Temos mais dois meses para o final da temporada 2012-13 e acho que posso afirmar que o Manchester City deu alguns passos atrás nesse ano, não houve evolução em relação ao campeonato inglês passado quando fomos campeões.
Ainda temos nove rodadas para o final da Premier League, mas já sabemos que não será possível alcançar a pontuação de 89 pontos, os mesmos pontos que nos deram o título naquele 13 de maio. Matematicamente ainda podemos passar o United, basta apenas que vençamos todas as nossas partidas, inclusive um Derbi em Old Trafford, e eles só façam 11 pontos de um total de 27, bem menos que a metade. Eu ainda acreditava que poderíamos tirar os 12 pontos, nós vimos o que conseguimos na última temporada, mas depois desse final de semana devemos focar na nossa classificação para a próxima Liga dos Campeões.
A nossa diferença para o primeiro fora da zona de classificação, o Arsenal, é de nove pontos e diferença do saldo de gols de somente 2 a nosso favor. E eles tem dois grandes desafios pela frente, como a gente: Everton e Man United. Enquanto enfrentaremos o Man United e Tottenham, com o time de Londres também na briga pela vaga na Champions. Ou seja, é possível acreditar que essa vaga está em nossas mãos para perdê-la. Infelizmente partidas fora de casa ultimamente tem sido um problema para a gente: Southampton e Everton são provas disso. Atuações ruins assim podem dar esperança para um possível cachorro morto.
Chelsea e Tottenham estão mais perto da gente, quatro e cinco pontos de diferença, respectivamente. Perder para um dos dois a segunda posição não faria muita diferença, já que o segundo e terceiro colocados se classificam diretamente para a Liga, só recebe menos dinheiro de premiação e orgulho será ferido ser cairmos para terceira posição. O quarto já tem que alongar sua temporada em mais dois jogos e corre o risco de ficar de fora do torneio se perder nos play-offs, opção que não está nos planos da diretoria, comissão técnica e jogadores do City.
Perder o campeonato inglês é normal? Sim, não é possível ganhar todo o ano, bem que gostaríamos. O que os torcedores do City devem estar nervosos foi a forma de que perdemos esse título: estamos tomando um banho do United. São quinze pontos de vantagem, os caras não estão nem em nossa alça de mira. Só podem estar em condições de serem atingidos se o Mancini meter um migué à lá Kim Jong-Un e falar que tem misseis balísticos intercontinentais para acertá-los
Não acho que nós temos um plano B quando o adversário domina o meio de campo. Ficamos perdidos e saímos jogando com bicões para a frente. Nosso elenco é bem capaz de fazer coisa muito melhor. O Mancini tentou um 3-5-2 que não deu certo no nosso time. Aquela partida contra o Ajax em Amsterdam, quando o Mancini mudava a tática da equipe e deixou os jogadores confusos, para mim mostra a falta de treino para outras opções, de responder ao posicionamento do adversário.
Adversário quando se fecha atrás também se torna complicado. Ficamos trocando passes laterais, não temos jogadores que atuem até a linha fundo no elenco. Essa situação me lembra muito o Brasil do Dunga: jogo em casa era um tédio danado e nada produtivo.
O importante agora é se concentrar nesses nove jogos finais, teremos um bom jogo pela frente quando o campeonato retornar, Newcastle em casa, vamos vencê-los e secar para que nossos perseguidores deem aquela tropeçada e ficarmos mais tranquilos até maio.
Esse foi o primeiro post sobre a nossa temporada e ao longo dessa semana de datas FIFA falarei de outras competições, transferências, divisões de base. Qualquer coisa para discutirmos o que podemos ter errado e feito melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário