sábado, 5 de março de 2022

EPL # 28 - Manchester City vs Manchester United

 Antes de falar do Derby desse domingo é preciso falar de dois resultados do Manchester City no dia de hoje, que começou com uma vitória no sub 18, de virada, fora de casa e por goleada contra o United por 5 a 1, com três gols do jovem português Carlos Borges, o time lidera com folga na divisão norte da Premier League da categoria na luta pelo bicampeonato. E pouco mais tarde, o City venceu o Chelsea, também por virada, por 3 a 1, gols de Caroline Weir (2) e Ellen White, com isso levantou a taça da Copa da Liga pela quarta vez. E vamos ser sinceros? A Copa da Liga não aguentou ficar nem uma semana longe de Manchester, já quis voltar logo.

Olha, foram dois tempos bem distintos com o Chelsea melhor no primeiro e abrindo o marcador com uma falha entre a goleira Ellie Roebuck e a lateral esquerda Demi Stokes, bateram cabeça e a Sam Kerr marcou. Só que no segundo tempo jogamos muito, mas muito melhor mesmo e empatamos logo no ínicio com a Weir, a White aproveitou o rebote após grande jogada da Lauren Hemp e, com instinto de matadora, virou a partida e Weir aumentou a vantagem em sobra de um escanteio. Poderia ter sido mais, perdemos gol atrás de gol, dava para ter rolado uma humulhação no estádio do Wimbledon.

Agora o próximo jogo será fora de casa, dia 13 de março, contra o Tottenham, partida que vale muito, será quarto colocado, elas, contra o quinto, a gente. Se vencermos, ficaremos apenas dois pontos atrás do terceiro colocado, United, posição que garante uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O início muito ruim está mudando e temos que aproveitar, ainda faltam oito jogos, dá para buscar muito essa vaga, ainda mais que após a rodada do próximo final de semana só pegaremos times de trás na tabela, United e Tottenham enfrentarão a dupla que briga pelo título: Chelsea e Arsenal, respectivamente.

Pronto! Falei dessas duas vitórias grandes e chegou ao momento de falar do jogo de domingo, mais um Derby, onde o City terá um grande problema: Rúben Dias, que saiu no intervalo contra o Peteborough United, está realmente fora dessa partida, será desfalque por 4 a 6 semanas. Aké também será desfalque por agora. Eu não posso criticar o Guardiola pela lesão do Dias, eu falei que queria o melhor time possível, mais forte também,  na Copa da Inglaterra para levantar a moral após jogos ruins e não dá para pensar numa escalação forte do City sem o Dias. Tudo bem, é uma perda enorme, mas confio muito na dupla Stones e Dias, que tem números ótimos quando começam jogando pelo City: 38 jogos, 29 vitórias, 7 empates e duas derrotas (nessa conta, eles podem ter começado com dupla de zaga, um trio com outro zagueiro ou numa das laterais). Com ausência de dois zagueiros, bem capaz de vermos o jovem Luke Mbete no banco, acho difícil que entre se precisarmos trocar Laporte ou Stones, Guardiola improvisaria o Fernandinho num jogo desse, talvez para não forçar esses dois defensores, Mbete poderia jogar na quarta contra o Sporting, está cinco a zero para a gente e partida no Etihad.

O meio de campo para mim tem que ser Rodri, por favor volte logo aos seus melhores dias, De Bruyne  e Bernardo, ele jogar mais a frente nem tem feito ele render tão bem quanto no início do campeonato. Com essa formação, infelizmente o Gundogan ficaria de fora, essa configuração com ele, De Bruyne e Bernardo não tem rendido legal no momento, talvez o Gundogan precise jogar na posição do belga, foi na sua ausência na temporada passada que ele cresceu muito e poderia até ter sido eleito o melhor do campeonato.

Na frente eu jogaria com Mahrez, Foden e mais um, não sei se seria Grealish ou Sterling pela direita ou o Gabriel de atacante com o Foden jogando na direita, o Foden será nosso futuro armador, mas com De Bruyne e Gundogan por ali, o treinador está preferindo usar ele mais a frente, acho que é questão de tempo para ele ser usado como o camisa 10 do City, no meio de semana ele jogou bem por ali, só que tenho que lembrar que o adversário não era parâmetro.

O United tem seus problemas e parece que o maior deles é a ausência do Cristiano Ronaldo para o jogo de amanhã. Falaram que ele não estava entre os jogadores relacionados e ele não foi visto na concentração do time vermelho. Isso aqui está me parecendo jogo de cena, como deixá-lo fora dessa grande partida? Só seria possível por lesão, o quê não parece ser o caso. Ralf Rangnick não será o técnico na próxima temporada, então não deve se importar muito com a opinião do Ronaldo, dizem que ele entende que o português não seria ideal para enfrentar nosso estilo de jogo, é uma opção arriscada, mas como o Rangnick já está de aviso prévio desde que foi contratado...Varane, Shaw e Cavani também não concentraram.

Um derby sempre me deixa apreensivo, ainda mais após uma vitória do Liverpool hoje sobre o West Ham por 1 a 0 , esse de amanhã será bem tenso. A vitória é importante, na questão de objetivo, para ambas as equipes, estou com a sensação que eles jogarão fechados na defesa, o quê não seria incomum, e vão aproveitar as bolas longos (bicos) do Bruno para a velocidade de Rashford, Elanga e Sancho. O Walker terá que estar 150% concentrado no jogo porque o Stones e Laporte jogarão no campo adversário grande parte do tempo.

Faltam poucas horas agora, nem falei que a partida será às 13:30 nos canais ESPN mais StarPlus, então é dormir e aproveitar o calor dos infernos que fará nesse domingo no Rio de Janeiro, isso na parte da manhã porque depois de meio dia não quero ser incomodado por ninguém. Será foco total nesse confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário