sábado, 30 de março de 2013

City está para o Everton como Newcastle está para o City

Vai a seguinte ideia minha para a Premier League adotar na próxima temporada: ao invés do Manchester City ir até o Goodison Park ano que vem, eles colocam uma partida contra o Newcastle no Etihad, pode ser no St James também, nem tem problema, nessa data e a gente termina o campeonato com 38 jogos como deveria ser. O City jogou muito bem e goleou por 4-0, gols de Tevez, David Silva, Kompany e um gol contra. Próxima partida será o Dérbi de Manchester na segunda, dia 08.

O Mancini pode escalar hoje um time mais completo do que vinha colocando em campo nos últimos jogos porque vários jogadores foram liberados pelo departamento médico: Yaya e Kompany começaram no time titular e Aguero entrou no meio do segundo tempo no lugar do Nasri, que por sinal jogou muito bem hoje, assim como havia jogado contra o Newcastle fora de casa, pena que teve que sair aos 20 minutos do primeiro tempo naquele jogo.

O City encurralou os Magpies, o goleiro Elliot começou a fazer cera com antes dos 10 minutos, cada tiro de meta demorava uma eternidade, além do zero a zero ser do interesse deles, ele queria provocar o nosso time, mas não surtiu efeito. O time mesmo não fazendo gol no começo do jogo, manteve a postura, não tentou se jogar desesperadamente ao ataque, continuou a trocar passes. Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, a alegria dos visitantes foi por água abaixo.

Numa bola cruzada por Clichy, Tevez entrou de carrinho dividindo com o zagueiro e abriu a contagem. Assim como Guidetti na base, o argentino está numa excelente fase, foi o seu sétimo gol e seis jogos para disparar na disputado interno de artilheiro do City. Pouco tempo em uma bola triangulação e num drible sensacional, Nasri achou Silva livre na área para marcar o segundo e mandar o time para o vestiário com dois a zero no placar.

O Newcastle tentou alguma coisa no começo da segunda etapa, mas o City tratou de acabar com a esperança deles quando Kompany completou de calcanhar para as redes depois de Barry quase mandar a bola na bandeira de córner. O City não quis que o jogo terminasse ali e se manteve em cima até Yaya em grande jogada individual, bater cruzado e a bola desviar minimamente no zagueiro e matar o goleiro. Só no site do City está com gol do marfinense, os outros colocaram como gol contra. Até o painel definir, vai ficar como contra, uma pena.

O jogo estava definido e perfeito para mim. Após quase 300 jogos, eu perdi a virgindade! Acertei pela primeira vez o placar de um jogo e coloquei a dobra certa, foi um prazer fora do comum, não há explicação. Falando sério, eu tenho que parar de jogar bolão, depois que o placar está do jeito que eu coloquei, eu fico secando muito o City. No chute do Sinclair, eu já estava gritando Elliot na hora que a bola saiu dos pés dele. Nem ferrando que seria o Sinclair que acabaria com meu placar.

Um assunto sério foi a volta do Kompany. Ele não mostrou nenhum desconforto, foi em todas as bolas e divididas, só saiu após o quarto gol por opção de Mancini. Jogo ganho, o técnico preferiu se proteger de não ter que perdê-lo para o clássico de segundo. Interessante foi a entrada de Javi Garcia. Kolo Toure estava no banco e vinha sendo o substituto do capitão. Não sei se não entrou por causa do piti contra o Everton ou porque ele estar perto de fazer sua centésima partida (PS: no meu controle ele já passou, mas no caso dele eu tenho dúvidas).

Ele está perto do final do contrato, são os últimos dois meses e alguns jogadores colocam em seus contratos que ganhariam bônus se participassem de determinados números de jogos. É especulação minha porque não encontro uma grande razão para Garcia ter entrado para jogar de zagueiro.

Na nossa briga pela Liga dos Campeões, ganhamos um fôlego hoje com a derrota do Chelsea para o Southampton ( eles ganharam da gente, do Liverpool e do Chelsea nos últimos meses) e com isso estamos a  sete pontos deles, atuais quarto colocados. O Tottenham venceu e está em terceiro. Não há chance do United levantar o título contra a gente.

Ambos os times ainda tem oitos jogos por fazer, com a nossa vitória a diferença se manteve em 15 pontos. Se perdemos na segunda, ficaremos 18 pontos atrás, mas com 21 pontos em disputa. Agora é torcer para que na partida entre Chelsea e United, nessa segunda, a porrada estanque, o United tenha 35 jogadores suspensos e ainda sejam derrotados pelo Chelsea.

Live Blogging - Man City Vs Newcastle

sexta-feira, 29 de março de 2013

EPL # 31 - Man City Vs Newcastle

Enquanto na última rodada do campeonato inglês enfrentamos um time que é uma pedra em nossa sapato, nessa rodada iremos jogar contra um time que nós temos um excelente aproveitamento. Nesse sábado, ao meio com transmissão dos canais ESPN, o Manchester City terá pela frente o Newcastle no Etihad Stadium e nossos adversários pelas vagas direitas na Liga Campeões jogarão fora de casa, pode ser uma rodada para diminuir a pressão na gente.

Além dos jogos serem favoráveis, temos boas notícias em relação aos jogadores contundidos. Yaya Toure não jogou contra o Everton por causa de uma dor de cabeça, mas já está melhor tanto esteve nos jogos da Costa do Marfim pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Sergio Aguero havia viajado para a Argentina para fazer sua recuperação com os técnicos da sua seleção, mas não entrou em campo. Ele voltou para Manchester para continuar a reabilitação e pode estar liberado para o jogo. Parece que o mais provável é que ele comece no banco.

Outro jogador que está liberado, mas parece que foi uma dor de cabeça para o Mancini, é o capitão Vincent Kompany. Ele foi convocado pela seleção belga e o Mancini estava na expectativa dele ir, ser avaliado pelos médicos e voltar, só que isso não aconteceu. Ele ficou o tempo todo concentrado com a seleção e jogou os 90 minutos da segunda partida.

Ele não jogava pelo City há dois meses e foi voltar a jogar pela Bélgica? Concordo com o Mancini. Se os médicos do clube não o liberam, como os médicos da seleção que não estão no dia a dia com ele deixam o Kompany jogar? Pode até ter aguentado o jogo todo, mas será que isso não vai prejudicar o City se a recuperação não ter sido adequado. Achei irresponsabilidade. E acabou caindo parte da culpa nas costas do Kompany. Na entrevista pré jogo, Mancini falou que acreditava que o jogaria iria e voltaria rapidamente.

O Newcastle estará cheio de desfalques, são seis jogadores que não tem condições de jogo. Ou seja, parte da nossa espinha dorsal está voltando, parte do time deles irá ficar de fora e uma partida contra o Newcastle é o oposto de uma contra o Everton, vocês conseguem imaginar outro resultado que não a vitória? Confronto em boa hora para darmos aquelas respirada.

Como falei ontem no post sobre a temporada do City, o time EDS jogou hoje e perdeu mais uma. Dessa vez contra o Crystal Palace em casa, o mais importante foi a participação de John Guidetti, que mais uma vez deixou sua marca, são 5 gols em quatro partidas, ele está muito acima desse nível. O sueco jogou os 90 minutos, pela segunda vez consecutiva, acredito que já possa ser utilizado pelo Mancini na partida contra o Wigan em casa no dia 17. As outras duas são contra o United e o vencedor da partida entre o Chelsea e United pelas quartas de final da FA Cup. O jogo será nessa segunda feira, ao meio dia.

Meus palpites para o bolão:


Arsenal 3 v 0 Reading
Aston Villa 1 v 2 Liverpool
Everton 1 v 0 Stoke City
Fulham 1 v 2 QPR
Manchester City 4 v 0 Newcastle X
Southampton 1 v 2 Chelsea
Sunderland 1 v 2 Manchester United
Swansea City 1 v 1 Tottenham
West Ham 2 v 0 West Bromwich
Wigan 2 v 1 Norwich

JOGADORES RELACIONADOS PARA O JOGO:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Kompany, Lescott, K Toure, Nastasic, Kolarov, Clichy, Milner, Nasri, Sinclair, Y Toure, Barry, Garcia, Silva, Tevez, Aguero, Dzeko, Razak.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Balanço Manchester City - parte V

Esse será o último post sobre o Balanço do City nessa temporada. Dessa vez o foco será a divisão de base, como foram pouco aproveitados e de jogadores que poderão ser tornar estrelas do time profissional do Manchester City nos próximos anos.

Desde da aquisição e mudança de objetivos do City, não foi possível dar tantas chances para os jovens da base do time e mesmo com os objetivos sendo alcançados, nós não vemos eles terem oportunidades, a maior parte acaba emprestada para times de divisões menores. Há algum tempo eles poderiam alcançar o time profissional mais facilmente, hoje em dia, com a competição tão acirrada com jogadores de tanta qualidade, muitos irão tornar-se profissionais do futebol em outro time, bem provavelmente em times da segunda e terceira divisões.

