sábado, 10 de agosto de 2019

City estreia com goleada.

Jogar no Estádio de Londres é um prazer inenarrável para Guardiola e Cia, o time vai lá e sai com uma bela vitória, nesse quinto jogo pela no local o City meteu 5 a 0 no West Ham e terminou a rodada de sábado na liderança mesmo após o Liverpool meter 4 a 1 no Norwich. O time fez barba cabela e bigode: ganhou, jogou bonito e não sofreu gol. Sterling também fez barba, cabelo e bigode com seus três gol, Gabriel abriu o placar e Aguero, de pênalti, fez o dele. Agora o time enfrentará o Tottenham sábado que vem em casa.

Eu tive duas surpresas na escalação inicial, a primeira foi que o Gabriel foi titular ao invés do Aguero, que entrou no lugar do brasileiro no segundo tempo, achei que Guardiola iria colocar o que eu acho ser a força máxima, Gabriel deu conta do recado. Mas a surpresa maior para mim foi o Bernardo Silva, aniversariante do dia, nem ter entrado em campo hoje, ele que foi o escolhido o nosso melhor jogador da temporada passada, fez uma bela pré temporada, deu lugar ao Mahrez, que fez uma excelente partida.

Foi dele o primeiro susto ao gol do Fabianski em um chute de fora da área, ele trabalhou e explorou muito bem a parceira com o Walker porque o lado esquerdo do West Ham foi uma mãe para eles e numa jogada da dupla, Gabriel na posição de atacante matador colocou o 1 a 0 no placar. O Mahrez enfiou uma bola para o Walker que ganhou, humilhou o lateral na corrida e cruzou para o Gabriel desviar para dentro do gol. A gente tomou alguns pequenos sustos principalmente em lance que o Rodrigo segurou um pouco mais a bola do que deveria e o Lanzini a roubou na entrada da área, ainda bem que nada demais aconteceu. O primeiro tempo não foi a melhor coisa do mundo, mas a volta do intervalo foi bem aninada e contou com o VAR.

O segundo gol saiu após o Kevin De Bruyne dar uma arrancada, carregar a bola até esperar o Sterling estar na melhor posição e chutar por debaixo do goleiro. Esse De Bruyne nós tivemos muito pouco na temporada passada e ganhamos quatro títulos, ele em condições tenho pena dos rivais. Depois desse gol, começou o Show do VAR e já adianto aqui: concordei com todas! O quê seria nosso terceiro gol saiu de uma jogada brilhante, de uma triangulação entre Sterling, D Silva, Sterling e toque para o Gabriel marcar, uma pena que na hora que a bola saiu do pé do David o ombro do Sterling estava em posição de impedimento. "ah, foi o ombro, é ser muito detalhista". Gente, a regra diz qualquer parte do corpo que o jogador possa usar na partida, Balotelli já marcou de ombro pelo City. Se coloca a tecnologia para pegar algo impossível na velocidade do jogo, se for o bico da chuteira, então infelizmente é impedimento.

Foi o primeiro uso do VAR na Premier League e foi rápido e transparente, anunciaram o quê era, mostraram e deram o veredito em dois minutos. O quê eu vi de inglês reclamando, meu Deus! Colocar esses putos para ver um jogo do brasileirão e a equipe do VAR demorando 5 minutos e a gente sem saber o quê aconteceu. O terceiro gol também precisou do uso da tecnologia para definir e acho que esse foi mais importante do que o anterior. A TV mostrou que o Sterling estaria em posição de impedimento, mas quando foi usado o VAR, ele mostrou que ele não estava, ou seja, a transmissão errou. Foi uma bola do Mahrez por cavadinha para o Sterling matar e colocar por cima do Fabianski.

Aqui vale a pena fazer um comentário sobre essa jogada, durante a semana o City postou esse tuíte com o Sterling falando para o jogador fazer a cavadinha ("Dink it") e o Guardiola quis entender o quê ele disse e tentou repetir. Como era de se esperar não saiu 100% como um inglês falaria, mas a jogada foi usada hoje pelo Mahrez, temos que começar a proibir que esses vídeos sejam divulgados porque nossos adversários saberão das táticas.

