divulgado pelo clube houve uma queda drástica nesse percentual, caiu para "apenas" 87%. Vinte sete pontos percentuais é uma boa diminuição. Apesar de um aumento nos gastos com salários, o clube consegue arrecadar muito mais, receita ( £ 231.100 milhões) contra salários (£ 201.789 milhões). Essa informação errada passada pelo jornalista acaba se tornando uma verdade universal e nós torcedores do City bem informados vamos sofrer preconceito daqueles não tem a menor ideia do que acontece no nosso clube.

A outra informação dada pelo Marcelo Barreto é essa cretinice sobre ser brinquedo de milionário. Li no blog do Ancelmo Gois que o Barreto foi para Manchester assistir a eliminação do United pelo Real Madrid. Obviamente ele não foi a Manchester, deve ter ido à Grande Manchester, porque se tivesse no coração da cidade, teria visto o grande canteiro de obra perto Etihad Stadium onde está sendo construindo o centro de treinamento profissional e da base do Manchester City.

Quem compraria um clube, gastaria milhões em algo permanente como um CT e resolveria cair fora de uma hora para outra? Daqui a seis meses a aquisição completará cinco anos e ainda chega alguém com esse papo que tudo pode acabar de repente e o clube ficar na rua da amargura. Reconheço que há muitos casos desse tipo, como o Portsmouth, mas sei que o Manchester City já passou desse estágio. O time está se fixando na elite europeia com uma quase certa terceira aparição seguida na Liga dos Campeões.

Quando quiserem falar do City, eu aconselho a alguns jornalistas pararem e estudarem o caso para não caírem erroneamente nesse clichê que cerca o nosso time.

Um comentário:

  1. Marcelo Barreto... Esse cidadão é um completo imbecil. Na verdade todos que fazem parte da equipe Sportv (ele é de lá não?) não conhecem nada de futebol. Sugiro que você ache o e-mail desse cretino e passe as informações corretas para ele. Nem vou ler a matéria, não estou a fim de ficar nervoso.

    ResponderExcluir