Nessa temporada apenas dois jogadores tiveram o gosto de fazer a estreia pelo time principal, até o momento: Jeremy Helan e Marcos Lopes. O primeiro está com 20 anos foi emprestado ao Sheffield Wednesday da segunda divisão e tem participado dos jogos. Já o português é mais novo, 17 anos, e faz parte do time EDS do City, mas já foi escolhido por Mancini para completar o banco quando houve necessidade.

Mais três jogadores da base entraram em campo esse ano: Abdul Razak, Karim Rekik e Denis Suarez, isso sem contar o Micah Richards, único jogador sobrevivente da base do período de vacas magras. Mas se somarmos todos os minutos dos cinco em campo, não devem passar de 180 minutos. Muito pouco para podermos observá-los. Talvez isso possa mudar nos jogos finais da Premier League, se o time conseguir se classificar logo para a Liga dos Campeões.

Razak e Suarez estão no City, o marfinense participa do time principal e o espanhol joga partidas do time EDS, o que pode estar atrapalhando o desenvolvimento dele porque com 19 anos, eu entendo que já era para ele estar participando do treino de um time profissional, não necessariamente do City, ele poderia ser emprestado para ganhar experiência que não terá nessas partidas de base, como acontece com o Rekik.

O holandês é capitão da seleção da sua faixa etária e está no segundo empréstimo em um time da segunda divisão, dessa vez com o Blackburn. Ele foi muito bem no anterior e parece ter futuro no clube, ainda mais com as mudanças que irão acontecer na nossa zaga após o final da temporada e ele deverá ser bem aproveitado pelo Mancini.

Outro jogador que pode ter futuro no City é o atacante John Guidetti. Quando foi emprestado para o Feyenoord em 2011, ele teve uma média de gols de quase um por partida, 20 em 23 partidas. Tudo bem que a liga holandesa é mais fraca, mas foi bem. Jogadores como Van Persie, Ibrahimovic e Luis Suarez jogaram na mesma liga e tiveram médias parecidas com a do Guidetti. O problema que antes do final dessa temporada na Holanda, ele sofreu um problema sério na perna e está voltando agora a jogar.

Ele atua no time EDS para ganhar ritmo de jogo e parece que o nível dessa competição está abaixo dele. Em três partidas, ele já foi as redes 4 vezes. Amanhã terá um jogo contra o Crystal Palace, tem boas chances de marcar, isso se Mancini não quiser aproveitá-lo na partida de sábado contra o Newcastle.

A base do City ainda tem um grande caminho para trilhar. Nas duas principais competições que nós jogamos, NextGen Series e Premier League sub 21, o time está muito atrás dos seus rivais. No torneio europeu caiu na primeira fase pela segunda temporada consecutiva e no inglês está na quarta posição do grupo da repescagem. Já li que a gente joga essas competições com jogadores de idade bem inferior ao limite, pode ser essa a nossa dificuldade.

Há um plano na diretoria para o desenvolvimento dos próprios jogadores e falam que a dupla de gestores que veio do Barcelona ajudará nesse trabalho. O processo já começou com a contratação de jogadores de várias nacionalidades e para 2014-15 a Academia de Futebol do City será aberta, com a expectativa de se tornar um centro de excelência para formação de jovens talentos.

Se tivesse que fazer uma previsão de jogadores que irão vingar no City, eu apostaria no Rekik e Guidetti. Tenho quase certeza que o sueco será usado como terceiro ou quarto atacante na próxima temporada. O Razak não parece que adiciona muito no elenco e o Suaréz, se não for utilizado rapidamente, vai se emputecer e procurar outros ares. Ele já deu uma entrevista dando essa deixa.

Marco Lopes e Jose Pozo, um meia espanhol criativo, ainda tem um tempo de base antes de pensarem em se tornarem habitueis do time principal. E 95% do elenco atual da base nunca usará a camisa do City em partidas profissionais.  Quem sabe essa minha expectativa não mude no futuro e o Manchester City entre em campo com 100% de pratas da casa.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Balanço do Manchester City - parte IV

Depois de falar das nossas participações em todas as competições em 2012-13, vou dar minha opinião de um assunto que para muitos foi o grande responsável para nossa temporada aquém do esperado: o mercado de transferências.

Logo após a conquista do título, foi realizada uma entrevista com o presidente do Manchester City, o Khladoon Al Mubarak onde ele dava declarações sobre a nossa campanha vitoriosa, do trabalho do Mancini, comissão técnica e jogadores. Ele aproveitou e falou de como o time iria se reforçar, pensava em contratar mais dois ou três jogadores, aproveitar a base campeã. Acredito que muitos achavam que era isso que o City deveria fazer, me incluo nisso, não havia necessidade de mais gastos altíssimos.

Se especulou durante a janela de verão que Mancini tinha dado uma lista A de jogadores para o então responsável pelas transferências, Brian Marwood, e o técnico queria que essas contratações fossem resolvidas rapidamente para usar esses atletas na pré temporada e entrosar o time. Mas isso não aconteceu, nem a tal lista nem as contratações antes do começo da temporada. Apenas Jack Rodwell não foi contratado no dia do fechamento da janela.

Pelo o que eu li a lista A continha jogadores como Robin Van Persie, Eden Hazard, Daniele de Rossi e Javi Martinez. Todos esses jogadores estavam na lista de vários clubes também, bons jogadores tem concorrência para comprar e o City não contratou nenhum deles. 

No caso do Van Persie, o City procurou ele logo após o final do campeonato. Era o último ano de contrato dele no Arsenal, então o City ofereceu o valor que o time de Londres queria e um salário de £ 300 mil por semana, isso é especulação. Mas não foi adiante e ele foi parar no United. O Arsene Wenger deu uma entrevista onde afirmava após a saída do holandês que o RVP preferia jogar no United ao City, então não iria haver dinheiro no mundo que o fizesse mudar de ideia. É importante lembrar que a gente já tinha no elenco 4 atacantes TOP: Aguero e Tevez faziam uma dupla sensacional, Dzeko, que começava a maior parte dos jogos no banco, foi nosso vice artilheiro e Balotelli tinha acabado de fazer um excelente Eurocopa. 

Para mim não valia a pena trazer o Van Persie, eu preferia contratar um jogador de criação. Tínhamos, como falei, 4 matadores no elenco, só que tudo desandou ofensivamente em 2012-13. Eu acreditava nesses quatro jogadores, olhando agora, depois da obra feita, eu gostaria muito de ter o Van Persie no time.

O Hazard, o City também procurou logo, achei um comentário meu do dia 22/05/12 onde falava que o belga fazia um c* doce para decidir seu futuro e iria escolher dinheiro aos títulos. Ele deu várias "pistas" no seu Twitter, que iria jogar num time azul, que procurava casa na área de Manchester e acabou no Chelsea, porque eles ofereceram um melhor salário. Pelo o que acompanhei dele até agora, o City fez um bom negócio em não contratá-lo. Ele nem de  longe produziu o que ganha, semelhante ao Nasri, mas vale ressaltar que é a primeira temporada dele no Chelsea, quem sabe ele melhore na segunda. Hoje eu estou feliz dele estar lá.

O Mancini queria muito ter o de Rossi no seu meio de campo para ter mais força física nesse setor, mas diz o jogador que preferiu ficar na Roma por amor ao clube, algo louvável, assim como o salário mais alto pago pela Roma na sua história.

O Javi Martinez eu não conhecia, era um cabeça de área  do Atheltic de Bilbao que poderia atuar como zagueiro, assim com o seu xará Javi Garcia, que foi a nossa contratação. Para contratá-lo só era possível se um clube pagasse o valor de £ 35 milhões. O Bayern de Munique teve que quebrar o recorde deles numa transferência, ou seja, nossa concorrência queria muito o jogador. E o City tinha que se preocupar com o nosso balanço financeiro para agradar a UEFA.

Tanto isso é importante que o Soriano deu uma entrevista e destacou que o clube hoje está em "apenas" £ 50 milhões no vermelho e muitos dos gastos são com estrutura de CT e investimento na base.

Dos jogadores que chegaram apenas o Nastasic mostrou condições para jogar no time titular, os outros tantos foram para compor elenco, não elevaram o nível do Manchester City. Erramos nisso, compramos quantidade com pouca qualidade.

Alguns jogadores deixaram o City: o Savic serviu para ser usado como parte do valor na contratação do Nastasic. O Nigel de Jong queria renovar o contrato por um salário mais alto, como ele passaria mais tempo no banco do que no campo, esse aumento salarial não foi bem visto pela diretoria. Uma pena porque a gente sentiu falta dele, ainda mais o começo da temporada, quando ficamos com a defesa muito exposta.

O Adam Johnson, pensando numa participação em Copa do Mundo, queria ser titular e preferiu ir para o Sunderland. Eu acho que ele poderia ter usado isso como uma desafio, lutado para ganhar seu espaço na bola e evoluir, mas parece que foi pelo o caminho mais fácil, ao escolher um time com um elenco mais fraco. Acho que ele errou feio, vai prejudicar a carreira dele.

