O dia foi animado lá pelos lados do Etihad hoje com todo mundo descobrindo quase que ao mesmo tempo que o João Cancelo não seria mais jogador do Manchester City, ele seria emprestado ao Bayern de Munique pelo restante da temporada. Nessa hora todo mundo deve ter se perguntado "o quê está acontecendo aqui? Como vamos liberar um jogador nesse momento da temporada? Será que já temos algum substituto na mira?"
Eu tinha visto nos últimos dias postagem de fóruns do City sobre um jogador insatisfeito. Beleza, eu não confio muito nesses fóruns porque a pessoa pode escrever qualquer coisa sem verificação alguma. Acho que foi na entrevista coletiva após a classificação sobre o Arsenal que o Guardiola chamou o João de "Senhor Cancelo", esse tipo de comportamento eu já vi acontecer com o Yaya Touré quando havia uma briga entre eles, acho que houve um período de paz, mas que não durou muito. E hoje de manhã, as notícias eram dele viajando para a Alemanha com intuito de fazer os exames médicos e assinar o empréstimo. Vamos lá, tentar colocar o quê teria acontecido para chegar a esse ponto.
O Cancelo não estaria satisfeito com o seu tempo de jogo após o retorno da Copa do Mundo, ele jogou apenas 278 minutos em 10 jogos onde foi relacionado, só foi titular em três, isso ao contrário dos 1587 minutos em 21 partidas, ele foi titular em 20 desses jogos e entrou nos 5 minutos finais contra o Sevilla no Etihad. Uma diferença absurda, ele é o sexto jogador com mais minutos em campo na temporada pelo City. Para vocês terem uma noção, ele só deixa os onze com mais tempo em campo, se o Foden jogar mais por volta de 3 partidas e meia. A coisa estorou quando o jogador foi informado que não seria titular contra o Arsenal, o Aké foi o jogador que fez a lateral esquerda e o Cancelo discutiu com o Guardiola no treinamento, pelo o quê falam a briga foi feia, Foden e Dias conversaram com o jogador para ele abaixar o tom. Nada feito.
O clube resolveu tomar uma decisão logo porque não mais havia conserto na relação comandante e comandado e o clube é maior que qualquer atleta, então o jogador chegou com uma proposta de um rival na Liga dos Campeões, caso os times se enfrenteam na competição, o Cancelo poderá jogar normalmente, e a coisa evoluiu rapidamente, só falta os clubes divulgarem o quê deverá acontecer amanhã, dia 31 de janeiro, o último dia da janela de transferências de inverno. Seria um empréstimo com a possibilidade de compra pelo Bayern, algo em torno de £ 60 milhões. Com todo respeito, duvido que o time alemão faça isso, seria a segunda contratação mais cara da história deles, eles vão aproveitar a confusão e negociar no futuro se quiserem o contratar em definitivo. Mas imagino menos ainda o Cancelo voltando a jogar com a camisa do City, pode ser que na pré temporada que vem ele volte para Manchester por alguns dias enquanto não fecha uma transferência e treine em separado com o elenco, sem trocar olhares com o Guardiola.
Hoje no elenco quem pode fazer a lateral esquerda? Aké, que é o pole position na posição no momento, o Laporte, como já jogou em temporadas passadas, tem o Sérgio Gómez, que ainda não mostrou que pode ser dono da posição. O Joshua Esbrand-Wilson foi emprestado para o Coventry e dos 3 jogos possíveis de atuar, só entrou no segundo tempo em um. Será que poderá ser chamado de volta? Algo me diz que ele não terá grandes chances por lá e no City seria usado apenas para completar os treinamentos. Guardiola vai se ajeitar com o quê tem e como quer jogar, já o estava fazendo mesmo, não acho que o City vai entrar na correria do mercado. A verdade é que a gente já precisava de um lateral esquerdo para a próxima temporada, a busca vai ser acelerada para a janela de verão.
A boa notícia do dia veio com a volta do Foden aos treinamentos, o jogador que ficou de fora das últimas duas partidas com uma lesão no pé, esteve junto com os companheiros hoje em campo, agora resta saber se ele já tem condições de jogo ou foi só um trote marato, domingo contra o Tottenham nós saberemos. Ah, por falar em Foden, o jogador que está perto de completar 200 jogos pelo clube, tem 196 atualmente, fez sua estreia como titular como lateral/ala esquerdo em um jogo morto na Liga dos Campeões, vai que ele seja usado por ali novamente.
Sorteado nosso confronto na Copa da Inglaterra, iremos viajar até Bristol para enfrentar o Bristol City no Ashley Gate, o time está na segunda divisão e é o décimo sétimo colocado de 24 clubes que disputam. Não faz muito tempo que jogamo contra eles, os times se enfrentaram nas semifinais da Copa da Liga em 2017/18, vencemos as duas, em casa por 2 a 1 e fora por 3 a 2, resultados apertados, na época dos jogos, o time estava na luta para subir diretamente ou via playoffs para a Premier League, na reta final o time desandou e terminou em 11º lugar. Jogo acontecerá entre 28/02 e 01/03, parece um bom jogo para colocar Phillips, Gómez e Palmer em campo, o confronto ficará espremido entre uma viagem para Bournemouth e a visita do Newcastle, ambos os jogos pela Premier League.
E por uma coincidência do destino, o time feminino também foi sorteado para enfrentar o Bristol City na Copa da Inglaterra, jogo acontecerá alguns dias antes, confronto também fora de casa. Atualmente o Bristol luta para subir da segunda para a primeira divisão, está em segundo lugar com um ponto e um jogo a menos que o time que lidera. Nós jogaremos essa fase da Copa porque nesse final de semana vencemos no estádio da Academia o Sheffield United por 7 a 0 com Hat Trick da Bunny Shaw (se cuida Brasil no Mundial), Julie Blakstad (2), Chloe Kelly e Deyna Castellanos.
Será o segundo confronto por Copas na temporada entre City e Bristol, o segundo fora de casa, no primeiro pela Copa da Liga vencemos por 6 a 0 no dia 25 de janeiro, gols de Haley Raso (2), Shaw, Lauren Hemp (2) e Mary Fowler. Não me parece que teremos dificuldade de passarmos para as quartas de final da Copa da Inglaterra.