terça-feira, 19 de março de 2013

Balanço do Manchester City - Parte II

Na primeira parte dessa minha retrospectiva do Manchester City comentei sobre a nossa temporada na Premier League, como nós caímos em relação à passada. Agora falarei sobre a segunda mais importante competição que participamos nesse ano: a Liga dos Campeões.

Essa foi nossa segunda participação na Liga e novamente ficamos na fase de grupos do torneio. Quando a gente analisa o nosso grupo, para mim é aceitável não avançar a fase de mata-mata, afinal só havia campeão nacional na nossa chave: Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax. Mas a maneiro de como isso aconteceu foi patética. Comparativamente foi pior que na nossa primeira vez.

Em 2011-12, éramos ingênuos, inexperientes ( o Málaga também é e está nas quartas de final, mas vida que segue) e fomos sorteados num grupo que foi classificado do Morte porque o City estava no pote nº 3, ou seja, para onde tivéssemos sido sorteados, o grupo teria essa alcunha. Jogamos contra o Bayern, Villarreal e Napoli. Eu tinha esperança que iríamos avançar, mas ficamos em terceiro lugar e jogamos a Liga Europa, apesar de termos tido uma pontuação alta. Eu acho que vale a pena falar dessa pontuação.

Em seis jogos, o City fez 10 pontos, ficamos atrás do segundo colocado por um ponto, mas vamos analisar esses pontos. Foram 3 vitórias, duas contra o Villarreal, clube que terminou rebaixado para a segunda divisão da Espanha no final daquela temporada e sempre esteve na metade de baixa da tabela, logo uma baba não? E uma vitória sobre o time B do Bayern em Manchester na última rodada da fase de grupos. O ponto restante vem de um empate contra o Napoli, também em casa, na nossa estréia na competição.

Fazendo uma análise fria dos números, eu entendo que não fomos tão bem assim. Vencemos quem éramos obrigados a vencer e não conseguimos arrancar pontos dos nossos adversários na luta por uma das duas vagas. Ficamos em terceiro lugar no grupos, jogamos a Liga Europa e caímos nas oitavas para o Sporting de Portugal. Para fazer uma comparação, Tottenham e Newcastle estão jogando a atual edição da Liga Europa e estão nas quartas de final.

Em 2012-13, eu acreditava que essa nossa ingenuidade já teria desaparecido e poderíamos avançar, mas aí veio o sorteio e o grupo fazia jus ao nome do torneio com os campeões da Espanha, Inglaterra, Alemanha e Holanda. Aí pensei: nós somos os campeões ingleses, vamos ter que nos impor! Ledo engano. Em termos de pontuação, fomos ridículos com apenas 3 pontos, todos em empates dentro de casa e ficamos na lanterna do grupo, sem o prêmio de consolação da Liga Europa.

Eu acho que vi todos os seis jogos, não me lembro, mas fomos inferiores em todas essas partidas, os outros times pareciam coisas de outro mundo. O City não conseguia se impor, mudava esquema tática, jogador e éramos dominados pelos adversários. Tomamos aula de futebol e saímos com o rabo entre as pernas.

Quero deixar claro que não havia expectativa minha de sermos campeões na primeira vez que jogamos a Liga e levarmos o bi na segunda, mas os resultados estão muito aquém do que eu e qualquer torcedor racional do Manchester City esperávamos. Nós já jogamos 12 partidas e nosso retrospecto é o seguinte:

3 vitórias, 4 empates e cinco derrotas com 16 gols a favor e 17 contra. Não acho que há muita defesa para esses números. E para aqueles que já estão na esperança de uma boa terceira temporada, eu não gostaria de ser o portador dessa notícia, mas, se nos classificarmos para a Liga dos Campeões 2013-14, deveremos ficar no pote 3, mais grupo da Morte para a gente. O terceiro em três anos. 

Com uma possível classificação para qualquer competição européia, será o quarto ano seguido que jogaremos não apenas os torneios domésticos e até agora fomos mal nos três anteriores. É mais uma chance para o Mancini provar sua capacidade. Na época do Inter de Milão, mesmo com bons elencos, ele não consegui passar das quartas de final. Acho que fica claro que ele tem que mudar a forma como ele aborda essas competições já que não consegue resultados.

No próximo Balanço, escreverei sobre nossa participação nas Copas Inglesas.

2 comentários:

  1. Concordo. Perfeito seu comentário. Acho que pelo menos agora, vão parar de falar de falta de experência em competições européias.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que chegou a hora de mudar. Mancini esta a bastante tempo a frente do clube, nos deu Depois de decadas um titulo da premier mas este ano ficou devendo. Não teceria este comentario só por causa da Premier pois não se pode ganhar todo ano, mas sim por estarmos a 10 rodadas do final e ja sem perspectivas, e tambem pelo desempenho na champions. Sempre simpatizei com ele e desejo toda sorte para ele e não creio que o clube ira demitir o Mancini, mas infelizmente (por que gosto dele) acredito que ja esta na hora de uma mudança de mentalidade. Não por imcompetencia mas por que as vezes as mudanças são boas para ambos os lados.

    Eric

    ResponderExcluir