Mario Balotelli saiu na janela de inverno. Após ser um dos destaques da EURO, ele não repetiu as atuações que teve na seleção italiana no City. Não parecia feliz em Manchester, seu comportamento era um problema e o clube acertou em vendê-lo. Hoje ele está marcando muitos gols pelo Milan e pela Itália porque lá ele se sente em casa. É a vida. O tempo dele tinha se esgotado com o MCFC.

Nosso problema para contratar é porque precisamos controlar gastos, não adianta gastar e não se preocupar com a Fair Play Financeiro. E a diretoria acreditava que era possível manter o título com a base sendo mantida, mas não aconteceu. A defesa do título foi prejudica por isso, mas não foi a única razão, nem acredito que tenha sido a mais importante para a perda do campeonato.

domingo, 24 de março de 2013

País de Gales domina na Inglaterra.

Com essa semana sem jogo do Manchester City até o próximo final de semana e com isso poucas notícias também, dei uma procurada em outras competições e achei algo interessante, pelo menos para mim.
Nesse final de semana foi disputada a final da FA Trophy, um torneio semelhante a Copa da Inglaterra, mas com times a partir da quinta divisão até a oitava. A partida decisiva foi jogada em Wembley, para um público de 35.266 pessoas, entre o Wrexham e o Grimsby Town, ambos os times jogam a quinta divisão e estão na zona de classificação dos play offs para o acesso a quarta divisão.

O grande vencedor foi o Wrexham ao bater nos pênaltis por 4 x 1 após empate no tempo normal e na prorrogação por 1 x 1. O interessante é que eles também são do País de Gales, assim como o Swansea campeão da Copa da Liga Inglesa no mês passado. Foi a primeira visita do Wrexham ao estádio em 149 anos de sua história.

Do time que jogou a final apenas dois jogadores são galeses: o goleiro Chris Maxwell e Robert Ogleby. O campeão da competição tem direito a participar de coisa nenhuma. Só se a UEFA criar alguma competição para o pessoal dessas divisões.

O que realmente importa é o público. Para se colocar 35.266 em um estádio de futebol hoje no Brasil está muito complicado.

sábado, 23 de março de 2013

Balanço do Manchester City - Parte III

Na continuação da retrospectiva sobre a temporada 2012-13 do Manchester City vou falar sobre o nosso desempenho nas Copas, após ter escrito post sobre a Premier League e a Liga dos Campeões.

A temporada na Inglaterra começa com o jogo da Supercopa da Inglaterra entre o vencedor da Premier League, City, e o campeão da Copa da Inglaterra, o Chelsea. Esse partida costuma ser jogada em Wembley, mas por causa dos Jogos Olímpicos em Londres foi transferida para o campo do Aston Villa em Birmingham. Além dos jogos, esse foi ano de Eurocopa e muitos jogadores do nosso time começaram a pré temporada mais tarde e não participaram desse jogo.

Na Supercopa anterior, nós enfrentamos o United e perdemos por 3-2 após estarmos na frente por 2-0 e nos minutos finais Kompany perdeu a bola para Nani marcar o gol da vitória, então para mim e acredito para muitos torcedores do City ficou um gosto amargo da derrota. Eu não considero apenas um amistoso de luxo, gostaria de sempre participar e vencê-lo. Claro que uma derrota não significa o fim do mundo e precisamos de mudanças radicais.

Mancini começou o jogo no 3-5-2 e enfrentamos dificuldades. O Chelsea saiu na frente com Fernando Torres, mas a alegria deles durou muito pouco porque dois minutos depois Ivanovic deu um carrinho violentíssimo no Kolarov e tomou cartão vermelho direito. Só com um jogador a mais o time conseguiu jogar melhor.

E no segundo tempo fizemos nossos 3 gols no intervalo de 12 minutos, com Yaya, Tevez e Nasri. O Chelsea descontou num lance bumba meu boi e ganhou aquela empolgação natural, mas não conseguiram produzir muita coisa e levantamos o escudo de campeão com Yaya sendo eleito o melhor em campo.

O próximo desafio de Copa seria a partida pela Capital One Cup em casa contra um problemático Aston Villa. Eu acho uma boa competição para o técnico dar uma chance para os jovens da base. Só que eu não a ignoro, acho que podemos colocar um time forte, muitas vezes que não treina junto, com alguns jogadores jovens, como foi o caso dessa partida.

Denis Suarez e Abdul Razak começaram a partida entre os titulares com George Evans, Jeremy Helan e Luca Scapuzzi no banco. E parecia que a coisa ia já que abrimos o placar aos 27 com Balotelli e voltamos a ficar a frente com Kolarov aos 64 minutos, mas infelizmente o Villa conseguiu o empate, o jogo foi para a prorrogação e eles fizeram mais dois gols. Helan ainda fez sua estréia no time principal na segunda parte do tempo extra. Gostaria e acho que o time poderia ter avançado mais. Na próxima edição Mancini tem que continuar essa mistura, acho que foi uma fatalidade.

A Copa mais importante da Inglaterra ainda está acontecendo. Na FA Cup estamos na espera do vencedor entre Chelsea e Man United para saber quem enfrentaremos na semi final da competição em Wembley no dia 14 de abril, um domingo. Essa partida deles será em Londres, na segunda feira, 1º de abril.

A nossa campanha é irrepreensível. Ok, o sorteio foi muito favorável para a gente, até agora só enfrentamos um time da primeira divisão, e esse foi logo fora de casa, e os outros três, times da segunda divisão em Manchester, mas fizemos nossa parte e avançamos sem precisar de replay e sem tomar gol algum nessas quatro partidas.

Mancini está colocando força máxima e deu poucas chances para os jovens. Só o Abdul Razak e Marcos Lopes entrarem em campo, sendo que o luso brasileiro aproveitou e deixou um gol na partida contra o Watford. Duvido muito que se chegarmos na final, mais algum será aproveitado nos dois jogos restantes. O City está levando, como sempre levou, muito a sério a Copa da Inglaterra, que poderá ser a salvação da temporada.

O City ainda poderá igualar uma marca de 110 anos: poderá ser o primeiro time a se sagrar campeão da Copa da Inglaterra desde o Bury em 1903 sem sofrer gol! Se vencermos e sem tomarmos gols a semi final acredito que 80% da tarefa estará completada. Essa vai ser a partida do título porque do outro lado temos Wigan Vs Milwall, um luta para não cair e outro já está na posição intermediária da segunda divisão.

Gosto muito do sistema de sorteios de Copa na Inglaterra, acho que torna um atrativo maior para o competição, sabendo que podemos ter grandes jogos ainda nas fases iniciais o que acaba ajudando times menores que podem avançar e ganhar mais dinheiro com premiação, bilheteria e, quem sabe, com TV.

Caímos por azar na Copa da Liga Inglesa, entretanto estamos com tudo na Copa da Inglaterra. Seja quem for nosso adversário na semi final, temos condições claras de avançar a final ainda mais se não tivermos desfalques como Yaya, Kompany e Aguero. Estou acreditando que iremos repetir 2010-11!

terça-feira, 19 de março de 2013

Balanço do Manchester City - Parte II

Na primeira parte dessa minha retrospectiva do Manchester City comentei sobre a nossa temporada na Premier League, como nós caímos em relação à passada. Agora falarei sobre a segunda mais importante competição que participamos nesse ano: a Liga dos Campeões.

Essa foi nossa segunda participação na Liga e novamente ficamos na fase de grupos do torneio. Quando a gente analisa o nosso grupo, para mim é aceitável não avançar a fase de mata-mata, afinal só havia campeão nacional na nossa chave: Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax. Mas a maneiro de como isso aconteceu foi patética. Comparativamente foi pior que na nossa primeira vez.

Em 2011-12, éramos ingênuos, inexperientes ( o Málaga também é e está nas quartas de final, mas vida que segue) e fomos sorteados num grupo que foi classificado do Morte porque o City estava no pote nº 3, ou seja, para onde tivéssemos sido sorteados, o grupo teria essa alcunha. Jogamos contra o Bayern, Villarreal e Napoli. Eu tinha esperança que iríamos avançar, mas ficamos em terceiro lugar e jogamos a Liga Europa, apesar de termos tido uma pontuação alta. Eu acho que vale a pena falar dessa pontuação.

Em seis jogos, o City fez 10 pontos, ficamos atrás do segundo colocado por um ponto, mas vamos analisar esses pontos. Foram 3 vitórias, duas contra o Villarreal, clube que terminou rebaixado para a segunda divisão da Espanha no final daquela temporada e sempre esteve na metade de baixa da tabela, logo uma baba não? E uma vitória sobre o time B do Bayern em Manchester na última rodada da fase de grupos. O ponto restante vem de um empate contra o Napoli, também em casa, na nossa estréia na competição.

Fazendo uma análise fria dos números, eu entendo que não fomos tão bem assim. Vencemos quem éramos obrigados a vencer e não conseguimos arrancar pontos dos nossos adversários na luta por uma das duas vagas. Ficamos em terceiro lugar no grupos, jogamos a Liga Europa e caímos nas oitavas para o Sporting de Portugal. Para fazer uma comparação, Tottenham e Newcastle estão jogando a atual edição da Liga Europa e estão nas quartas de final.

