quarta-feira, 27 de março de 2013

Balanço do Manchester City - parte IV

Depois de falar das nossas participações em todas as competições em 2012-13, vou dar minha opinião de um assunto que para muitos foi o grande responsável para nossa temporada aquém do esperado: o mercado de transferências.

Logo após a conquista do título, foi realizada uma entrevista com o presidente do Manchester City, o Khladoon Al Mubarak onde ele dava declarações sobre a nossa campanha vitoriosa, do trabalho do Mancini, comissão técnica e jogadores. Ele aproveitou e falou de como o time iria se reforçar, pensava em contratar mais dois ou três jogadores, aproveitar a base campeã. Acredito que muitos achavam que era isso que o City deveria fazer, me incluo nisso, não havia necessidade de mais gastos altíssimos.

Se especulou durante a janela de verão que Mancini tinha dado uma lista A de jogadores para o então responsável pelas transferências, Brian Marwood, e o técnico queria que essas contratações fossem resolvidas rapidamente para usar esses atletas na pré temporada e entrosar o time. Mas isso não aconteceu, nem a tal lista nem as contratações antes do começo da temporada. Apenas Jack Rodwell não foi contratado no dia do fechamento da janela.

Pelo o que eu li a lista A continha jogadores como Robin Van Persie, Eden Hazard, Daniele de Rossi e Javi Martinez. Todos esses jogadores estavam na lista de vários clubes também, bons jogadores tem concorrência para comprar e o City não contratou nenhum deles. 

No caso do Van Persie, o City procurou ele logo após o final do campeonato. Era o último ano de contrato dele no Arsenal, então o City ofereceu o valor que o time de Londres queria e um salário de £ 300 mil por semana, isso é especulação. Mas não foi adiante e ele foi parar no United. O Arsene Wenger deu uma entrevista onde afirmava após a saída do holandês que o RVP preferia jogar no United ao City, então não iria haver dinheiro no mundo que o fizesse mudar de ideia. É importante lembrar que a gente já tinha no elenco 4 atacantes TOP: Aguero e Tevez faziam uma dupla sensacional, Dzeko, que começava a maior parte dos jogos no banco, foi nosso vice artilheiro e Balotelli tinha acabado de fazer um excelente Eurocopa. 

Para mim não valia a pena trazer o Van Persie, eu preferia contratar um jogador de criação. Tínhamos, como falei, 4 matadores no elenco, só que tudo desandou ofensivamente em 2012-13. Eu acreditava nesses quatro jogadores, olhando agora, depois da obra feita, eu gostaria muito de ter o Van Persie no time.

O Hazard, o City também procurou logo, achei um comentário meu do dia 22/05/12 onde falava que o belga fazia um c* doce para decidir seu futuro e iria escolher dinheiro aos títulos. Ele deu várias "pistas" no seu Twitter, que iria jogar num time azul, que procurava casa na área de Manchester e acabou no Chelsea, porque eles ofereceram um melhor salário. Pelo o que acompanhei dele até agora, o City fez um bom negócio em não contratá-lo. Ele nem de  longe produziu o que ganha, semelhante ao Nasri, mas vale ressaltar que é a primeira temporada dele no Chelsea, quem sabe ele melhore na segunda. Hoje eu estou feliz dele estar lá.

O Mancini queria muito ter o de Rossi no seu meio de campo para ter mais força física nesse setor, mas diz o jogador que preferiu ficar na Roma por amor ao clube, algo louvável, assim como o salário mais alto pago pela Roma na sua história.

O Javi Martinez eu não conhecia, era um cabeça de área  do Atheltic de Bilbao que poderia atuar como zagueiro, assim com o seu xará Javi Garcia, que foi a nossa contratação. Para contratá-lo só era possível se um clube pagasse o valor de £ 35 milhões. O Bayern de Munique teve que quebrar o recorde deles numa transferência, ou seja, nossa concorrência queria muito o jogador. E o City tinha que se preocupar com o nosso balanço financeiro para agradar a UEFA.

Tanto isso é importante que o Soriano deu uma entrevista e destacou que o clube hoje está em "apenas" £ 50 milhões no vermelho e muitos dos gastos são com estrutura de CT e investimento na base.

Dos jogadores que chegaram apenas o Nastasic mostrou condições para jogar no time titular, os outros tantos foram para compor elenco, não elevaram o nível do Manchester City. Erramos nisso, compramos quantidade com pouca qualidade.

Alguns jogadores deixaram o City: o Savic serviu para ser usado como parte do valor na contratação do Nastasic. O Nigel de Jong queria renovar o contrato por um salário mais alto, como ele passaria mais tempo no banco do que no campo, esse aumento salarial não foi bem visto pela diretoria. Uma pena porque a gente sentiu falta dele, ainda mais o começo da temporada, quando ficamos com a defesa muito exposta.

O Adam Johnson, pensando numa participação em Copa do Mundo, queria ser titular e preferiu ir para o Sunderland. Eu acho que ele poderia ter usado isso como uma desafio, lutado para ganhar seu espaço na bola e evoluir, mas parece que foi pelo o caminho mais fácil, ao escolher um time com um elenco mais fraco. Acho que ele errou feio, vai prejudicar a carreira dele.

Mario Balotelli saiu na janela de inverno. Após ser um dos destaques da EURO, ele não repetiu as atuações que teve na seleção italiana no City. Não parecia feliz em Manchester, seu comportamento era um problema e o clube acertou em vendê-lo. Hoje ele está marcando muitos gols pelo Milan e pela Itália porque lá ele se sente em casa. É a vida. O tempo dele tinha se esgotado com o MCFC.

Nosso problema para contratar é porque precisamos controlar gastos, não adianta gastar e não se preocupar com a Fair Play Financeiro. E a diretoria acreditava que era possível manter o título com a base sendo mantida, mas não aconteceu. A defesa do título foi prejudica por isso, mas não foi a única razão, nem acredito que tenha sido a mais importante para a perda do campeonato.

Um comentário:

  1. A diferença do City em relação ao United nessa temporada, tem um nome. RVP. Ele fez a diferença. Eu também não achava a sua contratação necessária, mas agora eu penso que se ele estivesse no nosso elenco a história poderia ser outra. Não sei se seríamos campeões, mas a distância em relação aos nossos vizinhos não seria tão grande.

    ResponderExcluir