O quarto gol saiu de um pênalti que o juiz demorou não marcou imediatamente, mas também não solicitou o VAR e aqui eu acho que houve um pequeno problema interno. O Sterling queria Hat Trick, o Aguero já estava em campo e era o capitão ainda por cima, foi quem bateu, na verdade recuou para o goleiro, a sua sorte que o VAR mandou voltar porque o Declan Rice invadiu a área e foi o jogador a pegar o rebote e não porque o goleiro se adiantou, como eu sei disso? Porque a Premier League divulgou no twitter, transparência total. Na segunda tentativa, Aguero bateu deslocando o goleiro e sério dessa vez.

Sobre quem deveria bater, a coisa é simples para mim, o escolhido é o Aguero? Então o Aguero vai bater, se ele não quiser bater, ele passa a bola. Num jogo contra o Watford há duas temporadas não sei quem sofreu o pênalti, o Aguero estava em campo, já tinha marcado três gols e deixou o Sterling bater, não tem porque o Sterling ficar puto. O quê tem que acontecer é o Aguero melhorar essas batidas, seus números não são os melhores do mundo não, foi salvo pela invasão. O quinto e último gol aumentou essa minha sensação de um clima não muito bom.

O Gundogan roubou a bola e tocou para o Mahrez que serviu o Sterling, ele olhou para o meio da área e viu o Aguero, só que o Fabianski quis se adiantar ao lance, foi fechar o cruzamento e deixou o canto aberto para o terceiro gol do Sterling, que na comemoração deu meia volta quando esteve mais perto do Aguero, notei na internet que não fui o único a perceber isso não. Será que se o Fabianski não tenta se antecipar o Sterling toca a bola? Espero que seja aquela birra que tem em todo jogo de futebol e no vestiário a coisa já tenha passado.

O Sterling recebeu o prêmio de melhor em campo e o Mahrez merece menção honrosa após duas assistências e um passe excelente para o Walker no primeiro gol. Pode ser a síndrome da segunda temporada, Sané e Bernardo começaram "lentos", muito tempo no banco na primeira e na segunda estavam deslanchando. Rodrigo fez uma boa partida para sua estreia oficial e João Cancelo foi opção no banco, pode ter impulsionado o Walker hoje que fez um bom jogo.

O nosso próximo adversário será o Tottenham que bateu o Aston Villa em Londres e vou dizer para vocês, o estádio deles jogou, bem diferente de Wembley. Depois que empataram aos 70 e lá vai, a torcida colocou uma pressão maior ainda nos visitantes que fizeram nada. E o Harry Kane já deixou duas nas redes. O Tottenham vai incomodar muito nesse ano.

Informações da Partida:

2 comentários:

  1. Acho que o que aconteceu de mais importante no jogo de hoje foi o uso do maldito VAR. Sei que ninguém vai concordar comigo, mas esse negócio de torcida, e jogador comemorar gol, depois espera, depois comemora de novo é simplesmente ridículo. O seu time vai ser prejudicado e ajudado pelos erros de arbitragem, essa é graça do futebol. Outro dia eu vi o Gabigol em um jogo do Flamengo e não sei quem comemorar um gol, ficou não sei quantos minutos esperando a confirmação e depois ele saiu correndo sozinho pra comemorar de novo. E a torcida comemorando duas vezes. Bizarro, patético. Fuebol não é basquete, um esporte muito mais dinâmico em que as paradas não incomodam tanto. Em resumo, acho esse negócio uma merda. Minha opinião apenas, respeito quem pensa ao contrário.

    E também acho que o Tottenham vai brigar por título nessa temporada.

    ResponderExcluir
  2. Eu pessoalmente gosto do uso do VAR e como já tem tempo que vejo esportes americanos já estou acostumado. Acho que precisa ter por causa da dinâmica do jogo, é muito rápido, não dá para perceber tudo.

    Fiquei feliz que o VAR não voltou até a entrada dos times em campo para saber se havia errou ou não, achei o modelo da EPL anos-luz melhor e mais eficaz que aqui. Esse lance do Gabigol pode ser comparado com os dois lances do City, se somar esses dois lances muito possivelmente tomou menos tempo que aqui no do Gabigol. Acho que você eventualmente vai acabar aceitando, vai ficar puto um tempo, mas tempo vai até fazer o gesto do VAR nos gols contra o SP....rs

    ResponderExcluir