Em 2012-13, eu acreditava que essa nossa ingenuidade já teria desaparecido e poderíamos avançar, mas aí veio o sorteio e o grupo fazia jus ao nome do torneio com os campeões da Espanha, Inglaterra, Alemanha e Holanda. Aí pensei: nós somos os campeões ingleses, vamos ter que nos impor! Ledo engano. Em termos de pontuação, fomos ridículos com apenas 3 pontos, todos em empates dentro de casa e ficamos na lanterna do grupo, sem o prêmio de consolação da Liga Europa.

Eu acho que vi todos os seis jogos, não me lembro, mas fomos inferiores em todas essas partidas, os outros times pareciam coisas de outro mundo. O City não conseguia se impor, mudava esquema tática, jogador e éramos dominados pelos adversários. Tomamos aula de futebol e saímos com o rabo entre as pernas.

Quero deixar claro que não havia expectativa minha de sermos campeões na primeira vez que jogamos a Liga e levarmos o bi na segunda, mas os resultados estão muito aquém do que eu e qualquer torcedor racional do Manchester City esperávamos. Nós já jogamos 12 partidas e nosso retrospecto é o seguinte:

3 vitórias, 4 empates e cinco derrotas com 16 gols a favor e 17 contra. Não acho que há muita defesa para esses números. E para aqueles que já estão na esperança de uma boa terceira temporada, eu não gostaria de ser o portador dessa notícia, mas, se nos classificarmos para a Liga dos Campeões 2013-14, deveremos ficar no pote 3, mais grupo da Morte para a gente. O terceiro em três anos. 

Com uma possível classificação para qualquer competição européia, será o quarto ano seguido que jogaremos não apenas os torneios domésticos e até agora fomos mal nos três anteriores. É mais uma chance para o Mancini provar sua capacidade. Na época do Inter de Milão, mesmo com bons elencos, ele não consegui passar das quartas de final. Acho que fica claro que ele tem que mudar a forma como ele aborda essas competições já que não consegue resultados.

No próximo Balanço, escreverei sobre nossa participação nas Copas Inglesas.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Curtinhas do Manchester City

- O time EDS do City jogou e perdeu para o Norwich fora de casa por 3-2, com mais um gol contra nos últimos minutos. Eu acho que eles treinam isso porque isso já aconteceu mais uma duas vezes no mínimo. O mais importante não foi o placar, foi John Guidetti que marcou os dois gols do City e jogou os 90 minutos após ficar algumas semanas fora do time. Será que terá espaço na partida contra o Newcastle?

- O jovem Abdisalam Ibrahim, emprestado pelo Man City para um time norueguês, está atraindo atenções de alguns clubes na Europa. Quando voltar para a Inglaterra no meio de cano, discutirá sua permanência com a diretoria e comissão técnica, seu contrato vai até meio de 2014. Ele já foi chamado de novo Patrick Vieira, como muitos;

- Mesmo não jogando com muita frequência, Joleon Lescott foi convocado pelo técnico da seleção inglesa, após vários defensores serem desconvocados por lesões;

- Especula-se na internet, vários sites de jornais, que o Manchester City planeja uma mudança radical no elenco, com até 11 jogadores serem dispensados ou vendidos no final da temporada. Mesmo mantendo uma espinha dorsal, se isso acontecer não é para termos muitas esperanças porque esses novos jogadores vão precisar de tempo para se entrosarem;

- Não sei porque, mas essa notícia apareceu no site do Daily Mail na parte relacionadas a notícias de outros sites: o Manchester City perdeu para o Portsmouth por 2-1 em 11 de março de........2006!

De lá para cara nós fomos comprados duas vezes e eles algumas também, só que nós crescemos e lutamos por títulos, eles entraram nos espiral negativa e hoje lutam para não cair para não cair para a quarta divisão.

O curioso é são as escalações. Pelo lado do City, apenas o Micah Richards continua com o clube. Já pelo Pompey, Andres D'Alessandro era titular. Alguns dirão que ele também entrou numa espiral decadente.

Link: http://www.portsmouth.co.uk/sport/pompey/pompey-2-manchester-city-1-1-4908722

domingo, 17 de março de 2013

Balanço do Manchester City - Parte I

Temos mais dois meses para o final da temporada 2012-13 e acho que posso afirmar que o Manchester City deu alguns passos atrás nesse ano, não houve evolução em relação ao campeonato inglês passado quando fomos campeões.

Ainda temos nove rodadas para o final da Premier League, mas já sabemos que não será possível alcançar a pontuação de 89 pontos, os mesmos pontos que nos deram o título naquele 13 de maio. Matematicamente ainda podemos passar o United, basta apenas que vençamos todas as nossas partidas, inclusive um Derbi em Old Trafford, e eles só façam 11 pontos de um total de 27, bem menos que a metade. Eu ainda acreditava que poderíamos tirar os 12 pontos, nós vimos o que conseguimos na última temporada, mas depois desse final de semana devemos focar na nossa classificação para a próxima Liga dos Campeões.

A nossa diferença para o primeiro fora da zona de classificação, o Arsenal, é de nove pontos e diferença do saldo de gols de somente 2 a nosso favor. E eles tem dois grandes desafios pela frente, como a gente: Everton e Man United. Enquanto enfrentaremos o Man United e Tottenham, com o time de Londres também na briga pela vaga na Champions. Ou seja, é possível acreditar que essa vaga está em nossas mãos para perdê-la. Infelizmente partidas fora de casa ultimamente tem sido um problema para a gente: Southampton e Everton são provas disso. Atuações ruins assim podem dar esperança para um possível cachorro morto.

Chelsea e Tottenham estão mais perto da gente, quatro e cinco pontos de diferença, respectivamente. Perder para um dos dois a segunda posição não faria muita diferença, já que o segundo e terceiro colocados se classificam diretamente para a Liga, só recebe menos dinheiro de premiação e orgulho será ferido ser cairmos para terceira posição. O quarto já tem que alongar sua temporada em mais dois jogos e corre o risco de ficar de fora do torneio se perder nos play-offs, opção que não está nos planos da diretoria, comissão técnica e jogadores do City.

Perder o campeonato inglês é normal? Sim, não é possível ganhar todo o ano, bem que gostaríamos. O que os torcedores do City devem estar nervosos foi a forma de que perdemos esse título: estamos tomando um banho do United. São quinze pontos de vantagem, os caras não estão nem em nossa alça de mira. Só podem estar em condições de serem atingidos se o Mancini meter um migué à lá Kim Jong-Un e falar que tem misseis balísticos intercontinentais para acertá-los

Não acho que nós temos um plano B quando o adversário domina o meio de campo. Ficamos perdidos e saímos jogando com bicões para a frente. Nosso elenco é bem capaz de fazer coisa muito melhor. O Mancini tentou um 3-5-2 que não deu certo no nosso time. Aquela partida contra o Ajax em Amsterdam, quando o Mancini mudava a tática da equipe e deixou os jogadores confusos, para mim mostra a falta de treino para outras opções, de responder ao posicionamento do adversário.

Adversário quando se fecha atrás também se torna complicado. Ficamos trocando passes laterais, não temos jogadores que atuem até a linha fundo no elenco. Essa situação me lembra muito o Brasil do Dunga: jogo em casa era um tédio danado e nada produtivo.

O importante agora é se concentrar nesses nove jogos finais, teremos um bom jogo pela frente quando o campeonato retornar, Newcastle em casa, vamos vencê-los e secar para que nossos perseguidores deem aquela tropeçada e ficarmos mais tranquilos até maio.

Esse foi o primeiro post sobre a nossa temporada e ao longo dessa semana de datas FIFA falarei de outras competições, transferências, divisões de base. Qualquer coisa para discutirmos o que podemos ter errado e feito melhor.

sábado, 16 de março de 2013

Bye, Bye, bi campeonato.

Acho que a partir da temporada que vem, a Premier League pode fazer um favor para o Manchester City e Mancini: cancela nossa partida no Goodison Park, dá os três pontos para eles e a gente ganha uma data a mais para descansar porque é o quarto ano segundo que saímos derrotados de lá. Placar final 2-0 e acho que foi a pá de cal na nossa pretensão de conquistarmos o bi campeonato.

Como já era previsto, o City teve muitas dificuldades para sair jogando hoje. Sem poder contar com Kompany, Yaya e Aguero, o time sofreu na mãos do Everton. Tivemos uns 5 a 10 minutos bons na primeira etapa, mas fomos dominados pelo time da casa. Eles foram para o vestiário com 1-0, só que para nossa sorte, o bandeira anulou um gol legal deles, bem difícil a decisão, pelo menos foi para o nosso lado.

No começo do segundo tempo, o juiz acertou na expulsão do Piennar e o que Mancini fez? Esperou 8 minutos para fazer uma substituição para tornar o time mais ofensivo! A gente estava perdendo, os caras com um a menos. Tinha que aproveitar o momento até eles se arrumarem ou coisa do gênero, mas o nosso treinador tem TOC e só pode trocar após os 70 minutos de jogo.

E o Everton faz a parte dele, fechou atrás e saiu nos contra ataques. Tivemos duas boas chances cara a cara com Milner e Zabaleta que o goleirão Mucha salvou os caras. A gente deveria ter pressionado mais, eu achei pouco, o time apresentou pouca vontade de vencer a partida. E não houve tentativa do banco de mudar isso. Resolveu esperar até os 84 minutos e colocar o time mais para frente. Kolo Toure foi um dos que saíram na substituição dupla e não gostou mesmo.

Tirou a camisa ainda no campo de jogo e foi correndo para o vestiário. Sem necessidade disso, desses ataques de pelanca, era uma mudança óbvia e ele vinha sendo utilizado com frequência pelo Mancini e fazia boas partidas. Vai servir para explorarem a uma possível tensão que há nos nossos vestiários.

O juiz errou claramente num lance. O Tevez chutou e Fellaini tirou com o braço dentro da área. Foi dado apenas falta em boa posição para o Kolarov mandar na barreira. Na contagem dos erros, foi um para cada lado, o fator mais importante para a nossa derrota foi o nosso time mesmo.

O Manchester City não tem mais como alcançar os mesmos 89 pontos da temporada campeã e o United tem tudo para abrir 15 pontos de vantagem daqui a pouco, quando enfrentará o Reading. Agora restou para os dois times de Manchester a briga pela Copa da Inglaterra. O United fará duas partidas em dois dias, uma pela Premier contra o Sunderland e o replay contra o Chelsea. Acho que o Ferguson poupará no campeonato para ir com tudo na Copa.

Live Blogging - Everton Vs Man City

sexta-feira, 15 de março de 2013

EPL # 29 - Everton Vs Man City

A vigésima nona rodada do campeonato inglês tem tudo para ser mais uma rodada favorável ao Manchester United contra o City na briga pelo título. Enquanto eles enfrentam o Reading, vice lanterna e com mudança de treinador, em casa, nós temos aquele indigesto encontro anual com o Everton em Liverpool, no sábado de manhã. A partida começa às 9:45 com transmissão da Fox Sports. Péssima hora para enfrentar os Toffees no Goodison Park.

Ao final dessas duas partidas de amanhã, poderemos ter uma vantagem, realística, de 15 pontos pró United com nove jogos para serem realizados. Fora o primeiro critério de desempate: saldo de gols. Eles tem 10 a mais que a gente, ou seja, não podemos pensar em apenas tirar 12 pontos, teremos que focar em 13 pontos. Ano passado ganhamos assim a Premier League.

Como eu havia noticiado aqui na quarta feira, o Sergio Aguero está na Argentina realizando o tratamento do seu joelho com os médicos da seleção e está mesmo fora do jogo contra o Everton. A previsão de volta é contra o Newcastle após a parada para jogos da data FIFA. Não sei se isso vai acontecer, nosso departamento médico está deixando a desejar nesse ano. Jogadores estão sendo liberados, mas voltam pouco tempo depois para o DM. A nossa sorte é a recuperação de Tevez nesse final de temporada.

Depois de passar uns jogos sem marcar gols, mas ajudando o time com passes decisivos, o Apache voltou a balançar as redes e em nossas últimas quatro partidas, ele fez seis gols para assumir a liderança na artilharia da equipe. Contra o Barnsley, além de gols, Tevez deu assistências para Kolarov e David Silva. Com nossas opções de ataque reduzidas, vamos precisa demais dele amanhã. Vale lembrar que só temos dois atacantes aptos no elenco no momento: Tevez e Dzeko.

Mais uma vez Vincent Kompany não irá jogar, com esperanças dele voltar contra o Newcastle. Como eu já disse algumas vezes, essas lesões nas suas panturrilhas são bem mais complicadas do que o clube deu a entender. Será a oitava partida seguida que o capitão não está disponível para o jogo. Contra o Southhampton, ele ficou no banco, mas tenho certeza que foi porque o Tevez não pode jogar naquele confronto por algum problema na família.

Eu acho que para amanhã, Mancini restabelece Milner de volta ao time titular no lugar de Nasri, que fez uma  partida muito simplória pela Copa da Inglaterra. Na minha visão daria para ele ter produzido mais contra o adversário bem fraco, mas a reclamação da torcida e de Mancini é dele não se esforçar em campo, ele entra no jogo sempre com um ar blasé. Pelo salário que recebe, tem que colocar um pouco, quase nada, de vontade nas partidas.

Pelo lado do Everton, Tim Howard e Phil Jagielka estão fora do jogo. E o Tony Hibberts com problema na panturrilha pode ficar de fora do restante da temporada. A última partida deles foi a eliminação em casa para o Wigan, 3-0, na Copa da Inglaterra. Ainda há chance de jogarem a Liga dos Campeões, estão sete pontos atrás do Chelsea, mas a Liga Europa é mais realística para eles, com o Arsenal a apenas dois pontos na sua frente.

Teremos Live blogging para esse jogo. Começará por volta das 9:15.

E quando o assunto é o bolão Skyblues Brasil, a coisa está degringolando e o Luciano abre vantagem a cada rodada. Já se houve gritos de "é campeão", tímidos é verdade, no Sul do país. Só para deixar claro: avalanches estão proibidas nesse blog! Esses são meu palpites:


Aston Villa 1 v 2 QPR
Chelsea 3 v 0 West Ham X
Everton 1 v 2 Manchester City
Manchester United 5 v 0 Reading
Southampton 1 v 2 Liverpool
Stoke City 1 v 1 West Bromwich
Sunderland 2 v 0 Norwich
Swansea City 1 v 1 Arsenal
Tottenham 3 v 1 Fulham
Wigan 1 v 0 Newcastle

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, K Toure, Nastasic, Lescott, Kolarov, Clichy, Milner, Sinclair, Silva, Y Toure, Barry, Garcia, Nasri, Tevez, Dzeko, Razak.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Notícias do Manchester City

- Péssimas notícias em relação ao Sergio Aguero. Ele está com um problema no joelho e postou no seu Twitter que ele está se tratando na Argentina com os médicos da seleção e com um do City. Como hoje é quarta feira, acho muito improvável que ele jogue contra o Everton no sábado. Uma viagem longa assim não vai fazer bem ao físico dele se voltar para o jogo;

- Boas notícias quando o assunto é Jack Rodwell. A expectativa é dele voltar a jogar após a parada internacional, pode ser contra o Newcastle em Manchester. Pessoalmente sou a favor dele jogar apenas na próxima temporada. Muitas contusões esse ano. Ele voltou contra o Chelsea e na segunda partida não aguentou 20 minutos em campo. Melhor o DM do City analisar melhor seu estado físico;

- A partida entre Chelsea e Man United já tem data para acontecer. Será na segunda feira dia 01 de Abril em Londres. Os dois time irão jogar no dia 30 de março pelo campeonato inglês. O vencedor desse confronto será o mandante da partida contra o City. Não está definida a data desse jogo, 13 ou 14 de abril. A TV inglesa irá escolher a data;

- A outra semi final acabou de ser definida. O Milwall foi até Blackburn e bateu o time da casa por 1-0, gol de Shittu, e irá enfrentar o Wigan. É quase certo do vencedor dessa partida jogar a próxima Liga Europa, só depende do Chelsea, que vai entrar numa maratona de jogos e vai ter que focar em alguma competição. Acho a Premier League mais importante para poder se classificar para a Liga dos Campeões;

- O Málaga avançou às quartas de final da Liga dos Campeões, graças ao atacante emprestado do City, Roque Santa Cruz. Ele fez o segundo gol da vitória por 2-0 sobre o Porto, o alvo do City, Isco, fez o primeiro. Interessante é que o time espanhol foi punido pela UEFA e não poderá participar das próximas competições europeias por problemas de pagamento para funcionários. O campeão da Liga dos Campeões tem vaga garantida na competição na próxima temporada. Acho que vou torcer para Málaga ser campeão para ver o que vai acontecer.

- Hoje um boato assombrou a Europa. Parece que o jornal tradicional The Times caiu numa pegadinha de um site francês sobre a criação de uma Liga dos Sonhos do Futebol. Todo o dinheiro sairia dos bolsos dos xeques do Qatar, país que será a sede da Copa do Mundo de 2022, numa escolha bem questionável.

Como funcionaria essa Liga? Teríamos 16 times fixos, o Manchester City era um deles, e oito convidados. Seria jogada no meio do ano de 2015 com intervalos de dois anos em cada edição, verão no hemisfério norte, no Qatar com temperaturas altíssimas, mas os projetos dos estádios e vias públicas teriam climatizadores para diminuir o calor. O mais absurdo desse torneio é a premiação que cada equipe receberia por participar: £ 175 milhões!

Tudo seria bancado pelo Qatar com o objetivo de transformar o país em um potência: os clubes teriam Centros de Treinamentos e até museus individuais. Isso assunto durou algumas horas na Europa até a Federação Catari desmentiu a informação. O jornalista do The Times Oliver Kay que trouxe a notícia está dizendo que não foi desse blog que ele obteve essa informação e que esse projeto realmente existe.

Se isso for verdade, ferrou. Imagine alguns times receberem um valor desse, sua ligas nacionais acabam! Hoje já não há muita competitividade nos campeonatos nacionais. Um time começando com £ 175 m a mais que seus concorrentes poderá jogar 10 partidas a menos que irá ser campeão com sobra.

Se esse mostro existir eu sou contrário, mesmo com uma possível participação do Manchester City na panelinha. As federações, ligas e times têm que pensar formas de equilibrar seus campeonatos para não ocorrer monopólio, duopólio ou oligopólio, mas sim competições com mais postulantes aos títulos!

terça-feira, 12 de março de 2013

Tem gente que insiste em clichês!

Hoje navegando no site da globo.com, entrei na parte relacionada ao futebol inglês, longe de ser o melhor local para informações do Manchester City, mas não sou um cara preconceituoso. Uma matéria sobre o Fair Play Financeiro me chamou a atenção. Fui ver se tinha alguma novidade para aumentar meu conhecimento sobre o assunto, só que foi uma bela perda de tempo. Para aqueles que quiserem ver a matéria, aqui segue o link: http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/03/lei-do-fair-play-financeiro-nao-deve-vingar-na-europa-diz-jornalista.html

Duas informações passadas pelo jornalista Marcelo Barreto me deixaram bem puto. A primeira é sobre os gastos com o salário do Manchester City. Segundo ele, o City gasta 114% do que arrecada com os salários. Uma coisa a se dizer que isso não se resume a apenas salários dos jogadores, inclui os salários de todos os funcionários do clube e custos sociais gerados pelos salários. Essa informação é desatualizada, se refere a arrecadação ( £ 153.200 milhões) e salários ( £ 173.977 milhões) com o ano fiscal terminando em maio de 2011.

No relatório mais recente, ano fiscal terminando em maio de 2012, divulgado pelo clube houve uma queda drástica nesse percentual, caiu para "apenas" 87%. Vinte sete pontos percentuais é uma boa diminuição. Apesar de um aumento nos gastos com salários, o clube consegue arrecadar muito mais, receita ( £ 231.100 milhões) contra salários (£ 201.789 milhões). Essa informação errada passada pelo jornalista acaba se tornando uma verdade universal e nós torcedores do City bem informados vamos sofrer preconceito daqueles não tem a menor ideia do que acontece no nosso clube.

A outra informação dada pelo Marcelo Barreto é essa cretinice sobre ser brinquedo de milionário. Li no blog do Ancelmo Gois que o Barreto foi para Manchester assistir a eliminação do United pelo Real Madrid. Obviamente ele não foi a Manchester, deve ter ido à Grande Manchester, porque se tivesse no coração da cidade, teria visto o grande canteiro de obra perto Etihad Stadium onde está sendo construindo o centro de treinamento profissional e da base do Manchester City.

Quem compraria um clube, gastaria milhões em algo permanente como um CT e resolveria cair fora de uma hora para outra? Daqui a seis meses a aquisição completará cinco anos e ainda chega alguém com esse papo que tudo pode acabar de repente e o clube ficar na rua da amargura. Reconheço que há muitos casos desse tipo, como o Portsmouth, mas sei que o Manchester City já passou desse estágio. O time está se fixando na elite europeia com uma quase certa terceira aparição seguida na Liga dos Campeões.

Quando quiserem falar do City, eu aconselho a alguns jornalistas pararem e estudarem o caso para não caírem erroneamente nesse clichê que cerca o nosso time.

domingo, 10 de março de 2013

Semi Finais da Copa da Inglaterra

Acabou de ser realizado o sorteio dos confrontos pelas semi finais da Copa da Inglaterra, todos os jogos serão realizados em Wembley um no dia 13(sábado) e outro 14 (domingo) de Abril.

O Manchester City terá como adversário o vencedor entre Man United e Chelsea, jogaremos como visitantes. A outra semi final será entre o vencedor de Blackburn e Milwall Vs Wigan.

O replay entre Blackburn e Milwall será nessa semana, dia 13. Agora não sei quando ocorrerá o replay que nos interessa. Nessa semana o Chelsea jogará pela Liga Europa, na próxima será data FIFA. E se eles passarem pelo Steua Bucaresti, as próximas partidas da Liga Europa serão no dia 04 de abril e 11 de abril, ou seja, dias antes da semi final.

Os clubes vão ter que arrumar um jeito muito rapidamente. Talvez acabem jogando no dia 28 de março, após os jogos da data FIFA. Olhando rapidamente é a única data possível. Ou esperam o Chelsea ser eliminado pelo time romeno, isso jogando em Stamford Bridge precisando vencer.

Então como postei ontem, o vencedor da outra semi final terá grandes chances de jogar a próxima Liga Europa junto com o Swansea City.

Depois de alguns sorteios bem tranquilo, esse será o nosso maior desafio na competição, mesmo que joguemos a final, é a semi final onde o bicho irá pegar.

Tomara que a história se repita como 2010-11: semi punk rock, final mais tranquila!

sábado, 9 de março de 2013

Vaga para a Liga Europa via FA Cup

Na temporada que o Manchester City venceu a Copa da Inglaterra, o time havia se classificado para a Liga dos Campeões pelo campeonato inglês e não usou a vaga para a Liga Europa que foi dada para o Stoke City, vice campeão do torneio mais antigo do mundo nessa temporada. E isso pode acontecer novamente nessa temporada.

Se Manchester City enfrentar o vencedor da partida entre o Manchester United e Chelsea, do outro lado teremos o Wigan contra o ganhador de Milwall e Blackburn. Esses três últimos times não tem como se classificar para competições europeias via campeonato, um está muito mal, luta para não cair na primeira divisão e os outros dois estão na segunda divisão.

O United possivelmente já esteja matematicamente classificado para a Liga dos Campeões, está a 24 pontos do quinto com 30 pontos por jogar, e 26 para o último fora da zona de classificação para qualquer competição da UEFA, e deve ter confronto entre esses times que ainda brigam por vaga. O City está muito perto, tem 12 de vantagem para o quinto e 14 para o sexto, temos uma gordura muito boa para queimar ainda. Para o Chelsea a situação está um pouco mais complicada por estar somente 7 pontos do Everton, sexto colocado, mas acredito que eles se classifiquem.

Agora me deu vontade de torcer para que tenhamos um clássico na semi final entre City e United e que Wigan e Blackburn (apenas por causa do Rekik) façam a outra semi final para que um time pequeno possa se juntar ao Swansea City na disputa da Liga Europa. Se reparemos bem, seria 4 times da Grande Manchester com apenas 1 sendo de Manchester!

E tomara que a história repita 2010-11.

Sem dificuldade, City passa para a Semi final

A diferença técnica entre os dois times, Manchester City e Barnsley, falou muito mais alto hoje e goleamos o lanterna da segunda divisão por 5-0 com show de Carlitos Tevez, autor de um Hat-Trick (3 gols numa mesma partida) e uma assistência e meia para o gols de Kolarov e David Silva. Agora é esperar o sorteio ser realizado amanhã.

O jogo foi decidido logo no primeiro tempo, antes dos 35 minutos já vencíamos por três a zero, com os dois gols de Tevez e o de Kolarov. Foi o que eu falei no post do pré jogo: falar que o time que está lutando para não cair para terceira divisão pode fazer jogo duro é querer ser muito politicamente correto. O fato deles estarem nessa posição dá uma ideia muito boa sobre a qualidade deles. E o City nem deu chance para eles respirarem.

Num belo passe de Yaya para Silva, o espanhol chutou, goleiro deu rebote e Tevez completou para as redes. O Yaya é jogador que fica muito pilhado na partida, recebeu um cartão amarelo tolamente por jogar a bola no chão ao não concorda com a marcação do juiz, ele toma muitos desses. Isso tem que ser melhor trabalhado com ele para a gente não perdê-lo para essas bobeiras.

O segundo gol saiu de uma roubada de Dzeko que achou Tevez. O Argentino viu entrando do outro lado da área Kolarov e rolou para o sérvio ampliar a diferença. E o terceiro gol começou nos pés do Kolarov, rolou para o Merlin David Silva que procurou Tevez e esse não perdeu essa oportunidade. A partir daí, o ritmo foi de treino, sumiu qualquer vestígio de vontade pelo nosso lado e pelo lado do Barnsley só havia desânimo.

Quando o quarto gol saiu aos 5 do segundo tempo, o técnico adversário chutou o balde de vez e trocou 3 jogadores. Mancini aproveitou para colocar Sinclair no lugar do Nasri. Eu sempre pedia uma chance para o Sinclair e hoje eu entendi porque ele não recebe nenhuma: fez nada nesses 40 mins. O Adam Johnson é muito mais jogador que ele. Contra um time fraco, a produtividade dele foi baixa e isso vale para o Samir Nasri também. Acredito que os dois estão com os dias contados de vez no City.

Mancini deu uma oportunidade para Razak que entrou no lugar de David Silva após ele completar o placar em 5-0. O marfinense é meio enroladinho, elétrico, mas tem que evoluir muito para começar a pensar em ser aproveitado mais vezes no time principal. A última modificação nossa foi a entrada de Milner que tentou marcar o sexto, mas a bomba dele explodiu na trave e salvou o Barnsley.

A única coisa que me emputeceu mesmo foi o Dzeko não marcar um gol. Vida de atacante é assim: tem que estar sempre marcando. E hoje uma partida tranquila seria bom ele fazer o dele, serve para tirar o uruca que fica em cima. Se lembram do Tevez? Não fazia gols há tantos jogos e marcou contra o Leeds, de lá para cá, ele jogou 4 partidas e fez 6 gols. Está ruim?

Amanhã terá o sorteio para definir quem enfrentaremos em Wembley em partidas que serão realizadas nos dias 13 e 14 de abril. Pouco mais de um mês. Nosso número na bolinha é o 2.


1. Wigan Athletic
2. Manchester City 
3. Manchester United or Chelsea
4. Millwall or Blackburn Rovers

Live Blogging: Man City Vs Barnsley

sexta-feira, 8 de março de 2013

Copa da Inglaterra: Man City Vs Barnsley

Meus colegas Citizens, animados para mais um final de semana de Copa da Inglaterra? Show de bola esse sorteio que deixou tudo favorável para a gente nessa rodada: iremos enfrentar em casa o time mais mal classificado entre todos os oito restantes.  Não tem como imaginar um resultado diferente que não o de vitória com reais chances de goleada. A partida terá transmissão dos canais ESPN no sábado, partir das 14: 15 e esse jogo terá Live Blogging para acompanhar! Sorteio das semi finais será no domingo após Man Utd e Chelsea.

Mancini terá aqueles problemas costumeiros de escalar a equipe para esse confronto. Temos cinco desfalques: Richards, Maicon, Kompany, Rodwell e Aguero. O capitão e o atacante poderão voltar na partida da Premier League na semana que vem O técnico está sendo conservador, e está certo, em não utilizá-los amanhã. Não há necessidade de colocá-los em campo para enfrentar um time da qualidade do Barnsley. Rodwell, Richards e Maicon voltam algum dia aí, sem pressa com eles ainda mais os dois laterais que vão tomar chá de banco do verdadeiro Homem de Ferro, Pablo Zabaleta!

O técnico terá uma importante escolha para fazer para amanhã: manter o esquema das duas últimas partidas ou modificá-lo com a entrada dos dois únicos atacantes logo de cara?Com a contusão de Aguero e a venda de Balotelli na janela de inverno, o City tem apenas no seu elenco dois atacantes, Tevez e Dzeko, não há nenhum indicativo que poderemos ter Guidetti ainda nessa temporada. Ele parou de jogar pelo time EDS e sumiu do Twitter.

Contra o Chelsea e Aston Villa, Mancini colocou o time num 4-5-1 com Yaya chegando a frente par auxiliar o atacante solitário e ele dá resultado quando joga assim, uma descoberta sensacional do Mancini, para jogar assim, Barry voltaria ao time titular e Yaya continuaria a fazer a dupla ou com Tevez ou com Dzeko. Ou o Mancini poderá adotar um clássico 4-4-2, com o bósnio na vaga de Rodwell como aconteceu após a contusão do meio campista contra o Villa.

Há uma outra alternativa que eu não sou muito favorável: Nasri ganhar a vaga de titular e ele e Silva ajudarem o atacante. Eu acho que ele tem que comer algum tempo no banco e mostrar empenho quando for entrar em campo. As atuações dele são ridículas nessas duas temporadas com o City. Teve algum brilhareco em partidas isoladas, como os 20 minutos que ele ficou em campo contra o Newcastle.

Uma certeza de amanhã será a entrada de Pantilimon no gol do time. Mancini está usando os jogos das Copas para dar chance ao romeno e ele ainda não foi buscar a bola na rede nessa Copa da Inglaterra. No jogo contra o Leeds, ele não foi muito exigido e também é provável que não será nesse sábado também.

Nas prévias do jogo, os jornais estão relacionando 19 ou 20 jogadores para essa partida. Eu estava esperando que iríamos ver jogadores da base no banco, mas acho que apenas Razak vai estar a disposição. Hoje o time EDS empatou com o Newcastle e Denis Suarez e Marco Lopes, marcou de pênalti,  jogaram quase o tempo todo. Eles não devem jogar duas partidas em com um pouco mais de 24 horas de descanso entre elas. É uma pena, mas Mancini vai levar muito a sério a Copa da Inglaterra.

Não tenho que falar muito do Barnsley. Na zona de rebaixamento da segunda divisão, o time tem três jogadores conhecidos para mim: Rory Delap, Kelvin Etuhu e Marlon Harewood. Sinceramente, eu entendo que jogadores como David Silva tem que dar aquelas declarações politicamente corretas sobre o perigo de enfrentar um time pequeno, que devemos respeitá-los, essas coisas todas, mas temos que ser honestos: o time deve ser uma draga. Não imagino que o 22º lugar da segunda divisão fará jogo duro contra a gente, eles devem ficar com 11 na área e torcerão que num bicão para a frente aconteça alguma coisa semelhante ao lance do Huachipato contra o Fluminense: trapalhada.

Esse final de semana não é exclusivo de Copa da Inglaterra, haverá partidas da Premier League e a nossa contra o Wigan foi adiada, por coincidência eles também vão jogar pela FA Cup nessa final de semana, contra o Everton no sábado de manhã. Então se tem rodada do campeonato inglês, o bolão não para nesses dias, são seis jogos, prestem atenção:


Liverpool   1 v 2 Tottenham
Newcastle 2 v 0 Stoke City
Norwich  2 v 0 Southampton
QPR    2 v 1 Sunderland
Reading 1 v 1 Aston Villa
West Bromwich 2 v 2 Swansea City

Meu palpite dobrado ficará para um dos quatro que não acontecem nesse final de semana.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, K Toure, Nastasic, Lescott, Clichy, Kolarov, Milner, Sinclair, Silva, Nasri, Y Toure, Barry, Garcia, Tevez, Dzeko, Lopes, Suarez, Razak.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Camisa Vinho Manchester City


Estou vendendo uma camisa original do Manchester City. É a camisa vinho de jogos de fora de casa com os badges dourados de campeão da temporada 2011/12. É uma camisa zero, nunca foi usada, ainda está no saco.

O tamanho é o 42 inglês (47x74 cm (LxA)). O valor é de R$ 175,00, frete zero. Quem quiser comprar, é só entrar em contato pelo e-mail do blog:

blog.skybluesbrasil@gmail.com



segunda-feira, 4 de março de 2013

Vitória magra, mas vitória contra o Aston Villa

Dessa vez não pude ver o jogo, então essas são minhas considerações após acompanhar o jogo via Twitter e ler alguns relatos pós vitória de 1-0, gol de Carlitos Tevez:

- Mancini fez bem em manter o time que venceu o Chelsea na semana passada, a única mudança foi forçada por contusão. Tevez entrou na vaga de Aguero;

- Depois de uma período sem marcar gols, Tevez fez o terceiro gol em três partidas. Com certeza a confiança dele está em alta, mas ainda verei o jogo que Mancini vai deixar ele em campo os 90 minutos. Não sei se ele estava bem ou não, mas toda partida ele é substituído e sempre ele. Isso deixa qualquer um puto;

- Mais uma partida que nossa defesa não sofre gols! Kolo, escolhido o melhor em campo, e Nastasic estão dando conta, e muito bem , do recado. Não sei o que vai acontecer com Kolo e Lescott. O africano está no seu último ano de contrato, talvez possamos renová-lo por um salário mais baixo, ele vem jogando muito bem, já o inglês ainda tem um ano de contrato e com o salário alto que recebe, a diretoria não vai querer mantê-lo para ficar no banco;

- Lado negativo da partida de hoje: as contusões. Aguero não jogou por um problema no joelho no último treinamento e segundo o Stuart Brennan, ele só terá condições de jogo para a partida contra o Everton, ele não enfrentaria o Barnsley. Sobre esse jogo, sou a favor de não utilizar o Kompany, pode ficar no banco se tiver condições, mas a zaga com Kolo e Nastasic está bem, não vale a pena arriscar o capitão nessa partida, essa contusão dele está persistente;

- E falando em contusão continua, o Rodwell teve que sair hoje após vinte minutos com a mão na parte posterior da coxa. Acredito que seja melhor o City encerrar a temporada dele. Procurar um puta especialista para tê-lo em condições para a próxima;

- Por que eu falo para ele parar nessa temporada? Na Premier League estamos muito atrás, não estamos conseguindo tirar a diferença para o United ainda e ao final de cada rodada nossas chances caem. Temos a mesma diferença de 12 pontos para o quinto colocado, ou seja, acho que nossa vaga na Liga dos Campeões está sacramentada. Vamos trabalhar para terminar em segundo lugar e vamos com tudo nessas últimas partidas da FA Cup, no máximo quatro ainda, e nós temos elenco para esses jogos, não seria necessário forçar ninguém;

- No próximo final de semana teremos rodada da Premier League e da Copa da Inglaterra, então não esqueçam de mandar seus palpites.

domingo, 3 de março de 2013

Notas

- O time EDS do Manchester City perdeu para o Reading pelo campeonato inglês sub 21 por 3-0 fora de casa. Já com 5 minutos de jogo, o time estava com 2-0 contra. Boyata, Lopes, Suarez e Pozo eram alguns dos titulares. Lopes e Pozo são mais novos, mas há uma discussão entre os torcedores do City na Inglaterra que é preciso emprestar alguns jogadores para divisão menores, mais precisamente o Denis Suarez para eles ganharem experiência e não estagnarem ao jogar esse tipo de competição.

Atualmente o City está em segundo lugar, três pontos atrás do líder Reading, do seu grupo de repescagem e só o primeiro avança para a próxima fase. Parece que a temporada não está boa para esse grupo de jogadores. Talvez seja momento de refletir sobre a nossa política de base. Parece que só o Rekik, que está no Blackburn, está crescendo;

- John Guidetti poderia ter jogador hoje se não fosse uma pequena contusão, ele não ficou nem no banco. Segundo o pré jogo do site do City, não é nada para se preocupar, coisa normal de que volta a jogar após longos meses parados. Acho que pouco veremos ele em ação nessa temporada, para os últimos jogos ele deve ganhar um tempo no campo. Eu tinha uma expectativa que ele pudesse enfrentar o Barnsley, mas isso parece que não ocorrerá;

- Falando no Barnsley, eles continuam a "boa" campanha na segunda divisão. Ontem perderam em casa para o Bolton por 3-2 e está 1 ponto na frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Antes da partida pelas quartas de final contra o City, eles enfrentaram o Burnley fora casa. Não consigo imagina o tamanho da zebra que terá que acontecer para não avançarmos para as semi finais da Copa da Inglaterra;

- Arsenal e Tottenham acabaram de jogar e os Spurs venceram o Dérbi do Norte de Londres por 2-1. Agora eles estão em terceiro lugar, apenas a dois pontos atrás da gente, um jogo a mais e iremos enfrentá-los em White Hart Lane. Com a derrota, o Arsenal continua em quinta, a nove pontos da gente. Tenho certeza que aumentaremos essa diferença amanhã.

A vitória do Tottenham  foi boa para a gente porque nos dá mais margem de manobra para a classificação para a próxima Liga dos Campeões e o Arsenal tem começar a se preocupar se vai jogar alguma competição européia na próxima temporada;

- Nasri poderá se transferir para o PSG ao final desse temporada. Ele não gostou das cobranças feitas por Mancini em público sobre ele não estar se esforçando, então iria procurar novos áreas. Não iríamos recuperar o valor todo gasto na sua contratação, iremos receber "só " £ 20 milhões

É, o Mancini está erradão em cobrar o Nasri. Ele está jogando o fino da bola, melhor em campo em 11 de cada 10 partidas nossas. Ou ele acorda para a vida ou volta para a França. Perdeu justamente a vaga para o Milner, apesar que demorou quase três séculos para o Mancini fazer isso;

- Especulações! Semana passada o City iria quebrar a banca para contratar o Edison Cavani e o Neymar, mas agora houve mudanças nos alvos, algo mais singelo. O clube gastaria £ 50 milhões por Higuain e Lewandowski com o Dzeko indo para o Borussia como parte da negociação.

Quem iria gostar do Higuain no City seria o técnico da Argentina: Zabaleta, Aguero, Higuain e Tevez (que hoje não vem sendo convocado, mas quem sabe). E o Lewandowski, há algumas semanas, meses, já teria acertado sua ida para o Manchester United. Especulações e mais especulações para encher site de tabloide;

- Os planos para a próxima temporada já estão sendo desenhados. Mancini já viu as necessidades do elenco e disse que alguns jogadores tem 11 jogos para provar seu valor e vontade de ficar no clube. Ou seja, essas partidas servirão para aqueles que querem ficar, lutarem pelo seu futuro no clube.

Será que o dono do clube disse a mesma coisa para o Mancini? Prova aí seu valor campeão.

sexta-feira, 1 de março de 2013

EPL # 28 - Aston Villa Vs Man City

Pronto! Após uma maratona de "Angry Birds" (como é viciante esse jogo) estou apto para escrever sobre o nosso próximo desafio. Na segunda feira, o Manchester City irá até Birmingham para completar a rodada 28 contra o Aston Villa. O jogo começará às 17 horas no horário de Brasília. Com certeza haverá transmissão, mas não sei se da Fox ou ESPN. No site da Premier League diz que será ESPN Brasil, mas na programação deles não aparece esse jogo ao contrário da Fox, que avisa que tem um jogo ao vivo, mas não qual.

Essa é mais uma rodada que deverá ser ruim para a gente. Tudo bem que enfrentaremos um time que luta para não cair, mas o Man United jogará contra o Norwich em casa no sábado. Quem sabe o Ferguson escale um time mais fraco porque no meio de semana tem a partida contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões. Contra o QPR, Van Persie saiu machucado, talvez seja poupado nesse final de semana porque a vaga para as quartas de final da Liga ainda não está definida.

Em condições normais de temperatura e pressão, entraremos no Villa Park pressionados mais ainda a ganhar, não vejo o United perdendo pontos para os Canários. Repetindo a belíssima atuação que tivemos contra o Chelsea, não teremos dificuldade, mas se jogarmos da mesma forma que fizemos contra o Southampton, a nossa última partida fora de casa, aí a coisa ferrou de vez. Acredito que aquela partida foi algo excepcional. A de domingo passado é que deveremos usar como regra.

Mais uma vez não poderemos contar com Kompany por causa de sua lesão, crônica, na panturrilha. Mancini avisou que ele terá condições para jogar contra o Barnsley pela Copa da Inglaterra. Sou cético quanto a isso porque ele foi ver um especialista belga nessa semana para saber o que está acontecendo. Ou esse cara é fera demais e vai consertar o capitão em uma semana e mostrar que a equipe médica do City não é das melhores ou o problema é bem mais complicado que todos pensam e por isso foi procurar esse especialista. Essa será a sexta partida seguida que ele não jogará.

Nas últimas duas partidas Kolo e Nastasic formaram a dupla de zaga e foram bem: não tomamos gols contra o Leeds e contra o Chelsea. Provavelmente deverão continuar, não há o porquê mudar, não apenas a dupla, como toda a formação do time que venceu o Chelsea. Eu sou favorável de continuarmos com os 11 que começaram o último jogo, isso se ninguém tiver problema de contusão. O brasileiro Maicon nem no banco ficará, mais uma vez, porque foi preciso operar o joelho. Enquanto uns saem, outros voltam.

Gareth Barry está em condições de ser relacionado após a misteriosa contusão no tornozelo que o deixou de fora de duas partidas, depois de uma atuação patética e ÚNICA dele contra o Southampton. Mas acho que deverá ficar no banco. Rodwell foi muito bem contra o Chelsea, a sua função foi a mesma de Barry: proteger a defesa e auxiliar o ataque, teve boas oportunidade e muito azar de não marcar um gol nessa partida.

Para quem conhece o meu blog, sabe que eu não fico em cima de muro quando o assunto é enfrentar um time na zona do rebaixamento, é obrigação nossa vencer. O Aston Villa não está lá por azar, porque o juiz errou muito contra, está lá porque o time é ruim. Não tem essa para mim de que o time vai jogar com muita raça e vontade para ganhar os três pontos. Só isso não basta, tem que ter qualidade e eles não tem isso em grande quantidade. O ataque deles com Benteke e Weimann parece ser bom, mas a defesa é a pior da Liga. Nas últimas 10 partidas foram 6 derrotas, 3 empates e uma vitória. Nessas mesmas partidas o time já estava na briga para não cair.

Por causa da pouca chance que eu acho que temos para levar o bicampeonato, talvez o mais importante desse jogo é sairmos sem ninguém contundido ou suspenso já que a próxima partida será pela Copa da Inglaterra contra o Barnsley. Também podemos dar uma secada nos jogos do Chelsea x WBA e torcer para um empate no Derby do Norte de Londres, Arsenal e Tottenham. Para não termos sustos sobre a classificação da próxima Liga dos Campeões.

Meus palpites:


Aston Villa 0 v 3 Manchester City
Chelsea 2 v 1 West Bromwich
Everton 2 v 0 Reading X
Manchester United 2 v 0 Norwich
Southampton 1 v 1 QPR
Stoke City 2 v 1 West Ham
Sunderland 1 v 1 Fulham
Swansea City 1 v 1 Newcastle
Tottenham 2 v 2 Arsenal
Wigan 1 v 2 Liverpool

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Pantilimon, Zabaleta, Lescott, Nastasic, K Toure, Kolarov, Clichy, Milner, Sinclair, Nasri, Rodwell, Y Toure, Garcia, Barry, Silva, Aguero, Tevez, Dzeko